Marcas de Maxiscooters => Honda => Tópico iniciado por: Paulo Silveiro em 05 de Março de 2015, 10:36
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A Honda resolveu mexer um pouco na SH, motor 300cc otimizado para responder às normas euro4, iluminação full led, chave inteligente e um novo quadro, são algumas das modificações neste modelo.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.scooter-station.com%2Fttesimages%2Fscooters%2Fnouveautes2015%2FHonda_SH300i_2015_st1pz.jpg&hash=ec28012a630dc3b7a880af8e02e8060db7a57ea7)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.scooter-station.com%2Fttesimages%2Fscooters%2Fnouveautes2015%2FHonda_SH300i_2015_st2pz.jpg&hash=a676f355ef54000be679e4dc8437e6e7fb45fe37)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.scooter-station.com%2Fttesimages%2Fscooters%2Fnouveautes2015%2FHonda_SH300i_2015_st3pz.jpg&hash=59df4d325753d336e7d629495936197f73078fff)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.scooter-station.com%2Fttesimages%2Fscooters%2Fnouveautes2015%2FHonda_SH300i_2015_st4pz.jpg&hash=5195b3a1c61250bf6356323a748ccf4ae4c17573)
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Bem os leds estão fantasticos. _pol_
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Está gira!! _pol_
Trata-se tão só e apenas de um dos modelos mais vendidos na Europa, pelo que o face-lift é algo que a marca terá como estratégico para renovar este best-seller.
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Huum fixe. Muito bom mesmo.
Mais um ponto a favor deste modelo.
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Tinha-me chamado à atenção aquela chave do estilo smart-key e que se pode ver numa das imagens mais acima....e qual não foi o meu espanto quando entretanto li que terá um funcionamento em tudo idêntico ao da minha Forza X, ou seja, basta estar no bolso e junto à scooter, para a poder ligar. _pol_
Li também que a super rápida motorização da SH300i foi modificada neste face-lift, nomeadamente no sistema electrónico de combustível PGM-FI e na transmissão, para melhorar a resposta em baixos e médios regimes.
Já agora e porque me chamou igualmente à atenção, este modelo foi o 1º veículo motorizado de 2 rodas no Mundo a receber a aprovação de emissão de gases Euro4 AQUI (http://www.moto.it/news/honda-sh-300-2015-a-motodays-2015.html) AQUI (http://www.gazzetta.it/Passione-Motori/Moto/04-03-2015/scooter-honda-nuovo-sh-300-1001119899792.shtml) e AQUI (http://www.insella.it/news/honda-sh-300i-2015-dati-tecnici-e-novita-primo-scooter-euro-4)
Não deixou de me constituir estranheza, pois existe outro modelo (DownTown 2015 e também ele ainda não saído no mercado) que numa revista veio reivindicar o mesmo.
Afinal qual é que foi a 1ª e em quem devemos acreditar??? _lol_
O sistema de iluminação LED está e vai continuar a revolucionar o mercado de motociclos. _pol_
O antes e depois...
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fheadviet.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F03%2F2991749_tinhte_dai-dien_Honda_SH300i_20151-500x336.jpg&hash=41726b077577db5fa68581291511540b88383a6c)
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Melhorou bastante na estetica, mas deve estar com menos andamento...
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Bonita,esta sim nas 125 a rival da x enter, talvez até melhor...
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As cores disponíveis para o modelo 2015 são as seguintes:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fscooternet.gr%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F03%2FHonda_SH300i_2015_10-600x408.jpg&hash=29cee4afee2b018f64df66c59a293a9c01013631)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fscooternet.gr%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F03%2FHonda_SH300i_2015_6-600x399.jpg&hash=22d89ac644a6eaff0dbc5b1e4867f24b6bad66c7)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fscooternet.gr%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F03%2FHonda_SH300i_2015_8-600x459.jpg&hash=d0a0677a34b46d9a21b568d03a804bf3cb90c9b0)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fscooternet.gr%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F03%2FHonda_SH300i_2015_9-600x459.jpg&hash=3cbeaba80c731a625063632940eb00e9f8cb8808)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fscooternet.gr%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F03%2FHonda_SH300i_2015_-600x458.jpg&hash=65dc5a64fd6f6e7900322b36982492622f4da8bc)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fscooternet.gr%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F03%2FHonda_SH300i_2015_7-600x459.jpg&hash=e6b7b0c5ded252c199ff90756e7f970e61b4206c)
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Também deviam fazer o mesmo na 125.
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E provavelmente vão fazer...
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Boas, é muito gira, para mim pode sair uma azul, se for em 125 melhor.
_convivio_
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Também gosto da azul. Para variar um bocadinho. _pol_
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Epá...tenho de trocar a minha ;D
O "full led" é bem vindo mas o melhor é que já cabe um capacete integral debaixo do banco. Claro que agora a Honda deve deixar de oferecer a mala (que no meu caso está lá num canto pois levou com a Givi de 52l).
