Marcas de Maxiscooters => SYM => Tópico iniciado por: ruicosta em 13 de Outubro de 2019, 18:46
-
Boa tarde a todos, hoje durante uma inspeção à frente da mota, porque acho o comportamento dela anormal, detectei estes dois barulhos.
Um quando a mota desce e outro quando a mota sobe.
Tenho a mota há dois anos e não me lembro de fazer estes barulhos. Se me puderem indicar se é normal ou não e caso exista algum problema qual poderá ser eu agradeço.
Fica a ligação para a gravação.https://drive.google.com/open?id=100Wax2pADJvGJFstPuL2ITaxik5r5z-A (https://drive.google.com/open?id=100Wax2pADJvGJFstPuL2ITaxik5r5z-A)
-
Viva,
Será um o-ring ou retentor da suspensão (um dos dois é o termo correto lol), que está ressequido?
O óleo da suspensão já foi trocado alguma vez ?
Abraço!
-
Viva,
Será um o-ring ou retentor da suspensão (um dos dois é o termo correto lol), que está ressequido?
O óleo da suspensão já foi trocado alguma vez ?
Abraço!
Comprei a mota há dois anos com 17450km, vai agora com 31600km. Nas minhas mãos o óleo nunca foi trocado e desconfio que ante disso também nunca foi. Já é de 2010.
Estive agora com a minha mulher (pegou na mota pela primeira vez) a tentar perceber a origem, fiquei a ouvir enquanto ela tentava fazer o movimento de afundar a dianteira da mota.
O barulho parece mesmo vir dos amortecedores.
Acho que vou fazer uma marcação para trocar óleo dos amortecedores e rever/trocar os retentores.
-
Como já havia dito no facebook , cx direção ,oleo suspensão.
-
Bem, no meu caso, tive de esperar cerca de 1/2 semanas, pelos retentores _thumbdown_
Mas também te posso dizer: Quando trocares o óleo da suspensão, vais sentir que tens outra mota. Muito mais suave, menos barulhenta... Enfim, fica um espetáculo.
-
Companheiro ruicosta
Ainda bem que a esposa também foi testar _lol_ olha se ela te apanha naqueles propósitos sem saber o que estava a acontecer _confuso_
Desculpa lá a brincadeira, mas agora a sério, penso que seja exactamente o que os companheiros disseram:
Verificar retentores e mudança de óleo.
Fica aqui o link de um vídeo que explica o processo (mas que deve ser efectuado por um profissional)
https://www.youtube.com/watch?v=yWrSLBBWEjw (https://www.youtube.com/watch?v=yWrSLBBWEjw)
Abraços e boas curvas
-
Companheiro ruicosta
Ainda bem que a esposa também foi testar _lol_ olha se ela te apanha naqueles propósitos sem saber o que estava a acontecer _confuso_
Desculpa lá a brincadeira, mas agora a sério, penso que seja exactamente o que os companheiros disseram:
Verificar retentores e mudança de óleo.
Fica aqui o link de um vídeo que explica o processo (mas que deve ser efectuado por um profissional)
https://www.youtube.com/watch?v=yWrSLBBWEjw (https://www.youtube.com/watch?v=yWrSLBBWEjw)
Abraços e boas curvas
Quanto à piada, sem problema. Já houve quem me dissesse "a minha cama faz esse barulho" e apeteceu-me responder "eu sei".
Contive-me...
Vou ver esse vídeo atentamente antes de mandar para a oficina.
O que me chateia é que o concessionário onde comprei ainda fica longe, completamente fora de mão e embora me pareçam pessoas espectaculares e com a melhor das boas vontades, a verdade é que cada vez que lá vou acabo a perder muito tempo e há sempre algo que vem "menos bem".
Tenho um concessionário em Tomar, fica mesmo em mão, com algum jeito até dá para seguir a pé para o trabalho, mas nunca lá fui bem servido.
Aliás, nunca lá fui servido dado que das vezes que lá fui ou me tentaram sempre impingir outra coisa ou esqueceram-se das minhas encomendas.
-
A mudança de oleo da suspensão devia ser mais simples , a maioria da malta eu inclusive sò olhamos para aì quando temos algum barulho ou comportamento mais anormal da mota , nem é pelo oleo que não é caro ,mas a mão de obra e ferramenta para realizar esse serviço ....
