Marcas de Maxiscooters => Honda => Mecânica => Tópico iniciado por: Sergio-fininho em 30 de Outubro de 2020, 07:44
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Bom dia caros companheiros ...
Tenho aqui um pequeno dilema... ( nao sei se ja é da idade ou de tanta pancada estou a ficar xoné)
Ora bema o que me traz por aqui desta vez é o facto de ter novamente o rolamento da embreagem o de agulhas na sucata, alem de nao ser nada barato è um rolamento exclusivo da honda ( apesar de ser a ina a fazelo ) e ate ver nao encontro substituto em outro lugar .
A pcx neste meu caso esta com 72000km . o primeiro rolamento que veio montado de fabrica ( isto se não foi trocado ate aos 13000km / 2016, altura que comprei a pcx) fez 44419km 22/07/2018 altura em que o troquei..
Eu a nivel de revisões sou muito rigoroso ,nao falho em nada ( penso eu de que....) lol
Acontece que neste momento estou a precisar de trocar novamente o rolamento!!!!
Eu sei que a minha pcx está ate as orelhas de cc,s( 164cc) 144kh de gps /quase 160 no conta km...)
A minha questao esta que andei a ponderar a troca das massas consistentes e talvez dai tenha tido este mau resultado ..
Em geral uso a massa consistente da malossi (ver fotos a bx ) , como é dificil a sua compra , virei.me para a da polini ,voltamos ao mesmo... Como nao tinha mais e precisava e o prazo de entrega neste momento esta dificil, lol usei massa de cobre e foi o fim do mundo, ultimamente estou a usar massa grafitada da wurth mas acho que a asneira ja vai longa....
O que preciso é de uma opniao vosso.. O que usam e onde arranja?
Ou esta da wurth serve ? (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201030/a78407652e36e86257f7bc74315dcbcf.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201030/15f6f212b6c9c84435d2949cf27e7160.jpg)
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O dito rolamento é este ...(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201030/2f603f597845e5eb5620ca0ce648a2ed.jpg)
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O dito rolamento é este ...(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201030/2f603f597845e5eb5620ca0ce648a2ed.jpg)
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Boas, utilizo a lgwa2 da skf no carro e mota e ate agora tem funcionado bem. Outra sugestão, se o companheiro andar por Lisboa, passar numa loja de rolamentos e pedir um conselho. Nessas lojas devem ter e saber qual a massa mais adequada.
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Tenho pena de não te poder ajudar.
Tu fazes cada pergunta? _lol_
Massa? Rolamento? A minha também deve ter isso, digo eu... _pensador_
Tens que esperar pela opinião aqui dos técnicos _Rolley_
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Bom dia caros companheiros ...
Tenho aqui um pequeno dilema... ( nao sei se ja é da idade ou de tanta pancada estou a ficar xoné)
Ora bema o que me traz por aqui desta vez é o facto de ter novamente o rolamento da embreagem o de agulhas na sucata, alem de nao ser nada barato è um rolamento exclusivo da honda ( apesar de ser a ina a fazelo ) e ate ver nao encontro substituto em outro lugar .
A pcx neste meu caso esta com 72000km . o primeiro rolamento que veio montado de fabrica ( isto se não foi trocado ate aos 13000km / 2016, altura que comprei a pcx) fez 44419km 22/07/2018 altura em que o troquei..
Eu a nivel de revisões sou muito rigoroso ,nao falho em nada ( penso eu de que....) lol
Acontece que neste momento estou a precisar de trocar novamente o rolamento!!!!
Eu sei que a minha pcx está ate as orelhas de cc,s( 164cc) 144kh de gps /quase 160 no conta km...)
A minha questao esta que andei a ponderar a troca das massas consistentes e talvez dai tenha tido este mau resultado ..
Em geral uso a massa consistente da malossi (ver fotos a bx ) , como é dificil a sua compra , virei.me para a da polini ,voltamos ao mesmo... Como nao tinha mais e precisava e o prazo de entrega neste momento esta dificil, lol usei massa de cobre e foi o fim do mundo, ultimamente estou a usar massa grafitada da wurth mas acho que a asneira ja vai longa....
O que preciso é de uma opniao vosso.. O que usam e onde arranja?
