Marcas de Maxiscooters => Suzuki => Mecânica => Tópico iniciado por: Branco em 26 de Setembro de 2012, 14:37

Título: Suzuki Burgman AN 400 (1999) - Mudança do Óleo e Filtro
Enviado por: Branco em 26 de Setembro de 2012, 14:37
Aproveitando o post do nosso companheiro "Mãozinhas", aqui fica o DIY de como mudar o óleo e o filtro à Burgman AN 400 de 1999.

Mudança do Óleo e Filtro

Suzuki Burgman AN 400 (1999)
*********************************************************************************************************************

Segundo algumas recomendações, o melhor será que a Scooter tenha estado a trabalhar algum tempo para que o óleo esteja quente, pois flui melhor, ou seja sai mais facilmente. Mas cuidado, pois nesta operação estamos perto de zonas que podem atingir temperaturas elevadas.

Depois de colocar alguns papeis para proteger o chão (não tinha cartão), coloquei um recipiente para recolher o óleo usado, que como podem ver na imagem necessitou de sofrer um pequeno acerto para mais facilmente aceder ao bujão.
(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1mF7OyAGIh43lOB20iNRpqea1rolWVctTFLFxLpvJZXwFEObEtJKN8HIhpaJNOtJt5zhPHyoSQs3k81xQl1voMVuspmTG5dYzREmUOAiD1MzR01ylNVfMlIA/P9221054.JPG?psid=1)

Deixamos escorrer bem o óleo e enquanto esperamos podemos aproveitar para limpar bem o Bujão…
(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1m6RzWgHKWGXlIgAvETOiUFg7jLWD8cGjC7TAZakwIRCrRa5TLFZ2NuIptFO2M9XhpKBOLAAAt2JCkX-GowEPBvVc2fyECeGPKs2aAm6gnmi0LLLys9o5Oqw/P9221056.JPG?psid=1)

De seguida passamos à remoção do filtro do óleo
(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1mx3nyalajGj5n3zzCbx9hYdO0DvMZtj8q4OjOCS7YKczwnRdK7KD0UtxMF4C_lYFPf2n2LIL7c1rbzTZQSq82q5ndS1t_VNLt-_ae2yBzXb7OgOCUyIZD0w/P9221062.JPG?psid=1)

(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1mWnsrALN2sW4tc3GyuCtBDNtmNbHr_sg1CU9QZfTJGX4ZE3deOUMHgLoX3c7WAP8sGT1mTlUn1My36XK7jzC_QCwCkH8tABQmpEIn-SigZVK3PYY8ya_-QA/P9221063.JPG?psid=1)

(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1mi5LyqbcuMu6mdhJzD3ANyF1T6nrB6q9Xp9FhzNtqNhmhMKaXAslIzEDHkxVIpCGIXeK-cpAod6FOoTOynNG0CsaethKR0cN4KnsOKRA1OZfUyOZEQ4P6YQ/P9221064.JPG?psid=1)

Aqui podem ver a diferença entre o filtro usado e o novo
(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1mOMP7ePq5mYBlPSJL_7dy97VC7qAqlk-5N9Y7f5aWYvbMtsKFaBiwMfy3kJzptmnN7WK4EP7OeQ0vKlsrxvOUVIHkI0L9YcHKBo8-0tH2XB9dy2sjKVuAwA/P9221066.JPG?psid=1)

Convém limpar muito bem o local de aperto do bujão e o local do filtro do óleo
(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1mOMP7ePq5mYD9nROg1Qw2901GCiAgJj2SaQ_wccvuXlymp37XxCOXSGkrYDHu9PEiz3xEEQZJkMeqFpzcT_VZ2b_5xf6VShAFN3PETLxA1rWBW9L6fJYfog/P9221067.JPG?psid=1)

De seguida apertar o bujão (23 N-m), lubrificando previamente o bujão com um pouco de óleo
(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1mMVHWY3tKIqt0xC3P2Tfk4fjjOJirUH9OnBSMAabtqvKES9EpEdbdHOQPzOYgtijWjyS5AxAhYMWrhyp_en7mqdaz6x08FqjjjyydhaGCPtuRXtpMzW5bPg/P9221069.JPG?psid=1)

(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1mRpmK3ItwAp5tmKfvSQanVd9seXcTHkb0pSF55FFMA4yOUiTdnykt3Axzn3oCKQQkySk4iaEKGJbU04QX-qaInsnoi_t-pvaFPYJAhw_gYjy_bIKIzma5Lw/P9221072.JPG?psid=1)

(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1mN-X-w-3cle6lDolA2lij_Ew0mHeSwrtqZ6bu516zE5qPQa_kEnC3dVv7wrkFoVuxIJaJBqNqzhsE7geDdHIYswXIDgTSP8ZgVNc4tOqZWNdt7riVWXmqlw/P9221073.JPG?psid=1)

Colocar o novo filtro do óleo, sem trocar os parafusos e com a força adequada (10 N-m), e lubrificando previamente o O-ring da tampa
(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1mkizC4f6KWqzDvK4g81UPtUN-xUQaKR8vNh91609PYB1h7o0LG4K3e6fwErIKM8YVywj0fFGwqVj2U7SmzgKH7NIoFZLrvcxB9oMhQc4MYmosT1qSmKyApw/P9221070.JPG?psid=1)
 _lool_
Introduzir inicialmente ~1,9 lt de Óleo, colocar a scooter a trabalhar dois minutos, parar e introduzir o restante para completar os 2 lt (2 lt porque substituiu-se também o filtro, que recomendo devido aos pouco mais de 5 euros que o filtro custa).
(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1mMMAB29g09Cqi3PE6uamDtPPn179EFJKvz4VzKqQnsdgE5FQ3n-UZ9T7yMDDHMZtIAa5BXYCpPVIgZoZiOLpnbzFIfzgP13MtpkQjhh6pxie27b0XXEtlQg/P9221057.JPG?psid=1)

(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1mnyqJgBfGCqFSRO56U7KjtviKxqk6cvkdG4aE-ZKGFESOFjNA0alLYU8-vH23CFlnThMGY-HYQcTTwwMXm6Sh4pO3a18rL8Jo_YPw-uW4mCgXrswJzh_IkQ/P9221074.JPG?psid=1)

Convém no final verificar o nível
(https://hjzfbw.blu.livefilestore.com/y1meRRcFNOTqpGF525u-N9ta1a3YeXOrhLMYpd69P-1sThZPev4fShaN-AvO2GbxmnNBCia_zCdOLCh266g-sZPLR0oUyqxJe7Q87V-KxuUlrYs4EVnypRw7Q/P9221071.JPG?psid=1)


E pronto, mudança do óleo e filtro efectuada (pela primeira vez) by myself. _lool_
Título: Re: Suzuki Burgman AN 400 (1999) - Mudança do Óleo e Filtro
Enviado por: rafeiro em 20 de Novembro de 2017, 20:32
A minha burgman 400 de 2000  esta a gastar perto de um litro de oleo por cada 1200 km como resolver?
Obrigado