Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: alex em 14 de Abril de 2010, 10:58

Título: Eléctricas versus combustão
Enviado por: alex em 14 de Abril de 2010, 10:58
Bem vindo Alex.
A tua scooter a 2 tempos é menos poluente que um automóvel, pois consome muito menos gasolina, possui manutenção muito menos dispendiosa do ponto de vista ambiental e depois de terminar a sua vida útil vai dar origem a menos lixo. Porque não optas por agora por uma 125cc? Em termos de pegada ambiental é quase sobreponível à 50cc e permite uma condução melhor e autonomia muito superior.
 _convivio_
Obrigado a todos.
É uma visão optimista quando se diz que a 2 tempos é menos poluente que um automóvel: isto porque um motor a 2 tempos é tipicamente poluente ao enviar para a atmosfera gasolina não queimada juntamente com o óleo da mistura, coisas que não acontecem nos motores a 4 tempos. E todos devemos saber bem disso porque chegamos ao fim das viagens com a roupa a cheirar a óleo, não é?
Por outro lado o carro consegue ser rentabilizado se utilizarmos os cinco lugares que ele disponibiliza, distribuindo assim o consumo (de 5,1 litros do meu fiel Prius de 2001) por 4 ou 5 cabeças!
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: Ferro em 14 de Abril de 2010, 21:56
Obrigado a todos.
É uma visão optimista quando se diz que a 2 tempos é menos poluente que um automóvel: isto porque um motor a 2 tempos é tipicamente poluente ao enviar para a atmosfera gasolina não queimada juntamente com o óleo da mistura, coisas que não acontecem nos motores a 4 tempos. E todos devemos saber bem disso porque chegamos ao fim das viagens com a roupa a cheirar a óleo, não é?
Por outro lado o carro consegue ser rentabilizado se utilizarmos os cinco lugares que ele disponibiliza, distribuindo assim o consumo (de 5,1 litros do meu fiel Prius de 2001) por 4 ou 5 cabeças!
A Paty já disse uma boa parte daquilo que eu queria dizer... _pol_
Relativamente ao resto só quero acrescentar que quando falei em poluição estava a pensar em CO2 pois este é o principal problema actualmente.
Eu continuo a achar que é melhor fazer qualquer coisa pelo ambiente (por pouco que seja) do que não fazer nada... daí andar sempre que possivel de transportes públicos ou de scooter.
 _convivio_
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: alex em 14 de Abril de 2010, 23:04
a maioria circula apenas com uma pessoa no máximo 2
Tenho que dar a mão à palmatória e contra mim falo: a maioria das vezes ando só, apesar da família ser numerosa, e é precisamente isso que me faz voltar às duas rodas!

Quanto ao forum, parece ser 5 estrelas, estou a ser super bem recebido.
Sinto-me um nabo à procura das funcionalidades, mas com o tempo hei-de ir lá!...
Entretanto só têm que vigiar e desculpar as gafes. _Rolley_

Vão-se divertindo  scooter_ enquanto procuro forma de me juntar ao clube.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: RazoR em 15 de Abril de 2010, 09:00
Só na construção de um hibrido é gerada muito mais poluição do que na construção de um carro a gasolina/diesel e ainda pode andar uns (muito) bons anos

Deixo aqui este texto.

Prius Outdoes Hummer in Environmental Damage
By Chris Demorro
Staff Writer

The Toyota Prius has become the flagship car for those in our societyso environmentally conscious that they are willing to spend a premiumto show the world how much they care. Unfortunately for them, theirultimate ‘green car’ is the source of some of the worst pollution inNorth America; it takes more combined energy per Prius to produce thana Hummer.

Before we delve into the seedy underworld of hybrids, you must firstunderstand how a hybrid works. For this, we will use the most popularhybrid on the market, the Toyota Prius.

The Prius is powered by not one, but two engines: a standard 76horsepower, 1.5-liter gas engine found in most cars today and abattery- powered engine that deals out 67 horsepower and a whooping295ft/lbs of torque, below 2000 revolutions per minute. Essentially,the Toyota Synergy Drive system, as it is so called, propels the carfrom a dead stop to up to 30mph. This is where the largest percent ofgas is consumed. As any physics major can tell you, it takes moreenergy to get an object moving than to keep it moving. The battery isrecharged through the braking system, as well as when the gasolineengine takes over anywhere north of 30mph. It seems like a great energyefficient and environmentally sound car, right?

You would be right if you went by the old government EPA estimates,which netted the Prius an incredible 60 miles per gallon in the cityand 51 miles per gallon on the highway. Unfortunately for Toyota, thegovernment realized how unrealistic their EPA tests were, whichconsisted of highway speeds limited to 55mph and acceleration of only3.3 mph per second. The new tests which affect all 2008 models give amuch more realistic rating with highway speeds of 80mph andacceleration of 8mph per second. This has dropped the Prius’s EPA downby 25 percent to an average of 45mpg. This now puts the Toyota withinspitting distance of cars like the Chevy Aveo, which costs less thenhalf what the Prius costs.

However, if that was the only issue with the Prius, I wouldn’t be writing this article. It gets much worse.

Building a Toyota Prius causes more environmental damage than a Hummerthat is on the road for three times longer than a Prius. As alreadynoted, the Prius is partly driven by a battery which contains nickel.The nickel is mined and smelted at a plant in Sudbury, Ontario. Thisplant has caused so much environmental damage to the surroundingenvironment that NASA has used the ‘dead zone’ around the plant to testmoon rovers. The area around the plant is devoid of any life for miles.

The plant is the source of all the nickel found in a Prius’ battery andToyota purchases 1,000 tons annually. Dubbed the Superstack, theplague-factory has spread sulfur dioxide across northern Ontario,becoming every environmentalist’s nightmare.

“The acid rain around Sudbury was so bad it destroyed all the plantsand the soil slid down off the hillside,” said Canadian Greenpeaceenergy-coordinator David Martin during an interview with Mail, aBritish-based newspaper.

All of this would be bad enough in and of itself; however, the journeyto make a hybrid doesn’t end there. The nickel produced by thisdisastrous plant is shipped via massive container ship to the largestnickel refinery in Europe. From there, the nickel hops over to China toproduce ‘nickel foam.’ From there, it goes to Japan. Finally, thecompleted batteries are shipped to the United States, finalizing thearound-the-world trip required to produce a single Prius battery. Arethese not sounding less and less like environmentally sound cars andmore like a farce?

Wait, I haven’t even got to the best part yet.

When you pool together all the combined energy it takes to drive andbuild a Toyota Prius, the flagship car of energy fanatics, it takesalmost 50 percent more energy than a Hummer - the Prius’s arch nemesis.

Through a study by CNW Marketing called “Dust to Dust,” the totalcombined energy is taken from all the electrical, fuel, transportation,materials (metal, plastic, etc) and hundreds of other factors over theexpected lifetime of a vehicle. The Prius costs an average of $3.25 permile driven over a lifetime of 100,000 miles - the expected lifespan ofthe Hybrid.

The Hummer, on the other hand, costs a more fiscal $1.95 per mile toput on the road over an expected lifetime of 300,000 miles. That meansthe Hummer will last three times longer than a Prius and use lesscombined energy doing it.

So, if you are really an environmentalist - ditch the Prius. Instead,buy one of the most economical cars available - a Toyota Scion xB. TheScion only costs a paltry $0.48 per mile to put on the road. If you arestill obsessed over gas mileage - buy a Chevy Aveo and fix that leadfoot.

One last fun fact for you: it takes five years to offset the premiumprice of a Prius. Meaning, you have to wait 60 months to save any moneyover a non-hybrid car because of lower gas expenses.


   

Para a malta que quer o resumo em português:

É preciso gastar mais energia a fazer um Prius do que um Hummer. Como?
O Prius tem dois motores, um de 76cv 1.5, e um elétrico de 67cv.
Como se gasta mais energia a acelerar, é onde o motor elétrico trabalha mais. Energia que é reaproveitada enquanto se trava.

Bem, os testes de economia foram baseados em auto-estrada a 55mph.Aumentaram as velocidades e as acelerações, o consumo disparou, écomparável a um Chevrolet Aveo, que é mais barato.

O problema é que o Prius é mais letal ao ambiente do que um Hummer queante 3 vezes mais tempo, devido Às suas baterias de níquel. O níquel,fabricado em Ontario, já causou tantos problemas que a NASA considera aprópria zona "dead zone".

A toyota produz 1000 toneladas / ano. E a Greenpeace anda furiosa comos sulfatos emitidos para a atmosfera,causando chuvas ácidas.

Adicionalmente, para fazer as baterias, esse níquel passa ainda pela Europa, China e Japão!

