Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Tópico iniciado por: asimao em 31 de Julho de 2018, 12:02
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Vivam!
A minha Xmax 300 chegou há pouco aos 1000kms e há umas semanas começei a ouvir um ruído estranho proveniente da roda traseira que ocorria entre as 2K e 3K rotações. Fui a uma oficina yamaha, não conseguiram reproduzir o ruido mas verificaram que a roda não estava empenada.
Como o ruído continua e incomóda decidi investigar. Coloquei a moto no descanso central e fui rodando a roda até conseguir reproduzir o ruído e consegui. Em determinada posição se mexer a roda (pra cima e pra baixo) faz um ruido um "chiar", fico com a ideia que em determinado posição as pastilhas roçam no disco produzindo aquele ruido. O que será? Disco empenado?
Alguém sofre ou já sofreu deste mal?
Obrigado
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e ainda no descanso central, experimentaste ver se a roda abana para os lados?
pode dar-se o caso de um rolamento estar a entregar a alma ao criador....
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Se rodares a roda com a Mota desligada ela toda silenciosa ou ouve se um roçar ?
Isso parece ser rolamentos mas 1000 é pouco. Os rolamentos duram no mínimo 15k
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A minha só não faz barulho absolutamente nenhum nenhum quando as pastilhas sao novinhas ou acabo de sangrar travões, de resto sempre fez esse pequeno barulhito, que mal se ouve mas que eu sinto ao andar com a mota com ela sem estar a trabalhar ... isso e normal companheiro, não é defeito, é mesmo assim _pol_
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e ainda no descanso central, experimentaste ver se a roda abana para os lados?
pode dar-se o caso de um rolamento estar a entregar a alma ao criador....
Sim fiz o teste e a roda não abana. O mecânico também validou.
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Silenciosa sim, com ela desligada e roda no chão é toda silenciosa.
Se rodares a roda com a Mota desligada ela toda silenciosa ou ouve se um roçar ?
Isso parece ser rolamentos mas 1000 é pouco. Os rolamentos duram no mínimo 15k
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A minha só não faz barulho absolutamente nenhum nenhum quando as pastilhas sao novinhas ou acabo de sangrar travões, de resto sempre fez esse pequeno barulhito, que mal se ouve mas que eu sinto ao andar com a mota com ela sem estar a trabalhar ... isso e normal companheiro, não é defeito, é mesmo assim _pol_
Obrigado pelo feedback. No entanto sexta volta a oficina vamos ver se desta conseguem detectar o ruido.
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https://www.youtube.com/watch?v=ivt7EPe0jeY (https://www.youtube.com/watch?v=ivt7EPe0jeY)
Ao 1:40 pode-se ouvir esse ruido que deve ser constante... aos 2:26 ele explica o "ouvir - não ouvir nada - ouvir - não ouvir nada"
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Nem mais! O que ele menciona é exatamente o que eu faço no alinhamento do bombito, tanto na mota como na bike de BTT
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Obrigado companheiro, vou verificar como explicado no video.
https://www.youtube.com/watch?v=ivt7EPe0jeY (https://www.youtube.com/watch?v=ivt7EPe0jeY)
Ao 1:40 pode-se ouvir esse ruido que deve ser constante... aos 2:26 ele explica o "ouvir - não ouvir nada - ouvir - não ouvir nada"
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Resolveu o problema?
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Estou exatamente com o mesmo problema na minha xmax 300.
Na revisão dos 1000Km avisei para esse "chiar" na roda traseira, deram uma limpeza mas passado uns 30Km voltou.
Já foi novamente e nada foi detetado.
O barulho continua e ando a ficar um bocado em brasa com esta situação. _Zang_
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A minha xciting 400 fazia isso as vezes quando apanhava lixo ou algo nas pastilhas,limpa travões resolvia
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Vou comprar e experimentar o limpa travões.
O estranho é que só faz numa zona do disco, parece que está empenado.
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Vou comprar e experimentar o limpa travões.