Se conseguiram melhorar a resposta em baixas e médias imagino o disparo pois baixas e médias era o que não lhe faltava. :o
Será que gastará menos??
Um abraço,
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É possível que venha a gastar menos pois já cumprirá a rigorosa norma Euro4 em termos de emissões e que ainda está para entrar em vigor.
Mas não creio que venha a andar mais que a actual, que tem já um disparo assinalável. Esta nova não me espantaria até em perder um pouco no top-speed em prol de um acerto mecânico que vai em busca de, como a marca revelou, uma maior suavidade, melhoras na resposta em baixos e médios regimes e, claro...o consumo mais baixo possível.
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É possível que venha a gastar menos pois já cumprirá a rigorosa morma Euro4 em termos de emissões e que ainda está para entrar em vigor.
Mas não creio que venha a andar mais que a actual, que tem já um disparo assinalável. Esta nova não me espantaria até em perder um pouco no top-speed em prol de um acerto mecânico que vai em busca de, como a marca revelou, uma maior suavidade, melhoras na resposta em baixos e médios regimes e, claro...o consumo mais baixo possível.
Os motores realmente tem reduzido os consumos mas também é verdade que muitas vezes (e falo mais nos carros) na vida real quase não se nota as reduções que vão apresentando.
Em relação a perder velocidade de ponta, a meu ver é irrelevante. Sem vidro é bastante incomodo passar dos 120km/h e tendo vidro a moto não é estável. Esta talvez venha melhor pois segundo a Honda, tem um novo quadro e mais distancia entre eixos.
No que toca a melhorarem baixas e médias...... se ficar melhor vai ser lindo!! Ela como está já arranca mais depressa que muitas de maior cilindrada, imagino depois.
Certamente será uma das que irá passar cá pela garagem pois segundo a dona (minha esposa), para trocar só por outra SH (300, pois infelizmente não existe a 500 ;D)
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Já foi anunciado que em França a versão actualizada e modernizada da SH300i ABS terá um preço de €5.349.
As vendas iniciam-se já no final de Junho.
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uma motinha muito gira mas não terá pouco "caparro" pra uma 300? isto a nivel de proteção aerodinamica claro
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uma motinha muito gira mas não terá pouco "caparro" pra uma 300? isto a nivel de proteção aerodinamica claro
Um vidro resolve esse problema mas esta moto não tem como objectivo de fazer viagens. É uma moto citadina, super ágil e com um arranque rapidíssimo que permite fazer troços fora da cidade sem grandes problemas.
E garanto-te, que cumpre a 200% nesse campo. Dificilmente trocaria a minha por outra diferente, excepto uma Integra e mesmo assim... Já deixei várias vezes motos maiores (sem serem scooteres) algo envergonhadas pelo meio da cidade! É uma moto que dá bastante gozo neste meio mas nunca diz não noutros casos, como já foi em Andorra, nos Alpes (uma delicia fazer o percurso desde Marselha a Nice), Madrid e arredores...etc.
Um abraço,
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Como foi dito, um vidro alto resolve a questão da protecção aerodinâmica. _pol_
Em Itália são imensas as que fazem uso deste acessório, havendo assim uma "cultura" um pouco diferente quanto à aceitação na transformação do design que conhecemos do modelo completamente stock. Por lá e no tocante a modelos de roda alta e de utilização mais citadina, a forma e função suplanta a do design. _pol_
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Acredito que muitos que usam a scooter apenas para o normal casa-trabalho-casa e/ou voltas perto, tivessem a oportunidade de o fazer numa Sh300, mudariam a forma de a ver e certamente pensariam nela como uma opção .
Um abraço,
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Boas por acaso estava a ler este post e via que a Honda fez hoje o press release desta model year 2016.
http://hondanews.eu/eu/en/motorcycles/media/pressreleases/55515/2016ym-honda-sh300i?utm_campaign=NewsAlert_481&utm_medium=Email&utm_source=hondanews.eu (http://hondanews.eu/eu/en/motorcycles/media/pressreleases/55515/2016ym-honda-sh300i?utm_campaign=NewsAlert_481&utm_medium=Email&utm_source=hondanews.eu)
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Boas por acaso estava a ler este post e via que a Honda fez hoje o press release desta model year 2016.
http://hondanews.eu/eu/en/motorcycles/media/pressreleases/55515/2016ym-honda-sh300i?utm_campaign=NewsAlert_481&utm_medium=Email&utm_source=hondanews.eu (http://hondanews.eu/eu/en/motorcycles/media/pressreleases/55515/2016ym-honda-sh300i?utm_campaign=NewsAlert_481&utm_medium=Email&utm_source=hondanews.eu)
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At the same time, fuel efficiency is increased 8.8% to 33.3 km/l (WMTC mode) due to the application of low-friction bearings plus a revised cam profile, internal adjustments to refine oil release pressure and reduced ACG output thanks to the LED lighting – from 22.5A to 20.5A. A range of 280km is possible from the 9L fuel tank.