No final, somadas a energia de produção, combustível, transportes eoutras coisas, o Prius custa $3.25 por milha em 100.000 milhas dePrius, enquanto que o Hummer fica-se pelos $1,95.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: alex em 15 de Abril de 2010, 10:35
Viva RazoR, sempre atento!
Esse artigo, que já conhecia, parece-me um bocadinho tendencioso, ou não fosse americano... é que a Toyota roubou-lhes o primeiro lugar mundial de construtores, o que deve ter ferido imenso o orgulho americano!
Poderá ser verdade o que está escrito, mas isso também é para quem paga por cinco litros de gasolina o mesmo que nós pagamos por um! Senão que sentido faria estar a defender um monstro que só para pôr a trabalhar aquele motor com mais de 6000cc deve engolir quase um garrafão!
Não sou defensor da Toyota em especial - o carro que habitualmente conduzo até é americano com... 3300cc - mas estou extremamente satisfeito com o meu Prius que já conta com 9 anos e 170 mil kms, sem que me dê vontade de o trocar.
Segundo a Toyota, o impacto ambiental na produção do Prius é equivalente ou inferior a qualquer outro do mesmo segmento - não o vamos comparar a um Smart - sendo que as baterias são completamente recicladas.
Em quem vamos acreditar?
O Prius foi concebido para circuito urbano maioritariamente, onde consegue, actualmente, consumos inferiores a 4 litros... quanto fará o Hummer? Não menos de 20, aposto. Até a minha Typhoon faz mais e sem contar com o óleo que também consome!
Quando tiveres oportunidade, se isso ainda não aconteceu, experimenta um (até pode ser o meu) para testemunhares como é agradável e relaxante circular em silêncio.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: RazoR em 15 de Abril de 2010, 15:11
Até gostava de conduzir um para depois escrever umas linhas no meu blog. Ja testei +/- umas scooters electricas, gostava de testar um hibrido.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: alex em 15 de Abril de 2010, 18:02
Quando queiras!
Nas scooters eléctricas, quais experimentaste?
Vale a pena a Vectrix e também as chinesas de 5000W da Batlight.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: cristina em 15 de Abril de 2010, 21:43
No tópico da apresentação do companheiro Alex surgiu um assunto, que já não tem a ver com a apresentação e acolhimento de um novo membro, mas que é de interesse debater, pelo que criei aqui este novo tópico e movi para cá as mensagens para que possamos continuar a "conversar"  sobre esta matéria sem invadir o tópico da apresentação do Alex  ;)
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: Ferro em 15 de Abril de 2010, 22:09
Depois desta conversa, fui a correr ver o site da Batlight... verifiquei com agrado que há novas propostas electricas promissoras... pena o visual não ser novo...
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=1048.0 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=1048.0)
 _convivio_
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: alex em 16 de Abril de 2010, 08:10
Desculpa Ferro mas não entendi o que queres dizer com o visual não ser novo; referes-te mesmo à estética?
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: RazoR em 16 de Abril de 2010, 09:35
Quando queiras!
Nas scooters eléctricas, quais experimentaste?
Vale a pena a Vectrix e também as chinesas de 5000W da Batlight.

Fica aqui um dos primeiros posts do meu blog onde falo das electricas

http://rodasbook.blogspot.com/2009/09/o-mundo-electrico.html (http://rodasbook.blogspot.com/2009/09/o-mundo-electrico.html)
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: alex em 16 de Abril de 2010, 09:58
Ok, já li o que escreveste no teu blog e sendo assim tiveste uma má experiência: a E-max, que foi a que mais te agradou, tem baterias de chumbo e é demasiado pesada, o que lhe retira todo o gozo e o feeling de leveza e maneabilidade tradicional dum veículo de duas rodas. Quando tiveres oportunidade experimenta as que te indiquei.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: Ferro em 16 de Abril de 2010, 13:55
Desculpa Ferro mas não entendi o que queres dizer com o visual não ser novo; referes-te mesmo à estética?


Exactamente. A estética é semelhante a produtos com  várias marcas mas de visual muito semelhante...


Jonway:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F_W1Uzg4iW54c%2FRdhzUalfHrI%2FAAAAAAAAABU%2FebmhdZQ6abQ%2Fs1600%2FJonway_YY250T.jpg&hash=67c989b74099fd2256f84aa7e7666e54655e3826)


kreidler:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ft2.gstatic.com%2Fimages%3Fq%3Dtbn%3AUv1iFHm_j-HHtM%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.moove.com.pt%2Fimages%2Fscooter-city-runner.gif&hash=a143628003e8d7718b442336f590598de67996e3)




Eu-r:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.eu-r.com%2FMotorcycles%2FBigBoss%2FPictures%2F16.jpg&hash=091bddfd78e5fdbd548416297e88c020e30cd305)


Batlight:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.batlight.pt%2Fimages%2FThunder%25205000.JPG&hash=3ddf271a7626d12bc5a94b3d4b2a2b33b17f8b9e)
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: alex em 16 de Abril de 2010, 15:08
Mas claro, tens toda a razão!
Os chineses vendem a todos os que queiram comprar, e cada um dá o nome que quer e personaliza à sua maneira: eles fazem tudo o que se peça, mas com custos. Se o importador quiser uma estética diferente, terá que pagar para isso. Assim sendo, o mais fácil é agarrar num produto já existente e introduzir personalizações mínimas de forma a não encarecer.
Mas neste momento é o que há de melhor no mercado, apesar de não se gostar. Ou então esperamos que a Vectrix renasça com melhores autonomias - mas sem aumentar mais o preço, sff - ou que algum dos muitos protótipos veja a luz do dia!
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: alex em 18 de Abril de 2010, 08:06
Sabes que já tens a MP3 Hybrid à venda nalguns mercados mas a um preço exagerado tendo em consideração as prestações - que são as de uma 125.
Claro que assim não consegue ter sucesso e já as vi em promoção, salvo erro com uma redução de dois mil euros, não deixando mesmo assim de serem caras.
Vamos esperar pela concorrência da Peugeot e da Vectrix para ver se as coisas animam; de qualquer forma é de louvar o pioneirismo da Piaggio!
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: nunompires em 03 de Julho de 2010, 10:21
Quanto ao carro nao faço comentarios Alex, as medias  desse carro sao sempre superiores a 5 litros _polb_, queriam milagres era? Mota electrica e boa opção para quem faz deslocações pequenas, 10 km por dia, 20 km na cidade, sim. Porque não?
 Alex a minha  250 cc faz 3.01 de media, a velocidades de 100 a 110 km o teu carro faz isso? tens sempre o carro com 5 pessoas la dentro? Pois sabes, infelizmente era bom que a teoria fosse igual a pratica.
Eu defendo o uso de mota, ora se e incontronavel que as pessoas andam com os  carros vazios, """porque gostam de andar com o cu bem tremido"" entao que usem uma mota, melhoram em muito o ambiente a qualiadde de vida o ruido, tudo...........
Basta ver no livrete do meu carro as gramas de Co2 dele e as da minha pequena 250cc _pol_

Mota, mota, seja electrica seja como for.
Existe so um problema com as electricas é que onde se vai buscar electricidade para as carregar? queimamos carvão, ou petroleo para fazer electricidade, porque as barragens nao dão nem para 20 % da energia electrica que se consume mundialmente (isto são numeros medios).
Seja qual a escolha estaremos sempre a poluir, tem que se encontrar e formas de fazer electricidade, mas verde, assim já acho viavel a opção electrica.
Mas atenção isto não é uma critica a nada, eu adoro ver quando as pessoas tem consciencia ambiental, sei que ainda estamos longe da perfeição, mas quantos mais formos a empurrar o mundo, mais depressa ele começara a rodar no sentido que desejamos.

Abraço

CUmp.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 13 de Maio de 2011, 12:09
Eu acho isto fantástico!
Estar num forum de motas, e não de CI ou VE's.
E ainda por cima pessoas com mentalidades diferentes que se respeitam!
ADORO 8)
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: hmgp em 13 de Maio de 2011, 12:13
Eu acho isto fantástico!
Estar num forum de motas, e não de CI ou VE's.
E ainda por cima pessoas com mentalidades diferentes que se respeitam!
ADORO 8)

Ganda maluco! Também já cá andas?  ;)

Abraço!
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 13 de Maio de 2011, 12:20
Força com as dúvidas....mas mais importante, força com os kms, encontros, passeios....e choque eléctricos ;)
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: hmgp em 13 de Maio de 2011, 12:21
Nunca pode haver consenso em relação a um tema mas também dizer que a opinião que a maioria das pessoas têm é a do Marcelo Rebelo de Sousa já é algo exagerado.  _pensador_

No entanto daqui a pouco vou ter o prazer de ver a nova montada da Mónica.  _rir_

Até já!
JV

Isso tem um contexto. Se não o consegues compreender... paciência.

Ja agora, se ele deixar, dá uma volta. Vais ver que é diferente.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 13 de Maio de 2011, 13:39
_lol_  Campos tens uma café descafeinado ha minha pala ...

Se o companheiro HMGP se dirigiu ao que eu escrevi, lamento imenso , assim como os "electrizxados " teem opinioes a respeito dos consumidores de gasolina eu tambem posso ter dos "electrizados"  acho ..... Nao dando azos a mais troca de galhardetes simpatizados, ou amansados por nao foi bem isso que eu disse,  eu digo cada qual com a sua .... 