O estranho é que só faz numa zona do disco, parece que está empenado.
O disco nunca está 100000% alinhado, há sempre um pequeno "empeno", por mais milimetrico que seja. Basta ter lixo das ultimas chuvas, para esse milimetrico ainda ser mais milimetrico e acabar por fazer algum ruido.
No meu entender nao e caso muito preocupante
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Resolveu o problema?
Não, o problema continua. Já foi á oficina (motor7), limparam e tal mas mal cheguei a casa o ruído ainda estava lá.
Disseram que era dificil reproduzir o ruído, pediram para fazer video e já fiz hei de la voltar para ver se solucionam.
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Estou exatamente com o mesmo problema na minha xmax 300.
Na revisão dos 1000Km avisei para esse "chiar" na roda traseira, deram uma limpeza mas passado uns 30Km voltou.
Já foi novamente e nada foi detetado.
O barulho continua e ando a ficar um bocado em brasa com esta situação. _Zang_
A minha já passou dos 5000Kms e o problema continua. Já fui á oficina (motor7), limparam e tal mas mal cheguei a casa o ruído ainda estava lá.
Disseram que era dificil reproduzir o ruído, pediram para fazer video a apanhar a roda e o ruído, já fiz hei de la voltar para ver se solucionam.
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Vou comprar e experimentar o limpa travões.
O estranho é que só faz numa zona do disco, parece que está empenado.
Exactamente como na minha!
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Experimentar lixar um pouco as extremidades dos calços e pode ser que resolva.
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A minha x max 300 também estava a fazer esse barulho da roda de trás, fui ontem á revisão dos 1000 pedi para verificarem esta situação, quando saí da oficina não estava a fazer barulho mas quando cheguei a casa notei que fazia menos mas ainda fazia, o parulho ou vem da zona do disco de trás ou do veio da roda. Com a mota desligada a rolar gera esse ruido, possivelmente por estar quente e haver dilatação dos materiais. Vou voltar hoje á oficina. Não culpo a oficina mas a Yamaha já deveria ter enviado uma informação para as oficinas a dar a resolução a este problema, principalmente pela má imagem que passa, de motas novas fazerem ruido desagradavel á sua passagem.
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A minha x max 300 também estava a fazer esse barulho da roda de trás, fui ontem á revisão dos 1000 pedi para verificarem esta situação, quando saí da oficina não estava a fazer barulho mas quando cheguei a casa notei que fazia menos mas ainda fazia, o parulho ou vem da zona do disco de trás ou do veio da roda. Com a mota desligada a rolar gera esse ruido, possivelmente por estar quente e haver dilatação dos materiais. Vou voltar hoje á oficina. Não culpo a oficina mas a Yamaha já deveria ter enviado uma informação para as oficinas a dar a resolução a este problema, principalmente pela má imagem que passa, de motas novas fazerem ruido desagradavel á sua passagem.
Depois diz se no regresso á oficina ficou solucionado, ou o que te disseram lá.
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A minha x max 300 também estava a fazer esse barulho da roda de trás, fui ontem á revisão dos 1000 pedi para verificarem esta situação, quando saí da oficina não estava a fazer barulho mas quando cheguei a casa notei que fazia menos mas ainda fazia, o parulho ou vem da zona do disco de trás ou do veio da roda. Com a mota desligada a rolar gera esse ruido, possivelmente por estar quente e haver dilatação dos materiais. Vou voltar hoje á oficina. Não culpo a oficina mas a Yamaha já deveria ter enviado uma informação para as oficinas a dar a resolução a este problema, principalmente pela má imagem que passa, de motas novas fazerem ruido desagradavel á sua passagem.
Fiz video para capturar o ruido da roda traseira
Coincide com o ruido que verificas na tua?
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Fiz video para capturar o ruido da roda traseira
Coincide com o ruido que verificas na tua?
A minha está a fazer exatamente esse barulho, já foi 2 vezes a oficina e continua.
Que grande coincidência....
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A minha está a fazer exatamente esse barulho, já foi 2 vezes a oficina e continua.