Huuummm 280kms com 9l de depósito? _palmas_
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At the same time, fuel efficiency is increased 8.8% to 33.3 km/l (WMTC mode) due to the application of low-friction bearings plus a revised cam profile, internal adjustments to refine oil release pressure and reduced ACG output thanks to the LED lighting – from 22.5A to 20.5A. A range of 280km is possible from the 9L fuel tank.
Huuummm 280kms com 9l de depósito? _palmas_
Não me parece nada de extraordinário. Vai depender muito da condução. Em passeio com malta das 125cc nas calmas em estradas secundárias já fiz mefias de 2.79l/100km o que com 9 litros (o depósito da actual também só leva 9 litros) dá uma autonomia de 322km.
A média dela, desde que a tenho, ou seja, ao fim de 159 abastecimentos e 33585km, é de 3.5l/100km sendo que maioria das vezes anda com 160/170kg em cima e sem nenhuma preocupação de consumos. Nestas circunstâncias anda sempre nos 3.6/3.7 e mesmo quando ando sozinho a dar-lhe gás, fica-se nuns 3.8. Quando a minha esposa anda sozinha, cai para os 3.2 a 3.4! E temos diversos abastecimentos com 250km andados, tendo o máximo sidi de 271km. Sendo a nova mais económica não vejo porque não fará o prometido (ou mais).
Mas podia ter posto mais 3litros de capacidade que ficava excelente.
Um abraço,
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Com mais de um milhão de scooters SH vendidas na Europa durante os últimos 30 anos, este símbolo passou a significar uma scooter de performances premium e elevada qualidade de construção, juntamente com a fiabilidade habitual da Honda. A SH300i, com o seu design compacto, estrado plano e desimpedido, e rodas de 16 polegadas ostenta todas as marcas simbólicas da família SH, com máximas performances, tanto para a cidade, como para a estrada.
A nova SH300i recorre à fórmula comprovada e apresenta um novo quadro, tipo berço, e uma distância entre eixos ligeiramente maior (1.438 mm), oferecendo maior capacidade debaixo do banco, agora com capacidade para um capacete integral, mas mantendo toda a agilidade característica de uma scooter SH. As alterações subtis na geometria criam uma posição de condução neutra e ligeiramente mais vertical, com a combinação óptima de uma visibilidade total e acesso fácil dos pés ao chão, graças ao banco de 805 mm de altura.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.honda.pt%2Fcontent%2Fdam%2Flocal%2Fportugal%2FMotos%2FPR%2FSH300i%25202.jpg%2F_jcr_content%2Frenditions%2Fc3.jpg&hash=033d6bc822371bc960b28c0ddc19c94666942b99)
Com uma reputação adquirida com base em performances sólidas e respostas vivas ao punho do acelerador, o monocilíndrico de 279 cm³ da SH300, é uma unidade com refrigeração liquida e cabeça de 4 válvulas – com sistema de alimentação PGM-FI – e está agora mais vigorosa graças ao aumento de binário que recebeu, oferecendo acelerações ainda mais instantâneas na gama de baixa e média rotação. Este é um motor forte e voluntarioso, equilibrado e perfeito para vencer facilmente todo o trânsito da cidade e tornar um prazer as viagens mais longas, para fora das cidades. Para 2015, os consumos foram significativamente reduzidos graças à utilização de tecnologias e rolamentos de baixa fricção. Este motor de baixas emissões foi a primeira unidade Honda a cumprir a norma Euro 4.
As novas linhas da SH300i transpiram força e propósito. De forma adequada para uma scooter que lidera a família SH, scooters premium da Honda, as luzes LED, à frente e atrás, acrescentam um toque de elegância e maior atracção. A adição de uma Smart Key também aumenta a funcionalidade e a segurança. A chave compacta funciona em conjunto com um receptor localizado na carenagem interna dianteira do lado direito e activa a ignição e o sistema de abertura do banco, sempre que o condutor se encontre a dois metros de distância da scooter.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.honda.pt%2Fcontent%2Fdam%2Flocal%2Fportugal%2FMotos%2FPR%2FSH300i%25203.jpg%2F_jcr_content%2Frenditions%2Fc3.jpg&hash=5e6de1b9efc3d6a3bbba664696d6b66e2201f8bd)
À frente, a forquilha telescópica de 35 mm oferece uma condução subtil e de qualidade, com um controlo de precisão, complementada pelos dois amortecedores traseiros com afinação da pré-carga que trabalham no braço oscilante de alumínio fundido. Com um peso de 169 kg (em ordem de marcha), este modelo pesa menos 1 kg em comparação com o modelo anterior, o que contribui para a condução ágil e rápida da SH300i. Agora, este modelo está equipado de série com ABS, de dois canais, nos travões de disco, à frente e atrás.
