Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Tópico iniciado por: TMaxer em 29 de Dezembro de 2014, 23:18

Título: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 29 de Dezembro de 2014, 23:18
Existem cerca de 1000 € de diferença da X Max para as principais concorrentes “made in Taiwan”.
 
Este costuma ser um dos principais argumentos que jogam contra a X Max, uns acham que o valor é um “premium” cobrado pela Yamaha pelos pequenos emblemas com 3 diapasões, outros que este valor é cobrado pela qualidade de construção e equipamento... para uns os 1000€ justificam a diferença para as “Taiwanesas”, para outros a milena é muito dinheiro e no fundo “é tudo igual”.
 
Lembrei-me de escrever um pouco sobre isto, não para estar aqui a puxar a brasa à marca ou ao modelo, mas sim para encontrar os motivos para esta diferença e evitar tópicos que por vezes são um pouco confusos como aquele que compara o preco da PCX com o da X Max.
 
 
Da mesma forma, o objetivo também não foi lançar nenhuma anátema sobre a concorrência Italiana ou Asiatica cujos produtos tem provas dadas em termos de qualidade e fiabilidade, sendo alguns os principais players em termos de vendas nos seus segmentos de mercado.
 
 
 
 
 
Construção:   
 
A X é projectada na Europa (Milão, Italia) e produzida entre Italia (motor) e França (montagem).  A maioria dos componentes são todos “made in Europe”, sendo este um factor que influencia fortemente no preço pois como sabem as condições de trabalho e preço do mao de obra trabalho na Europa sao substancialmente mais caras do que as Asiáticas.
 
Em termos de montagem, a X é irrepreensível: é solida e robusta, não existindo qualquer ponto que se lhe possa apontar tais como desapertos ou degradação de plásticos.
 
Aqui e pelo facto de a X ser fabricada na Europa e apesar de ser mais cara, tenho que focar o aspeto da responsabilidade social e económica, pois ao vivermos numa união económica, ao consumir prefiro sempre o que é nacional ou Europeu pois estou a fomentar a criação de emprego e riqueza numa região em que há uma enorme probabilidade de existir um retorno indireto para o meu país. 
 
Na minha opiniao, o facto de a X ser um produto regional joga contra si no campo da Ergonomia pois é uma scooter alta feita para as estaturas Europeias que são maiores do que as de outras partes do mundo. 


 
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs29.postimg.org%2F6f1sz26xj%2Fyamaha_xmax_3.png&hash=ff6f3b977c86835bf024a4edb5cab3b50c566c8c)


 
Equipamento: 
 
Penso que através da observação direta da X Max e de algumas das concorrentes de perceber que os materiais são de 1ª qualidade na Yamaha. A ergonomia é muito boa e existe uma quantidade enorme de equipamento opcional . Os extras não são baratos.
 
Tem um guarda luvas de generosas dimensões com chave onde se pode instalar uma ficha de isqueiro
 
O painel tem, para alem do equipamento “habitual” conta rotações, relógio e termómetro, tendo um design dos mais bonitos (na minha opinao). Tem 2 luzes avisadores de mudança de óleo e de troca de V Belt, apos o ultimo restyling passou a ter computador de bordo.



(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs8.postimg.org%2Fjcjm1s2c5%2F2014_Yamaha_XMAX_125_ABS_EU_Matt_Grey_Studio_001.jpg&hash=150b2eb8f4e6a9269e579dc63880437f6037479f)


Chassis:
 
Ciclistica perfeita, todas as concorrentes que ja tive oportunidade de conduzir também tinham boas ciclísticas contudo existe uma ligeira vantagem da X a curvar e a travar tendo uma postura dinâmica muito mais desportiva da gama de scooters 125.
 
Apesar da roda 14 atras tem um espaço de 47l por debaixo do banco onde cabem 2 integrais (e mais qualquer coisa)
 
Deposito de 11,8 l que permite uma autonomia de 300+ KMs
 
 
Travoes: 267 mm à frente e 240 atras, bombas de 2 pinças com um excelente poder de travagem. (penso que o disco da frente é o maior da gama). ABS em opção, no meu uma opção “overkill” na cilindrada 125.
 
Suspensão: Forquilha e amortecedores Paioli nos modelos ate 2010, a partir do restylling a Yamaha optou por equipar a X com suspensão Kayaba (participada da Yamaha e da Toyota, um dos maiores fornecedores de amortecedores de substituição usando para os carros a marca KYB). 
 
A suspensão tem um carácter desportivo, sem penalizar muito o conforto.
A suspensão traseira é ajustável em 4 posições, a forquilha tem diâmetro de 36 mm, sendo os cursos 110 mm à frente e 97 mm atrás.
 
 
 
Rodas e Pneus: A X vem montada com jantes de 15 à frente e 14 atras. Os pneus são Michelin City Grip, a concorrência geralmente usa rodas de diâmetro menor e pneus de marcas Asiáticas que não sendo muito piores em termos de performances são geralmente mais económicos.
 
 
Mecanica:
 
 
 
Motor:  em aluminio a 4 tempos arrefecido por agua construido pela Minarelli em Italia.
 
Cilindro: 125 ou 250. Nao se trata de um motor convencional com “camisa” conforme a concorrência mas um cilindro totalmente em aluminio com DiASiL.
 
O DiASiL é um liga proprietaria da Yamaha que dispensa o uso de uma camisa em ferro o que torna os motores mais leve pois a construcao é toda em aluminio. O DiASiL quer dizer precisamente: “Die Cast Aluminium Silicon”  e é basicamente uma versao simplificada e economica dos revestimentos de Cromio e Nikel (NIKASIL) mas com resultados semelhantes e sem alguns dos problemas associados.
 
(Isto nem é nada fora do extraordinário pois há quase uma década que a Yamaha usa este sistema em inúmeros motores da sua gama.)
 
Os efeitos para alem do peso, são: redução da fricção, melhoria na facilidade de arrefecimento e homogeneidade térmica do motor e impacto no ambiente.
 
Os pontos negativos sao: O preco, a impossibilidade de reparação e a necessidade de um elevado grau de tecnologia devido as menores tolerâncias entre piston e cilindro.
 
Pistons: 125 ou 250, pistons forjados e aligeirados usando micro-rings específicos para o cilindro em  DiASiL. Tem um tratamento que deposita uma camada de “Triborro” nas paredes laterais que reduz a fricção.
 
O piston tem bolsos maquinados no topo para as válvulas poderem ter timings e cotas agressivas sem riscos de contacto entre as 2 partes
 
Cabeça: 4 valvulas, comandadas não diretamente pela arvore de cames mas por “rocker arms” que vulgarmente sao denominados “martelos” cá em Portugal. As vantagens sao obvias: as valvulas sao abertas com maior amplitude (maior lift), devido à amplificacao do movimento na balança do martelo a arvore de came não necessita de ter tanto perímetro reduzindo o efeito do “arrastamento”. 
 
Estas 3 partes são responsáveis pelas excelente prestações da X e do seu baixo consumo... os consumos de 2l da PCX são inatingíveis pois a Honda é bem mais leve, tem pneus muito mais estreitos e é comedida em prestações, mesmo assim 2,6 l/100 são possíveis.   

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.wemoto.com%2Ffull%2FPISTON_KIT%2F10043892.jpg&hash=be956b5a43f6c2935acfb04eee71dd2fbda4e1ff)
 
 
Nas marcas Asiaticas, não há tanto investimento em R&D e como tal os cilindros são de aco normal, o pequeno motor da 125 tem o red line por volta das 9 mil RPM mas faz sem problemas 10500 RPM, altura em que corta.
 
 
 
Transmissao: Automatica, embraiagem centrifuga com correia trapezoidal, sistema quase universal nesta gama de cilindradas
 
 
Escape: em aço com duplo catalisador, cumpre as normas Euro III, em opção pode-se colocar um Akrapovic mantendo garantia de fabrica.
 
 
Manutenção: O intervalo entre revisoes é 7 mil Kms
 
 
 
 
À excepcao da embraiagem, correia, piston, electronica e escala do conta rotacoes, a X-Max 250 partilha todos os outros componentes com a 125. 
 
Como os custos de legalizacao tambem não são muito diferentes, os PVP são praticamente iguais.
 
