Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Tópico iniciado por: TMaxer em 28 de Abril de 2017, 15:02
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TMax Revisao 20 mil Kms low cost
Ontem achei graça a um comentário do companheiro Xander que mostrou surpresa que a sua 530 “não gastava assim tanto”.
Quando troquei a minha 500 pela 530 esperava um aumento de consumos de pelo menos meio litro, ate porque alguma publicações de 2 rodas estrangeiras apontam o consumo das 530 nos 6 litros mas, a verdade é a media obtida em 2500 kms foi de apenas 4.9, ou seja menos 0.2 do que a 500.
E mantendo-me no tema, lembrei-me de abrir este tópico para ver quanto custa a “aterrorizante” revisão dos 20 mil Kms feita em modo DIY.
Esta revisão consiste basicamente de:
- Substituição de óleo e filtro
- substituição de filtro de ar motor e variador (2)
- substituição de velas (2)
- substituição de roletes
- substituição de correia de variador
- verificação das pastilhas travão
- revisão à transmissão final (limpeza e troca de massa - ver tópico)
- verificações e pequenas lubrificações (descanso, etc) diversas
Para analise de preço usei a Carpimoto, um site com bastante material para motos que tem a maioria deste material em stock e que tem capacidade de envio rapidamente via DHL (normalmente 24H). Os portes rondam os 10€
Como o objectivo é poupar algum mas fazer a manutenção de forma segura e mantendo a mesma qualidade, as peças não são OEM Yamaha mas de outras marcas reputadas.
No caso da correia do variador e roletes, a fabricante da OEM é mesmo a Bando pelo que a correia é precisamente a mesma que comprariam num concessionário.
Para o óleo recorri a um fornecedor nacional, a Texoleo que tem uma ampla gama de óleo e o escolhido foi o Motul 5100, novamente o mesmo fabricante e referencia que enche os frascos de Yamalube 4S 10W40 recomendado pela Yamaha. (vai sobrar um 1 litro de oleo pois o motor leva apenas 2.7 litros)
(https://s9.postimg.org/qish6c3i7/Screenshot_3.png)
Os filtros de ar são de marca branca mas garantem a sua função, sendo o seu preço bem abaixo dos OEM (25€/cada)
(https://s9.postimg.org/45kqjj2kf/Screenshot_2.png)
Poderá dar-se o caso de necessitarem de trocar de pastilhas por esta altura (as traseiras normalmente duram-me os 20 mil, as dianteiras duram mais). Deixo também um “orçamento” para esta troca usando pastilhas Brembo de boa qualidade (orgânicas atrás e sintetizadas a frente)
(https://s9.postimg.org/vipxea94v/Screenshot_4.png)
Obviamente este valores não incluem os preços de mão de obra pois como no meu caso sou eu a fazer. O tempo que demora a fazer toda a revisão são cerca de 3/4 horas. Penso que a mão de obra de um mecânico andara na casa dos 25/30 €, o que resulta em 100/120€.
A maioria das operacoes são relativamente simples e praticamente qualquer pessoa consegue trocar oleo, filtros e pastilhas. A parte mais complicada poderá ser mexer no variador e trocar a correia.
Portanto e em jeito de conclusão temos que o custo de peças para a revisão são cerca de 171,28 + 32,69 do óleo, o que ascende a 203,97 €
No caso bastante provável de necessitarem também trocar as pastilhas traseiras, seria de 203.97 + 15,99 = 219.96.
No Ebay Italiano ha bastantes vendedores que vendem o "kit tagliando" para a Tmax com varios precos, conforme o fabricante do material do kit
(https://s18.postimg.org/zal4z5qqx/Screenshot_6.png)
(https://s18.postimg.org/vfhqwl7l5/Screenshot_7.png)
(https://s18.postimg.org/psldz452h/Screenshot_8.png)
_pol_ scooter_
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Se não fosse a revisão do variador ainda me atrevia a fazer a revisão, no entanto a minha experiência no mundo das maxi scooters é muito recente e tudo aquilo que sei tenho aprendido neste fórum...
Vamos ver se quando chegar a revisão dos 20000km tenho coragem para meter as mãos na massa
Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk
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Uma descrição criteriosa do material e que, mesmo podendo não levar a que alguém se "aventure" a fazer por si mesmo...poderá sim levar a que um proprietário do modelo faça a encomenda do material (mais barato) e depois peça a montagem/substituição a alguém mais familiarizado com a mecânica.
Muito bem. _pol_. Entre gastar cerca de €220 (presumindo um DIY) e os €350-€400 na marca (com mão-de-obra), a diferença é óbvia.
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Isaac
Não sei se compensará comprar as peças cá fora e ir substituir na marca, pois vai pagar muito mais de mão de obra porque perdem a percentagem que ganhavam na venda das peças
Vou dar um caso real que se passou com o nosso amigo Coelho dos correios
Pela internet comprou um pneu para trás e foi difícil arranjar quem o montasse, quase por favor foi montado aqui na Yamaha e pagou muito caro
A compra do material pela Internet é bom se for o próprio a montar ou com ajuda de amigos
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Isaac,
Na marca ronda os 400-450.
Mesmo que nao tenha
Fica a ideia, mesmo que nao se tenha vocação para a mecânica, as vezes consegue-se as vezes arranjar um mecânico free-lance que apenas as monte ... ter uma Tmax nao tem de ser necessariamente caro. _pol_
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Boa descrição, companheiro _pol_
Para quem gosta de bricos, e tenha jeito para a "coisa",. pode poupar uma boas massas nestas pequenas intervenções
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Isaac
Não sei se compensará comprar as peças cá fora e ir substituir na marca, pois vai pagar muito mais de mão de obra porque perdem a percentagem que ganhavam na venda das peças
Mas quando eu referi "(....)e depois peça a montagem/substituição a alguém mais familiarizado com a mecânica." não estava de todo a indicar que se levasse depois à marca com material comprado por fora.
Fazê-lo seria no mínimo estranho e acredito que levado até a mal por muitos concessionários.
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Muito bem! O low-cost está mesmo na moda!!!
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Amigos yamaha T-Max 530, alguém já substitui os tacos do travão de mão e quanto custa. José, Branco
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Nao conheco ninguem que tenha trocado, em principio duram a vida da moto (a menos que arranque e se esqueca do travao de mao _lol_)
Eles tem afinação... se precisar, penso só mesmo na Yamaha _pol_
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TMAXER eu fiz o mesmo... Bem á pouco tempo fiz a revisão da minha c600 sport e meti todo o material Malossi.
Resultado fiquei com uma mota melhor, com material de melhor qualidade.
Só não mudei a embraiagem para uma Dr. Polley porque na oficina, disseram-me para esperar mais um pouco que ainda era cedo, mas vontade não me faltava _Rolley_. Quando mudar fico com uma das melhores motas que se pode ter, disse o senhor... (Fiz a revisão num concessionário Yamaha)
O mercado tem produtos de qualidade e muitas vezes superior á marca, os lobbies e fantasmas lançados pelas mesma estão a desaparecer felizmente.
Quando mais divulgarmos e mostrarmos que é possível, situações desagradáveis deixam de acontecer, os nossos bolsos agradecem e a nossas meninas também.
Abraço _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
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