A SH300i vai estar disponível com uma gama completa de acessórios genuínos, permitindo ao condutor personalizar na perfeição a sua parceira, criando uma companheira ideal para as viagens casa-trabalho-casa e/ou para as viagens mais longas, com acessórios que incluem top case de 35 L à cor da moto, punhos aquecidos, pára-brisas e protectores de punhos.
A SH300i vai estar disponível em seis cores:
Branco Pérola Cool
Preto Pérola Nightstar
Cinzento Metalizado Mate Cynos
Cinzento Metalizado Moondust
Vermelho Pérola Siena
Azul Pérola Pacific
Michio Atsuchi - Líder de Projecto da SH300i:
“A primeira SH300i foi uma scooter que trouxe performances entusiasmantes à nossa gama de SH – com acelerações e performances muito fortes que complementavam a condução ágil. Por isso, a equipa de desenvolvimento não poderia ter lido melhor descrição do que quando um jornalista escreveu: "A arma perfeita para Roma". Este mais recente modelo está ainda mais incisivo, com maior funcionalidade e agilidade, um estilo mais elegante e acelerações ainda melhores."
fonte: http://www.honda.pt/motorcycles/experience-honda/news-and-events/nova-sh300i-para-2015.html
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A inclusão da Smart Key na nova geração da SH, é muito boa. _pol_
Eu tenho já esse sistema na minha Forza X e é extremamente prático ter a chave no bolso (que nem é bem uma chave), accionar o comando que está na imagem acima iluminado a azul e.... off we go.
Tal como muitos modelos têm vindo a apresentar-se ao mercado, esta nova geração da SH300i não deixa também de ter a tecnologia LED, que ajuda q.b. a um design bem mais marcante deste modelo.
O seu habitat mais natural (sem desprimor de outros) serão as grandes urbes, onde as rápidas deslocações se têm vindo a aprimorar desde há muitos anos...com um crescendo em qualidade, conforto e um desempenho mecânico reconhecidamente bom. _pol_
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Em virtude das limitações anti-poluentes a introdução da norma euro4 baixou a potencia da nova sh300i para os 25cv. No entanto a Honda garante que as prestações não foram afectadas uma vez que a resistência interna à fricção também baixou, o motor continua muito disponível logo a baixos regimes e em termos de prestações chega a ser comparado aos de uma 400!
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Temos portanto um motor reformulado e bem melhor, num "corpo" atualizado mas sem alterar a sua forma.
Em equipa que ganha não se mexe... melhora-se.
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Ainda não consegui ver os manómetros :P
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Ainda não consegui ver os manómetros :P
Aqui o tens amigo Garcia... _pol_ A SH300i é toda orgulhosa na apresentação de 180Km/h no painel de instrumentos... :)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.gpone.com%2Fimages%2FARCHIVIO%2F2015%2FGallery%2FHonda_SH300i_ABS_test%2FHonda_SH300i_ABS_my15_007.jpg&hash=a249079914e8fcbe9a7af6c753fa125f394a57f4)
Aproveito e posto aqui outras fotos do modelo em toda a sua plenitude e já com os respectivos acessórios, que lhe permitem enfrentar qualquer estrada ou A.E. com outro à-vontade.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sbmotos.be%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F06%2F5.jpg&hash=430fa32695b121b6bc3d9afddad4fc327232cbb1)
Ólho Pedro (Interceptor)... _careta_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmedia.giadinhvn.vn%2Ffiles%2Fhanhnguyenmdt%2F2015%2F06%2F11%2F3-1718.jpg&hash=db7a0bda6d1c4f60cf1f23332b312bf78ce048ea)
Imagens obtidas em: gpone.com; sbmotos.be; media.giadinhvn.vn
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como diria o Pinto da Costa "Paulinho....a mota é gira!"
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Adoro a minha SH300i e só a troco... por outra Sh300i.
Correram rumores que poderia haver um motor 350i, para fazer oposição à Berverly 350i, mas a Honda manteve na equipa ganhadora.
scooter_
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Companheiro Sapiens21 muito obrigado _pol_
Por acaso sabes se já vem com botão de 4 piscas?
Pelos vistos continua sem conta voltinhas _martelada_
Eram as 3 coisas que acho que faziam falta... os LEDs já resolveram _palmas_
J.Garcia
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Por acaso sabes se já vem com botão de 4 piscas?
Pelo que pude ver através de alguns vídeos, dá-me a sensação que não.
Quanto aos pneumáticos, a nova geração da SH300i parece vir montada com a conhecida marca Alemã - Metzeler.
Lembras-te com que marca vinha a tua equipada, Garcia?
Adoro a minha SH300i e só a troco... por outra Sh300i.
Portugal não é um país especialmente adepto do conceito da roda alta como sabes, ao contrário do que se verifica noutros mercados europeus e de forma bem expressiva.