 
Obviamente, 1000€ é dinheiro e cada um sabe da sua carteira. A X Max é apenas um oferta num segmento onde estao presentes inúmeros fabricantes, que colocam no mercado uma enorme quantidade modelos aos mais diversos preços. Como consumidores apenas temos de compreender as diferenças e escolher aquela que se adequada as nossas necessidades e gostos

 scooter_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Gonçalo Garvão em 30 de Dezembro de 2014, 00:01
Bem depois de ler este magnífico texto fiquei ainda mais contente por ter decidido comprar a xmax.

Ps: estou adorar a sua condução pois curva bem o acelerador tem boa resposta para uma 125 enfim estou deliciado com a minha menina
 scooter_
 _scp_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: twin-pt em 30 de Dezembro de 2014, 00:34
Uma descrição excelente... Seria incapaz de fazer melhor!
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: S800 em 30 de Dezembro de 2014, 00:39
Bom tópico.  _convivio_

Acho que a diferença de preço pode justificar-se. Mas há muitas variáveis na equação, cada caso é um caso. Acho que se justifica mais se for para manter muitos anos (raro numa 125), ou tiver uma utilização muito intensiva (menos raro).

Se compraria, se quisesse uma 125 ? Não, porque o diferencial é muito grande para as propostas de Taiwan, a X Max é uma 125 bastante cara.

E para uma commuter "pau para toda a obra", preferia pôr o meu dinheiro numa Sym Symphony 125. É um segmento um pouco diferente, mas para mim tem todas as qualidades que uma 125 deve ter, e na minha opinião, é a "melhor escolha 125" qualidade/preço. 
 
 _convivio_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TG em 30 de Dezembro de 2014, 09:30
Bom Dia Companheiros

Em Julho passado, após obter a carta de condução necessária, imediatamente surgiu a intencão de proceder ao aumento de cilindrada e como tal tive as várias hipoteses á escolha, dentro da classe 250/300 cc e apercebi-me que se a diferença de preços nas 125 é notavel, já na classe que eu pretendia não faz tanta diferença.

Assim:
HONDA FORZA 200 ABS - 4.999 € - (Promoção em vigor)
YAMAHA X MAX 250 ABS - 5.000 €
kYMCO 300 ABS - 4.499 €
SYM GTS 300 ABS - 4.899 €

Pelo menos nessa altura os preços não eram assim tão diferentes pelo que a minha decisão foi tomada com base noutros factores que não os munetários.

Pela leitura dos vários comentários neste forum até parece que as motos asiáticas são todas bem mais baratas que as japonesas, o que afinal só se aplica nalgumas classes e não em todas.

Cumprimentos

TG
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: mpaneves em 30 de Dezembro de 2014, 09:52
Bom post, mas as comparações patetas vão continuar porque há sempre quem compare segmentos diferentes ,como ex proprietário de uma x mas a city que tem a mesma mecânica  mas com mais meio cv registado concordo com o descrito exceto que ha componentes que não tem assim tanta qualidade pois tive alguns apertos e a rabeta chegou a partir com a vibração...
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Alex Santos em 30 de Dezembro de 2014, 10:26
Excelente post!!! 

Obrigado Companheiro TMaxer

BOM ANO e boas curvas
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Paulo Silveiro em 30 de Dezembro de 2014, 10:27
Boas, todos sabemos que a xmax tem sido desenvolvida ao longo dos anos para ser uma das melhores 125. Ao nível das prestações e  ciclística é a melhor, no que respeita à qualidade tenho que confessar que os produtos da Honda são ligeiramente superiores.
A este respeito um mecânico de um dos nossos parceiros que vende syms, quando fui trocar as lâmpadas, disse-me:
" Vê-se logo que é uma Yamaha" eu sorri e perguntei porquê é que diz isso?
"Oiça, as molas e encaixes da Yamaha não têm nada a ver com as das syms que aqui vendemos"
Isto não quer dizer que as sym ou as kymco sejam maus produtos. Mas realmente as hondas e as yamahas são caras mais como alguém aqui disse, são feitas para durarem muitos anos.
Para mim as  grandes diferenças nem se põem ao nível das mecânicas (os motores kymco são muito  desenvolvidos tecnologicamente) mas sim ao nível dos plásticos. Basta comparar uma made in Taiwan com alguns anos para uma japonesa.
Outro fator é a revenda. Para comprar as made in Taiwan são baratas mas para vender também desvalorizam muito, isto nos concessionários. Isso com as japonesas não acontece, consegui vender muito bem a minha PCX com ano e meio na troca com a xmax.
Repito que, para quem não quer gastar muito dinheiro, as Taiwanesas são um bom investimento, eu próprio estou a pensar ir buscar uma Keeway 50cc  para minha pendura e para a minha filha.
Como eu tudo na vida, materiais nobres, produção em fábricas europeias e  I&D, pagam-se caros. E eu tenho consciência que paguei uma fortuna por uma 125, mas por outro lado espero que ela  me dure uns bons anos sem problemas e sem plásticos baços.
Para além disso, proporciona-me uma qualidade de condução fantástica. 
No fundo o importante é que todos nós estejamos contentes com o que temos _pol_.
Só um aparte, apenas de decidir pela xmax, estive "embeiçado" pela Piaggio X10, confesso que o design das italianas me fascina. E cada vez que vou a um parceiro nosso comprar material, babo-me para cima de uma mp3 500, usada  ::).
Mas tenho consciência que basta visitar uns fóruns (principalmente os franceses visto que este modelo é o mais vendido em França) para  constatar que o modelo apresenta alguns problemas... :'(   
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 30 de Dezembro de 2014, 11:18
Paulo, concordo com a tua observação acerca da Honda  _pol_ Sem duvida que é uma marca que tem um grau de qualidade e refinamento tecnológico impar  _pol_ e digo isto tanto em carros como em motos, pois sou cliente Honda desde 1993   _pol_ e tenho tidos carros outras marcas mas manteve-se sempre um Honda na garagem  _pol_



Outro ponto que focaste muito bem é a qualidade de construção. Esta foto é uma maxi-scooter de outra marca (não interessa qual) que estava numa oficina e me chamou a atenção pela quantidade de corrosão que tinha nas solduras, tendo na altura comentado o facto com o mecânico que confirmou ser usual nas marcas mais baratas.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs18.postimg.org%2F522nguql5%2FCorrosao.jpg&hash=69085e1073a1b3aeb3d09032fdefb87768a6827d)


Mais uma vez reforço que o tópico não foi aberto para estarmos aqui a falar mal da marca X e bem da marca Y  _pol_ nem com qualquer objectivo tendencioso (tanto positiva como negativamente) para qualquer marca. No meu entender hoje quem se for refugiar no argumento facil que "as Asiatica sao baratas e nao prestam" e que as "Europeias sao muito caras e é tudo igual" apenas está a passar um certificado de miopia a ele proprio  _pol_


Até porque todas as marcas tem problemas ao nivel da fiabilidade, existindo sempre umas "unidades limão", como foi o caso da historia do companheiro Mpaneves  _pol_


A ideia será clarificar o porque do diferencial de preços e se efetivamente esse valor se traduz em algo palpável para o consumidor  _pol_ 
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 30 de Dezembro de 2014, 11:29
Bom tópico.  _convivio_

Acho que a diferença de preço pode justificar-se. Mas há muitas variáveis na equação, cada caso é um caso. Acho que se justifica mais se for para manter muitos anos (raro numa 125), ou tiver uma utilização muito intensiva (menos raro).




Sem duvida... geralmente um dos argumentos para evitar as 125 mais pequenas como o caso da Symphony é o facto de se ter de cruzar a Ponte ou fazer alguma AE. Como no meu caso pessoal, para chegar a Lisboa tenho que fazer diariamente a ultima parte da A1, automaticamente as scooter mais pequenas ficaram arredadas


Para quem tenha um trajecto meramente citadino ou que more numa zona nao urbana, as scooters mais pequenas são mais adequadas sendo que em cenario citadino, o tamanho é mesmo uma grande mais-valia  _pol_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Marco46 em 30 de Dezembro de 2014, 11:55
É a minha opinião e vale o que vale, mas......

1000€ a mais para partilhar componentes de outros modelos!!  _lol_

1000€ a mais com plasticos que podiam ser e ter melhor qualidade?

1000€ a mais porque?? tem ouro??

Tem melhor construção que os recentes modelos da Kymco por exemplo??? nem por sombras.

já vi 2 avariadas em cima de reboques, hummm pagar mais 1000€ para ter avarias??


naaaa.......nao me parece que aqui o gê goste de ser engrupido!! _pensador_


1000€ a mais por algo que valha a pena sim, agora por Xmax nem pensar. e pessoalmente nao consigo gostar deste modelo.