Eu tenho uma gastadora de gasdolina, tu tens um consumidor de energia electrica, que pode muito bem ter sido gerada apartir de um central nuclear ... e entao?

Vamos curtir o calor, estarei numa explanada com uma de 50 cts na mão. Querendo alargar esta conversa é comparecer ..

Força HMGP, vai lá aproveitar os 50 cent.....
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: hmgp em 13 de Maio de 2011, 14:20
_lol_  Campos tens uma café descafeinado ha minha pala ...

Se o companheiro HMGP se dirigiu ao que eu escrevi, lamento imenso , assim como os "electrizxados " teem opinioes a respeito dos consumidores de gasolina eu tambem posso ter dos "electrizados"  acho ..... Nao dando azos a mais troca de galhardetes simpatizados, ou amansados por nao foi bem isso que eu disse,  eu digo cada qual com a sua .... 


Eu tenho uma gastadora de gasdolina, tu tens um consumidor de energia electrica, que pode muito bem ter sido gerada apartir de um central nuclear ... e entao?

Vamos curtir o calor, estarei numa explanada com uma de 50 cts na mão. Querendo alargar esta conversa é comparecer ..

Caro companheiro, nem eu alguma vez coloquei isso em causa. Tu é que estás a afirmar que o texto te serviu... Ter opiniões é muito bom, o que eu coloquei em causa, foi ter opiniões baseadas em mitos, chavões, sem sequer alguma vez ter experimentado sobre o que se está a opinar. Foi isso que eu achei errado, e continuo a achar errado e continuarei a afirmar que quem assim fizer está a errar...
Opinar sobre uma coisa sem nunca a ter experimentado, é quanto a mim, deturpar a realidade. E é isso que se tem feito em relação aos veículos eléctricos, infelizmente até pela imprensa que antes de relatar noticias, devia primeiro investigar... Tenho vista cada calinada em revistas, mesmo da especialidade... que não sendo religioso chego a quase me benzer...

Agora em relação a esse convite, dava jeito saber onde é a esplanada  ;). Eu pelo contrário, já disse aqui http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=6878.msg88682#msg88682 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=6878.msg88682#msg88682) que posso proporcionar test-drive. Seja por Sintra ou Lisboa (o mais perto do Campo Pequeno possível).

Repara que nunca me viste a por em causa a tua escolha de uma máquina a combustão, mas nas respostas que me deram até de radical extremista me chamaram... vá-se lá saber quem é que que tem sido o intolerante...

Mas sobre isto mais não digo porque está a desvirtuar por completo o tópico da Mónica.  :-X
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: Tito77 em 13 de Maio de 2011, 16:12
Caro companheiro hmgp,

Antes de mais, gostaria de te dar as boas vindas a este nosso "cantinho", em que o gosto por scooters se sobrepõem a qualquer chavão, preconceitos, religiões, etnias, e por aí adiante.

A Mónica, foi uma das primeiras (peço desculpa ao marcopns, por não me referir directamente a ele), a querer discutir abertamente sem preconceitos, a questão dos VE/VC. Temos todos aprendido muitas coisas com ela, inclusive situações que desconhecíamos. Algumas dúvidas que eu tinha foram esclarecidas, mas todos os dias me surgem novas dúvidas.

Agora penso, que todos aqui já somos crescidinhos suficientes, para cada um pensar com a sua cabeça, e cada poderá ter a sua opinião, de acordo com as informações e pesquisas que efectuou. Não é uma questão de mente aberta, pois por muitas voltas que dê, não me estou a ver actualmente proprietário de um VE, por multiplas razões, as quais ainda não forma resolvidas pelos seus investigadores.

Se são superiores, fica à consideração de cada um, pois lá por ter uma Burgman, não a vou impingir a todos, só porque eu penso que seja a melhor 125cc do mercado. Se o VE serve os teus propósitos, parabéns, pois estás a ajudar a salvar o planeta de uma forma, mas eu ajudo de outras.

Acredito, e como já disse anteriormente, o futuro não irão ser as eléctricas puras, mas sim as híbridas, com cada vez menos recurso à combustão.

Espero que tu, e todos os proprietários de VE, possam através deste forum, esclarecer as dúvidas de alguns foristas (eu incluido), mas com a vossa experiência, e não com aquilo que se ouve dizer, ou que vos foi explicado quando adquiriram as motas _pol_

Bem-vindo e boas curvas

Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: hmgp em 13 de Maio de 2011, 16:18
Obrigado Tito77 pela felicitação de chegada ao fórum.

Continuam a fazer crer coisas que eu não disse. Se me disseres onde eu escrevi que deves comprar um VE, ou que fizeste uma má escolha por teres um Burgman, agradeço-te. Se disse que acho que são superiores a veículos de combustão, é porque assim o acho e tenho direito a essa opinião, mas não a impingi a ninguém.

Quanto a esclarecer-te dúvidas, é quando quiseres. Basta que as coloques, se souber cá estarei. Se não souber, tentarei saber.

Agora disses-te uma coisa muito acertada "...e não com aquilo que se ouve dizer, ou que vos foi explicado quando adquiriram as motas.". Se as pessoas aplicassem isso neste caso dos veículos eléctricos...
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: Tito77 em 13 de Maio de 2011, 16:40
Obrigado Tito77 pela felicitação de chegada ao fórum.

Continuam a fazer crer coisas que eu não disse. Se me disseres onde eu escrevi que deves comprar um VE, ou que fizeste uma má escolha por teres um Burgman, agradeço-te. Se disse que acho que são superiores a veículos de combustão, é porque assim o acho e tenho direito a essa opinião, mas não a impingi a ninguém.

Quanto a esclarecer-te dúvidas, é quando quiseres. Basta que as coloques, se souber cá estarei. Se não souber, tentarei saber.

Agora disses-te uma coisa muito acertada "...e não com aquilo que se ouve dizer, ou que vos foi explicado quando adquiriram as motas.". Se as pessoas aplicassem isso neste caso dos veículos eléctricos...

Companheiro,

Não vale a pena andarmos aqui a dizer que se disse ou não.

O importante é que fizeste uma escolha acertada dentro do teu ponto de vista, e como referi, dou-te os parabéns por isso. Eu fiz a minha... _careta_

Era bom, que com o vosso auxílio este tópico fosse um espaço de esclarecimento de dúvidas sobre veículos eléctricos, e relato de experiências com os mesmos.

Tudo o resto é fútil! _pol_

Boas curvas scooter_
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: nunompires em 13 de Maio de 2011, 17:29
OI, OI, falaram em copos :o :o ;D
Eu acho piada aos veiculos electricos, as fontes de energia que são gastas e a poluição que é causada a produzir electricidade para recarregar baterias, a poluição que é feita a fabricar as ditas baterias.

Mas, mas estranho ainda o que acho é............ imaginem um veiculo electrico, e construido em proll da natureza, menos poluição e melhor ambiente, porque raio esses veiculos não trazem um painel solar, como o que comprei para o meu carro, que em 8 horas carrega uma bateria de 20 ou 40 amperes, (não tenho a certeza).
Deixavamos a mota ao sol, estamos a trabalhar, mesmo que seja pouco, pelo em 8 horas esse painel carregava alguma bateria não? Sempre poupavamos mais um bocadinho o ambiente, não?

O que acho? Pá isto é , para ingles ver, se vivessemos todos so com energias renovaveis como era? os hobbies, empregos, bla bla que se perdiam..... os interesses,,,,

Vamos beber uma cervejinha arrefecida num frigorifico qualquer alimentado a energia solar ou não?
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: hmgp em 19 de Maio de 2011, 15:05

...se andasse a 60km/h, mas tivesse motor de combustão... faria diferença?  :P

Como eu compreendo esta frase...

Até que enfim, alguém com olhos para ver mais à frente.

Gostam tanto de pensar/dizer que os eléctricos são lentos, tomem só 2 exemplos porque não me apetece ir buscar mais...

Para motas:


Para carros:


Sem poluição !!

Arranjem-me lá uma mota a fazer melhor que esta...

Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: rickytuga em 19 de Maio de 2011, 18:11
Ora cá vão os meus 2 cêntimos de contribuição para esta causa  _pol_

Tenho seguido todos os tópicos por onde o nosso novo companheiro hmgp tem passado, digamos os tópicos electrizantes  _lol_ e tenho seguido as suas palavras e opiniões, e até aqui nada contra.... Agora neste caso concreto, a sua intervenção não foi das melhores, não precisava de ir buscar este absurdo de potência para mostrar a superioridade ou inferioridade de eléctrico vs CI, pois estes exemplos são excepções, não retratam o dia a dia, bastava simplesmente comparar uma maxi eléctrica (a predator por exemplo) com qualquer outra de CI, e já estava tudo dito, as prestações são bastante semelhantes quer em arranque quer em velocidade de ponta.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: hmgp em 19 de Maio de 2011, 21:35
o hmgp foi a casos extremos, porque se nestes casos, em que as maquinas sao preparadas ao limite, para darem o seu melhor, leia-se velocidade, os CI ficam a milhas. A diferenca para o CI no fim do video do carro, ate da pena de se ver...

