Marcas de Maxiscooters => Kymco => Mecânica => Tópico iniciado por: JP em 25 de Junho de 2021, 08:53

Título: Vibração e "coice"
Enviado por: JP em 25 de Junho de 2021, 08:53
Olá bom dia a todos.

Na minha Grand Dink 125, fiz a limpeza na zona da correia que vi no youtube , exceto a polie traseira por não ter um saca. Acontece que agora passado uns 20 ou mais Km a mota começou a vibrar e após um arranque suave ela dá um "coice" ou esticão (não sei como dizer) nos carros é como se o bi-massa estivesse danificado, aqui não sei :) como digo estou a reapreder termos.
Os roletos estão um pouco danificados, mas não queria mexer por causa da garantia (ou será que posso?)
Alguém já teve a mesma situação? soluções têm?
Já agora alguém tem o livro de serviço/manutenção que me possa dispensar para imprimir?
Um abraço e desde já muito obrigado.
Título: Re: Vibração e "coice"
Enviado por: motociclista em 25 de Junho de 2021, 09:05
Olá bom dia a todos.

Na minha Grand Dink 125, fiz a limpeza na zona da correia que vi no youtube , exceto a polie traseira por não ter um saca. Acontece que agora passado uns 20 ou mais Km a mota começou a vibrar e após um arranque suave ela dá um "coice" ou esticão (não sei como dizer) nos carros é como se o bi-massa estivesse danificado, aqui não sei :) como digo estou a reapreder termos.
Os roletos estão um pouco danificados, mas não queria mexer por causa da garantia (ou será que posso?)
Alguém já teve a mesma situação? soluções têm?
Já agora alguém tem o livro de serviço/manutenção que me possa dispensar para imprimir?
Um abraço e desde já muito obrigado.

De certeza que usaste algum produto engordurado e a correia está a patinar. Usa um spray de limpar travões.
Título: Re: Vibração e "coice"
Enviado por: JP em 25 de Junho de 2021, 09:26

Desde já muito obrigado pela pronta resposta.
Acredito que, apesar de todo o cuidado isso pudesse ter acontecido, contudo (julgo eu!) isso aconteceria de imediato e não passado 20 ou mais km, não!?
Não sou assim muito fã do liquido/spray limpa, prefiro sempre o diluente celuloso, ou não acham que se deva utilizar?
Na parte da embraiagem só passei a lixa no ferodo ena polie/cubo da mesma.

Um abraço,
Título: Re: Vibração e "coice"
Enviado por: Sergio-fininho em 25 de Junho de 2021, 09:27
Tens de desmontar a poli traseira em geral não precisas de nenhum saca ... Travas com o travão traseiro e desapertar a porta.... O que te está acontecer é que tens gordura entre a poli e os calços e quando atraca já é com muita rotação e faz esse coice

Enviado do meu 5028D_EEA através do Tapatalk

Título: Re: Vibração e "coice"
Enviado por: davidsantos em 25 de Junho de 2021, 09:30
Nas sapatas de embraiagem podes passar esfregão verde, provavelmente engordoraste os calços de embraiagem.
Título: Re: Vibração e "coice"
Enviado por: JP em 25 de Junho de 2021, 09:35

Mais uma vez muito obrigado a todos.

Vou fazer isso, vou desmontar Limpara bem a zona e vou aproveitar para colocar os roletos que comprei, mas que julgo arrepender-me pois o que me foi dito é que os originais eram 18 x 14 de 13gr. e aparentemente acho-os muito pesados, vamos a ver.
Título: Re: Vibração e "coice"
Enviado por: karloxilva em 25 de Junho de 2021, 09:43
Saúde!

Sobre o manual, à falta de outra coisa, pode dar uma vista de olhos aqui: https://www.manualslib.com/manual/1865001/Kymco-G-Dink-125i.html (https://www.manualslib.com/manual/1865001/Kymco-G-Dink-125i.html)
Acho que já fiz um "download" gratuito nesta página, haverá outras.