Alias, mais de 3500€ por uma 125 é um absurdo, quando se tem 1000cc em segunda mao a esse preço por exemplo. Agora quando ja vejo para cima de 4000€,  _confuso_ até bato mal!!

Mas deixo-vos aqui 3 rapidos exemplos;

com o valor inferior de uma Xmax compro uma Daelim S3 250cc chave na mao que custa 3.674€

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs24.carcdn.gr%2F2790%2F2790305_1_b.jpg&hash=e73321a3f0b4f795b9179de1d251064dfd4fbb6a)

Com 3.699€ vou buscar a Kymco K-XCT que bate em tudo a xmax

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.kymco.pt%2Fimages%2Fgallery%2FK-XCT-125%2F1.jpg&hash=c46d96c5bf68ad3ec4c13468593402d98ec33eb2)

Mesmo em fim de vida a DT custa 3399€ chave na mao

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.kymco.pt%2Fimages%2Fgallery%2F1398261854%2F1398261854-0.jpg&hash=87c89ef0cedf9655ed1d9036ae6690907e6bbffb)


Agora 4395.00€ e com 183.00 Kg de peso  _confuso_  nao consigo perceber mas ja vi que muitos de vós gostam de ser engrupidos 





saudações

 _convivio_








Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: paulodio21 em 30 de Dezembro de 2014, 12:26
Minha X-Max veio para a minha mão com 0 kmt em Abril. Já lhe espetei mais de 19 mil. O que tenho a dizer? É yamaha. Vale bem o dinheiro que dei por ela, agora comprar motas para andar apertar plásticos semana a semana, ou ela não pegar de manhâ, isso não é para mim. Costumo dizer, se quero bom tenho que pagar caro e isso é verdade.
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: twin-pt em 30 de Dezembro de 2014, 14:27
Cada um compra o que precisa ou o gosta ou o que pode. Alguns, infelizmente poucos, podem optar livremente, outros nem por isso, e tal não é um drama...

NO MEU CASO, precisava de uma 125 que tivesse um desempenho superior à PCX, que fosse actual/recente no mercado e que me aguentasse muitos anos com medias de 12.000 a 14.000 km por cada...

Sempre gostei das X-Max, eram a minha 125 de eleição mas quando andei a ver a minha primeira scooter achei que o preço delas, mesmo em segunda mão, era demasiado elevado para uma incógnita no meu futuro: será que me ia adaptar às duas rodas? Conhecia casos de sucesso e de insucesso e não sabia qual seria o meu...

Aqui a grande questão seria se podia adquirir/comprar uma ou não... São caríssimas, mesmo muito para uma 125, e valores superiores a 4.500€ para uma 125cc é imenso! Sacrifiquei muitas coisas, mas em conjunto com a minha esposa achamos que seria o caminho a seguir e fizemos o esforço...

Reconheço que a 125 não era o meu objectivo, estava de olho na 400cc, mas infelizmente por motivos que são públicos, a carta não veio e logo também não posso conduzir mais que uma 125... Logo pude adquirir uma X-Max, mas não a que queria logo no posso a resposta é um NIM...

Cada um terá a sua opinião, e tal é saudável, mas não a imporem a sua vontade, isso é doentio...

Para terminar este off-topic, mais uma acha para a fogueira.

Miguel, não sei se já te disse pessoalmente mas posso dizê-lo publicamente: o teu retorno ao CPM foi para mim, um dos pontos altos deste ano no que diz ao CPM! Os teus tópicos informativos, detalhados e acompanhados de dados e imagens são um must read na mediocridade que muitas vezes abunda pelo CPM, apesar do esforço hercúleo dos moderadores e admin e de alguns membros... Bem hajas!


Voltando ao tópico, tinhas razão nas conversas que tivemos sobre as X-Max... Pode não ser a melhor scooter do mundo (a T-Max, a Buga 650 e MaxSym 600i são para mim o pináculo nos seus segmentos, desportiva/turística/best bang for the buck) mas é PARA MIM a melhor 125cc... Só tenho pena de todos não a conseguirem adquirir...

 
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: mpaneves em 30 de Dezembro de 2014, 14:35
Eu gastei 4200 eur na sua prima xcity e tive azar que não serve de exemplo mas posso afirmar que de motor,segurança(pneus,travões)
valem o seu dinheiro,fala-se de outras concorrentes mas em 2 anos e 15000 km as que fizeram frente deram-se mal  quer a 1 ou a 2 ,pois quem dá numa 125 a 2 na baixa de Corroios os 140 ??? Ninguém mas ninguém mesmo!!
São caras ,trazem defeitos mas no geral talvez se justifique ....
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: José Bairrada em 30 de Dezembro de 2014, 14:44
Sempre achei as scooters demasiado caras e neste asoecto e especialmente na cilindrada 125, os importadores e marcas valem-se da lei das 125 para inflacionarem o preço.

As X-Max 125 é considerada uma das melhores scooters do mercado, com certeza que terá aspectos negativos, pois não existe a máquina perfeita e o que é negativo para mim, pode ser um ponto positivo para outra pessoa.
Se a diferença de preço se justifica, depende do objectivo  de cada um, o que cada um valorize e o que pretende e conforme se identifique com o modelo e com a marca.

A escolha de uma mota/scooter nunca será racional, caso contrário haveria por aí marcas, tidas como miticas no mundo motociclista, que não venderiam uma única unidade.

Compre-se o que se pode, adequando o que se pode comprar ao nosso gosto.
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Marco46 em 30 de Dezembro de 2014, 14:44
Só tenho pena de todos não a conseguirem adquirir...


e já pensaste que aqueles que a poderiam adquirir nao a quiseram como no meu caso e de outros tantos ilustres companheiros por exemplo!!

Twin-pt sao 1000€ para mais de diferença e nao 10€ nem 100€. isto nao sao motoes, sao 125´s.



saudações

 _convivio_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: twin-pt em 30 de Dezembro de 2014, 14:52

e já pensaste que os que poderiam a adquirir nao a quiseram como no meu caso e de outros tantos ilustres companheiros por exemplo!!

Twin-pt sao 1000€ para mais de diferença e nao 10€ nem 100€. isto nao sao motoes, sao 125´s.



saudações

 _convivio_

Marco, é a tua opinião e tens direito a ela... Eu também acho que a Italianas em geral (Ducati, MVAgusta, Aprilia, Piaggio, Vespa, etc.) são demasiado caras para o que oferecem, e não compraria nenhuma, mas é a MINHA opinião...

Umas boas festas e boas curvas! Ride Safe, Ride forever...
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Paulo Silveiro em 30 de Dezembro de 2014, 14:55
Acho que ninguém aqui é "engrupido" ao comprar uma xmax ou uma Honda, suzuky ou kwa...
Sem  querer ofender ninguém, e para terminar esta discussão onde todos pensam que têm razão, "engrupidos" são os que compram as made in Taiwan e defendem que a qualidade é igual às japonesas.
Atenção que eu possivelmente vou comprar uma 50cc da keeway, de 1.000 euros mas não vou dizer que é igual à uma Honda Vision, ou uma Yamaha BW'S, que custam o dobro. Estou a comprar um produto barato, que provalvelmente vai ter muitas lacunas, mas para a minha filha com 15 anos começar a andar é o ideal. scooter_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: pedroareias em 30 de Dezembro de 2014, 16:30
As Japonesas também têm alguns problemas de qualidade.

O que falta é falar de Scooters feitas em Portugal. As Casal ou Famel ou Macal usavam pelo menos primário no quadro. Já vi aqui algumas fotos  de uma Sym com corrosão meses após a compra, com tinta completamente levantada e nenhum primário por baixo.

Sugeri que se usasse ácido clorídrico e água para dissolver a ferrugem e ainda fui gozado por cima.

Eu o que faria seria decapar o quadro, tratar com ácido e ia logo a seguir à lacagem (ou powder coating) para selar o metal.

Mas por vezes as pessoas não estão interessadas na verdade e na realidade.
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Ccarvalho em 30 de Dezembro de 2014, 16:49
A minha scooter não é japonesa nem taiwanesa, nem europeia. É chinesa (de HK), foi comprada nova pelo valor da diferença entre a Yamaha e as restantes. É comparável? Sim, tem duas rodas, guiador e motor. Mais do que isso é comparar o Benfica com o Carcavelinhos...