Mas com o que dizes demonstras que és, irredutivelmente, um fiel adepto do conceito. Não estás só...és tu e mais um número muito grande (daqueles com muitos zeros) em todo o Mundo. _pol_
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A minha de 2009 vinha com os Bridgestone Hoop, muitíssimo bons, curvas no limite e duraram 13.000 klms.
João _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
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A versão de 2012 vinha com Metzeler.
Alias, a minha com 37500km ainda tem o de origem na frente com piso (até as pastilhas da frente são as originais e têm ainda uns 10% de altura).
Quanto ao conta rotações e sendo uma scooter (variador), sinceramente, não me faz falta nenhuma. Um computador de bordo com consumos imediatos dava bem mais jeito. Se esta nova geração já tiver espero que seja diferente que por exemplo o da integra que de imediato nada tem. Só dá o cobsumo de x em x segundos!!!
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Quanto aos pneumáticos, a nova geração da SH300i parece vir montada com a conhecida marca Alemã - Metzeler.
Só um aparte para quem é purista de marcas...
A Metzeler tyres desde meados dos anos 80 faz parte do grupo da Pirelli e neste caso também a Pirelli pertence ao Chineses da Chinachem (empresa do estado chinês) mas opera numa vertente privada no mercado e no desenvolvimento continua em Itália... Até ver...
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Mas ser chinês = não ter qualidade?
Os chineses fabricam qualquer "tipo de qualidade" (pedida / exigida)
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Mas ser chinês = não ter qualidade?
Os chineses fabricam qualquer "tipo de qualidade" (pedida / exigida)
Acho que não disse nada disso!
Pelo contrário. É Chinês e neste caso como exemplo é do melhor que existe no mercado. Para mim Pirelli é o melhor mas isso é minha opinião pessoal.
Mais, aos chineses a pedir/exigir, qualidades...etc... Isso já foi de outros tempos.
Hoje eles estão no mercado a lutar taco a taco, com empresas e ideias próprias que fazem o que querem e não só contract manufacturing para outros chuparem, como era dantes.
O meu ponto de vista era que Alemão ≠ Ter Qualidade.
( Alemão não significa seguramente que temos Qualidade).
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Acho que não disse nada disso!
Pelo contrário. É Chinês e neste caso como exemplo é do melhor que existe no mercado. Para mim Pirelli é o melhor mas isso é minha opinião pessoal.
Mais, aos chineses a pedir/exigir, qualidades...etc... Isso já foi de outros tempos.
Hoje eles estão no mercado a lutar taco a taco, com empresas e ideias próprias que fazem o que querem e não só contract manufacturing para outros chuparem, como era dantes.
O meu ponto de vista era que Alemão ≠ Ter Qualidade.
( Alemão não significa seguramente que temos Qualidade).
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Totalmente de acordo!
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Desde que foi anunciada esta nova geração da SH300i, que a marca faz referência a que este bloco consegue já cumprir a apertada norma EURO 4.
Segundo a marca os consumos foram melhorados face à precedente geração em 8,8%, conseguindo em condução combinada e com base no mais recente método do WMTT, fazer 33,3Kms/L.
Com o seu depósito de 9L de capacidade, com esta 300 será possível fazer entre 290-300Kms (no limite).
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.ytimg.com%2Fvi%2F5HnCRymgvNw%2Fmaxresdefault.jpg&hash=25c4a9dcbb3bd1b08338d9f11f483d1db12e6fc0)
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Pelo que pude ver através de alguns vídeos, dá-me a sensação que não.
Quanto aos pneumáticos, a nova geração da SH300i parece vir montada com a conhecida marca Alemã - Metzeler.
Lembras-te com que marca vinha a tua equipada, Garcia?
"com a conhecida marca Alemã - Metzeler" _pol_ _pol_
Portugal não é um país especialmente adepto do conceito da roda alta como sabes, ao contrário do que se verifica noutros mercados europeus e de forma bem expressiva.
Mas com o que dizes demonstras que és, irredutivelmente, um fiel adepto do conceito. Não estás só...és tu e mais um número muito grande (daqueles com muitos zeros) em todo o Mundo. _pol_
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Sapiens, os consumos prometidos não tem nada de especial.
A minha mulher faz muitas vezes na ordem dos 3.3-3.4l/100km reais e eu já fiz 2.9!!
Mas segundo me disseram (fonte segura) a nova (apesar do que prometem) anda menos que a actual!
De qualquer forma, para mim está bem gira com o full led e a melhor modificação é mesmo o aumento da capacidade de carga debaixo do banco que na actual mal existe. Resto nada me diz. Espero que tenham colocado o botão dos sinais de emergência (4piscas), algo que a minha levará mal acabe a garantia (Março de 2016).
Um abraço,
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Quanto ao botão dos 4 piscas e pelo que me foi dado a perceber através do visionamento de alguns vídeos, não terá.
Sobre os consumos...sim, eu também sei que se consegue menos. ;) Eu tenho mais do que provas (realizadas até por mim e por cá partilhadas) que é sempre possível fazer menos que o indicado.