Que grande coincidência....
Na oficina conseguiram reproduzir o ruido? A mim disseram não conseguir reproduzir/verificar.
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Na oficina conseguiram reproduzir o ruido? A mim disseram não conseguir reproduzir/verificar.
Sim, aconteceu o mesmo, não conseguiram reproduzir o ruído. Quando lá cheguei também não consegui, estava a chover e o disco/pastilhas estavam molhado(as). Sugeriram gravar um vídeo.
O que me foi dito é que as pastilhas deixaram de levar amianto, ficam vidradas mais facilmente e fazem mais ruído. Má qualidade?
O estranho é só fazer numa zona do disco, quando aquece faz mais barulho.
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Sim, aconteceu o mesmo, não conseguiram reproduzir o ruído. Quando lá cheguei também não consegui, estava a chover e o disco/pastilhas estavam molhado(as). Sugeriram gravar um vídeo.
O que me foi dito é que as pastilhas deixaram de levar amianto, ficam vidradas mais facilmente e fazem mais ruído. Má qualidade?
O estranho é só fazer numa zona do disco, quando aquece faz mais barulho.
Disseram me exactamente o mesmo ao que questionei também "Só numa zona do disco???"
Eu fui á motor7 e tu a q oficina foste?
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Ora bem...
Isso de um ruído na roda pode ser muita coisa.
Admitindo que o ruído vem da zona do travão pode simplesmente ser dierevado da falta de pressão hidráulica sobre as pastilhas. A pastilha está solta e com a rotação do disco sente-se atraída por ele (sim amam-se sem o saberem) e zás, salta a chispa do amor!
Se a mota acelera bem (o que significa que existe retorno do hidráulico), trava bem (o que significa que o hidráulico funciona) não existem folgas anormais e ainda por cima deita fumo pelo escape o problema ou é da vela ou do pessoal que dá demasiado importância aos macaquinhos na cabeça.
Não se preocupem, isso tem aspecto de ser a pastilha a tocar no disco por estar solta.
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Disseram me exactamente o mesmo ao que questionei também "Só numa zona do disco???"
Eu fui á motor7 e tu a q oficina foste?
também foi na motor7
Ora bem...
Isso de um ruído na roda pode ser muita coisa.
Admitindo que o ruído vem da zona do travão pode simplesmente ser dierevado da falta de pressão hidráulica sobre as pastilhas. A pastilha está solta e com a rotação do disco sente-se atraída por ele (sim amam-se sem o saberem) e zás, salta a chispa do amor!
Se a mota acelera bem (o que significa que existe retorno do hidráulico), trava bem (o que significa que o hidráulico funciona) não existem folgas anormais e ainda por cima deita fumo pelo escape o problema ou é da vela ou do pessoal que dá demasiado importância aos macaquinhos na cabeça.
Não se preocupem, isso tem aspecto de ser a pastilha a tocar no disco por estar solta.
Lonerider, acredito que não seja nada de mais, mas alguma coisa falhou.
Compras uma scooter nova, não tem 1000km e já anda a chiar....
Duas vezes na oficina, vai com 2300Km e continua a chiar...
Para não falar em mais algumas "prendas" que para uma scooter deste valor é uma grande falha na qualidade.
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Olha!
Acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água.
Uma mota com 1000kms é uma mota qua ainda esta numa fase de cama mecânica pelo que a tendência é que desapareçam esses ruídos.
Tu verifica os parâmetros mais importantes. A mota trava é acelera correctamente, não existem prisões e nada faz apontar que vai haver um colapso, acho que não te deves preocupar à toa.
Tudo indica que tens uma pastilha que ainda não acamou bem, pode até numa acamar no seu leito, mas se trava bem é faz bem o retorno não é defeito. É feitio!
O leito da pastilha é necessariamente um sítio folgado, porque a fricção com o disco liberta muita energia e gera temperatura. É necessário muita tolerância para suportar o aumento de volume por causa do aquecimento local.