Tudo depende dos €€€ disponíveis, do gosto, da utilização que se vai dar e da experiência em duas rodas. Para mim que comecei agora a rolar equilibrado não faria qualquer sentido gastar uma "pipa de massa" num veículo ao qual não sabia se me iria adaptar ou sequer gostar. Prefiro amealhar para gastar numa máquina a sério no futuro, caso decida fazer um upgrade de cilindrada.
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Sanheiro em 30 de Dezembro de 2014, 17:09
Excelente tópico!!

Como neste forum cada um tem o direito de expressar a sua opinião, e eu como em outros tópicos só falo do que minimamente sei, deixo aqui a minha opinião;

A minha X-Max que é o modelo anterior adquirida em Maio de 2012, tem cerca de 61 200km! Até ao momento problemas = ZERO !!!

Se voltava a comprar uma X-Max novamente ? Claro que SIM !!!

Alem de gostar do visual desportivo, curva bem, tem um excelente poder de travagem, muito espaço de arrumação, maior defeito é a altura ao solo, para fazer a média de km que faço não pretendo andar a trocar constantemente, como tal considero que para MIM é a opção certa !!

P.S.: É claro que existem outras boas opções no mercado, mas como em tudo, gostos não se discutem !!
 


 

Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Marco46 em 30 de Dezembro de 2014, 18:59


Twin-PT, as italianas como as Inglesas sao caras por outros motivos.


Caro Pedroareias, nenhuma 125 aqui é feita no japao, apenas as medias\altas gamas é que sao e nao no total. Por exemplo uma Xmax como qq outra, da marca acredito que so tenha o simbolo, tudo o resto sao fornecedores de outras marcas que trabalham para os construtores.

Por isso e excepção feita as chinocas, falarmos de japonicas, europeias ou sovieticas e tudo a mesma coisa
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Sapiens21 em 30 de Dezembro de 2014, 19:40
Miguel, presumo que à partida sabias que seria um tema que provocaria algum "zigazado" entre alguns leitores e ainda assim o publicaste, no sentido de dar a tua visão sobre o assunto.
Parabéns por trazer este tema ao fórum, pois goste-se ou não, entenda-se ou não, concorde-se ou simplesmente se tenha uma visão diametralmente oposta, os assuntos são para ser discutidos (no bom sentido) e esgrimidas as opiniões  com o bom senso e justificação que cada qual, em respeito, entenda dar.

Uma brevissima palavra também sobre o tema fulcral aqui em debate...

....as scooters/maxiscooters Taiwanesas estão, quanto a mim e comparando unidades dentro do mesmo segmento, com um crescendo de qualidade e tecnologia que tem vindo inegavelmente a estreitar as cada vez mais pequenas diferenças que as separam dos produtos de marcas japonesas.
Justificar a diferença de custo por exemplo para uma K-XCT não é fácil para o interessado que testa ambas as scooters e de ambas recebe um bom feeling de qualidade e desempenho dinâmico.
Gosto muito da X-Max, considero-a como sendo uma máquina de topo nas 125cc por ser consistentemente boa em todas as áreas, mas entendo também que...com o tal estreitamento de diferenças que abordei ao de leve, ao cliente surjam dúvidas perfeitamente aceitáveis e de alguma forma justificadas numa diferença de preço superior a 25% em alguns casos.

Obrigado por trazeres este tema a debate.  _pol_
Os proprietários das X-Max's têm motivos de sobra para sentir orgulho das suas máquinas, mas se o valor pedido pelas mesmas está ou não demasiado inflacionado face aos pedidos pelos (também muito bons) produtos da concorrência, é uma resposta que presentemente e com sinceridade, me custa mesmo a afirmar.

A verdade é que a concorrência desta belíssima GT está cada vez melhor e mais apetrechada, mantendo-se com um distanciamenteo de preços que dão mesmo que pensar.
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 03 de Janeiro de 2015, 12:16
. Já vi aqui algumas fotos  de uma Sym com corrosão meses após a compra, com tinta completamente levantada e nenhum primário por baixo.

Sugeri que se usasse ácido clorídrico e água para dissolver a ferrugem e ainda fui gozado por cima.



Pedro, ainda bem que nao sugeriste usarem Coca-Cola, senao provavelmente ainda se teriam rido mais...  _pensador_


Mas, na verdade é uma excelente forma para tirar a ferrugem  _lol_ _lol_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 03 de Janeiro de 2015, 12:40
Isaac, este tem sido um (entre varios) assuntos que gera alguma controvérsia... obviamente, este fórum é uma mistura heterogênea de pessoas, todas com as suas vivencias e ideas que não tem necessariamente de coincidir. Em algo que todos certamente concordamos é que podemos discutir os diferentes pontos de vista de uma forma civilizada e que temos de respeitar a opiniao alheia, se é que queremos que respeitem a nossa  _pol_

Por acaso, quando abrir o topico, ainda pensei em meter a nova Forza 125 ao barulho, pois tambem será uma das maxis no grupo 4000+



Como muito bem dizes, no meio destas opiniões, por vezes totalmente opostas tenho que dar razao muitas vezes a ambas as partes...


4300€ por uma 125 é muito dinheiro???  sem duvida, mas ha quem pague isso por uma bicicleta de montanha   _pensador_

Nao vamos ser redutores e pensar que podemos comprar uma hornet por 3000 €. Ha muito consumidor que os 125 os satisfazem para o trajecto diario e que aquilo que querem de uma scooter é a economia e fiabilidade.



1000€ de diferença para a concorrência é muito dinheiro?? sem duvida, isto sente-se particularmente num país que tem o 3º pior poder de compra da Europa dos 27.


A Yamaha ou a marca X estao a querer ganhar muito dinheiro???? a venda de todas as motos/scooter tem como objectivo o lucro... Nao sabemos por quanto sai um scooter ao fim da linha de fabrico, pelo que aqui será muito dificil saber quem esta a ganhar mais dinheiro



As marcas Asiáticas tem vindo a subir na qualidade, fiabilidade e design??? obviamente que sim. Alias, este foi o esquema usado pelas marcas japonesas para se implantarem nos anos 60 e 70. Entraram no mercado com produtos sem design mas com bom preço e boa fiabilidade, a partir daí começaram a evoluir, tornando-se a potencia industrial mundial, apenas sofrendo devido ao facto de acabarem por ser vitimas do valor da sua própria divisa.



Se neste momento existe diferença entre uma X-Max e uma Asiática de qualidade??? sim... as marcas acabam sempre por ditar os padrões de qualidade, mantendo a "fuga para a frente" a cada ciclo de renovação dos seus produtos, os Asiáticos neste momento ainda vem em perseguição, conseguindo em alguns segmentos ter produtos muito interessantes (Xciting 400 por exemplo)



Na minha opinião, aquilo que realmente falta aos Asiáticos é começarem a gastar dinheiro em R&D e terem departamentos de competição para poderem incorporar novidades tecnológicas nas suas maquinas. Mas isso provavelmente irá encarecer os seus produtos  _Rolley_ _Rolley_




Mas mais do trocar argumentos sobre se esta diferenca entre precos se justifica, penso que terá ser o comprador justifica-lo, tanto com o seu gosto ou preferencia pessoal, como tambem com o uso que pretende dar à maquina  _pol_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: pedroareias em 03 de Janeiro de 2015, 13:24
É sabido que remove (com grande eficácia) a ferrugem e as manchas do metal:

Ácido clorídrico e água (mais habitualmente denominado ácido muriático):

http://www.thechemicalblog.co.uk/removing-rust/ (http://www.thechemicalblog.co.uk/removing-rust/)
https://www.youtube.com/watch?v=ZGiRrZEeajw (https://www.youtube.com/watch?v=ZGiRrZEeajw)
http://www.hotrodders.com/forum/muriatic-acid-rust-removal-133307.html (http://www.hotrodders.com/forum/muriatic-acid-rust-removal-133307.html)
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Filipe Pombo em 03 de Janeiro de 2015, 13:42
Miguel, de facto é um tópico muito interessante, explica muito bem as diferenças que justificam os valores entre marcas.