Eu mais acima limitei-me foi a indicar que a marca anuncia menos 8,8% que a precedente, segundo o método WMTC. _convivio_
Mas já agora amigo PGomes, partindo do princípio que se consegue menos que o anunciado, se calhar com esta...ao invés dos 2,9L da tua, conseguias fazer uns tentadores 2,5-2,6L. ;D _pol_
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Eu sei que apenas escreveste o que a marca indica.
Acredito que faça menos consumos mas... Além de 2.9 ser um valor fora da vida real, feito em passeio calmo e atrás de 125cc o que nada tem a ver com o dia a dia .meu normal quer a um (que acelero mais) quer a dois anda entre os 3.6 a 3.8! Mas se realmente andar menos, no meu caso ficaria a perder pois o que gosto na Sh é a agilidade aliada a disponibilidade da mesma e dá -me imenso gozo arrancar a fundoe deixar todos para trás bem como ter sempre disponibilidade para fazer ultrapassagens rápidas, claro está em cidade e estradas secundárias!
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Viva pessoal,
Já fiz (fazendo eu as matemáticas) um consumo de 2,7 na minha, sem top case, não passando dos 105 km/h no velocímetro, numa viagem de Setúbal até Portalegre.
Na volta, já não estava a ligar aos consumos e vim alegremente pela estrada nacional, fazendo uns enooooormes 3,5 :)
Boas curvas scooter_
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O desenho das jantes da nova geração está muito bem conseguido.
Me gusta mucho... _anjo_
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(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.motorrad-bilder.at%2Fslideshows%2F291%2F012766%2F090_honda_sh300i_2015_test.jpg&hash=668472ac6906b3b43d1c4db2d60961ec13f1e348)
Aqui uma imagem do painel de instrumentos...
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.motorrad-bilder.at%2Fslideshows%2F291%2F012766%2F063_honda_sh300i_2015_test.jpg&hash=d9d4bdf84c486f9db88700c5806dac56e2111a95)
Agora variadas...
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(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.motorrad-bilder.at%2Fslideshows%2F291%2F012766%2F037_honda_sh300i_2015_test.jpg&hash=3c4e2469c5d7c82404104e3c4269d9bf6b8e8ce6)
Imagens obtidas no website alemão http://www.1000ps.at/
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Viva pessoal. Pena mesmo em a Honda manter o (a meu ver), único pecado da SH300i: os duros amortecedores traseiros.
Deveriam implementar um único amortecedor traseiro - nem que fosse como o da Yamah Xenter -, de modo a dar mais conforto e manter o comportamento dinâmico ao melhor nível.
scooter_
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NunoM esse é um aspecto ao qual vou dar especial atenção uma vez que os proprietários das actuais sh300i se queixam muito da dureza da suspensão traseira. na versão anterior o curso dos amortecedores traseiros era de 52mm e a nova versão vê esse curso reduzido para 44mm.
Aproveito para deixar mais algumas informações e dados técnicos fornecidos pela Honda Portugal e encaminhados para mim pelo sapiens21
HONDA SH300i de 2016
Data da informação imprensa: 8 de Junho 2015
Actualizações do modelo: a SH300i foi significativamente melhorada para oferecer melhor aceleração e menores consumos, num conjunto renovado a nível estético e com sistema de iluminação integral de LEDs, juntamente com maior funcionalidade graças ao sistema com chave do tipo Honda Smart Key, ABS de série e compartimento interno com capacidade para um capacete integral. O motor revisto foi a primeira unidade Honda a cumprir a norma Euro 4.
Conteúdo:
1. Introdução
2. Generalidades do modelo
3. Características-chave
4. Especificações técnicas
1. Introdução
Com mais de um milhão de scooters SH vendidas na Europa durante os últimos 30 anos, este modelo conquistou um estudo de "marca-dentro-da-marca". Estas duas letras passaram a significar uma scooter de performances premium e elevada qualidade de construção, juntamente com a fiabilidade habitual da Honda.
A SH300i, com o seu design compacto, estrado plano e desimpedido, e rodas de 16 polegadas ostenta todas as marcas simbólicas da família SH e oferece algo mais – um motor potente com máximas respostas, tanto para a cidade como para a estrada.
Há muito considerada a derradeira moto urbana, este modelo evoluiu significativamente para 2015 e combina linhas actualizadas e contemporâneas com um motor de reacções inteligentes, logo desde parado, juntamente com melhor eficiência em termos de consumos e uma polivalência a toda a prova, que reforçam o seu estatuto de verdadeiro clássico dos tempos modernos.
Michio Atsuchi - Líder de Projecto da SH300i:
“A primeira SH300i foi uma scooter que trouxe performances entusiasmantes à nossa gama de SH – com acelerações e performances muito fortes que complementavam a condução ágil. Por isso, a equipa de desenvolvimento não poderia ter lido melhor descrição do que quando um jornalista escreveu: "A arma perfeita para Roma". Este mais recente modelo está ainda mais incisivo, com maior funcionalidade e agilidade, um estilo mais elegante e acelerações ainda melhores."
