6
« Última mensagem por Kharys em 10 de Junho de 2025, 11:36 »
Hello,
O que é ou deve ser feito na manutenção encontra-se no manual da Velca, e está em linha com a Silence/Seat. Agora, em primeiro lugar, sim, convém referir que estas manutenções são largamente para compensar (monetariamente) o que os clientes estão a evitar numa ICE. Podemos referir o exemplo automóvel: a manutenção dum Kia Niro (que pode ser ICE, híbrido, ou 100% elétrico) apresenta valores mais altos para a versão 100% elétrica mesmo em situações completamente indiferentes de ser ICE/Hib/EV.
No entanto (e não estou a desculpar, de longe), há sempre formas de "justificar", e claro está que há-de ser sempre um compromisso entre servir bem e honestamente vs. easy profit.
Tipicamente, as "desculpas" mais utilizadas são:
- o valor/hora é idêntico, ou seja: o custo do check-in, validações, etc., resultam numa valor base que há-de sempre existir, caro por sinal devido à utilização do tempo do colaborador, mesmo que num EV não resulte em trabalho adicional (mudar óleo, mudar filtros, whatever)
- são necessárias skills adicionais ao mexer num EV, nomeadamente tudo o que está relacionado com a alta-voltarem, e o training/skills acarreta custos
Dito isto, o que eu espero pagar no mínimo numa revisão duma scooter elétrica seria algo entre os 30-60m dum técnico, e aqui irá depender o quanto a oficina cobra por hora técnica.
€75 é demais? Claramente, particularmente para as revisões "check & go". Eu pessoalmente sem grande conhecimento de causa esperaria algo por volta da metade disso no máximo.
De forma mais generalizada, diria que o tema não é exclusivo dos EVs, simplesmente se torna mais visível neste caso, pois não se antecipa que sejam necessárias grandes ações durante a revisão, mas a verdade é que o easy profit já existia e continua a existir nos ICEs, fosse cobrar tempo a mais, ações desnecessárias, etc. Julgo que a visibilidade no caso ICE apenas se torna mais diluída na própria expectativa do cliente.
Para finalizar, do pouco que fui assimilando de informações minhas e de outros, a minha percepção que tenho é que há "easy profit" em qualquer das versões, talvez um pouco mais nos EVs apesar de que mesmo assim a manutenção aparenta continuar a ser mais barata que ICE (na minha percepção, algo a rondar a metade do custo para EV), e de resto é o tema do costume: durante a garantia (e se se quiser manter a garantia) ou faz-se na marca ou alternativas que mantenham a garantia, e depois disso é procurar alternativas com uma relação custo/qualidade mais atrativa.
PS: retirado do manual da Velca One ->
La primera inspección deberás hacerla cuando hayas disfrutado de tus
primeros 1.000 km, la segunda a los 5.000 km, la tercera a los 10.000 y a
partir de aquí deberás revisar tu moto cada 5.000 km. Independientemente
de los kilómetros que hagas, te recomendamos que como mínimo revises
tu Velca una vez al año, en caso de no haber recorrido los kilómetros
necesarios para pasar una nueva revisión en el plazo de un año.
{},
Kharys