É por isso que as pastilhas abanam quando estão frias.
Eu pá, se fosse a ti, já tinha descido a A8 até Loures a acelerar e a travar ao mesmo tempo. O objectivo era provocar a dilatação máxima nos elementos mecânicos do travão com a esperança de que as pastilhas deixassem de fazer ruído.
Não te preocupes, o máximo que pode acontecer é perder tacto e aí basta com deixar de travar e esperar que arrefeça.
Sobre a qualidade e o preço...
Compraste uma mota utilitária, cujos predicados são economia versatilidade e facilidade de uso.
Se tivesses comprado uma GT os predicados seriam luxo (qualidade e materiais de construção), conforto, performance.
Por favor não confundas as coisas.
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Olha!
Acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água.
Uma mota com 1000kms é uma mota qua ainda esta numa fase de cama mecânica pelo que a tendência é que desapareçam esses ruídos.
Tu verifica os parâmetros mais importantes. A mota trava é acelera correctamente, não existem prisões e nada faz apontar que vai haver um colapso, acho que não te deves preocupar à toa.
Tudo indica que tens uma pastilha que ainda não acamou bem, pode até numa acamar no seu leito, mas se trava bem é faz bem o retorno não é defeito. É feitio!
O leito da pastilha é necessariamente um sítio folgado, porque a fricção com o disco liberta muita energia e gera temperatura. É necessário muita tolerância para suportar o aumento de volume por causa do aquecimento local.
É por isso que as pastilhas abanam quando estão frias.
Eu pá, se fosse a ti, já tinha descido a A8 até Loures a acelerar e a travar ao mesmo tempo. O objectivo era provocar a dilatação máxima nos elementos mecânicos do travão com a esperança de que as pastilhas deixassem de fazer ruído.
Não te preocupes, o máximo que pode acontecer é perder tacto e aí basta com deixar de travar e esperar que arrefeça.
Sobre a qualidade e o preço...
Compraste uma mota utilitária, cujos predicados são economia versatilidade e facilidade de uso.
Se tivesses comprado uma GT os predicados seriam luxo (qualidade e materiais de construção), conforto, performance.
Por favor não confundas as coisas.
Compreendo o que dizes, mas a minha já fez mais de 5000km (pastilhas já acamaram) e o ruído continua e é muito irritante a cada vez que abrandas para, por exemplo, parar no semáforo começa a chiadeira. Ou então, quando entro na garagem (piso 0) quem está no piso -2 já sabe pelo ruido (chiadeira) da moto que sou eu a rolar no piso -1. _thumbdown_
Deixei o link do video acima para teres uma ideia.
também foi na motor7
Temos que lá ir os dois reproduzir a sinfonia (chiadeira) XMAX 300! _lol_
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Olha!
Acho que estás a fazer uma tempestade num copo de água.
Uma mota com 1000kms é uma mota qua ainda esta numa fase de cama mecânica pelo que a tendência é que desapareçam esses ruídos.
Tu verifica os parâmetros mais importantes. A mota trava é acelera correctamente, não existem prisões e nada faz apontar que vai haver um colapso, acho que não te deves preocupar à toa.
Tudo indica que tens uma pastilha que ainda não acamou bem, pode até numa acamar no seu leito, mas se trava bem é faz bem o retorno não é defeito. É feitio!
O leito da pastilha é necessariamente um sítio folgado, porque a fricção com o disco liberta muita energia e gera temperatura. É necessário muita tolerância para suportar o aumento de volume por causa do aquecimento local.
É por isso que as pastilhas abanam quando estão frias.
Eu pá, se fosse a ti, já tinha descido a A8 até Loures a acelerar e a travar ao mesmo tempo. O objectivo era provocar a dilatação máxima nos elementos mecânicos do travão com a esperança de que as pastilhas deixassem de fazer ruído.
Não te preocupes, o máximo que pode acontecer é perder tacto e aí basta com deixar de travar e esperar que arrefeça.
Sobre a qualidade e o preço...
