Geral => Segurança => Tópico iniciado por: moto2cool em 30 de Setembro de 2020, 20:57
-
O novo sistema usa uma série de câmeras montadas na carenagem dianteira, guarda-lamas, garfos dianteiros. O sistema também utiliza sensores acústicos na carenagem inferior dianteira e traseira da máquina da moto. Conforme a mota se move ao longo da estrada, ela verifica constantemente a estrada à frente. A câmera alimenta as informações de volta para um módulo de controle que usa programas de computador para construir uma imagem 3D da estrada à frente.
O sistema pode então comparar as imagens obtidas com uma biblioteca de imagens armazenadas na máquina, ajustando o controle de tração e as configurações de ABS de acordo. Os sensores acústicos são uma adição inteligente ao sistema. Como qualquer pessoa que já dirigiu uma mota silenciosa sabe, mover-se do asfalto novo para uma superfície de concreto mais áspera cria uma grande diferença no ruído que os pneus emitem. Se o sistema BMW puder perceber isso e reconhecer o que é o material da superfície, pode ser uma dádiva de Deus, especialmente em tempo húmido.
Com o controle de tração e o ABS se tornando cada vez mais avançados, especialmente nos últimos anos com o advento dos sistemas de segurança do piloto IMU sensíveis à inclinação, pode parecer que uma tecnologia como esta será redundante. Embora em algumas circunstâncias isso possa ser verdade, os olhos e ouvidos extras na estrada, especialmente em condições climáticas instáveis, podem ajudar a acelerar o nível de suporte oferecido pela mota.
https://www.visordown.com/news/general/bmw-working-road-surface-sensing-traction-control-motorcycles
-
A ideia parece-me bem mais complexa, pois trata-se de um sistema que "lê" e "ouve" as rodas no asfalto distinguindo em tempo real por meio de sensores acústicos qual a granulometria do pavimento.
Criando uma imagem acústica em 3D e em tempo real, promove ajustes no comportamento da moto.
Nas nossas estradas havia de ser engraçado, a quantidade de buracos, ressaltos, pavimentos degradados, remendos em cima de remendos... demasiadas assinaturas acústicas!