Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: Carlos manuel em 24 de Setembro de 2016, 22:09
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Boa noite
Gostaria que me ajudassem a dar a vossa openião sobre o desaparecimento do oleo do motor em percentagem considerável,mas existe uma questão não tenho a certeza á quanto tempo é que foi efectuada a ultima muda ou revisão relativamente á mudança de oleo.
Mas quando fui substituir o mesmo encontrava se no carter por volta de 200 ml de óleo.
Gostava da vossa openião e experiência sobre o assunto em causa.Tambem vos informo que não deita fumo nenhum branco e a compressão se encontra normal e recomenda se,o veiculo é de 2011 e tem 38.000 kilometros.
Obrigado
Carlos Pereira
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Se o consumo não é exagerado ou absurdo, única coisa que pecas é não o controlares periodicamente. Um motor meu com consumo moderado nunca chegaria a meio quanto mais quase não ter.
Os consumos podem ocorrer por diversos motivos (e sim, as Hondas também o bebem). Tipo de óleo, viscosidade, temperatura ambiente, tipo de condução e inclusive estado do óleo (isto num motor saudável).
Logo, não sabendo estas variáveis nem o espaço temporal ou mesmo quilometrico, é difícil tecer opiniões
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Pelo que percebi, o companheiro comprou a maxi usada e não sabe quando foi feita a última substituição de óleo.
Talvez fosse boa ideia ir fazer uma revisão e controlar o nível do óleo a partir daí.
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Como foi dito ,consome óleo porque? de quanto em quanto tempo ou km ele desaparece.
Se não há certeza a quando da última revisão ,aconselho a fazer uma ,mete óleo bom,tipo motul 7100 ,regista tudo é vê se volta a baixar e em quanto tempo,pode ser normal ou não depende...
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Boas,
afim de manter a salubridade do topico o mesmo foi alvo de moderação.
Boas curvas.
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Boas,
afim de manter a salubridade do topico o mesmo foi alvo de moderação.
Boas curvas.
manter a salubridade do tópico é muito bom!!! haja quem o faça... _pol_
É como manter as nossas motinhas saudáveis ...ora companheiro o que eu aprendi é que estas scooters duram...duram.duram..mas têm de ter manutenção de avião...isto é ...seguir á risca e substituir tudo o que é necessário e temos longa vida nas scooters..
Se o companheiro não tem noção das revisões e quando foram efectuadas..nada como fazer um reset e começar uma nova vida da scooter...seguir as manutenções e os prazos de manutenção.
A razão do pouco óleo pode ser diversa, inclusive , ter sido pouco abastecida no dia da ultima revisão... _pensador_ qui çá ??!!
De qualquer modo sobrarem 200 ml num motor de 300 cm3 é preocupante, _pensador_ mas quase todas consomem..por acaso a minha Xmax 400, com 45,000 kms não consome..mas isso deve ser porque gosta mais de gasolina _vinho_ _vinho_ bem queria que ela me desse motivos para a trocar ..raio da mota :-?
cumprimentos e boas voltas
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Em primeiro lugar gostaria de pedir desculpa pela minha intervencao anterior no post devido a uma intervenção hilariante de outro companheiro _lol_ _lol_ _lol_
Em 2 e para me redimir... ha que estar atento a 2 pormenores:
Em primeiro lugar qual o oleo que metemos no motor
Em segundo, ter um registo da kilometragem para controle.
Posto isto, o meu conselho ao companheiro é esquecer as contas actuais... é preparar um muda de óleo, com um bom óleo, na graducao recomendada para a sua SYM _pol_
Entretanto registre os kilometros e data... depois é ir controlando. O consumo de óleo nas cilindradas mais pequenas é relativamente normal... os motores tem carteres muito pequenos e geralmente andam sempre em rotações muito elevadas.
Se vir que o consumo está muito elevado, é melhor pensar em ver os segmentos...
Se o consumo estiver normal é ir controlando e atestando quando ficar muito baixo _pol_
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Convém manter esse nível de óleo debaixo de olho. Pode ter sido uma situação ocasional, ou um problema mais sério. Como não tens o historial da scooter, relativamente às revisões, tens de estar atento.
Nesse modelo não existem relatos de consumo de óleo, pelo que me inclino para a falta de uma manutenção periódica. _pol_
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Boas tardes
Queria continuar ou melhor dar continuidade ao meu Tópico do consumo de óleo da Minha Sym Gts 300i evo. Coloquei eu próprio 1 litro e pouco de Óleo Castrol Power 1 Semi sintético 10 w 40 e qual o meu espanto que me consumio novamente o óleo todo ou quase todo em mais ou menos 2500 kilometros. Faço muito auto estrada em velocidade moderada,mas como é uma acelera e dado esta andar em rotações mais elevadas,pois enquanto muda e não muda de engrenagem ou mudança fica em alguns momentos em regimes ligeiramente mais elevados do que em situações ditas normais relativamente a de uma moto convencional. Não sei se é por esse motivo mas que o óleo tende em desaparecer. Não sei se será segmentos ou os vedantes das válvulas ou o óleo ser algo fino.Ela não está a perder compressão que eu note nem está a fazer fumo que eu também tenha reparado. Enfim estou bastante curioso é apreensivo com esta situação pois nunca me tinha acontecido tal situação. Alguém me pode dar alguma ideia relativamente ao exposto. E já agora qual o consumo das vossas e qual o andamento e sitio por onde andam.
Obrigado pelo vosso Apoio, pois estou sem saber o que Fazer.
Forte Abraço
Carlos Pereira
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Boas Carlos Manuel,
Acho que deves mesmo seguir o manual de revisão, digo isto porque também é necessário trocar as juntas. Não sei precisamente quais são, mas sei que de x em x km's é necessário trocar as mesmas.
De qualquer das formas nunca notei esse consumo de óleo na minha, portanto algo está mal _pensador_ _pensador_ A auto estrada não pode ser um elemento para que o consumo de óleo exista, isto porque também já fizemos algumas viagens com a bicha (cerca de 200km's de Auto estrada sempre a 120km/h) e nunca tivemos esse problema.
Falando agora de consumos.... Faço bastante cidade e com a minha condução consigo médias de 4 lt/100, no entanto, quando vou de viagem já a uma velocidade mais "alta" consigo baixar para 3.6lt/100km's.
Um abraço!
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Creio ser normal o nivel de óleo baixar com a utilização, daí termos de estar atentos e retificar sempre que necessário.
Mas o que parece é teres um consumo excessivo.
Quando referes que colocaste 1lt e pouco, quer dizer que colocaste ao nivel máximo?
A vareta não vai até ao fundo do carter, o nivel pode ter apenas descido abaixo do comprimento da vareta.
Como andas com essa questão à algum tempo, parece mais sensato ir ao doutor com ela.
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Esse óleo que adicionaste é igual ao que já estava no motor?
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_convivio_ Olá boas
Companheiro Carlos isso não é normal eu comprei uma dessas nova em Setembro de 2011 cinza mate
e gostei bastante de andar com ela e troquei em Maio de 2013 com 23000kms e nunca me gastou oleo nenhum
e andava sempre em EN e AE esses motores são muito bons nunca dão problemas tens que ir a uma oficina
como deve ser da tua confiança para veres o que se passa
abraços