2. Generalidades do modelo
A nova SH300i recorre à fórmula comprovada dos modelos SH e apresenta um novo quadro tipo berço e uma distância entre eixos ligeiramente maior, oferecendo maior capacidade debaixo do banco, agora com capacidade para um capacete integral, mas mantendo toda a agilidade característica de uma scooter SH.
Com uma reputação adquirida com base em performances sólidas e versáteis e respostas vivas ao punho do acelerador, o monocilíndrico de 279 cm³ da SH300, é uma unidade refrigerada a água com uma cabeça de 4 válvulas – agora com sistema de alimentação PGM-FI – e está agora mais vigorosa graças ao aumento de binário que recebeu, oferecendo acelerações ainda mais instantâneas na gama de baixa e média rotação. Este é um motor forte e voluntarioso, equilibrado e perfeito para vencer facilmente todo o trânsito da cidade e tornar um prazer as viagens mais longas, para fora das cidades. Para 2015, os consumos foram significativamente reduzidos graças à utilização de tecnologias e rolamentos de baixo atrito e este motor foi a primeira unidade Honda a cumprir a norma Euro 4.
As alterações subtis criam uma posição de condução neutra e ligeiramente mais vertical e de acesso fácil dos pés ao chão. O peso é um 1 kg mais baixo em relação ao modelo anterior, contribuindo para a condução ágil e rápida da SH300i; este modelo está equipado de série com ABS de dois canais.
As novas linhas da SH300i transpiram força e propósito, para o que contribui a iluminação dianteira e traseira em LEDs. A adição do sistema com chave Honda Smart Key também aumenta a funcionalidade para o condutor e a segurança da moto.
3. Características-chave
3.1 Estética e Equipamentos
Para 2015, a mais recente expressão do conceito de design duradouro da SH300, “potência e dignidade” apresenta novas linhas e detalhes que destacam o posicionamento deste modelo como uma scooter premium e desportiva. A nova parte frontal torna-a um modelo SH que se reconhece imediatamente e o resto do chassis e da ciclística foram totalmente revistos para oferecer uma scooter mais robusta e musculada. A iluminação dianteira e traseira por LEDs confere-lhe uma assinatura de tecnologia de ponta e um toque individual.
Com a nova estética, também vem uma maior versatilidade. A maior capacidade debaixo do banco – agora, suficientemente grande para albergar um capacete integral – comprova a funcionalidade, a conveniência e a prontidão da SH300i para o dia-a-dia e com maior facilidade de utilização e segurança graças à inclusão do sistema com chave Honda Smart Key. A chave compacta (que o condutor deverá transportar consigo) funciona em conjunto com o comando localizado à direita na parte interior da carenagem e permite accionar a ignição e abrir o banco, sempre o condutor se encontra pelo menos a dois metros da scooter.
Os 805 mm de altura do banco (apenas mais 5 mm do que a SH125/150) e o tradicional estrado plano da série SH (com 435 mm de largura) facilitam o transporte de carga e ajudam o condutor a entrar e a sair da scooter. A posição de condução a direito é adequada para uma vasta gama de pessoas e é confortável e com excelente visibilidade geral. O comprimento total da moto é de 2.131 mm, para uma largura de 728 mm e uma altura de 1.193 mm. Altura mínima ao solo é de 130 mm.
A nova SH300i vai estar disponível em seis cores:
Branco Pérola Cool
Preto Pérola Nightstar
Cinzento Metalizado Mate Cynos
Cinzento Metalizado Moondust
Vermelho Pérola Siena
Azul Pérola Pacific
A SH300i vai estar disponível com uma gama completa de acessórios genuínos, permitindo ao condutor personalizar na perfeição a sua parceira, criando uma companheira ideal para as viagens casa-trabalho-casa e/ou para as viagens mais longas, com acessórios que incluem top case de 35 L à cor da moto, pára-brisas, protectores de punhos, punhos aquecidos, alarme e cadeado em U.
3.2 Ciclística
O novo quadro tipo berço em tubos de aço incorpora uma série de novos detalhes que melhoram a capacidade de transporte de carga mas mantêm toda a versatilidade característica da SH300i. Em conjunto com os 1.438 mm de distância entre eixos (16 mm mais do que o modelo anterior), o ângulo do motor foi reduzido em 1° e o amortecedor traseiro agora apresenta 44 mm de curso (antes, 52 mm). O sistema de biela Oleo montado por baixo do motor ajuda à excelente condução e à fantástica absorção das irregularidades.