Ou esta da wurth serve ? (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201030/a78407652e36e86257f7bc74315dcbcf.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201030/15f6f212b6c9c84435d2949cf27e7160.jpg)
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Usa massa de lítio ou cobreada. Uma e outra, são resistentes à temperatura.
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Usa massa de lítio ou cobreada. Uma e outra, são resistentes à temperatura.
Usei massa se cobre e acho que foi ai que dei cabo das agulhas do rolamento...
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acho que a massa de cobre é utilizada para locais sem movimento mas em que se quer evitar que as peças fiquem presas (ex. rosca de parafusos) mas não é a indicada para lubrificar locais em que se pretende um movimento livre (ex. rolamentos, veios etc.). e não utilizar a massa de cobre em contacto com alumínio (corrosão galvânica)
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acho que a massa de cobre é utilizada para locais sem movimento mas em que se quer evitar que as peças fiquem presas (ex. rosca de parafusos) mas não é a indicada para lubrificar locais em que se pretende um movimento livre (ex. rolamentos, veios etc.). e não utilizar a massa de cobre em contacto com alumínio (corrosão galvânica)
...ora aqui está..... Eu sei que uso essa massa para as jantes nao ficarem presas ao disco( nos carros)
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Tenho pena de não te poder ajudar.
Tu fazes cada pergunta? _lol_
Massa? Rolamento? A minha também deve ter isso, digo eu... _pensador_
Tens que esperar pela opinião aqui dos técnicos _Rolley_
Lol..pois eu sei.. Só tenho 4 classe ... Desculpem eu sei devi ter estudado mais..mas na escola nao davam mecânica de motos nem de carros... Era so a historia de portugal..lol
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Um truque que sempre usei, inclusivé num caso igual ao teu, numa PCX, é aquecer o rolamento juntamente com a massa consistente. Uma espécie de banho Maria.
Desta forma, a massa consistente chega a todo lado dentro do rolamento e garante uma longevidade superior.
(Quando chegar a casa ponho foto da massa)
Outra opção, menos laboriosa, é esta:
(https://pim.wurth.ca/Product/8931065-HHS-lube-wurth_new.jpg)
Uso isto em rolamentos que não desmonto e funciona muito bem.
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Um truque que sempre usei, inclusivé num caso igual ao teu, numa PCX, é aquecer o rolamento juntamente com a massa consistente. Uma espécie de banho Maria.
Desta forma, a massa consistente chega a todo lado dentro do rolamento e garante uma longevidade superior.
(Quando chegar a casa ponho foto da massa)
Outra opção, menos laboriosa, é esta:
(https://pim.wurth.ca/Product/8931065-HHS-lube-wurth_new.jpg)
Uso isto em rolamentos que não desmonto e funciona muito bem.
Boas tambem uso esse hs5000 e hs2000, mas neste caso nao serve .. Pois é liquido e vai para a correia ..
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Companheiro Sergio-fininho, se estou a ver bem essa massa da Polini é para lubrificar o plástico dos roletes do variador, não será indicada para fricção entre metais.
acho que a massa de cobre é utilizada para locais sem movimento mas em que se quer evitar que as peças fiquem presas (ex. rosca de parafusos) mas não é a indicada para lubrificar locais em que se pretende um movimento livre (ex. rolamentos, veios etc.). e não utilizar a massa de cobre em contacto com alumínio (corrosão galvânica)
A massa de cobre é utilizada devido à baixa Resistividade do cobre.
O cobre ("Cu" - calma, estou a falar do símbolo na Tabela Periódica) é um bom condutor eléctrico, em consequência também de temperatura.
Conforme o companheiro piedade assinalou, é usado para fazer ligação térmica entre placas de metal e ajudar à dissipação de calor.
É usado por exemplo na parte de trás das pastilhas dos travões - nunca na parte das pastilhas que ataca os discos! (não, não estou a gozar)
sublinho a chamada de atenção sobre a corrosão galvânica.
A massa de lítio, há várias para várias utilizações, tem uma particularidade interessante, lubrifica e não cospe, isto é, se colocada numa peça que faz movimento não tem tendência a espalhar-se por todo o lado como a vulgar massa consistente.
Abro um parêntesis:
Mas, atenção, tal como a vaselina não gosta de borracha, e vice versa, a massa de lítio não é grande coisa para os plásticos, pelo menos para alguns.