Ora aquela mota faz dos 0 aos 100 em menos de ... um segundo... tenho dito.

Para quem andava a querer dar a entender que passou por um electrico e que estes so andam devagarinho...

Teriam feito sequer algum comentario caso a mota nao fosse electrica? Cada vez que passam por uma mota CI e esta va devagar, alguma vez comentaram o facto?

Mas enfim... o normal...
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: Tito77 em 19 de Maio de 2011, 22:20
Mais uma vez, aqui o problema vai dar sempre ao mesmo............os consumos!!! _lol_

Companheiro hmgp, aqui o problema não é quem vai devagar ou depressa, pois muitas vezes quando não tenho pressas, gosto de ir a "curtir" o vento na cara, e vou devagarinho. A diferença é que vou devagarinho quando quero, mas também vou depressa quando quero. Agora com os electrizados, isto já não se passa, pois se vão mais depressa, já não voltam para casa, caso não tenham sitio onde recarregar as baterias. Por isso, que remédio andar a pastar (vulgo, andar a 60km/h). Não critico, agora para mim não dava _polb_

Caso para dizer, há baterias e baterias, há ir e não voltar _lol_ _lol_ _lol_
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: hmgp em 19 de Maio de 2011, 22:34
Mais uma vez, aqui o problema vai dar sempre ao mesmo............os consumos!!! _lol_

Companheiro hmgp, aqui o problema não é quem vai devagar ou depressa, pois muitas vezes quando não tenho pressas, gosto de ir a "curtir" o vento na cara, e vou devagarinho. A diferença é que vou devagarinho quando quero, mas também vou depressa quando quero. Agora com os electrizados, isto já não se passa, pois se vão mais depressa, já não voltam para casa, caso não tenham sitio onde recarregar as baterias. Por isso, que remédio andar a pastar (vulgo, andar a 60km/h). Não critico, agora para mim não dava _polb_

Caso para dizer, há baterias e baterias, há ir e não voltar _lol_ _lol_ _lol_

A minha opinão mantem-se. Por aqui, como é normal na sociedade, têm as ideias pre-concebidas que são desfazadas da realidade. São infelizmente as que um pequeno grupo de interessados tem conseguido meter na cabeça da sociedade.

Continuas a utilizar ideias pre feitas erradas.

O meu exemplo, faço o IC19 completo. A minha mota dá cerca de 100Kmh.

Existindo condições de transito, nunca baixo dos 80Kmh. Que mais queres?? Obviamente quando partes para a compra de um VE tens que saber se se adapta á tua necessidade.
Na realidade quantos Kms fazes? Andas x Kms, deixas a mota parada o resto do dia, e voltas a pegar nela para voltar para casa? Este é a utilização de uma percentagem enorme de pessoas (de acordo com estudos da UE 85% das pessoas faz menos de 40Km por dia e 90% menos de 50Km por dia).
E um VE, actual, ajusta-se a isso na perfeição, seja mota seja carro.

Não querem perceber isso. Porreiro. É a vossa opção. Agora quando chegar a altura, assumam o que escolheram e não se queixem.

 _convivio_
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: José Luís Ferreira em 19 de Maio de 2011, 22:36

Mau, mau, mau... já estou como o Jony... _pensador_

Então, estamos a falar de velocidade (em autoestrada, à hora de ponta) ou de consumos?  _pensador_

"... hoje quase atropelei um gajo que ia a fazer baixos consumos..."  _lool_ _lool_
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: rickytuga em 19 de Maio de 2011, 23:34
Aqui mais vão mais 2 cêntimos  _lool_

Comprei recentemente uma CI (diga-se a minha "majestade") _rir_ e confesso que na altura ponderei a compra de uma eléctrica, mas acabei por não comprar e passo a enumerar as diversas razões (tanto as que empurravam para a eléctrica como as que empurravam para a CI):

Eléctrica:

+ Consumo (nesta matéria "não há pai...")
+ Manutenção
- Imaturidade da tecnologia (nesta matéria, por ainda ser "novidade", receei)
- Preço (este foi sem dúvida um factor com muito peso)
+- Autonomia (para as minhas necessidades diárias chegaria, cerca de 60km diários)

CI:

- Consumo
- Manutenção
+ Fiabilidade (pessoalmente considero-a fiável, apesar de saber que poderão sempre existir problema, pelo facto de um motor de CI ter muitas partes móveis)
+ Preço (pela grande oferta que existe no mercado)
++ Autonomia

Como conclusão, uma eléctrica teria servido para os meus propósitos, até teria deixado passar o "senão" da imaturidade da tecnologia, até teria deixado passar o "senão" da autonomia, é que para além da deslocação casa-trabalho, gosto de dar as minhas voltas esporádicas, ainda hoje por exemplo, no fim do trabalho, estava um sol magnifico e eu apeteceu-me em vez de vir do trabalho directo para casa, fazer um desvio por Viana do Castelo, e subir ao monte de Sta Luzia, cheguei a casa com 130 km percorridos, numa eléctrica já não poderia ter destes desvairos  _lol_ ,  mas o "senão" do preço, não consegui deixar passar, é que a diferença de preço entre uma e outra, dá para muitos km na CI....
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: marcopns em 20 de Maio de 2011, 17:07
O sr hmgp deve pensar que eu ando aqui a dormir _careta_
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=4367.30

Ainda nao falei nele, nem o descrevi, mas a foto esta lá. Funciona como o CB de um carro, a diferença é que em vez de L/100km aparece Wh, Ah e Volts
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: hmgp em 25 de Maio de 2011, 11:59
É isso mesmo! Evitar os CI a todo o custo! E não é pelo preço da gasolina, é olhando ao que tem acontecido com a meteorologia... tanta gente a morrer com ciclones, tufões com forças "anormais", fora de tempo... enfim, temos feito tanto mal ao planeta, agora estamos a levar com os avisos. Só que isso ninguém contabiliza nas contas que tanto gostam de fazer quando pensam em veículos eléctricos, esses "pormenores" convém ficar de fora. Quando pagamos o triplo por uma alface porque no Oeste aconteceu um evento meteorológico "anormal" que destruiu as plantações... isso ninguém contabiliza...

Parabéns por essa quilometragem, espero que a atinjas.  _pol_
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: Tito77 em 25 de Maio de 2011, 12:05
É isso mesmo! Evitar os CI a todo o custo! E não é pelo preço da gasolina, é olhando ao que tem acontecido com a meteorologia... tanta gente a morrer com ciclones, tufões com forças "anormais", fora de tempo... enfim, temos feito tanto mal ao planeta, agora estamos a levar com os avisos. Só que isso ninguém contabiliza nas contas que tanto gostam de fazer quando pensam em veículos eléctricos, esses "pormenores" convém ficar de fora. Quando pagamos o triplo por uma alface porque no Oeste aconteceu um evento meteorológico "anormal" que destruiu as plantações... isso ninguém contabiliza...

Parabéns por essa quilometragem, espero que a atinjas.  _pol_

Sem comentários... _polb_
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: rickytuga em 25 de Maio de 2011, 12:07
Eu concordo com o Tito, e acho que não deves ter essa abordagem, apontar o dedo aos veículos CI, pois segundo li algures, 60% da energia eléctrica consumida em Portugal, é produzida a partir de centrais que libertam toneladas de CO2.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 25 de Maio de 2011, 12:13
Eu concordo com o Tito, e acho que não deves ter essa abordagem, apontar o dedo aos veículos CI, pois segundo li algures, 60% da energia eléctrica consumida em Portugal, é produzida a partir de centrais que libertam toneladas de CO2.

Isso é mais um mito.....
Vê as contas seguintes:

Preço do Kw/h em Portugal:
Em Vazio: 0,0778 € + IVA (6%) = 0,0825 €
Fora Vazio: 0,1448 € + IVA(6%) = 0,1535 €

Consumo de um Leaf:
18,51 Kw aos 100 Km
Valor Vazio: 1,527 €
Valor fora Vazio: 2,841 €
Condições: sem A/C, abaixo dos 100km/h
10 Kw aos 100 km
Valor Vazio: 0,825 €
Valor fora Vazio: 1,535 €
Condições: sem A/C, velocidade entre 45 e 70 km/h

Para refinar um 1 Lt. de gasolina são necessários 0,7212 KWh.
Para extrair 1 Lt. de gasolina são utilizados 2,5519 KWh Que dá um total de
3.27 KWh
Um automóvel que gaste 7 Lt gastará 22,89 KWh por 100 Km

Nesta altura das contas ainda a gasolina não chegou ao carro de CI, pois a estes valores ainda temos que somar os custos de energia dos transportes e do abastecimento.