Se tivesses omitido a marca de certo haveria menos discussão, mas todos entenderiam ...o problema é cada um justificar o valor gasto como bem gasto...num mundo de marketing onde quem vende mais é quem comunica melhor independentemente se produz o melhor  _pensador_ 

Quando decidi pela Xmax, foi a questão preço e estética..nem percebia muito de scooters, tão pouco que a Kymco era uma novidade para mim, esta sim comunica mal e paga esse preço  _martelada_  mesmo com produtos muito bons...soube eu mais tarde...mas quando fui a um e me propuseram Kymco o valor de 3,900€ pela Downtown + doc era superior aos 3,900€ que a Xmax 125 de 2013 com doc + Top Case que me custou, e ainda por cima uma marca conhecida e reconhecida e que ao fim de 6 meses já com 7,500kms foi vendida pelo valor de 3,650€, já a Kymco quando me foi apresentada, eu pensei...quinco quê? uma chinesa de certo pensei eu.. _pensador_  agora sei que estava errado, mas o marketing que lhe falta é impressionante...marca que vende de boca -a-boca  :-?  daí a sua desvalorização nos usados ser uma realidade...

Neste momento estou na Xmax 400 (satisfeito nos primeiros 10,000kms)  e arrependido de não ter mantido a Xmax125 para o dia a dia e não ter investido o diferencial numa Scooter esquisita  _martelada_

Mas fico contente em ler este tópico...embora não refiras a Xmax 400, que considero acima de tudo uma Scooter  muito bonita e até agora fiável , como tenho 1,81 m a sua envergadura não me apoquenta , mas acredito que seja um motivo de rejeição para muita gente  :-?  Sem dúvida os teus tópicos são os mais precisos , explicativos e uma mais valia ao conhecimento  _pol_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Sapiens21 em 03 de Janeiro de 2015, 14:08
Por acaso, quando abrir o topico, ainda pensei em meter a nova Forza 125 ao barulho, pois tambem será uma das maxis no grupo 4000+

Essa é outra que, mesmo pressupondo que será mais barata que a X-Max 125, terá ainda assim um preço que dará muito que pensar ao cliente que se vê perante valores mais baixos na concorrência. Não terá vida fácil e basta olhar para os preços habitualmente praticados pelas marcas de Taiwan...

Cabe ao cliente avaliar, de preferência após test-ride, se as diferenças sustentam aquilo que pretende (qualidade, desempenho, solidez, etc..) e se o aporte financeiro lhe permite tomar uma decisão que não pressuponha unicamente o factor Troika....ou seja, que o normal comprador consiga sopesar as hipóteses que tem defronte e tome uma decisão racional, sem colocar de parte aquilo que deve existir na compra de uma moto/scooter, que é um pouco do lado emocional.
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Joao Santos em 03 de Janeiro de 2015, 15:58
Também acho que as X-MAX são lindas mas não consigo compreender os preços que a Yamaha vende.

Chassis e todo o visual é 5* mas depois um motor Minarelli ? (atenção que não digo mal do motor) será que a Yamaha com todo o seu poder tecnológico  que tem, não sabe fabricar um motor de scooter? e depois pedem um preço pelas X-MAX que até assusta.

Se viesse do Japão tudo fabricado por eles na Yamaha entenderia o preço assim?

João
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: vicente em 03 de Janeiro de 2015, 16:03
Também acho que as X-MAX são lindas mas não consigo compreender os preços que a Yamaha vende.

Chassis e todo o visual é 5* mas depois um motor Minarelli ? (atenção que não digo mal do motor) será que a Yamaha com todo o seu poder tecnológico  que tem, não sabe fabricar um motor de scooter? e depois pedem um preço pelas X-MAX que até assusta.

Se viesse do Japão tudo fabricado por eles na Yamaha entenderia o preço assim?

João

Boas, pois tem lógica são dois a ganhar, tem que ser mais caro está claro, agora dentro das marcas nipónicas eu penso que existe a Honda e depois a Honda .
 _convivio_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: pedroareias em 03 de Janeiro de 2015, 17:11
A Minarelli colabora com a Yamaha desde 1990 e faz parte do grupo Yamaha desde 2002.

Quer o 125 quer o 660 são fabricados pela Minarelli. Aliás a AJP também usa este último.

Em 1996 a Macal já estava a trabalhar para o grupo Yamaha (fechou em 2003).
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 03 de Janeiro de 2015, 18:05
Essa é outra que, mesmo pressupondo que será mais barata que a X-Max 125, terá ainda assim um preço que dará muito que pensar ao cliente que se vê perante valores mais baixos na concorrência.


Onde vai ser produzida a nova Forza?? Tailandia???


Infelizmente a Europa, os Estados Unidos e o Japão são os lugares mais caros para produzir. Então aqui na Europa, para alem dos custos energéticos e os de responsabilidade ambiental, temos ainda taxas sociais altíssimas e tempos de produção baixos (40 horas de trabalho semanais, 28 dias de ferias, salários relativamente altos, etc), situação que não tem qualquer paridade na Asia, onde a mão de obra é muito barata e o estado promove as exportações...


Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 03 de Janeiro de 2015, 18:13

Chassis e todo o visual é 5* mas depois um motor Minarelli ? (atenção que não digo mal do motor) será que a Yamaha com todo o seu poder tecnológico  que tem, não sabe fabricar um motor de scooter?



João, o problema não será tanto o não saber produzir, mas sim o facto da X Max ser um modelo regional.

Se formos a analisar a fabrica onde a X nasce também é MBK e não Yamaha, mas sendo pertença do grupo Yamaha tal como a Minarelli.


Nenhum fabricante fabrica um carro na totalidade... a maioria das peças vem de fornecedores... jantes, discos, embraiagem, sistemas electronicos, bancos, instrumentação, faróis, etc... todos os componentes sao fornecidos ao local de montagem utilizando um sistema de gestão "just-in-time". Esta é a forma como a industria actualmente funcionae isto é o que acontece com todos os fabricantes de A a Z  _pol_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Mario Fernando Carvalho em 03 de Janeiro de 2015, 18:27
Já tive outras motas( sem ser scoters) . Actualmente tenho um Xmax 250 2014 comprada nova que conta com 10000.Kms na minha opnião e para quem já anda de mota alguns anos é sem duvida muito boa. Não se esqueçam que valor pago a mais em termos de venda mais tarde são tidos em conta bem como a marca. A muita gente que não conhece as SYM, KC entre outras Basta ver as SYM 400 usadas a venda e valor das xmax 125 ou 250eur do mesmo ano.
 
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 03 de Janeiro de 2015, 18:32
Filipe,


Quando inicialmente comprei a X, foi depois de uma grande pesquisa ao mercado e muuuuuita consulta aqui ao CPM  _convivio_


Inicialmente ia disparado para uma PCX, que é uma grande maquina e ainda um dia gostaria de ter uma  _pol_ mas depois percebi o problema de dificuldade em AE e percebi que precisava de outra coisa mantendo a ingenuidade que 125 bastariam  _pol_

Como não estava disposto a gastar muito dinheiro, optei por uma X Max que comprei com 2 anos e 7 mil KMs por cerca de 3000€. Na altura tinha estado a ver uma DT na Motex e o preco era 3350 + docs.


Tendo já guiado a concorrência mais directa, vejo que na altura fiz a opção correcta. A X tem algo que valorizo muito, acima da concorrências: as capacidades dinamicas. Talvez por isso me tenha entusiasmado a tirar a carta e evoluido, senão manteria a scooter como mero meio de transporte.



Uma coisa que ainda não abordamos, é que o preço mais alto da X também compra alguma exclusividade  _pol_ obviamente, uma scooter de 125 ou 250cc dificilmente alimentará o ego, ou terá o status de maquinaria mais potente e exótica, mas dentro das "pequeninas" é um excelente cartao de visita  _lol_  _pol_




Volto a reiterar: independentemente da marca, modelo, preço ou cilindrada aquilo que para mim interessa é o entusiasmo e paixão que a maquina desperta ao dono e é isso que eu procuro: comprar uma experiencia e nao uma simples maquina  _pol_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Sapiens21 em 03 de Janeiro de 2015, 19:02
Volto a reiterar: independentemente da marca, modelo, preço ou cilindrada aquilo que para mim interessa é o entusiasmo e paixão que a maquina desperta ao dono e é isso que eu procuro: comprar uma experiencia e nao uma simples maquina  _pol_

É também esse tipo de pensamento e "cultura scootard" que tenho e faço por transmitir aos demais.  _convivio_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Filipe Pombo em 03 de Janeiro de 2015, 19:07
Filipe,


Quando inicialmente comprei a X, foi depois de uma grande pesquisa ao mercado e muuuuuita consulta aqui ao CPM  _convivio_


Inicialmente ia disparado para uma PCX, que é uma grande maquina e ainda um dia gostaria de ter uma  _pol_ mas depois percebi o problema de dificuldade em AE e percebi que precisava de outra coisa mantendo a ingenuidade que 125 bastariam  _pol_

Como não estava disposto a gastar muito dinheiro, optei por uma X Max que comprei com 2 anos e 7 mil KMs por cerca de 3000€. Na altura tinha estado a ver uma DT na Motex e o preco era 3350 + docs.