-
Bem, no meu caso, tive de esperar cerca de 1/2 semanas, pelos retentores _thumbdown_
Mas também te posso dizer: Quando trocares o óleo da suspensão, vais sentir que tens outra mota. Muito mais suave, menos barulhenta... Enfim, fica um espetáculo.
NSilva foste tu que mudas-te o oleo da suspensão?
-
NSilva foste tu que mudas-te o oleo da suspensão?
Achaaas ? _lol_ _lol_ _lol_
Eu nem o óleo troco _corado_ _corado_ _lol_
Fiquei sem mota durante todo o tempo.
Foi o grande Oscar da Migtech
-
Achaaas ? _lol_ _lol_ _lol_
Eu nem o óleo troco _corado_ _corado_ _lol_
Fiquei sem mota durante todo o tempo.
Foi o grande Oscar da Migtech
_lol_ Tens medo de sujar as unhas _lol_
Estou a brincar, não leves a mal, mas as vezes o pessoal por falta de tempo não faz certas manutenções que são simples, não o caso da suspensão mas outras.
-
Nahhh, sujar as unhas não é problema _lol_
O meu problema é não ter sítio apropriado para o fazer _thumbdown_
Se tivesse, começava logo pelo carro e depois ía à mota.
Tenho plena noção que daria mais atenção ao que estava a fazer (mesmo a mudar o oleo da mota que é super simples), do que em qualquer oficina.
_pt_ scooter_
-
Nahhh, sujar as unhas não é problema _lol_
O meu problema é não ter sítio apropriado para o fazer _thumbdown_
Se tivesse, começava logo pelo carro e depois ía à mota.
Tenho plena noção que daria mais atenção ao que estava a fazer (mesmo a mudar o oleo da mota que é super simples), do que em qualquer oficina.
_pt_ scooter_
Por acaso agora tenho a oficina da minha cunhada, onde faço a manutenção do carro da minha mulher, a minha carrinha não entra lá que roça.
Mas dantes fazia na minha rua, as coisas que sei, o que não sei vai ao mecanico, mas poupa-se muito.
-
Por acaso agora tenho a oficina da minha cunhada, onde faço a manutenção do carro da minha mulher, a minha carrinha não entra lá que roça.
Mas dantes fazia na minha rua, as coisas que sei, o que não sei vai ao mecanico, mas poupa-se muito.
Gostava de ter coragem para isso, mas vivo num sítio muito movimentado em que chama bastante à atenção este tipo de intervenções nos carros/motas.
Off-topic: Então tens uma carrinha do aço ou não ? _mau_ _mau_ _pol_
-
Gostava de ter coragem para isso, mas vivo num sítio muito movimentado em que chama bastante à atenção este tipo de intervenções nos carros/motas.
Off-topic: Então tens uma carrinha do aço ou não ? _mau_ _mau_ _pol_
É daquelas que ainda fazem um milhão, mas como é comprida e baixa de origem o acesso a garagem tem uma rampa, bate no apoio do tubo escape por baixo no batente do portão :-\
-
É daquelas que ainda fazem um milhão, mas como é comprida e baixa de origem o acesso a garagem tem uma rampa, bate no apoio do tubo escape por baixo no batente do portão :-\
Humm, 1 Milhão de KM leva-me a pensar numa PD (Grupo VW) mas baixinha de origem leva-me a pensar na Alfa Romeo 2.4 JTD (Carrinha) do meu mecânico _martelada_ _convivio_
-
Humm, 1 Milhão de KM leva-me a pensar numa PD (Grupo VW) mas baixinha de origem leva-me a pensar na Alfa Romeo 2.4 JTD (Carrinha) do meu mecânico _martelada_ _convivio_
1 milhão de km ele referia se á Gts kkkk , máquinaaaaaaa
-
Humm, 1 Milhão de KM leva-me a pensar numa PD (Grupo VW) mas baixinha de origem leva-me a pensar na Alfa Romeo 2.4 JTD (Carrinha) do meu mecânico _martelada_ _convivio_
Não é uma estrela avantgarde ano 2003 ainda tem dos motores que fazem 1 milhão segundo os taxistas. mas ainda é uma criança tem só 267mil embraiagem ainda de origem
Não é rasteira, mas é mais baixa que as outras versões por ser avantgarde.