A Nissan aponta outros valores, dizem que para refinar 1 Lt. de gasolina são necessários
1.9813 KWh.
O que daria:
4.5332 KWh.
Um automóvel que gaste 7 Lt gastará 31.73 KWh por 100 Km

E agora ainda achas o mesmo?
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: hmgp em 25 de Maio de 2011, 12:13
Sem comentários... _polb_

Não percebo o teu problema... olha eu não tenho problemas em fazer "mea culpa" pela parte que me toca.

Infelizmente ainda tenho um CI de 4 rodas que, infelizmente tem que andar todos os dias...

@rickytuga: tens factura da EDP? Vem lá a parte de cada fonte de energia eléctrica que consumis-te. Lê a factura qeu podes ter uma surpresa... E já agora que falas nisso, aproveito para tirar outro mito da cartola, mesmo que 100% fosse produzida em centrais de carvão (as mais poluentes que existem) os veiculos eléctricos emitiam menos CO2 do que um CI.

Mas como existe outro mito espetacular, que é usar a produção de CO2 da produção da electricidade, contra o facto de não contabilizar a produção de CO2 do processo de extração, transporte, refinação, transporte para as bombas do processo da gasolina, como se esta nascesse em árvores ao lado das bombas, caísse de podre, infiltrasse no chão e por sua vez nos depósitos das bombas de gasolina... mas isso são outras cantigas. Já me estou a alongar novamente e a cair em off-topic.


P.S.: Boa orlando, nem tinha visto que tinhas escrito isto. Eu ainda estive para ir buscar esses factos, mas depois chamam-me radical e tal...
Este pessoal gosta é de mitos...
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 25 de Maio de 2011, 12:19
Outra coisa muito importante:

Outro mito: o susbídio dos Ve's
Poiis, os ve´s não deviam ser subsidiados…

Vamos retirar todos os subsídios ao combustível. Após 150 anos no negócio, o petróleo não deve ser subsidiado por mais tempo.
Tudo deve ser devidamente contabilizado e pago. Afinal ninguém concorda em socializar os custos e privatizar os lucros, certo?
Isto inclui: - custos de "segurança" no médio oriente. Vamos economizar $ 500 bilhões num ano! - Custos ambientais devem ser especificados e impostos especiais de consumo colocados no valor real do petróleo. - Todas as despesas de saúde da queima de petróleo deve ser fixados.
O que pensam que acontecerá quando isto for feito. Algumas estimativas, apontam para US $ 480 o barril. As pessoas vão começar a pagar US $ 10 por galão de gás?
Neste momento está em cerca de 3,80$ significa uma subida de 263 %, imaginem o gasóleo cá a 3,74 € e a gasolina a 4,34 €.
Para encher um depósito de 40 Lt o gasto real seria 149,6 € para o gasóleo e 173,6 € para a gasolina.
O que daria um valor aproximado de 22,44 € / 100 km (6Lt) e 34,72 € para a gasolina (8Lt.)
A boa notícia é que eu estou certo de que os VEs não precisam de nenhum subsídios!
O primeiro passo seria o público reconhecer os danos causados pela dependência do petróleo.
A melhor maneira para alcançar esse objetivo é eliminar os subsídios governamentais/fiscais, subsídios diversos, subsídios de protecção para as empresas de petróleo, e para especificar/esclarecer os custos de saúde, ambientais e sociais associados ao uso de petróleo. Isto significaria que os consumidores poderiam ver o custo total reflectido no preço que se paga na bomba.
Aos condutores, confrontados com o custo real do petróleo, iria ser mais difícil ignorar os efeitos nocivos que a sua dependência de automóveis de motores de combustão interna têm sobre a segurança nacional, meio ambiente, saúde e qualidade de vida.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: rickytuga em 25 de Maio de 2011, 12:30
Meus amigos, vamos ver se me faço entender para não alongar o off topic, eu não discordo em nada das vossas razões e das vossas contas, até porque nem percebo muito do assunto, e se me dizem que afinal é um mito a historia de 60% da energia eléctrica ser produzida a partir de combustíveis fosseis, eu aceito.

Agora o que não posso aceitar, é a tua atitude de apontar o dedo aos CI's como responsáveis pelas alterações climatéricas, quando na realidade TODOS temos culpa disso, inclusive os electrizados....  Entendidos?
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 25 de Maio de 2011, 12:34
Meus amigos, vamos ver se me faço entender para não alongar o off topic, eu não discordo em nada das vossas razões e das vossas contas, até porque nem percebo muito do assunto, e se me dizem que afinal é um mito a historia de 60% da energia eléctrica ser produzida a partir de combustíveis fosseis, eu aceito.

Agora o que não posso aceitar, é a tua atitude de apontar o dedo aos CI's como responsáveis pelas alterações climatéricas, quando na realidade TODOS temos culpa disso, inclusive os electrizados....  Entendidos?

Ah, isso, okapa!
Eu não apontei o dedo a ninguém, se apontasse era ao HOMEM.
Porque se fosse para apontar, enumerava todas as doenças que tem uma causa directa com emissões de CO2 e aí todos andavam a pé, salvo eu, porque sou microprodutor e produzo a minha própria energia...ainda ontem foram 24kw! ;D
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: hmgp em 25 de Maio de 2011, 12:52
Meus amigos, vamos ver se me faço entender para não alongar o off topic, eu não discordo em nada das vossas razões e das vossas contas, até porque nem percebo muito do assunto, e se me dizem que afinal é um mito a historia de 60% da energia eléctrica ser produzida a partir de combustíveis fosseis, eu aceito.

Agora o que não posso aceitar, é a tua atitude de apontar o dedo aos CI's como responsáveis pelas alterações climatéricas, quando na realidade TODOS temos culpa disso, inclusive os electrizados....  Entendidos?

Epá, não te fies em mim que sou radical. Vai ler a factura da EDP para além da referência multibanco e do valor total a pagar.
Se quiseres evoluir um pouco mais nesse assunto e deixar de ir na treta dos mitos, e caso guardes as facturas, faz uma média dos ... ultimos 6 meses já será bom. Senão eles também dizem quanto CO2 produziste no teu consumo com aquele "mix" de fontes de energia. Depois vai ao Google (que é sempre nosso amigo para descobrirmos coisas) e vai ver quanto CO2 produz extrair, transportar, refinar, transportar e distruibuir gasolina/gasóleo. Assim já podes REALMENTE comparar e JUSTAMENTE tirar conclusões, em vez de ... mitos.

Se as minhas afirmações, te "picas-te" ou "enfias o barrete", epá, não tenho culpa. Eu assumo a minha parte de fazer coisas erradas, já escrevi qeu ainda tenho um CI a 4 rodas que anda todos os dias e sei que isso não é bom. Faço o meu "mea culpa". Agora identifico e tento melhorar, sempre. Não tenho a maneira típica "tuga" de refilar, apontar o dedo, sempre aos outros nunca a ele próprio, claro, assumo e tento alterar a coisa.

Por isso, a tua frase "Agora o que não posso aceitar, é a tua atitude de apontar o dedo aos CI's como responsáveis pelas alterações climatéricas, quando na realidade TODOS temos culpa disso, inclusive os electrizados....  Entendidos?" é totalmente descabida, mas eu percebo.  _convivio_

Já agora, um VE permite que se circule sem emitir CO2, btas que a energia venha de renováveis. E o problema é que um individuo pode ser independente nessa aspecto com um VE, ao contrário de um CI porque duvido que alguma vez um individuo consiga extrair, refinar petróleo... Este "pequeno" pormenor é o maior entrave à massificação de VE's. Quem quiser perceber, que perceba.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: rickytuga em 25 de Maio de 2011, 13:43
Se as minhas afirmações, te "picas-te" ou "enfias o barrete", epá, não tenho culpa....

Lá estás tu outra vez com estes "recados" tal como no "offtopic" anterior.....  _lol_ _lol_

Por mim fica por aqui o offtopic tal como disse no meu último post.... (embora eu saiba que não te vais ficar por aqui e ainda vais vir cá dar mais o teu "bitaite", ou não, agora que eu escrevi isto).  _lol_ _lol_

 _convivio_
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: hmgp em 25 de Maio de 2011, 14:06
É realmente curiosa a tua resposta. Com tanta informação, a meu ver interessante, nas respostas anteriores (nas do orlando então...) optas pela vitimização.

Aliás, eu não dou bitaites, dou a minha opinião e tenho argumentos para a justificar, e o mais engraçado é que nunca me viste por em causa ou a julgar a tua (ou a de mais alguém) opção de andarem de scooter a CI. A minha participação neste fórum começou apenas lembrando que muitos dos comentários aqui produzidos vêm quase sempre baseados em ... mitos. Aliás, a tua própria resposta à pouco era baseada nisso, mitos sobre a produção de electricidade. E repara que até nem é difícil de desmontar esse mito, porque desde há mais de um ano (penso que há cerca de ano e meio) a EDP nas suas facturas afirma de onde vêm a electricidade consumida e quanto CO2 produziu. Como vês bastava ler a factura para nem sequer dares a resposta que deste de ser 60% de fontes poluentes. Ou seja, confirmas as minhas intervenções anteriores onde dizia isso mesmo, que são baseadas em mitos e pronto, ouviram dizer assim, é porque é assim. Não esperava que chegasses ao ponto de saber, como eu sei porque investiguei, que mesmo que fosse 100% produzida pelo mais poluente (as centrais de carvão) o VE era menos poluente que o CI... mas bastava ler a factura da EDP...
Por outro lado, cada vez que exponho a minha opinião vêm as respostas com imenso informação para se debater, como por exemplo esta: "Sem comentários... _polb_". Tem imensos argumentos, não haja dúvida...