Tendo já guiado a concorrência mais directa, vejo que na altura fiz a opção correcta. A X tem algo que valorizo muito, acima da concorrências: as capacidades dinamicas. Talvez por isso me tenha entusiasmado a tirar a carta e evoluido, senão manteria a scooter como mero meio de transporte.



Uma coisa que ainda não abordamos, é que o preço mais alto da X também compra alguma exclusividade  _pol_ obviamente, uma scooter de 125 ou 250cc dificilmente alimentará o ego, ou terá o status de maquinaria mais potente e exótica, mas dentro das "pequeninas" é um excelente cartao de visita  _lol_  _pol_




Volto a reiterar: independentemente da marca, modelo, preço ou cilindrada aquilo que para mim interessa é o entusiasmo e paixão que a maquina desperta ao dono e é isso que eu procuro: comprar uma experiencia e nao uma simples maquina  _pol_

Exacto!!  Foi precisamente o contacto e a condução da Xmax 125 que me fez evoluir e conhecer o prazer de andar de Scooter. Durante os 5 meses em que tive limitado á PCX era uma bela scooter de cidade e que apreciei os 2500 kms efectuados, mas a Xmax levou-me a outro nível, com 15,000kms em 9 meses ,  bem como a Tmax cujo o Test Drive me impressionou, e que ainda hei-de ter uma ...não vale a pena explicar o que tantos de nós apreciamos e nos levou novas aventuras com as Xmax como o que tem sido relatado em diversos DB's e relatos de proprietários .

Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Paulo Silveiro em 03 de Janeiro de 2015, 20:26
Palavras para quê....é uma xmax e restá tudo dito... _pol_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 03 de Janeiro de 2015, 23:26
Não sabia que a Forza iria ser fabricada cá na Europa.  _pol_ Sabia que a 300, assim como a PCX são fabricadas na Tailândia.




Esta é uma otima altura para ser consumidor... independentemente dos gostos ou dinheiro que temos na carteira, temos um mercado bastante vivo e rico em ofertas, para quase todas as bolsas. So resta ao consumir racionalizar aquilo que precisa (e "irracionalizar" aquilo que mais gosta  _lol_) e fazer a sua escolha... quer se goste ou não, da mais barata ou da mais cara, da mais ou menos potente, etc toda esta quantidade de oferta apenas nos possibilita fazermos a escolha mais acertada!  _pol_




PS-off topic: Filipe, já nos últimos dias  com a minha X, um dia vinha da Zona Oeste para Cascais e ao passar por Sintra resolvi tomar a estrada em direcao a Colares e depois Almoçageme... fui sempre num ritmo vivo até à Malveira da Serra, aproveitando todas as curvas e contra-curvas do trajecto... obviamente apesar de ir quase sempre de punho trancado, as velocidades não foram muito altas em termos absolutos, mas o gozo que a pequena X deu até chegar ao guicho foi algo que apenas consigo definir como "motoring nirvana"  _convivio_ Fiz a avenida ate Cascais nas calmas e parei para almoçar numa esplanada em Cascais  _pol_ enquanto absorvia as resteas da dopamina acumulada na viagem  _vinho_ .
Podia fazer a mesma viagem noutro carro ou moto mais potente, que transformasse a viagem em algo mais rápido e excitante, mas mais divertido teria sido dificil  _pol_

So esta viagem, justificou plenamente as poucas centenas de € que 1 ano e 15 mil Kms de desvalorização me custaram  _pol_ _pol_

Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Scooterado em 04 de Janeiro de 2015, 02:45
Ora aí está Tmaxer, uma opinião com que eu concordo totalmente e também aqui o Je começou com a PCX ( só em teste drive e + tarde alugada ) ....Também eu comprei de seguida uma XMAX ( 2010 ) e agora tenho tal como tu, uma T500 ( já passou dos 70.000  _pol_ )  e parece que vou mantê-la pelo menos até aos 100.000 kms ( enquanto puder alimentar a manutenção dela que como sabemos, é 1 pouco puxada para quem anda muito )
Mas o prazer cujo valor intangível é difícil de contabilizar decerto equilibra o balanço deste toma lá, dá cá.
Estou curioso em relação ao futuro modelo da Tmax ( no final deste ano ? ) se irá manter o conceito ou irá meter + cavalos ( e eventualmente colocar o motor de 3 cilindros  _pensador_ ) e já agora mudar a transmisssão para um sistema com cardan para reduzir os custos manutenção.
Logo veremos mas pelo menos até 600 cc deverá evoluir.
Em relação há Xmax ( e o novo modelo ainda me enche + as medidas ) vale cada euro que ela custa e tivesse eu garagem e ainda tinha a bela X  ( ainda a mantenho no Avatar,hehe )
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Filipe Pombo em 04 de Janeiro de 2015, 09:56


PS-off topic: Filipe, já nos últimos dias  com a minha X, um dia vinha da Zona Oeste para Cascais e ao passar por Sintra resolvi tomar a estrada em direcao a Colares e depois Almoçageme... fui sempre num ritmo vivo até à Malveira da Serra, aproveitando todas as curvas e contra-curvas do trajecto... obviamente apesar de ir quase sempre de punho trancado, as velocidades não foram muito altas em termos absolutos, mas o gozo que a pequena X deu até chegar ao guicho foi algo que apenas consigo definir como "motoring nirvana"  _convivio_ Fiz a avenida ate Cascais nas calmas e parei para almoçar numa esplanada em Cascais  _pol_ enquanto absorvia as resteas da dopamina acumulada na viagem  _vinho_ .
Podia fazer a mesma viagem noutro carro ou moto mais potente, que transformasse a viagem em algo mais rápido e excitante, mas mais divertido teria sido dificil  _pol_

So esta viagem, justificou plenamente as poucas centenas de € que 1 ano e 15 mil Kms de desvalorização me custaram  _pol_ _pol_

Concordo, existem coisas que não podemos contabilizar, tal como uma experiência gastronómica num restaurante Michelin, nem vale a pena contabilizar... _Rolley_ (haja dinheiro para o essencial  _pensador_) uma experiência de vida dos sentidos, é o que descreves que já senti precisamente na mesma zona... isto fosse com a Xmax, Kimco , Sym

grande abraço

 
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: mpaneves em 04 de Janeiro de 2015, 10:12
Ainda há duvidas sobre os motores minarelli??
Leiam e releiam em quantos modelos os há e os relatos de fiabilidade que existem.são bons e são italianos!!! Sim não são só os alemães e japoneses que existem!!! Aliás se estes modelos fossem todos made in japan iam ver o preço final!!!
Só uma coisa kimco ,sym ,daelim não são chinesas OK?
É chinesa a  Keeway mas já nem é desenvolvida ou projetada lá, esta em italia tb pois já detém uma grande marca no país da bota.
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Joao Santos em 04 de Janeiro de 2015, 15:48
Ninguém colocou em causa fiabilidade ou outra coisa qualquer da Minarelli. Acho é que uma marca de prestigio e tecnologia de ponta como a Yamaha ponha nas suas Scooter motores de outras marcas e neste caso Minarelli.

Bem sei que a Minarelli faz parte do mundo Yamaha mas um puro sangue Yamaha é outra coisa.

Podiam aproveitar toda a tecnologia da Minarelli mas fabricar um motor Yamaha.

Mas o mais estranho é um cliente da X-Max 250 esperar em garantia 5 meses por um cilindro e piston partido que vem de Itália.

A Yamaha Motor Portugal devia ter vergonha.

João
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 04 de Janeiro de 2015, 18:59
Joao,

Provavelmente não me consegui explicar... a Minarelli pertence ao grupo Yamaha, da mesma forma que por exemplo a Auto Europa pertence ao grupo VW, portanto, o produto final é tão Yamaha como um VW EOS produzido em Palmela...

Mesmo que não fosse, nao estou a ver hoje em dia alguém a colocar em causa a marca de uma camisola da Zara porque foi fabricada numa fabrica que não pertence ao grupo Inditex, ou a querer renomear um iPhone porque foi produzido pela Foxxcon ou porque a maioria das peças são fabricadas na Samsung 

Esta é a forma como as multinacionais operam hoje em dia... grande maioria das parte das pecas que compramos num automóvel, na verdade foram produzidas e desenvolvidas pelas Valeo, Infineon, Bosh, Denso, Brembo, Delco, Takata, Hella, Trw, AP, etcetcetc  _pol_ _pol_




Em relação ao caso que relatas, em todas as marcas ja ouvi relatos de situações pouco agradáveis e INcompreensíveis por parte das marcas ou seus representantes  _pol_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 04 de Janeiro de 2015, 19:08
Só uma coisa kimco ,sym ,daelim não são chinesas OK?



