ECall - a chamada que pode salvar a vida!
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.figiefa.eu%2Fwp-content%2Fuploads%2FeCall_logo_small_coloured.jpg&hash=16ead5f004b3f03777d175b8abc063bc0685c874)
Imagina o seguinte.....
....Um certo dia segues totalmente sozinho de moto, sem companhia próxima de outro companheiro que partilhe a estrada contigo, por uma estrada completamente deserta, onde passam muito poucos veículos por dia, com fraca iluminação, muito longe da aldeia, vila ou cidade mais próxima....
....e tens um acidente ou despistas-te para uma valeta ou ravina!
Deus queira que nunca semelhante coisa aconteça, é claro, mas a razão de ser destas situações e deste tópico tem a sua própria razão de ser e que se passa a explicar.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.heero-pilot.eu%2Fressource%2Fstatic%2Fimages%2Fgraphic---heero-01.png&hash=734140ec74681aab3bddf1a9fde4ac8db8959f73)
A partir de 01 Outubro de 2015, os veículos (por enquanto apenas veículos de passageiros e comerciais ligeiros) comercializados na UE terão que ser equipados com o dispositivo ECall com o qual, se acontecer algum tipo de acidente ou despiste grave, passará a haver maior chance de se salvar uma vida, ou evitar o agravamento de lesões graves.
Mas para que se perceba, terá de se explicar antes o que é o ECall...
De forma muito sucinta, o ECall é um sistema que efectua uma chamada de emergência! Mas como sei que aqui os companheiros do CPM gostam de aprofundar um pouco mais o seu conhecimento sobre estas novidades relacionadas com segurança, informa-se que se trata de um aparelho built-in (de instalação directa no veículo) com uma conexão via dispositivo móvel e rede de satélites, o qual e através de sensores, detecta um possível acidente. Quando isso acontece, automaticamente é efectuada uma chamada de emergência para um centro apropriado/específico para chamadas de emergência que trabalha 24 horas por dia, onde um operador irá começar a avaliar se se trata de um acidente ou não com base nas informações recebidas.
Além disso, o sistema ECall irá transmitir por satélite um conjunto adicional de dados, tal como a posição do veículo, direcção da viagem, tipo de veículo, etc. Em caso de necessidade de mobilização de recursos, será a chamada efectuada pelo centro para o 112, sendo solicitada a intervenção das equipas de emergência (médicos, ambulância, polícia de trânsito, guindaste, etc.), com indicação do local concreto.
E nas motos como é que isto tudo se passa? Também vai ser obrigatório?
Se o sistema se apresenta como perto da perfeição para os automóveis, pois em termos de ativação os sensores que despoletam o sistema estão conectados por exemplo ao airbag e a comunicação via satélite é também ela propagada através do sistema instalado no habitáculo do automóvel, para os motociclos a coisa torna-se um pouco mais complexa e é aí que por enquanto se têm debruçado os estudos e os testes para a sua implementação.
Aqui mesmo ao lado, Espanha tem sido o único país da UE que tem vindo a testar de forma exaustiva um dispositivo de ECall para motos, inserido no projecto designado HEERO2, se bem que outros países também estejam inseridos e a encetar esforços nesses sentido, tal como a Alemanha, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Itália, Luxemburgo, Roménia, Holanda e Turquia.
Mais concretamente, são 10 as unidades deste sistema/projecto que têm sido testadas em Espanha, em colaboração com diversas entidades como o Centro de Estudos Técnicos de Guipuzcoa, a operadora Telefonica, S.A., Ericson España, S.A., a marca de capacetes NZI Helmets, entre outros.
Resumindo, o ECall é um sistema que, apesar de ter já uma data definida para a sua aplicação obrigatória em carros e vans, por agora ainda se mantém em fase de testes para os motociclos.
Muito provavelmente este sistema de grande escala e que tem como objectivo primordial o salvar vidas, virá a dar que falar com bases mais sólidas num espaço temporal que se deseja curto, assim haja também a colaboração dos fabricantes de motociclos, de empresas de capacetes e...claro, com o empenho que se exige da União Europeia para a realidade da condução em motociclos.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagenes.w3.racc.es%2Fuploads%2Frecorte%2F240x160%2F68019%2F236070_240_eCallMotos.jpg&hash=a206a6670cdff30825dff08e450c5eae12df6be9)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fconti-moto-blog.es%2Fwp-content%2Fuploads%2F2014%2F12%2FCasco-ecall.jpg&hash=bf1f2dd07d24581797339493f7986103ffc1a1d0)
Presentemente a BMW também tem encetado alguns esforços, neste caso levados a cabo através de um sistema integrado na própria moto e que detecta uma colisão ou despiste.
Todos estes esforços que nos são dirigidos, enquanto motociclistas e scootards, são de enaltecer. _pol_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fconti-moto-blog.es%2Fwp-content%2Fuploads%2F2014%2F12%2F1918_6989_large.jpg&hash=9ee360482f051aff02e189f33661d0f2ce26eaf3)