Mas infelizmente, é esta a atitude tipíca.

Mas não julgues que é por respostas cheias de "factos" e/ou "argumentação", como esta tua ultima, que eu deixarei de dar a minha opinião.

 _careta_

 _lol_
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: rickytuga em 25 de Maio de 2011, 14:20
Eu estou muito satisfeito com todas estas intervenções.
Realmente estamos perante um verdadeiro "forum" onde se debatem ideias e preconceitos.
Parabéns à Mónica que assim o permitiu.
E parabéns aos intervenientes que se dão trabalho de teclar e de se expor!

O problema é que daqui a pouco vem o "sô mod" e vai "ralhar" connosco  _lol_ _lol_ _lol_ e com razão, e depois vai fazer limpeza como a semana passada (acho que ainda não estavas cá quando houve uma serie de posts off topic neste tópico, os quais foram "varridos" daqui para o local apropriado, ou estavas??).
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: hmgp em 25 de Maio de 2011, 16:19
Bom bom era produzir a nossa própria energia eléctrica a partir do Jazigo de Urânio de Nisa, para não falar nos outros. Para além das menores emissões de CO2 face ao petróleo, o preço seria muito mais reduzido. A maior parte da energia importada vem de França, nomeadamente através da exploração de U.

Cumps

E pronto, "tá dito, tá dito!"

Só que eu não "engulo" ideias feitas...

Então aqui vai após 5 minutos no Google, mais de 90% dos clientes de electricidade em Portugal são da EDP, logo este numeros são devastadoramente maioritários, para o bem e para o mal...

Aqui podem ver as fontes de energia, e muito bem actualizadas. Assim como os anos anteriores (2008,2009).

http://www.edpsu.pt/pt/origemdaenergia/Pages/OrigensdaEnergia.aspx

Agora expliquem lá esses mitos todos da produção de electricidade...

 _Rolley_
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 30 de Maio de 2011, 11:43
Um video interessante....

Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: nunompires em 31 de Maio de 2011, 07:29
Isso é mais um mito.....
Vê as contas seguintes:

Preço do Kw/h em Portugal:
Em Vazio: 0,0778 € + IVA (6%) = 0,0825 €
Fora Vazio: 0,1448 € + IVA(6%) = 0,1535 €

Consumo de um Leaf:
18,51 Kw aos 100 Km
Valor Vazio: 1,527 €
Valor fora Vazio: 2,841 €
Condições: sem A/C, abaixo dos 100km/h
10 Kw aos 100 km
Valor Vazio: 0,825 €
Valor fora Vazio: 1,535 €
Condições: sem A/C, velocidade entre 45 e 70 km/h

Para refinar um 1 Lt. de gasolina são necessários 0,7212 KWh.
Para extrair 1 Lt. de gasolina são utilizados 2,5519 KWh Que dá um total de
3.27 KWh
Um automóvel que gaste 7 Lt gastará 22,89 KWh por 100 Km

Nesta altura das contas ainda a gasolina não chegou ao carro de CI, pois a estes valores ainda temos que somar os custos de energia dos transportes e do abastecimento.

A Nissan aponta outros valores, dizem que para refinar 1 Lt. de gasolina são necessários
1.9813 KWh.
O que daria:
4.5332 KWh.
Um automóvel que gaste 7 Lt gastará 31.73 KWh por 100 Km

E agora ainda achas o mesmo?

Olha lá e a energia que se gasta  a produzir o Leaf??? cai do ceu? E as baterias???? Também cai do ceu? E os residuos da baterias, que lhes fazes??? É que e muito mais facil tratar os residuos do petroleo!

Eu gosto de historias bem contadas! O mal esta nas baterias, infelizmente!

Abraço
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: nunompires em 31 de Maio de 2011, 11:50
Mais coisas, imaginemos que todos os carros da europa viram electricos, ....
Faremos contas a energia gasta agora em electricidade, quantas centrais nucleares seria necessario construir para alimentar estes carros todo0s e o seu consumo.
Sim porque tanto a energia solar e enaergia eolica e outras fontes de energias renovaveis, não seriam capaz se sustentar este acrescimo de consumo de electricidade. Precisariamos povoar metade da europa so com paneis solares e mesmo assim não sei se bastaria........ e como a construção, fabricação desses mesmos paineis solares requrem energia, desperdicios e poluição provocados pela construção dos mesmos, como também destruição de habitates naturais de animais e plantas para meter esses paineis solares todos,,,,,,, e por ai diante.
Falei em energia nuclear, porque até a data é a energia que consegue maior potencia e é sem duvida mais limpa que a obtenção de energia atraves da queima de carvão ou devivados de petroleo!
Estamos num impasse, temos baterias com pouca capacidade de armazenamento, são baterias poluidoras, mesmo as de litio, não escapam, apesar de serem reciclaveis o seu processo de reciclamento consume muita energia e meios, tal como a sua fabricação, e temos outro problema, de onde produzir electricidade, já que as energias renovaveis, apesar de nao serem totalmente limpas, pois a construção, manutenção, obtenção dos materias e tudo um sistema poluidor e que gasta recursos um deles, electricidade, tem pouca capacidade de produção!

Um abraço e andem mais a pé, 4, 5 km faz-se bem a pé, 10 km faz-se bem de bicicleta, mais km façam-no de burro... tenho dito.

Abraços a todos
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: nunompires em 31 de Maio de 2011, 12:20
E já agora para rematar o assunto, que tal uma declaração da Toyota acerca da produção de baterias, e componentes electricos???

Aqui vai!

http://www.4rodas1volante.com/2010/10/toyota-prius-mais-poluidor.html


Sabendo que  a Toyota até foi simpatica,,,, polui n5 vezes mais que a fabricação de uma carro normal, hora esta poluição dava para fazer quantos km a poluir o ar com um carro ou mota a gasolina??

Não sei... mas talvez ums bons milhares digo eu,,,,,,,

Abraços a todos

 P.S- não se piquem, isto é um Clube e serve para trocarmos ideias! ;)

Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: marcopns em 31 de Maio de 2011, 13:09
Para esclarecerem melhor todas essas duvidas (ou essas certezas) sobre energia recomendo que acompanhem o trabalho do professor Joaquim Delgado. Docente universitário e Investigador na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu, doutorado em sistemas de energia.
Uma pesquisa rápida no google e aparecem muitos resultados, eu já publiquei por cá (nao me lembro onde) a palestra dada na ultima Expo-motos na Batalha, infelizmente quase ninguém quis saber...

Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 31 de Maio de 2011, 14:10
Essa palestra refuta todos os argumentos do nunompires.
Foi muita interessante e instrutiva.
Só para esclarecer algumas coisas:
- a Mitsubishi já declarou que tanto custa fazer um VE como um CI
- quando se fala na poluição das baterias, estamos a falar nas de 12v como tens nos carros de CI, essas é que são o mal. A mónica tem baterias de litio, que são 95% recicláveis
- só a nossa produção de eólica dava para carregar quase 30% da frota portuguesa...só talvez em 2050 tenhamos 10%; mais, a produção de renováveis representa cerca de 50% da energia produzida em Portugal...não tenham medo dos VE's!
-este estudo demonstra que o VE é rentável a partir dos 10.00kms http://www.expert-ve.fr/rentabilite-voiture-electrique.html
Enfim, vê mas é a palestra e concluíras que nem é preciso energia nuclear....só se fores dos lobbies... :P

São várias partes, é preciso paciência e saber ouvir.
Se tiveres ainda dúvidas, vai haver em Leiria um Workshop sobre VE's!
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: CCM em 31 de Maio de 2011, 14:18
Viva!
Se amanhã todos os meios de transporte a combustão desaparecessem e passassem a consumir electricidade é obvio que a pontência instalada hoje para a produção de energia não seria suficiente. Tudo tem um período de transição.
Para aqueles que pensam que serão cortadas todas as árvores para plantar torres eólicas e painéis fotovoltaicos. Estão enganados. Com a melhoria da efeciência dos painéis fotovoltaicos e com a sua introdução massiva nos projectos de arquitectura, os edificios serão auto suficientes e mesmo aqueles que não o forem necessitarão de muito pouca energia da rede para suprimir as suas necessidades.
Assim que se melhorar a forma como se armazena a energia nos VE e se conseguir uma diminuição do tempo de carga. Para mim, são estes os 2 factores para que os VE's não tenham mais sucesso, teremos uma procura muito superior à actual por este tipo de veiculos.
Abraço ;)
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: marcopns em 31 de Maio de 2011, 14:34
Ja pensaram que se amanha formos todos abastecer, secamos as bombas de gasolina?? Quando pensamos em carros eléctricos dizemos que a rede não aguenta porque imaginamos 5 milhões de carros a carregar ao mesmo tempo.