Na verdade, esse é um assunto um pouco mais profundo... Taiwan é Chinesa, na verdade "Republica da China... na verdade não existe qualquer país chamado Taiwan, Taiwan tem soberania própria, contudo tão Chinesa quanto a China continental (a chamada Republica Popular da China), apenas ha a questão da soberania  _pol_



Mas para nao entrarmos aqui em questões demasiado complexas, as Sym, Kymco e Daelim são fabricadas em Taiwan e nao em Guangdong (cantao) onde sao produzidos outras maquinas mais baratas e com menos qualidade   _pol_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 04 de Janeiro de 2015, 19:13
Scooterado,

É o sentimento de quase todos os ex-donos de X-max que gostariam de ter mantido as suas maquinas  _pol_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 04 de Janeiro de 2015, 21:27
Filipe,


Entendo bem o que dizes... mas com tanta experiências hedonistica que poderíamos agora partilhar, vem-me à memoria o anuncio do Alfa 4C:




Certamente que todos os companheiros do sexo masculino agora podem dar um sorrisinho sobre a tal parte intangível de que estamos (ou nao) a falar  _lol_ _lol_ _lol_



Mas sinto que já nos estamos a afastar do propósito do tópico... a ideia seria deixar quais as principais diferenças que justificam ou não o preço da X Max (ou Forza  _lol_) para a concorrência directa e trocarmos algumas ideias sobre isso, nunca seria minha intenção estar aqui a abrir um tópico para espalhar "a doutrina dos diapasões" e muito menos andar a "medir emblemas"  _pol_ . Até porque a minha curta experiência em 2 rodas apenas contempla 2 montadas e TDs a mais meia dúzia de outras, e se hoje sou cliente Yamaha, amanha poderei perfeitamente ser de outra marca, desde que o produto que tenham à venda me agrade...  _pol_


Penso que para o consumidor que está comprador de uma scooter de 125, penso que nos DBs e em outros tópicos poderá encontrar toda a informação necessária a uma escolha acertada, neste segmento de scooter GT os principais players sao a Kymco DT, SYM, X-Max, e certamente dentro de poucos meses também a novíssima Forza, havendo outra 125 muito boas dentro de outros segmentos  _pol_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Filipe Pombo em 04 de Janeiro de 2015, 21:41
  _pol_ . Até porque a minha curta experiência em 2 rodas apenas contempla 2 montadas e TDs a mais meia dúzia de outras, e se hoje sou cliente Yamaha, amanha poderei perfeitamente ser de outra marca, desde que o produto que tenham à venda me agrade...  _pol_




 _pol_ _pol_  isso mesmo...nada de clubismos, do meu ponto de vista estamos perante uma análise imparcial, mas objectiva... abraço
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Rui China em 04 de Janeiro de 2015, 22:50
Sou maçarico aqui, sou maçarico nas scooters (tenho uma Kimco 300) e não li todos os comentários. Quando comprei a scooter, tive em consideração que podia não me adaptar, então comprei usada, não queria comprar caro pela razão exposta. Optei por mais de 125, porque como moro em Alverca e de vez em quando vou a Lisboa, achei que devia ter velocidade de ponta suficiente para desembrulhar do transito, ultrapassagens etc. Quando me falaram nas Tailandesas fiquei desconfiado, enferrujam e os plásticos são maus etc etc. Afinal a 300 até agora tem sido impecável, já caiu 2 vezes por causa do descanso! , abana um bocado, mas acho que será defeito das scooters no geral, curva até tocar com qualquer coisa no chão( Descanso central?) e nota-se alguma corrosão no quadro . Quando tiver muitos km troca-se o grupo térmico, é em ferro? sai mais barato!
De qualquer modo, já passou por mim uma scooter que de scoter tem pouco! parece uma moto, escape pontudo, mais racing, mais atrevida, não sei qual é! mas merece ser investigado!

E é claro que o ácido fosfórico ou muriático é bom para tirar a ferrugem e a coca-cola também porque tem acido fosfórico na sua composição. Boas curvas.
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: MIGMATA em 04 de Janeiro de 2015, 23:59
(https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/10405304_10202797616293727_178529113872574910_n.jpg?oh=a3f032bbd0f506d948357848d58e024a&oe=553A053D&__gda__=1429708375_fbfcca06bc67e75e2c85d354f94c95c5)

Só vos digo uma coisa... GRANDE MÁQUINA!!!!
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Paulo Silveiro em 05 de Janeiro de 2015, 09:08
(https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/10405304_10202797616293727_178529113872574910_n.jpg?oh=a3f032bbd0f506d948357848d58e024a&oe=553A053D&__gda__=1429708375_fbfcca06bc67e75e2c85d354f94c95c5)

Só vos digo uma coisa... GRANDE MÁQUINA!!!!


 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: mpaneves em 05 de Janeiro de 2015, 13:46
Scooterado,

É o sentimento de quase todos os ex-donos de X-max que gostariam de ter mantido as suas maquinas  _pol_
Essa é para mim não é???
Mas é verdade comprei uma x ,cara ,para ficar com ela " para sempre" e saiu um brinde feio .OK,já passou mas se pudesse ter uma garagem cheia de 125 a xmax seria Uma de  certeza pois tem porte etc,etc mas também concordo com um companheiro que referiu os preços praticados pelo importador são desajustados para a realidade e concorrência,
Enfim.....
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: twin-pt em 05 de Janeiro de 2015, 14:18
Essa é para mim não é???
Mas é verdade comprei uma x ,cara ,para ficar com ela " para sempre" e saiu um brinde feio .OK,já passou mas se pudesse ter uma garagem cheia de 125 a xmax seria Uma de  certeza pois tem porte etc,etc mas também concordo com um companheiro que referiu os preços praticados pelo importador são desajustados para a realidade e concorrência,
Enfim.....

Mas mpaneves, se a memória não me engana a tua era uma X-City, não uma X-Max... São semelhantes mas não são iguais e não sei se em termos de montagem/qualidade são equivalentes... _pensador_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Marco46 em 05 de Janeiro de 2015, 17:36
Mas mpaneves, se a memória não me engana a tua era uma X-City, não uma X-Max... São semelhantes mas não são iguais e não sei se em termos de montagem/qualidade são equivalentes... _pensador_


Donde vem a xmax vêm todos os restantes modelos da Yamaha para o mercado europeu que são montados pela MBK em frança. A montagem é igual para todas.  _pol_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: TMaxer em 05 de Janeiro de 2015, 17:38
Essa é para mim não é???
Mas é verdade comprei uma x ,cara ,para ficar com ela " para sempre" e saiu um brinde feio .OK,já passou mas se pudesse ter uma garagem cheia de 125 a xmax seria Uma de  certeza pois tem porte etc,etc mas também concordo com um companheiro que referiu os preços praticados pelo importador são desajustados para a realidade e concorrência,
Enfim.....

NAO!!!

Estava apenas a aglutinar os desejos manifestados pelos companheiros Filipe Pombo, Scooterado e por mim próprio que gostaríamos de ter mantido as X, nada mais!!!!  _pol_


Em relação ao caso do companheiro, já tinha comentado que os limões saem em todas as marcas...  _pol_ Já conhecia a historia da sua X-City de outro tópico, que teve problemas de falta de juntas e avarias nos quadrantes  _thumbdown_, acho que é um grande furo na ultima malha de controlo de qualidade  _pensador_ e provavelmente se fosse comigo estaria bastante aborrecido com a marca e com a inépcia do representante ou da oficina em resolver o problema a seu contento e em prazos adequados à gravidade dos problemas.  _martelada_



Os meus posts, tanto neste tópico, como no meu DB, apenas refletem a minha experiencia e a vivencia que vou tendo com o decorrer dos Kms, tentando descrever essa experiencia com o máximo de transparência e veracidade possível, por favor entenda que não sou fan-boy Yamaha e nem tao pouco funcionário Yamaha e não ganho nada com a Yamaha vender mais ou menos  _lol_ . Sendo este fórum, uma coleção de relatos apenas posso contribuir com o meu conhecimento e opinar baseado na minha experiencia, nada mais nem nada menos, apenas isso  _pol_  _pol_


Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: JuanGP em 05 de Janeiro de 2015, 20:09
A minha primeira foi uma Yamaha Majesty 125 (2010) de 2º mão, sempre tratei eu próprio dela, e nos 27000 km que montei nela,(2 aos) nunca vi pontos de ferrugem na mesma, hoje já conta com 51000 km e 4 anos a rodar todos as semanas (chuva, sol, neve, etc.).