Falo por experiência própria: tenho-a usado nos roletes do variador, apenas uma lambuzadela, sem problemas (várias marcas como a Polini e a Bando). Até que fiz o mesmo nuns roletes da Malossi... passados poucos milhares de quilómetros, desfizeram-se literalmente. Fui pesquisar e dei com uma indicação no "Burgman USA" de que o plástico dos roletes da Malossi só gosta da massa da marca, e que mesmo assim...
Há ainda roletes que exigem que não se use qualquer lubrificante (Dr. Pulley, por exemplo).
Fecho o parêntesis.
Para Rolamentos, massa de rolamentos.
Atenção, a maioria destas massas é de origem petrolífera e não gosta de borrachas.
Para lubrificar as borrachas, há massa específicas.
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Hhs5000.
Óleo penetrante com PTFE totalmente sintético e resistente a temperaturas
Base química: Óleo mineralBase de óleo: Hidrocarbonetos sintéticosCor: TransparenteCheiro/fragrância: CaracterísticoDensidade: 0,86 g/cm³Condições de temperatura mín.: -20 °CCondições de temperatura máx.: 200 °CResistência máx. de curto prazo à temperatura: 250 °C
(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201030/ef39bdba3f18a01e031397f048e57a4b.jpg)
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Estao a ver o que dizia..lol está complicado..lol
A zona de aplicacao tem varios orings , incluindo o proprio rolamento tem uns vedantes nas pontas para a massa nao sair ..
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Já agora, dois "truques"
(https://s1.kuantokusta.pt/img_upload/produtos_electrodomesticos/491341_3_aigostar-embaladora-a-vacuo-de-alimentos-44530.jpg)
Isto é uma máquina de embalar no vácuo. Custa uns €15 no Lidl e afins. De certeza que há por aqui quem já tenha uma.
Pode-se lubrificar rolamentos com isto facilmente, é só por massa consistente com fartura e embalar na máquina.
O vácuo encarrega-se de fazer chegar a massa a todos os cantinhos.
Outro produto que uso é lubrificante de filme seco de teflon nas rampas dos roletes e deslizadores.
Uso o da Würth PTFE cry lube.
(https://discountdoorhardware.ca/wp-content/uploads/2017/06/Wurth-PTFE-Dry-Film-Lubricant.jpg)
Hummm... tenho de começar a fazer uns vídeos!
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O rolamento em questão é o numero 18 do esquema : e depois essa mesma massa tem de ser aplicada /lubrificar as pecas : 10/11/19/ 20/21/22 (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201030/b82e1144160fad32d4bf32d76d221765.jpg)
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Já agora, dois "truques"
(https://s1.kuantokusta.pt/img_upload/produtos_electrodomesticos/491341_3_aigostar-embaladora-a-vacuo-de-alimentos-44530.jpg)
Isto é uma máquina de embalar no vácuo. Custa uns €15 no Lidl e afins. De certeza que há por aqui quem já tenha uma.
Pode-se lubrificar rolamentos com isto facilmente, é só por massa consistente com fartura e embalar na máquina.
O vácuo encarrega-se de fazer chegar a massa a todos os cantinhos.
Outro produto que uso é lubrificante de filme seco de teflon nas tampas dos roletes e deslizadores.
Uso o da Würth PTFE cry lube.
(https://discountdoorhardware.ca/wp-content/uploads/2017/06/Wurth-PTFE-Dry-Film-Lubricant.jpg)
Hummm... tenho de começar a fazer uns vídeos!
Tambem tenho wurth ptfe lubrificante seco ( apesar de nunca ter usado neste campo) em geral uso nas calhas dos tectos de abrir
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Companheiro Sergio-fininho, se estou a ver bem essa massa da Polini é para lubrificar o plástico dos roletes do variador, não será indicada para fricção entre metais.
A massa de cobre é utilizada devido à baixa Resistividade do cobre.
O cobre ("Cu" - calma, estou a falar do símbolo na Tabela Periódica) é um bom condutor eléctrico, em consequência também de temperatura.
Conforme o companheiro piedade assinalou, é usado para fazer ligação térmica entre placas de metal e ajudar à dissipação de calor.