Se eu tivesse um Nissan Leaf carregava 1 ou 2 vezes por semana. No final do mês o consumo seria inferior ao nosso aquecedor a óleo no mês de Dezembro!

Mas sem querer fiquei offtopic... falei de 4 rodas. Nas motas o consumo é irrisório, no meu caso inferior a 5€ para 1000km (media mensal)
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 31 de Maio de 2011, 14:47
CCM, vê o video do professor Joaquim Delgado onde ele explica bem que hoje 1 milhão de Ve's em Portugal só representam 33% da energia produzida pelas eólicas...
O ano passado em fevereiro foram injectados milhões de € em electricidade na rede espanhola, porque as nossas barragens estavam a produzir em excesso e não havia ninguém em Portugal para consumi-la.
Isto não são boatos são dados públicos!
O problema das energias renováveis é que são renováveis, logo não dão lucro à Golpe ou à Roubsol! ;D
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: CCM em 31 de Maio de 2011, 14:57
Viva Orlando!
Já vi o video, mas foi em fevereiro  ::)
Para quem não sabe a barragem de castelo de bode tem 3 geradores ou hidrogeradores, que tanto produzem como consomem a energia em excesso na rede!!!  _confuso_ 
Abraço ;)
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: topoman em 31 de Maio de 2011, 15:02
Boas!

Como ex-possuidor de um VE e actual possuidor de um CI, acho que posso (com experiência de causa!!!) fazer esta pergunta:

"Há alguma vantagem de um CI em relação a um VE?" É que ao ler este tópico parece-me que não, então tiro uma conclusão: as pessoas ou não pensam ou pensam mal...

Gostava de ter algumas respostas!

Cumps,
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 31 de Maio de 2011, 16:00
Eu sei dissoCCM, mas era tão bom não os usar.... ;D

E para ti Topoman, um bem haja, és uma lenda!
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: Jony em 31 de Maio de 2011, 16:02
Boas!

Como ex-possuidor de um VE e actual possuidor de um CI, acho que posso (com experiência de causa!!!) fazer esta pergunta:

"Há alguma vantagem de um CI em relação a um VE?" É que ao ler este tópico parece-me que não, então tiro uma conclusão: as pessoas ou não pensam ou pensam mal...

Gostava de ter algumas respostas!

se calhar há
e tu podes ter a resposta...

porque trocas-te ?


Cumps,
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: topoman em 31 de Maio de 2011, 16:12

se calhar há
e tu podes ter a resposta...

porque trocas-te ?

Lol. Ao ler o tópico acho que as minhas razões não são "razões"... por isso fiz a pergunta.

Cumps,
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: nunompires em 31 de Maio de 2011, 18:08
http://super.abril.com.br/tecnologia/se-todos-carros-fossem-eletricos-447835.shtml

Painéis solares ainda estão longe se serem totalmente rentáveis,, muito longe infelizmente.
Baterias de lítio são 95 % recicláveis, pena é os detritos e o que se gasta a reciclar as ditas, assim como a sua produção,,, que nin guem fala, , o que diz a Mit, é um bocadinho contraditório, com o que diz certos estudos e a própria Toyota ao fim de certos anos acabou por confirmar..... sabe-se la porque? será porque também existem hobbies na industria dos veículos eléctricos? ??? Sabe-se lá não? Só não vê quem não quer.

(para os mais desatentos, se o custo de produção é o mesmo (como diz a Mit) porque é que os carros eléctricos custam muito mais?? Andamos a ser roubados então??? Parece que sim, lol)))
A minha mota vem com bateria de gel, muito diferente das ditas bateria de chumbo, ja obsoletas, e os novos carros também!
Metam na cabeça que as energias renováveis tem muito que evoluir, principalmente no seu factor produção. Uma família = varios carros, vários carros igual a varios aquecedores, liguemos todos varios aquecedores e digam-me quantos painéis solares precisam!
Digam-me voçes, os itendidos, quantos paineis solares precisam para carregar uma bateria de uma mota electrica, e o e3spaço que os mesmos precisam?
>Metam aqui esses dados 
Relativamente ao professor, ou a palestra dele, é simplesmente mais um estudioso, se ele tivesse a polvora, andaria o mundo a dormir e o resto dos outros cientistas?
Ainda estamos muito longe da perfeição na tecnologia electrica, e voçes sabem disso, não escondam os factos digam as coisas como são! Eu sou ecologico, sou a favor do electrico, mas não sou cego e vejo as limitações que a tecnologia apresenta!

P.S- CI, em relação aos electrios apresenta estas vantagens, Autonomia, menor preço de aquisição, rapido recarregamento, é so encher o deposito. Isto todos sabem!!

Abraço

P.S- Fico a espera dos dados de quantos panieis solares seriam necessarios para recarregar as baterias de uma electrica e assim como as horas de exposição dos mesmos a luz s
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: CCM em 31 de Maio de 2011, 18:39
Viva!

http://super.abril.com.br/tecnologia/se-todos-carros-fossem-eletricos-447835.shtml (http://super.abril.com.br/tecnologia/se-todos-carros-fossem-eletricos-447835.shtml)

Painéis solares ainda estão longe se serem totalmente rentáveis,, muito longe infelizmente.
Baterias de lítio são 95 % recicláveis, pena é os detritos e o que se gasta a reciclar as ditas, assim como a sua produção,,, que nin guem fala, , o que diz a Mit, é um bocadinho contraditório, com o que diz certos estudos e a própria Toyota ao fim de certos anos acabou por confirmar..... sabe-se la porque? será porque também existem hobbies na industria dos veículos eléctricos? ??? Sabe-se lá não? Só não vê quem não quer.

(para os mais desatentos, se o custo de produção é o mesmo (como diz a Mit) porque é que os carros eléctricos custam muito mais?? Andamos a ser roubados então??? Parece que sim, lol)))
A minha mota vem com bateria de gel, muito diferente das ditas bateria de chumbo, ja obsoletas, e os novos carros também!
Metam na cabeça que as energias renováveis tem muito que evoluir, principalmente no seu factor produção. Uma família = varios carros, vários carros igual a varios aquecedores, liguemos todos varios aquecedores e digam-me quantos painéis solares precisam!
Digam-me voçes, os itendidos, quantos paineis solares precisam para carregar uma bateria de uma mota electrica, e o e3spaço que os mesmos precisam?
>Metam aqui esses dados 
Relativamente ao professor, ou a palestra dele, é simplesmente mais um estudioso, se ele tivesse a polvora, andaria o mundo a dormir e o resto dos outros cientistas?
Ainda estamos muito longe da perfeição na tecnologia electrica, e voçes sabem disso, não escondam os factos digam as coisas como são! Eu sou ecologico, sou a favor do electrico, mas não sou cego e vejo as limitações que a tecnologia apresenta!

Abraço

P.S- Fico a espera dos dados de quantos panieis solares seriam necessarios para recarregar as baterias de uma electrica e assim como as horas de exposição dos mesmos a luz s

X2  _palmas_

Por isso é que falei no período de transição. Nesse período será possível melhor a eficiência dos dispositivos que permitem recolher e armazenar a energia renovável.

Mas se ninguém investir nesta área, está claro que não haverá avanços.

Por acaso não fiz as contas a partir de que km ficaria mais barato circular com uma eléctrica. Para as minhas deslocações diárias uma scooter eléctrica cumpria na perfeição, 5kms para cada lado.

O pior é quando saiu cedo do trabalho e quero fazer a vontade ao punho...  _Rolley_ Se é que me faço entender!  _convivio_

Abraço ;)
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: nunompires em 31 de Maio de 2011, 18:45
Viva!

X2  _palmas_

Por isso é que falei no período de transição. Nesse período será possível melhor a eficiência dos dispositivos que permitem recolher e armazenar a energia renovável.

Mas se ninguém investir nesta área, está claro que não haverá avanços.

Por acaso não fiz as contas a partir de que km ficaria mais barato circular com uma eléctrica. Para as minhas deslocações diárias uma scooter eléctrica cumpria na perfeição, 5kms para cada lado.

O pior é quando saiu cedo do trabalho e quero fazer a vontade ao punho...  _Rolley_ Se é que me faço entender!  _convivio_

Abraço ;)

Concordo totalmente com as tuas palavras.
A necessidade aguça o engenho, esta é a minha opinião!!!
E esperemos que cheguemos a uma situação totalmente viavel.

Abraços ;)
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: marcopns em 31 de Maio de 2011, 19:46
Os dados sobre os painéis solares encontram-se no forum, já nao me lembro onde. Mas sei bem onde queres chegar, é inviável colocar painéis solares na mota, ou mesmo no carro. Alem disso teria de deixar a mota fora da garagem para carregar... coisa que eu nunca faria.

