Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: Joaquim em 21 de Janeiro de 2020, 23:01
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Bn amigos
Tem-se falado por aqui sobre o aquecimento das nossas SYM´s, que muito dificelmente passa de um traço, o que eu ja verifiquei na minha SYM é que além de nunca ter passado do primeiro traço o anticongelante no deposito mantem-se frio. Aguardo as vossas opinioes e t emnham uma excelente noite."
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Bn amigos
Tem-se falado por aqui sobre o aquecimento das nossas SYM´s, que muito dificelmente passa de um traço, o que eu ja verifiquei na minha SYM é que além de nunca ter passado do primeiro traço o anticongelante no deposito mantem-se frio. Aguardo as vossas opinioes e t emnham uma excelente noite."
Boa noite, perfeitamente normal especialmente com este frio.uns 30 minutos ao relanti numa garagem devem ser mais que suficientes para mexer o ponteiro
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Amigo Piedade bom dia
Não devo ter explicado bem, refiro-me ao anticogelante que nao aquece.
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Amigo Piedade bom dia
Não devo ter explicado bem, refiro-me ao anticogelante que nao aquece.
Se é no vaso expansão que dizes que não aquece, nem fica morno.
Nesse caso possivelmente existe um entupimento na saída do radiador.
Os tubos de água aquecem?
A válvula de temperatura onde está instalada?
Mecânico
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Amigo Piedade bom dia
Não devo ter explicado bem, refiro-me ao anticogelante que nao aquece.
sem ter um conhecimento profundo sobre o assunto... aqui ficam mais uns bitaites
O sensor de temperatura está no corpo do motor, portanto aquilo que se vê no painel de instrumentos é a temperatura da água no interior do motor.
- No circuito entre o motor e o radiador está uma válvula termostato que só deve abrir lá para os 80ºC, ou seja só quando a água já está bem quente é que a válvula abre e completa o circuito e o radiador entra efectivamente em cena;
- Do lado do radiador deve de estar um novo sensor "interruptor" de temperatura que liga ou desliga a ventoinha quando o ar que passa pelo radiador não e o suficiente para arrefecer a agua;
- O vaso de expansão está em paralelo com o radiador;
assim, a minha leitura é que se o motor não atinge a temperatura de abertura do termostato, então a agua não circula no radiador e a que está lá mantém-se fria, o mesmo acontecendo com a do vaso de expansão.
- se por exemplo o termostato estivesse colado na posição fechado... em principio a temperatura ia subir de forma descontrolada e isso seria visível no painel de instrumentos.
- se o sensor de temperatura do motor estivesse avariado, não seria de esperar que a temperatura no painel, subisse para o 1º traço sequer.
- um tubo entupido... mais uma vez a temperatura no motor ia disparar de forma descontrolada pois a agua não circulava.
- a bomba de agua não estar a trabalhar correctamente, mais uma vez a temperatura teria de subir de forma descontrolada.
Mas acho que para o companheiro ficar mesmo descansado com isso, só mesmo passando numa oficina para fazerem um teste como deve ser.
Um abraço
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Parece-me que a dúvida do Joaquim, é o anticongelante existente no vaso de expansão que não aquece.
Se a dúvida é esta, isso é perfeitamente normal, em condições normais não há troca de fluidos entre o vaso de expansão e o resto do circuito.
Apenas quando a moto está muito quente e a paramos, estando o motor muito quente e não existindo circulação do fluido refrigerante agua aquece muito, expande e é enviada para o vaso de expansão. O mesmo acontece, mas em sentido contrário, quando no circuito primario existe falta de fluido este é enviado do vaso de expansão para o circuito.
Lembrem-se que todo este circuito é pressurizado !
_convivio_
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O Joaquim quer assumir uma causa-consequência pelo display apresentar 1 traço e o vaso de expansão do radiador não ter a água quente. _Rolley_
- A informação no display é fornecida pela leitura da centralina do sensor da temperatura de água.
- O circuito de água só abre do radiador para o vaso quando o motor está já bastante quente.
Falta saber mais informações, tipo se é uma situação recorrente ou não ? _pensador_
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Se não aquece, está boa...
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Com esses dias mais frios. A minha mota está levando muito tempo para esquentar.
Qualquer descida no caminho apaga a primeira luz da marcação da temperatura.
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Viva,
No meu caso, a GTS vai até aos dois traços e não passa daí. Isto em dias normais (temperatura exterior normal)
Quando está frio, marca um traço, chega a marcar o segundo mas por vezes baixa para o primeiro outra vez.
Assim que entro em estrada e a rotação mantém as 6000RPM, por norma, fica sempre com dois traços.
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Na minha sempre aconteceu isso, so no para e arranque chega a aquecer a agua do copo de expansão. De inverno até ja chegou a apagar o 1 traço com temperaturas de 0 c e muita chuva a bater de frente no radiador.
Abraço
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Viva,
No meu caso, a GTS vai até aos dois traços e não passa daí. Isto em dias normais (temperatura exterior normal)
Quando está frio, marca um traço, chega a marcar o segundo mas por vezes baixa para o primeiro outra vez.
Assim que entro em estrada e a rotação mantém as 6000RPM, por norma, fica sempre com dois traços.
A minha Gts tinha o mesmo comportamento .
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Deixo o relato da minha GTS 125 EVO de 2010.
Depois de aquecer 1 traço.
Depois de começar a circular, 1 traço.
Chega aos 2 traços se a mantiver a trabalhar mas parada num dia com 20 graus ou mais.
Em dias de muito frio, em andamento, chega a ficar sem nenhum traço.
Em andamento nunca foi aos 3 traços, mesmo em dias de calor tórrido. Mas eu não costumo fazer circuitos que façam estar muito tempo parado em cruzamentos.
Parada mas a trabalhar, mesmo em dias de muito calor, nunca foi ao 3º traço mas eu regra geral nunca lhe dou essa hipótese pois estando parada desligo-a.
Espero ter ajudado.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
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A minha chegou aos 3 traços uma vez , dia torrido e parada a trabalhar ,já a cruisym rm estrada aberta está nos 2 traços e em cidade anda facilmente nos 3 .