O ângulo da coluna da direcção e o eixo de arraste (trail) são de 27°30’ e 98 mm, respectivamente e o guiador possui um ângulo de 45° a partir do centro. Na frente, a forquilha telescópica de 35 mm absorve as irregularidades e oferece um feedback bom e seguro da condução; atrás, o braço oscilante em alumínio fundido assegura uma estabilidade sólida e excelente compostura. O peso em ordem de marcha foi reduzido para os 169 kg.
O pneu dianteiro 110/70-16 é complementado pelo traseiro na medida 130/70R16 e o ABS de dois canais instalado de série trabalha em dois discos de 256 mm, um à frente e outro atrás.
Motor
O novo motor de baixas emissões da SH300i foi a primeira unidade Honda a cumprir a norma Euro 4. Com uma cabeça SOHC de 4 válvulas, esta unidade possui 72 x 68,5 mm de diâmetro x curso, com uma relação de compressão de 10,5:1. Os 25cv (18,5 kW) de pico de potência aparecem às 7.500 rpm, com um binário máximo de 25,5 N•m às 5.000 rpm. Em comparação com o modelo anterior, foi sacrificado um pouco do binário e da potência a alta rotação em favor de um aumento a baixa e média rotação, para melhores acelerações e respostas no trânsito.
Ao mesmo tempo, a eficiência de combustível foi melhorada em 8,8%, para os 3L/100km (33,3 km/l) (modo WMTC) graças à aplicação de moentes de baixo atrito e à revisão do perfil da árvore de cames, bem como a ajustes internos para melhorar a pressão de distribuição do óleo e da redução da potência do alternador permitida pela utilização de iluminação por LEDs – passando de 22,5 para 20,5 A. O depósito de 9 litros possibilita uma autonomia de cerca de 300 km.
4. Especificações técnicas
MOTOR
Tipo Monocilíndrico arrefecido por água, 4 tempos, SOHC; conforme a norma Euro 4
Cilindrada 279,1 cm³
Diâmetro Curso 72 x 68,5 mm
Relação de Compressão 10,5:1
Potência Máxima 25cv / 18,5 kW às 7.500 rpm
Binário Máximo 25,5 N•m às 5.000 rpm
Capacidade de Óleo 1,7 L
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
Alimentação Injecção electrónica PGM-FI
Capacidade do Depósito de Combustível 9,0 L
Consumo de Combustível 3L/100km (33,3 km/l) (modo WMTC)
SISTEMA ELÉCTRICO
Arranque Eléctrico
Capacidade da Bateria 12 V-11,6 AH
Potência do Alternador 240 W
TRANSMISSÃO
Tipo de Embraiagem Automática, centrífuga
Tipo de Transmissão V-Matic
Transmissão Final Correia em V
QUADRO
Tipo Berço em tubos de aço
CICLÍSTICA
Dimensões (CLA) 2.131 x 728 x 1.193 mm
Distância Entre Eixos 1.438 mm
Ângulo da Coluna da Direcção 27° 30'
Eixo de arraste (trail) 98 mm
Altura do Banco 805 mm
Altura ao Solo 130 mm
Peso em Ordem de Marcha 169 kg (Dianteira: 65 kg; Traseira: 104 kg)
SUSPENSÃO
Dianteira Forquilha telescópica de 35 mm
Traseira Braço oscilante com dois amortecedores
RODAS
Dianteiro Alumínio fundido, secção em U, 6 raios
Traseiro Alumínio fundido, secção em U, 6 raios
Dimensão da Jante Dianteira 16 x MT2.75
Dimensão da Jante Traseira 16 x MT3.50
Pneu Dianteiro 110/70-16
Pneu Traseiro 130/70-16 (61S)
TRAVÕES
Tipo de Sistema ABS
Dianteiro Hidráulico, disco perfurado de 256 x 4,5 mm, com pinça de dois êmbolos, pastilhas em resina moldada e ABS
Traseiro Hidráulico, disco de 256 x 5 mm, com pinça de um êmbolo, pastilhas em resina moldada e ABS
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉCTRICO
Instrumentos Conta-quilómetros, indicador de combustível e temperatura, relógio, contadores quilómetros parciais, indicador de consumo de combustível e da Chave Smart Key
Farol LEDs
Luz Traseira LEDs
Todas as especificações são provisórias e ficam sujeitas a alterações sem aviso.
** Queira notar que os valores indicados foram obtidos pela Honda em condições de teste normalizadas tal como preconizadas pelo WMTC. Os testes foram realizados em estrada aberta, numa versão standard do veículo, com o condutor e sem equipamentos adicionais. Os consumos reais de combustível podem variar consoante a forma como o veículo é conduzido, da manutenção realizada, bem como as condições meteorológicas, da estrada, a pressão dos pneus, a instalação de acessórios, a presença de carga, de um passageiro e/ou outros factores.
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Na sequência de um teste de longa duração em que participou uma Honda SH300i (2016), aqui deixo o link directo para consulta de actuais, futuros ou simplesmente interessados no modelo em questão:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,27468.0.html#top
Relatos do teste/desafio a partir da pág. 4 deste tópico.