Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Test Ride / Re: Kymco Downtown 350(2025)
« Última mensagem por mpaneves em 17 de Junho de 2025, 17:24 »
_palmas_ _palmas_
Muito boa reportagem do MPA Neves desta bela opção para quem precisa de uma máquina ao mesmo tempo citadina e estradista e com consumos de 125 CC a um preço muito ajustado, o facto de não ter tantas "mariquices" até é bom, para não inflacionar o preço final e hoje em dia qualquer telelé já tem GPS e colocando um bom suporte no guiador fica o problema resolvido; Gostei do discuso fluído e a "tresandar" a honestidade do MPA Neves, vou continuar a seguir os seus testes drives, obrigado companheiro _pol_
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_
Obrigado companheiro
Grande abraço
2
Test Ride / Re: Kymco Downtown 350(2025)
« Última mensagem por Scooterado em 17 de Junho de 2025, 14:31 »
 _palmas_ _palmas_
Muito boa reportagem do MPA Neves desta bela opção para quem precisa de uma máquina ao mesmo tempo citadina e estradista e com consumos de 125 CC a um preço muito ajustado, o facto de não ter tantas "mariquices" até é bom, para não inflacionar o preço final e hoje em dia qualquer telelé já tem GPS e colocando um bom suporte no guiador fica o problema resolvido; Gostei do discurso fluído e a "tresandar" a honestidade do MPA Neves, vou continuar a seguir os seus testes drives, obrigado companheiro _pol_
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_
3
Test Ride / Kymco Downtown 350(2025)
« Última mensagem por mpaneves em 16 de Junho de 2025, 08:08 »
A versão mais recente desta maxiscooter:

i=2KDZok-GpF-iiTwz
4
Mecânica / Re: Aumentar potencia SYM jet14 125 (ano 2017)
« Última mensagem por Xquim em 10 de Junho de 2025, 21:32 »
Alguma possibilidade de sem mexer no motor pôr a scooter a andar mais, pelo menos até 130kms h? é pra durar,não quero que se estrague logo... _pensador_
Antes de postar,deve fazer a sua apresentação! https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,27475.0.html
5
Mecânica / Aumentar potencia SYM jet14 125 (ano 2017)
« Última mensagem por Rúben da Silva em 10 de Junho de 2025, 17:31 »
Alguma possibilidade de sem mexer no motor pôr a scooter a andar mais, pelo menos até 130kms h? é pra durar,não quero que se estrague logo... _pensador_
6
Outras Maxiscooters, com motor ecológico / Re: VELCA ONE
« Última mensagem por Kharys em 10 de Junho de 2025, 11:36 »
Hello,

O que é ou deve ser feito na manutenção encontra-se no manual da Velca, e está em linha com a Silence/Seat. Agora, em primeiro lugar, sim, convém referir que estas manutenções são largamente para compensar (monetariamente) o que os clientes estão a evitar numa ICE. Podemos referir o exemplo automóvel: a manutenção dum Kia Niro (que pode ser ICE, híbrido, ou 100% elétrico) apresenta valores mais altos para a versão 100% elétrica mesmo em situações completamente indiferentes de ser ICE/Hib/EV.

No entanto (e não estou a desculpar, de longe), há sempre formas de "justificar", e claro está que há-de ser sempre um compromisso entre servir bem e honestamente vs. easy profit.

Tipicamente, as "desculpas" mais utilizadas são:
  - o valor/hora é idêntico, ou seja: o custo do check-in, validações, etc., resultam numa valor base que há-de sempre existir, caro por sinal devido à utilização do tempo do colaborador, mesmo que num EV não resulte em trabalho adicional (mudar óleo, mudar filtros, whatever)
  - são necessárias skills adicionais ao mexer num EV, nomeadamente tudo o que está relacionado com a alta-voltarem, e o training/skills acarreta custos

Dito isto, o que eu espero pagar no mínimo numa revisão duma scooter elétrica seria algo entre os 30-60m dum técnico, e aqui irá depender o quanto a oficina cobra por hora técnica.

€75 é demais? Claramente, particularmente para as revisões "check & go". Eu pessoalmente sem grande conhecimento de causa esperaria algo por volta da metade disso no máximo.

De forma mais generalizada, diria que o tema não é exclusivo dos EVs, simplesmente se torna mais visível neste caso, pois não se antecipa que sejam necessárias grandes ações durante a revisão, mas a verdade é que o easy profit já existia e continua a existir nos ICEs, fosse cobrar tempo a mais, ações desnecessárias, etc. Julgo que a visibilidade no caso ICE apenas se torna mais diluída na própria expectativa do cliente.

Para finalizar, do pouco que fui assimilando de informações minhas e de outros, a minha percepção que tenho é que há "easy profit" em qualquer das versões, talvez um pouco mais nos EVs apesar de que mesmo assim a manutenção aparenta continuar a ser mais barata que ICE (na minha percepção, algo a rondar a metade do custo para EV), e de resto é o tema do costume: durante a garantia (e se se quiser manter a garantia) ou faz-se na marca ou alternativas que mantenham a garantia, e depois disso é procurar alternativas com uma relação custo/qualidade mais atrativa.

PS: retirado do manual da Velca One ->

La primera inspección deberás hacerla cuando hayas disfrutado de tus
primeros 1.000 km, la segunda a los 5.000 km, la tercera a los 10.000 y a
partir de aquí deberás revisar tu moto cada 5.000 km. Independientemente
de los kilómetros que hagas, te recomendamos que como mínimo revises
tu Velca una vez al año, en caso de no haber recorrido los kilómetros
necesarios para pasar una nueva revisión en el plazo de un año.

{},
Kharys

9
Mecânica / Re: A minha sym 125 custa a subir de velocidade a partir de uns 60km até 80km
« Última mensagem por Gilette em 06 de Junho de 2025, 12:45 »
Aqui vai a fatura. Não a sei inserir aqui coloquei aqui neste site para se visualizar: https://ibb.co/4gRVCDD5

Eu sou do Centro de Portugal. Foi uma oficina daqui da zona.

Estou a ver que foi apenas uma intervenção sobre a transmissão + oleo.

Não sei quando foi que fez a ultima revisão mas recomendo verificar o sistema de injecção e velas.

Não sei que mais possa ser, se fosse o stator ou o sensor lambda normalmente aparece a indicação de avaria do motor no ecran, isto é, não impede que continue a andar mas no final acaba por ficar com a moto parada.

Não sei se essa oficina é da Sym mas numa oficina deles costumam ligar a moto a uma máquina para analisar erros.



10
Mecânica / Re: A minha sym 125 custa a subir de velocidade a partir de uns 60km até 80km
« Última mensagem por Itamar em 06 de Junho de 2025, 12:04 »
Aqui vai a fatura. Não a sei inserir aqui coloquei aqui neste site para se visualizar: https://ibb.co/4gRVCDD5

Eu sou do Centro de Portugal. Foi uma oficina daqui da zona.
Páginas: [1] 2 3 ... 10