Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: Eldram em 06 de Outubro de 2016, 17:38
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Boas pessoal,
A minha bambina está com um ruido esquisito na pinça do travão de trás.
Quando mexo nela acontece o mesmo que este video.
E como é obvio quando acelero faz o mesmo mas repetidamente, dando um ruido trrrrrrrrrrrrr grande.
Parei a mota a 1ª vez que aconteceu, meti-a no descanso central, acelerei e apertando a pinça com a mão pára de fazer.
O que possa ser???
Já me disseram que é normal haver esta folga no travão???(lol?)
Agradeço desde já a vossa ajuda, abraço e boas curvas
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Bolas, nunca reparei nisso na minha.
Falta de manutenção nos pistons? Pastilhas demasiado gastas?
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Boas..obrigado pela resposta..sim talvez possa ser..alguem tem mais alguma ideia?
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Pastilhas de travão gastas.
Normalmente ouves um "martelar" continuo devido á vibração ou então um "click" sempre que se usa o travão. Se as pastilhas são novas e está a fazer isso então será erro de montagem
Não conheço as pastilhas que a tua mota gasta, mas se forem como estas do link abaixo e se não vires as ranhuras ao centro das mesmas, então está na hora de pensar em trocar (Verifica as marcas de desgaste das pastilhas).
http://www.jonway-parts.com/wearable-parts/brakes/rear-brake-pads/prod_146.html
_convivio_
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Acabei por ver mais alguns vídeos sobre o problema, não sei se o problema será igual ao teu.
Com o desgaste o espaço entre disco e pastilha aumenta e tende a vibrar, o metal do piston e da pastilha batem e dão esse barulho.
Vi quem usasse silicone de alta temperatura para amortecer a pancada.
Acho que deves mandar rever o sistema _pol_
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Rapazes muito obrigado pla vossa ajuda :)
Já agora como é que posso ver o estado das pastilhas?
A minha bambina é uma jonway JS 125
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com uma lanterna tenta ver o sitio em que o disco entra em contacto com as pastilhas do travão e verifica se ainda resta algum material de desgaste nas mesmas ou se já esta no ferro _lol_
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Faz como o companheiro te indicou.
Se tal não for possível as pastilhas têm de ser retiradas para verificação do desgaste.
Aproveito para alertar que se não estás totalmente confortável com o bricolage não deves mexer e levar a mota ao doutor.
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Fui agora verificar, aparentemente a pastilha que está do lado de fora da roda está impacável, parece-me é que a folga se deve à pastilha que está do lado de dentro, aparentemente tem ainda material de desgaste mas não parece que tenha a mesma grossura da pastilha que está do lado de fora.
Será normal?? não noto nada na travagem, trava bem e não faz soluços (o que provavelmente seria o disco empenado)
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Como diz o companheiro Fastnet, se não estás confortável com isso e não tens ferramenta adequada o melhor é não mexer e levar a mota ao mecânico, afinal trata-se de um daqueles componentes que pode comprometer gravemente a tua segurança caso o trabalho não seja bem feito.
Relativamente ao que referes. É normal as pastilhas apresentarem desgaste diferente, se um dos lados estiver quase no ferro ou então se isso anda sempre a "martelar" então tem de ser desmontado/trocadas as pastilhas.