Compraste uma mota utilitária, cujos predicados são economia versatilidade e facilidade de uso.
Se tivesses comprado uma GT os predicados seriam luxo (qualidade e materiais de construção), conforto, performance.
Por favor não confundas as coisas.
_pol_
Vamos ver se com mais alguns km e travagens melhora.
também foi na motor7
Temos que lá ir os dois reproduzir a sinfonia (chiadeira) XMAX 300! _lol_
Parece que sim _lol_
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Fiz video para capturar o ruido da roda traseira
Coincide com o ruido que verificas na tua?
Sim! igual, fez a revisão saiu sem barulho, passado um bocado, ao chegar a casa com a moto quente já se ouvia outra vez o parulho, mas menos intenso. Vou fazer mais uns testes e depois para confirmar o ruido e depois irei á Yamaha reclamar.
Não se admite que uma moto que custa 6400€ praticamente nova faça este tipo de barulho, (já para não falar do inconveniente das vezes que se tem de ir á oficina) para isso é que existe a garantia, mudem o que tiverem de mudar, mas tirem o barulho da moto, é o que eu pretendo dizer.
Para mim, é defeito das pastilhas ou do disco, pretendo que mudem para confirmar suspeitas.
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Situação resolvida, disco e pastilhas traseiras substituidas.
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Dá feedback daqui a uns kms, para ver se ficou tudo ok.
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Situação resolvida, disco e pastilhas traseiras substituidas.
Quantas vezes precisaste ir á oficina para solucionar? Estava com quantos kms? O que argumentas te?
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Situação resolvida, disco e pastilhas traseiras substituidas.
Obrigado pelo feedback. Qual foi a oficina?
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Bem eu na minha ouço um ruido estranho, do motor....
Acho que ja o referi algures, a minha xciting fazia isso e era sempre lixo nas pastilhas , nada que uma lavagem nao resolvesse e umas boas travagens.
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Bem eu na minha ouço um ruido estranho, do motor....
Acho que ja o referi algures, a minha xciting fazia isso e era sempre lixo nas pastilhas , nada que uma lavagem nao resolvesse e umas boas travagens.
Não é o caso, "uma lavagem nao resolvesse e umas boas travagens" ja o fizeram na oficina e 3km depois o ruido regressou.
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Depois de substituírem disco e pastilhas, passado um mês cheguei a ouvir um suave barulho mas que acabou por desaparecer, até a data, acho que a situação ficou resolvida, não oiço mais barulhos. A oficina foi em Loulé, tem uma boa equipa profissional e são bastante dedicados.
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Depois de substituírem disco e pastilhas, passado um mês cheguei a ouvir um suave barulho mas que acabou por desaparecer, até a data, acho que a situação ficou resolvida, não oiço mais barulhos. A oficina foi em Loulé, tem uma boa equipa profissional e são bastante dedicados.
Obrigado pelo feedback.
Eu fui á oficina fizeram limpeza, demorou algum tempo mas o ruido voltou, não tão frequente e intenso mas está lá. A oficina disse que pediu à yamaha set de pastilhas... mas ainda não me disseram nada.
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Boa noite. Coincidência ou não, andam a aparecer muitas Xmax 125/300 à venda usadas e com muitos poucos km. Serão utilizadores insatisfeitos?
Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk
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Boa noite. Coincidência ou não, andam a aparecer muitas Xmax 125/300 à venda usadas e com muitos poucos km. Serão utilizadores insatisfeitos?
Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk
Subida de cc ,duvido a insatisfação mas...
A scooter em ae é uma maquina,raramente passa dos 3.5lt de consumo,troca-se as pastilhas e temos um problema resolvido,damos um pouco de veneno ainda fica com mais pica ,so mesmo para ir para cima de 400/500 cc...
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asimão;
Tenho uma 300 e também noto um pequeno ruído, mas sobretudo em andamento ao relanti, já me disseram que era normalíssimo, o que ouves é o barulho da distribuição, isto quer dizer que no teu caso, não possa ser outra situação.
José Ribeiro