A experiencia foi tão boa que a nova também e Yamaha de 2º mão, mas uma X-Max 400. e nos poucos dias que tenho com ela, realmente é um espanto!!

Não posso falar de outras motos/marcas, porque não tenho essa experiencia, mas das Yamaha, digo que são fieis, muito fieis...  _palmas_ _palmas_


Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: mpaneves em 05 de Janeiro de 2015, 20:32
É na boa pessoal eu compreendo.
Sim era a xcity,da mesma família das x ,tem exatamente o mesmo motor /variador da max mas eles anunciam meio cv a mais na city ,pesa 167 kg tem roda alta e os manómetros são os mesmos da max mais antiga(sem rpm)mas com novo grafismo.resumindo é a opção mais barata e de roda alta da max e em tudo mais muito igual ,se fiquei fulo? Pois a CBF foi a resposta radical  a tudo ,perdi,sim em potencia,segurança ,utilidade mas ganhei na carteira  ,no agrado de por mudanças outra vez e por incrível que pareça no conforto pois o trazeiro e as pernas já não doem em tiradas longas.mas falando do tópico em si  ; tem ambas as x qualidade para o que são mas como é obvio podem ter defeitos pois o meu minarelli podia ter saído numa  xmax e o companheiro estava feito ,a minha suspensão podia ter saído noutra igualmente e pronto...Eu ,segundo a Yamaha Portugal,tive o pior exemplar da família x da europa tive 7 intervenções de garantia logo nos primeiros 6 meses ,1 imobilizado, 1 paragem no meio do nada por falta de gota pois os manómetros não estavam bons e o resto já sabem ,o que eu queria e incisti foi a troca da scooter por outra igual e ninguem quis saber ,já que era tudo reposto e só havia 1 prejudicado,EU.por isto e pelo MEU motivo ,que não é exemplo,saí da marca .
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Paulo Silveiro em 06 de Janeiro de 2015, 09:28
Penso que qualquer um de nós se tivesse passado pela experiência do companheiro mpaneves, nem queria ver uma Yamaha à frente. Realmente foi  um grande azar.
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: mepim em 25 de Janeiro de 2015, 13:31
Só agora dei com este tópico, e ainda bem que foi ao domingo de manhã, porque estive a ler atentamente todas as respostas, e TMAX só te posso dar os parabéns pelo detalhe do primeiro post.

Muitas vezes, e até mesmo a nível profissional, devemos escutar quem está de fora e nada percebe do assunto, neste caso concreto da X-Max eu sou a pessoa que estava de fora e pouco ou nada percebia do assunto, sou apaixonado por duas rodas desde que nasci (sim, com 3 anos recebi a primeira bicicleta com rodinhas e segundo consta ao fim de 10 min já não havia rodinhas e eu já andava sem elas), sempre adorei motas mas por razões de consciência nunca fui proprietário de nenhuma, as 2 rodas que fui tendo foram sempre sem motor, e sim sou daqueles que já dei mais de 5000€ por uma bike de btt, mas a nível de motas/scooters era um zero à esquerda e ainda vou sendo, agora com mais algum conhecimento por ser proprietário de uma X.

Pois então ao 39 anos decidi que estava na altura de adquirir as primeiras 2 rodas com motor, a idade é um posto e achei que agora já conseguia ter uma condução mais racional do que quando somos jovens, em que a falta de para choques na mota pode ser um problema bastante sério.

Estando eu de fora e não percebendo nada disto fui experimentar aquilo que conhecia, primeiro teste PCX, adorei, mas acima dos 80kms/h é para esquecer, depois Kymco Downtown, não gostei mesmo nada, senti a scooter pesada e difícil de curvar, comecei a pensar que se calhar não estava preparado para este mundo e fui para o teste da X-Max um pouco receoso, pois é, mas sentei-me em cima dela e imediatamente ficámos um só, adorei a sua condução!!

Ainda experimentei a SYM que se aproxima bastante da X, mas aquele momento que não durou mais de 20 minutos com a X foi o suficiente para me fazer esquecer os tais 1000€.

Resumindo, eu que não percebo nada de scooters ao experimentar pela primeira vez fiquei imediatamente embeiçado pela X, e olhem que para mim ser Yamaha, SYM, Kymco, Honda ou outra coisa qualquer era exactamente igual porque não percebia mesmo nada das diferenças entre elas.

Por isso sem duvida que a emoção consegue muitas vezes vencer a razão, e se me dissessem antes de ter começado a analisar/testar as scooters que ia dar 4300€ por uma dizia que eram loucos, agora digo que vale cada cêntimo.
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Scooterado em 25 de Janeiro de 2015, 14:26
Boas Mepim, é isso mesmo companheiro, expressas-te bem o sentimento que eu também tive quando comprei a Xmax 125 ( em 2010 ) e no meu caso, o coração tem superado quase sempre a razão mas é aos pontos nunca por KO,hehe.
1 abraço e desfruta bem dessa menina que tem obrigação de ser fiável e não dar chatices ao dono  _pol_
Scooterado  scooter_ _slb_
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: C1G4N0 em 31 de Janeiro de 2015, 03:19
Parabéns pelo tópico, TMaxer! Achei muito interessante e acabei por ler todos os comentários.

Devido ao meu test drive de 3 dias nas férias de verão com uma X-MAX, não sei se foi influência por o passeio ter sido tão bonito mas a verdade é que acabei por ficar rendido.

Apercebi-me das diferenças entre a PCX e a X-MAX e desde aí comecei a pesquisar as características e preços.

Na minha inocência e desconhecimento ainda pesquisei por TMAXs pois em França/Mónaco encontrei muitas e aquilo bateu bem forte  _lol_ (claro que o preço e o facto de não haver de 125cc fizeram-me decidir logo que não vai passar de um sonho eterno).

Quando vi o preço de venda em Portugal da X-MAX fiquei desiludido, considero um preço elevado para uma scooter 125 e penso que faz muito mais sentido o preço da X-MAX 250 que não é muito mais cara que a 125. Mas sabendo daquilo que experienciei nas férias, entendo porque praticam este preço.

Não estando disposto (e não sendo conveniente) a dar tanto dinheiro por uma scooter 125, comecei a ver vendas em 2ª mão, coloquei a PCX à venda e passado 2 meses e meio após as férias acabei por comprar uma X-MAX com 4 meses de utilização a um preço bem mais simpático.

Até ver não me arrependo do esforço financeiro e do upgrade efectuado, acho que fez sentido e só espero que venham aí dias de sol com temperaturas amenas para poder fazer uns passeios fora da cidade, algo que com a PCX fazia e sentia sempre limitações.

E entendo perfeitamente as várias opiniões aqui deixadas por quem comprou uma X-MAX, é cara mas porque se paga por um produto com boa qualidade. De certeza que se essa qualidade não existisse, não as vendiam como vendem ou então o preço acabaria por baixar.

Não cheguei a ponderar outras da concorrência com preços mais baratos devido ao test drive que fiz nas férias e por uma questão de estética, gostos não se discutem mas este novo modelo da X-MAX enche-me as medidas (e eu nem gosto assim tanto do modelo anterior).
Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: Marco46 em 31 de Janeiro de 2015, 16:40
Companheiro,

A qualidade está lá como está nos restantes modelos que saiem da mesma linha de montagem. Agora se calhar nao sabias disto: A Xmax partilha punhos, manetes, amortecedores, discos, escape completo, vareador stock + correia, motor (125),  e provavelmente as mesmas luzes.

Ate tens alguns modelos Yamaha com melhor material de origem como por exemplo a majesty que vem com excelente um sistema de travagem de duplo bombito da BREMBO, que a Xmax nao traz, além de ser uma das mais pesadas do segmento!  _thumbdown_


Título: Re: X Max - Diferença de preços para a concorrencia
Enviado por: interceptor em 31 de Janeiro de 2015, 22:16
A xmax 125/250 no disco dianteiro também têm uma bomba de 2 êmbolos só não são é da brembo e no caso das 125 abs/250 até têm dois êmbolos no disco traseiro.