É usado por exemplo na parte de trás das pastilhas dos travões - nunca na parte das pastilhas que ataca os discos! (não, não estou a gozar)
sublinho a chamada de atenção sobre a corrosão galvânica.
A massa de lítio, há várias para várias utilizações, tem uma particularidade interessante, lubrifica e não cospe, isto é, se colocada numa peça que faz movimento não tem tendência a espalhar-se por todo o lado como a vulgar massa consistente.
Abro um parêntesis:
Mas, atenção, tal como a vaselina não gosta de borracha, e vice versa, a massa de lítio não é grande coisa para os plásticos, pelo menos para alguns.
Falo por experiência própria: tenho-a usado nos roletes do variador, apenas uma lambuzadela, sem problemas (várias marcas como a Polini e a Bando). Até que fiz o mesmo nuns roletes da Malossi... passados poucos milhares de quilómetros, desfizeram-se literalmente. Fui pesquisar e dei com uma indicação no "Burgman USA" de que o plástico dos roletes da Malossi só gosta da massa da marca, e que mesmo assim...
Há ainda roletes que exigem que não se use qualquer lubrificante (Dr. Pulley, por exemplo).
Fecho o parêntesis.
Para Rolamentos, massa de rolamentos.
Atenção, a maioria destas massas é de origem petrolífera e não gosta de borrachas.
Para lubrificar as borrachas, há massa específicas.
Se fores ler o contesto da massa é para os roletes e para os rolamentos de embreagem a da malossi é mais explícita..
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Sem perceber muito bem de scooters/motas e que tal massa consistente maritima? usava no barco e uso nos enlatados e é uma maravilha _pol_
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO....
Graxas consistem de um óleo de base, uma diversidade de agentes espessantes e também diversos aditivos extras. O espessante (lítio, molibdênio, etc) fornecer a consistência de gel que garante que ele permaneça onde foi originalmente aplicado. O componente de base de óleo é responsável pela lubrificação e os aditivos geralmente fornecem propriedades anti-corrosivas. As demandas de um motor scooters sobre as graxas utilizadas variam de acordo com a carga de trabalho e estado de afinação. Para atender a todas essas necessidades MALOSSI oferecem uma variedade de diferentes padrões e graus de graxa. Relâmpago untada!
MRG Grease (cap amarelo) graxa de alta resistência em uma base mineral com aditivos molibdenite. Molibdênio, um sulfureto cinza-preto, é misturado com esta graxa para melhorar suas propriedades de lubrificação. MRG graxa foi desenvolvido para uso com pesos de rolo variomatic, rampas de rolo e do conjunto polia conduzida. Esta massa é especialmente adequado para a lubrificação perfeita de padrão estabelecido de motor ups.
MRG Corrida Grease (tampa vermelha) O MALOSSI Corrida de graxa é recomendado para condições e / ou temperaturas de mais de 120 130 C. Corrida de graxa mais extremos tem uma consistência relativamente espessa de graxa mineral em alumínio de alto desempenho em uma base de sabão adequado para cargas extremamente elevadas . Também protege de forma fiável a corrosão, bem como oxidação e contém uma pressão extrema (EP) aditivo. Os componentes químicos garantir a coesão e também dissipa a umidade. MALOSSI 7.1 MRG Corrida de graxa é recomendado para uso de todas as transmissões automáticas de scooter com alta tensão e cargas de trabalho (DIN 51825 KP 2 P 10).
MHR Grease (tampa preta) semi-sintético-lubrificado com graxa de lítio de alto desempenho com um aditivo EP de consistência semi-líquida. A FCM graxa possui excelentes qualidades lubricative até temperaturas de 160 C. Devido à consistência semi-líquido deste tipo de massa lubrificante, o componente a ser lubrificada requer reaplicação regular. Esta graxa é recomendado para uso exclusivo na corrida de sprint e motores (DIN 51502 KP 2/1 P-30).
O meu problema esta em arranjar este tipo de massa.lol
Pensei que fosse mais facil e que alguem tivesse para ai um troque .. Assim.fico na mesma e vou usando a das transmissoes dos carros..lol
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Provavelmente é da jarda que a mota já manda, ao estar com mais potência tudo o resto é sujeito a um esforço superior.
