Marcas de Maxiscooters => Keeway => Mecânica => Tópico iniciado por: pickota em 23 de Maio de 2018, 20:40

Título: Há Mecânicos por aqui??
Enviado por: pickota em 23 de Maio de 2018, 20:40
Há Mecânicos por aqui, necessitava de uma opinião?

Recentemente fiquei na estrada após meter gasolina supostamente fraca.. resultado uma vela foi á vida.. o mecânico substitui e aproveitou limpou o carburador.. o que é certo e que a minha Keeway Zahara 50, dava 70 km na boa, agora só chega aos 60km.. há vários tipos de velas diferentes?? Será que o mecânico não colocou a vela correcta? Ou estou a dizer a maior asneira do mundo?
Título: Re: Há Mecânicos por aqui??
Enviado por: Vitor Rodrigues em 23 de Maio de 2018, 22:05
Boas
Tira a vela e confere a abertura do pólo com um papa folgas vê se esta de acordo com a medida do fabricante da mota
ve a ligacao da vela


 
Título: Re: Há Mecânicos por aqui??
Enviado por: mpaneves em 23 de Maio de 2018, 22:18
Sim,há vários tipos de velas.
Sim a gasolina pode influenciar
Como o companheiro Vítor indica , vê como é a vela,
Normalmente nos manuais indica o modelo e folga
Título: Re: Há Mecânicos por aqui??
Enviado por: karloxilva em 24 de Maio de 2018, 11:47
Companheiro pickota, os conselhos anteriores fazem todo o sentido. EU não sou mecânico mas tenho sido eu a fazer a manutenção mais simples a uma "cinquentinha" Aerox que há cá por casa.

Começa por verificar no manual qual o tipo de vela que a scooter leva. Municia-te de duas ferramentas que deves ter sempre: o tal apalpa-folgas (um conjunto de lâminas que podes juntar para perfazer a medida da abertura dos pólos da vela) e um conjunto de escovas - podes encontrar ambos por exemplo no AKI, nos produtos "baratos".
Com a vela suja mas com a "loiça" e os contactos em boas condições, dá-lhe uma esguichadela de WD40 e passa-lhe com a escova com cuidado e limpa-a, sopra-a, utiliza a folha do apalpa-folgas com a espessura indicada pelo manual (possivelmente 0.6 milímetros - é um pouco mais que a espessura de uma folha de serrote de ferro - 0,5 mm - se não tiveres apalpa-folgas, a folha entra e sai à vontade mas sem estar demasiado larga...).

Cuidado com o cachimbo da vela, limpa-o também com WD40, não faz mal, retira o excesso soprando.
Atenção: há alguns cabos de velas que não são inteiros da bobina até à vela, têm uma ligação ao cachimbo da vela. Esta ligação pode estar a fazer mau contacto ("verdete", etc...). Se for o caso, usa o óleo "milagroso", limpa e volta a encaixar a ligação com cuidado para não se soltar.
Não é preciso ser engenheiro da NASA para fazer este trabalho, apenas vontade de sujar as mãos.

Por fim, algo que a minha "Maria" me referiu sobre a sua Aerox. Desde que começou a meter óleo sintético (para 2 tempos e autolube, atenção) mesmo daquele mais barato de marca branca, do Jumbo, nota que a mota "anda mais"...
De qualquer forma, a qualidade do óleo de mistura (o mais barato é quase todo mineral ) é algo importante.
Para ajudar, durante uns tempos mete-lhe gasolina aditivada, tem alguma vantagem na limpeza (de 95 octanas, não vale a pena gastares mais dinheiro porque não ganhas nada com isso). Aliás, uma 50 gasta tão pouco que compensa levar com gasolina aditivada.
Ah, toma atenção à antiguidade da correia do variador, pode estar folgada. Terá sido substituída quando devia?
Título: Re: Há Mecânicos por aqui??
Enviado por: mpaneves em 24 de Maio de 2018, 13:25
Companheiro pickota, os conselhos anteriores fazem todo o sentido. EU não sou mecânico mas tenho sido eu a fazer a manutenção mais simples a uma "cinquentinha" Aerox que há cá por casa.

Começa por verificar no manual qual o tipo de vela que a scooter leva. Municia-te de duas ferramentas que deves ter sempre: o tal apalpa-folgas (um conjunto de lâminas que podes juntar para perfazer a medida da abertura dos pólos da vela) e um conjunto de escovas - podes encontrar ambos por exemplo no AKI, nos produtos "baratos".
Com a vela suja mas com a "loiça" e os contactos em boas condições, dá-lhe uma esguichadela de WD40 e passa-lhe com a escova com cuidado e limpa-a, sopra-a, utiliza a folha do apalpa-folgas com a espessura indicada pelo manual (possivelmente 0.6 milímetros - é um pouco mais que a espessura de uma folha de serrote de ferro - 0,5 mm - se não tiveres apalpa-folgas, a folha entra e sai à vontade mas sem estar demasiado larga...).

Cuidado com o cachimbo da vela, limpa-o também com WD40, não faz mal, retira o excesso soprando.
Atenção: há alguns cabos de velas que não são inteiros da bobina até à vela, têm uma ligação ao cachimbo da vela. Esta ligação pode estar a fazer mau contacto ("verdete", etc...). Se for o caso, usa o óleo "milagroso", limpa e volta a encaixar a ligação com cuidado para não se soltar.
Não é preciso ser engenheiro da NASA para fazer este trabalho, apenas vontade de sujar as mãos.

Por fim, algo que a minha "Maria" me referiu sobre a sua Aerox. Desde que começou a meter óleo sintético (para 2 tempos e autolube, atenção) mesmo daquele mais barato de marca branca, do Jumbo, nota que a mota "anda mais"...
De qualquer forma, a qualidade do óleo de mistura (o mais barato é quase todo mineral ) é algo importante.
Para ajudar, durante uns tempos mete-lhe gasolina aditivada, tem alguma vantagem na limpeza (de 95 octanas, não vale a pena gastares mais dinheiro porque não ganhas nada com isso). Aliás, uma 50 gasta tão pouco que compensa levar com gasolina aditivada.
Ah, toma atenção à antiguidade da correia do variador, pode estar folgada. Terá sido substituída quando devia?
Aerox? Que saudades....
Já esventrei duas e jurei até mais não.
Só um reparo,óleo para 2 tempos ,o melhor é motul 710 .marcas brancas podes agarrar o motor,a minha gripou com Shell e era sintético,so para veres...
Título: Re: Há Mecânicos por aqui??
Enviado por: karloxilva em 24 de Maio de 2018, 14:38
Aerox? Que saudades....
Já esventrei duas e jurei até mais não.
Só um reparo,óleo para 2 tempos ,o melhor é motul 710 .marcas brancas podes agarrar o motor,a minha gripou com Shell e era sintético,so para veres...
É uma que sempre fez revisão na marca e que, depois de o mudar à minha, lembrei-me de espreitar o depósito do líquido de refrigeração. Parecia uma caixa de marmelada... todo o circuito lavado e líquido novo parecia uma bomba de água (afinal é-o...). A sorte foi a "rapariga" não lhe dar o tratamento que os miúdos lhe dão. Na minha opinião, bem construída, bom motor mas desconfortável até dizer chega (não gosto daquela posição de condução nem um bocadinho). Ela gosta e não quer outra. "O amor é louco não faças pouco".
Ficou registado essa do óleo, obrigado.