Tem só um defeito, é ter travagem por fio, em vez do normal ABS. que só voltaram a colocar apartir do ano 2006
-
A troca do óleo da suspensão dianteira requer a desmontagem da frente da mota?
Digo retirar as carenagens do farol?
Qual a especificação do óleo da suspensão? E qual a quantidade?
Gostaria de fazer na minha.
Enviado de meu ASUS_X008DB usando o Tapatalk
-
Obrigado amigo.
Penso em trocar o óleo.
Alguma recomendação quanto ao óleo?
Qual a especificação?
-
Boas. Só tem que retirar a roda e pinça de travão, e as suspensões depois de desapertadas saiem bem. Em relação ao oleo tem varias viscosidades, na minha usei o W10. E a quantidade penso que foi 180ml em cada suspensão, mas posso confirmar.
Modificar mensagem
A troca do óleo da suspensão dianteira requer a desmontagem da frente da mota?
Digo retirar as carenagens do farol?
Qual a especificação do óleo da suspensão? E qual a quantidade?
Gostaria de fazer na minha.
Enviado de meu ASUS_X008DB usando o Tapatalk
-
Veja neste site: http://www.motorbikespecs.net/index.dyn?flag=2&make=Sym&model_id=5844780&model=GTS%2FJoymax+300i&year=13
São as especifaçôes da 300, não sei se é o modelo da sua. Eles dizem 130ml em cada suspensão mas não confirmam ao certo.
Boas. Só tem que retirar a roda e pinça de travão, e as suspensões depois de desapertadas saiem bem. Em relação ao oleo tem varias viscosidades, na minha usei o W10. E a quantidade penso que foi 180ml em cada suspensão, mas posso confirmar.
Modificar mensagem
-
Veja neste site: http://www.motorbikespecs.net/index.dyn?flag=2&make=Sym&model_id=5844780&model=GTS%2FJoymax+300i&year=13
São as especifaçôes da 300, não sei se é o modelo da sua. Eles dizem 130ml em cada suspensão mas não confirmam ao certo.
Eu vou me informar na Suzuki. Onde compro as peças da minha.
Eles com certeza vão saber dizer.
Encomendar todos os retentores e orings. Que tenha lá dentro.
Eu comprei o fluido do freio para trocar amanhã.
Vou colocar o dot 4 motul.
-
Boas. Só tem que retirar a roda e pinça de travão, e as suspensões depois de desapertadas saiem bem. Em relação ao oleo tem varias viscosidades, na minha usei o W10. E a quantidade penso que foi 180ml em cada suspensão, mas posso confirmar.
Modificar mensagem
Loureiro com esse oléo o que achas-te do desempenho, e chegas-te a medir a quantidade de oléo que tinha de origem?
Eu vou me informar na Suzuki. Onde compro as peças da minha.
Eles com certeza vão saber dizer.
Encomendar todos os retentores e orings. Que tenha lá dentro.
Eu comprei o fluido do freio para trocar amanhã.
Vou colocar o dot 4 motul.
Se não tiver fugas e se os orings que lá estiverem, apresentarem ainda bom estado, basta só mudar o oléo. Agora se notares que estão com deformação ou cortes, ai trocar.
-
O problema é notar a deformação depois de tudo desmontado.
A mota é 2013. Mesmo que esteja visualmente bem. A borracha já deve estar em decomposição.
Borracha costuma degradar com 5 anos
-
O problema é notar a deformação depois de tudo desmontado.
A mota é 2013. Mesmo que esteja visualmente bem. A borracha já deve estar em decomposição.
Borracha costuma degradar com 5 anos
Depende da qualidade da mesma, dai ter dito para para ver o estado, até podem ter bom aspeto sem fisuras mas estarem ressequidas, como podem estar boas, se estiverem boas, muda-se na proxima muda.
-
Loureiro com esse oléo o que achas-te do desempenho, e chegas-te a medir a quantidade de oléo que tinha de origem?
Penso que foi 130ml, em relação ao desempenho não notei muita diferença. Também não sei qual a viscosidade óleo que vem de origem. Mas esta viscosidade no que li é a mais indicada, visto que w5 é mais indicada para suspensões com mais curso como as de cross e enduro.