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Já agora, dois "truques"
Outro produto que uso é lubrificante de filme seco de teflon nas rampas dos roletes e deslizadores.
Uso o da Würth PTFE cry lube.
(https://discountdoorhardware.ca/wp-content/uploads/2017/06/Wurth-PTFE-Dry-Film-Lubricant.jpg)
Hummm... tenho de começar a fazer uns vídeos!
Tens de fazer uns videos e partilhar para o pessoal começar a fazer as manutenções às maquinas como deve ser, que muitas não têm esses mimos nas oficinas.
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Tens de fazer uns videos e partilhar para o pessoal começar a fazer as manutenções às maquinas como deve ser, que muitas não têm esses mimos nas oficinas.
Essa massa na rampa de roletes faz todo sentido, de certeza que as oficinas ou grande parte, ignora esses cuidados.
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Tens de fazer uns videos e partilhar para o pessoal começar a fazer as manutenções às maquinas como deve ser, que muitas não têm esses mimos nas oficinas.
Existe um video meu de como fazer a revisao ao torque drive com mais de 10 anos... Ja meto aqui o link..entretanto como hoje( sabado) foi dia de fazer revisao tirei uma foto a besnaga mhr .lol ... Maia fotos no meu diario de bordo da pcx.. Desta vez detectei uma avaria engracada .
Ao material da wurth nao sei se posso meter foto..lol (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201101/8fbfafe87887791af1e68302a9eaecf1.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201101/f6dd7f9ca8c9d44fffa212ac214f9f8a.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201101/288b33fce9f727fbf01c84b0619c70d8.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201101/a59842206047a9e1f80dc3c28c35a39a.jpg)
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Video com 41 mil visualizações ....
Revisao ao torque drive de scooters.
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Video com 41 mil visualizações ....
Revisao ao torque drive de scooters.
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Boa partilha..
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(https://i.ibb.co/Gctj99b/20201101-192349.jpg)
E pronto, cá fica a foto prometida.
O lubrificante "geral", o de alta temperatura com teflon e o de rolamentos.
Uso tambem " Red grease" em borrachas.
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(https://i.ibb.co/Gctj99b/20201101-192349.jpg)
E pronto, cá fica a foto prometida.
O lubrificante "geral", o de alta temperatura com teflon e o de rolamentos.
Uso tambem " Red grease" em borrachas.
Da berner e da wurth por norma são excelentes produtos.
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Prontos..prontos um pouco do stock..lol (https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201102/53c1a735602a60feff6ef1e525553509.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201102/7db3d4e5b3bbbd8f550f28e21d3451a1.jpg)
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Tens facilidade em adquirir da wurth?
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Tens facilidade em adquirir da wurth?
Se for material que usamos sim.. Fora desse contesto consigo mas pode nao trazer desconto
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Eu até moro aqui ao pé deles na abrunheira ,mas acho que não vendem ao publico penso eu.
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Eu até moro aqui ao pé deles na abrunheira ,mas acho que não vendem ao publico penso eu.
Nao vendem.... So a profissionais
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Nao vendem.... So a profissionais
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Pois era a impressão que tinha..
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Companheiro Sérgio,não sei se ainda te lembras de mim,mas posso dizer que sempre fiz a manutenção das minhas scooters,e nos rolamentos sempre usei massa de rolamentos original da Mercedes,uma verde fluorescente,e nunca tive problemas.
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Companheiro Sérgio,não sei se ainda te lembras de mim,mas posso dizer que sempre fiz a manutenção das minhas scooters,e nos rolamentos sempre usei massa de rolamentos original da Mercedes,uma verde fluorescente,e nunca tive problemas.
Boas claro que me lembro..como vais á muito que nao falavamos.. Espero que esteja tudo bem por esses lados.
Eu no meu caso ( pcx) é a minha primeira mota a dar barracada de rolamentos.
Sempre usei massas para rolamentos.
Pensei que alguem soube algum segredo para aplicar aqui.. Visto que nao faco nada se mal , o defeito ja passa a ser original...
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Provavelmente o defeito será dos rolamentos, uma vez que já ouvi vários casos..
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Pois era a impressão que tinha..
Pelo que sei vendem ao público... Ultimamente até tenho ido aqui á loja de Alfragide..
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