Sobre essa vibração que ocorre na rotação em que o motor arranca a scooter da imobilidade, é coisa que normalmente associada a sujidade na zona embraiagem, nomeadamante pelo pó das pastilhas e uma campânula "polida" pelo seu agarrar. Uma limpeza ajuda.
Uma sopradela bem dirigida  é coisa que ajuda a tirar o pó e, como já foi proposto pelo companheiro 'motociclista', o uso de líquido de limpeza de travões. Não usar lixa, um vulgar esfregão verde de lavagem de loiça associado ao líquido de limpeza e depois a passagem de um trapo limpo. Com jeito pode-se fazê-lo sem desmontar a campânula.
Atenuará a coisa, mas esse lado "selvagem" é algo característico das scooters mais pesadas.
Há quem torne quase imperceptível ou anule a coisa com roletes ligeiramente mais leves, mas para não sacrificar velocidade de ponta não há nada como a limpeza sistemática e criteriosa dessa a zona - algo que muitas oficinas só fazem no extremo para não acrescentarem t€mpo à factura.
Se a scooter está na garantia, é de evitar desmontar o que seja. Qualquer marca deixada pode servir de "prova" para se eximirem de responsabilidades.
Título: Re: Vibração e "coice"
Enviado por: JP em 25 de Junho de 2021, 09:53

Saúde!

Obrigado pela dica, irei fazer essa limpeza e posso desmontar passando somente o limpeza de travões no ferodo e no cubo.
Os roletos mais pesados vão fazer com que perca velocidade de ponta, mas ganho no arranque, certo!? já vi na net um fulano que colocou alternadamente um roleto pesado e um mais leve, ganhando (segundo ele) velocidade de ponta e arranque, o quê que vocês acham da ideia!?

No que respeita à garantia eu acho que, não implicando motor e caixa, não podem fugir à responsabilidade, pois acho que isto são considerados materiais de desgaste e não estão incluídos na garantia usados, não acham!?

Título: Re: Vibração e "coice"
Enviado por: karloxilva em 25 de Junho de 2021, 10:10
Saúde!

[...]
Os roletos mais pesados vão fazer com que perca velocidade de ponta, mas ganho no arranque, certo!? já vi na net um fulano que colocou alternadamente um roleto pesado e um mais leve, ganhando (segundo ele) velocidade de ponta e arranque, o quê que vocês acham da ideia!?

No que respeita à garantia eu acho que, não implicando motor e caixa, não podem fugir à responsabilidade, pois acho que isto são considerados materiais de desgaste e não estão incluídos na garantia usados, não acham!?

É o contrário, companheiro: roletes mais leves dão mais rapidez de arranque mas sacrificam a velocidade de ponta, principalamnte se tiverem gramagens muito inferiores aos originais. Pela lógica, roletes mais pesados amplificam o ressalto no momento do arranque.

Sobre a garantia, convém saber das condições.
As porcas de aperto do variador e da embraiagem têm torques de aperto (N-m, Newton-metro) específicas.
Título: Re: Vibração e "coice"
Enviado por: JP em 25 de Junho de 2021, 10:21
É o contrário, companheiro: roletes mais leves dão mais rapidez de arranque mas sacrificam a velocidade de ponta, principalamnte se tiverem gramagens muito inferiores aos originais. Pela lógica, roletes mais pesados amplificam o ressalto no momento do arranque.

Sobre a garantia, convém saber das condições.
As porcas de aperto do variador e da embraiagem têm torques de aperto (N-m, Newton-metro) específicas.

Pois das condições de garantia não sei, mas no mundo dos automóveis funciona assim  ;)

Agradeço também muito toda a prestabilidade. Eu sei que há os apertos, eu tenho a chamada chave dinamómetro e julgo que os apertos são 6Kg ou 60Nm

Um grande abraço e muita saúde!
Título: Re: Vibração e "coice"
Enviado por: JP em 28 de Junho de 2021, 09:41

Bom dia amigos   scooter_

Após ter feito o que me aconselharam, devo dizer que a máquina ficou muito melhor e como também mudei os roletos ela ficou mais serena, acabaram-se as vibrações e a velocidade de ponta é agora mais elevada (quase 220km/h dentro da minha carrinha  :)) ;) :) :)) mas se tirar 100 éo que ela dá, com a ajudinha de uma ligeira descida) com a perda do poder de arranque que agora se faz com maaaaiiiiisssss calma até ás 3000rpm, mas tudo bem, não tenho uma máquina de corrida é apenas uma scooter 125 portanto calma  ;)  _Rolley_  scooter_

Um abraço a todos e sempre que precisarem de mim disponham!

Título: Re: Vibração e "coice"
Enviado por: davidsantos em 28 de Junho de 2021, 21:16
O importante é que ficou resolvido, aparece há sempre tópicos em que podemos ajudar, a factor chave aqui é ajudar e sermos ajudados quando é necessário.
Título: Re: Vibração e "coice"
Enviado por: JP em 30 de Junho de 2021, 13:22
O importante é que ficou resolvido, aparece há sempre tópicos em que podemos ajudar, a factor chave aqui é ajudar e sermos ajudados quando é necessário.

Boas

Sim é verdade, ajudar e ser ajudado é o lema.

Obrigado a todos!