Podemos coloca-los em casa. Por exemplo um normal kit de micro-produção 3,45kw que muitos portugueses já instalaram em casa para ganhar dinheiro, a sua produção anual supera 3x o consumo da minha casa (mota incluída). A nível nacional, esses sistemas representaram já 16% do mix energético de Março, superando mesmo o carvão e gás natural..

Mas eu não estou aqui a defender as minhas opções por serem ecológicas, eu não sou ecologista... não tenho micro-produção, pensando bem, eu nem faço separação de lixo. Eu defendo a eficiência, porque podemos ter tudo o que hoje temos consumindo o menor numero de recursos possível. Isso aplica-se a todos os recursos escassos como os €€€. (eu tive economia, a partir daí fiquei assim!!)

Eu acredito que a minha opção é a mais económica possível, desde que prolongue ao máximo a sua longevidade, por isso se a minha mota durar 20 anos, eu não a troco. Isto é valido também para o meu carro que já tem 11 anos. Mas percebo que as vossas contas sejam diferentes porque a vossa equação inclui outras variáveis. Normalmente a que pesa mais é mesmo a paixão, eu incluido.

Vou dar um exemplo dos aparelhos em Standby. O meu PC dekstop quando esta desligado tem um consumo de 15w/h. Fazendo contas, 15w x 24 horas x 30 dias = 10,8kw. Isto da-me para 200km de mota! Basta desligar o pc da tomada e poupo energia suficiente para 1 semana de viagens para o trabalho. Penso que é por aqui que devemos começar. Desperdiça-se muita energia, porque não lhe damos o devido valor.

Penso que esclareci melhor a minha posição no forum. Eu aprendi muito por aqui, já aprendi a trocar pneus, mudar pastilhas, quero continuar por cá. Estou aqui para aprender mais sobre motas porque é uma paixão e também tenho uma que uso 365 dias por ano, não para vender ecologia!


Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 31 de Maio de 2011, 20:11
Bem, eu não vou discutir porque sei que vão arranjar sempre argumentos contra. Porque quem acha o prof Delgado um estudioso, que não é + do que um homem racional que defende as suas ideias com dados técnicos...enfim.
Sem dúvida a tecnologia vai evoluir, mas isso dizia já o meu avô: depois da chuva vem o bom tempo....a tecnologia está sempre a evoluir. É como os preços da tecnologia: tendem a baixar quanto mais procura houver!!!! Não há milagres  _anjo_
Eu tenho microprodução em casa, que numa hora carrega a minha mota e sobra!
Aliás, na minha garagem, tenho lá uma com baterias A123 que pode ser carregada em 5 minutos...pois é! São essas mesmas pilhas que equiparam a mota mais rápida do mundo, dos 0 aos 100kmh em 1 segundo.
Também já fiz um poço e não enocntrei petróleo, bolas, carrago....Isto sim é fanatismo...procurar uma agulha num palheiro :o
Tenho então simplesmente um veículo que me torna autónomo dos outros...boa!
Mas tb tneho um carrito na garagem a diesel que é tão bom, tão bom, que para pegar precisa dum motor....eléctrico! ;D
Aliás esta campanha diz tudo:
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: albarraque em 31 de Maio de 2011, 22:33
Caro companheiro Orlando,
Sou um acérrimo defensor de tudo o que são energias alternativas, tenho como tu uma unidade de Microprodução em venda à EDP, por imposição legal tenho também instalado um sistema de aquecimento de águas sanitárias, os resultados deste meu investimento (> € 27.000) tem sido um sucesso tanto do ponto de vista ecológico como financeiro, reduzi em 75% os gastos em gás, da venda da energia à EDP obtenho um rendimento médio de €300/mês (já descontando o meu consumo eléctrico + €50). Assim decidi que a minha pegada ecológica tinha de ainda ser mais reduzida, voltei então as minhas atenções para os meus consumos de combustível, e verifiquei que dos três automóveis cá de casa o único que poderia ser alvo de uma substituição era o meu (mulher e filha mostraram-se irredutíveis), comecei assim uma pesquisa sobre veículos eléctricos, tendo logo colocado de parte os carros eléctricos por motivos que se prendem essencialmente com o elevado preço, e com a baixa autonomia versus investimento necessário (não dispensa o carro movido a combustíveis fósseis), sobrou assim o mercado das motos eléctricas, e após imensos contactos/pesquisas, conclui o seguinte:
•   Mercado muito fragmentado (muitos vendedores de pequena dimensão)
•   Vendedores
       Existência de poucos modelos
       Dificuldades de entrega de produto (Longas esperas)
       Inexistência de um importador que assegure material de manutenção
       Falta de dimensão nacional
                Dificuldade de assistência por falta de uma rede de assistência
                Problema com falta de material para substituição (devido à inexistência de stocks, é efetuada a desmontagem de peças de motos em stock para venda)
       Falta de garantia de continuidade no mercado (praticamente todos os vendedores têm existência recente)
       Grande dose de amadorismo
•   Material
       Quase 90% do produto é oriundo da China
               Notória falta de qualidade ao nível de plásticos e de cromados
       5% do produto é re-assemblado em Portugal
               Melhor nível de qualidade ao nível de alguns materiais   
                   Preços muito elevados
       5% do produto não China
               Material com boa qualidade
               Preços proibitivos
       Falta de autonomia
       Tecnologia ainda muito “verde” (pouca fiabilidade)

Com base na informação recolhida decidi que o VE não era o ideal para mim quer do ponto de vista de solução de locomoção (realizo 80 Km dia), quer do ponto de vista de investimento racional/económico).
Decidi então que iria efectuar uma evolução para um patamar de transição, tendo assim adquirido uma Scooter CI, que me garante uma redução de gastos de combustível, proporciona-me a liberdade de uma autonomia de 320 Km (sem reserva), a isto temos de adicionar um investimento de < € 2.600. Para o actual panorama, considero que os 7.000km efectuados desde inicio de Janeiro de 2011 até à presente data, justificam em pleno a decisão e o investimento efectuado. Considero que o meu modelo de raciocínio pode não colher a aprovação de todos, mas cada um move-se por motivações muito próprias.
Já agora como é que consegues carregar a mota numa hora??
Tens certamente um conversor de 12v/220V, assim na saída serão sempre 220V.

Cumprimentos

J.Oliveira
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: marcopns em 31 de Maio de 2011, 22:47
Boa albarraque
Independentemente das tuas escolhas tiveste iniciativa, é o que se pretende!
A minha escolha foi ao contrario... arrisquei na mota, estou quase, quase nos 10 000km eléctricos. A micro-produção, talvez no próximo ano.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 31 de Maio de 2011, 22:55
Caro Albarraque,

a tua linha de raciocinio é impecável.
Realmente és dos meus, no ponto de vista da tua casa. Além do que expuseste, eu anulei a caldeira a gasoleo, e tenho uma lenha...que me é dada. Só tenho trabalho a ir buscá-la, cortá-la e arrumá-la...se contar o meu tempo é quase ela por ela. Maa orgulho-me de ter aquecimento em casa a lenha seca, que na natureza emitiria mais C02 do que eu a queimá-la! Neste momento, também estou a optar por leds, já tenho sistema de dupla descarga nos autoclismos, torneiras reguláveis, poço para aproveitar as águas da chuva, compostor....enfim tudo pequenas coisas, aquando a construção, que não são mais do que agir localmente, pensar globalmente!
Qto aos Ve's, não posso falar (não quero fazer publicidade)muito porque faço parte de empresa líder no mercado em Portugal, com as motas mais fiáveis. E por acaso os teus dados estão um bocado ao lado, mas valem o que valem, e aposto que te deu trabalaho a pesquisar. Parabéns.
Para carregar uma mota de 40ah numa hora, basta um carregador de 2900w (+ou-, 72v x 40ah)....e os meus paineis têm uma potência de 4160w....Mas não é aconselhável fazê-lo muitas vezes...as cargas lentas são as melhores e como 95,5% do tempo a mota está parada...pode bem estar a carregar...aliás já não me atraso para o trabalho porque não tenho gasolina e tenho que passar pelas bombas.
E aqui está um ponto importante: para ter um VE, basta ter organização. :)
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: nunompires em 01 de Junho de 2011, 12:39
Isso é bonito para quem tem espaço para colocar paineis solares, e os milhoes de pessoas que vivem em apartamentos, metem os paineis solares onde?
A maioria da população de das grandes cidades vive em apartamentos, possui mais que um carro, normalmente ate é esta população que gasta mais combustivel e energia que as restantes da provincia.
Onde meteremos os paineis solares para o acrescimo deste gasto de energia?
Não sao so os veiculos que gastam energia, tudo a nossa volta, e feito com electricidade e o mais curioso é que tudo e fabricado com recurso ao petroleo, o petroleo esta em todo o lado, ate uma pasta de dentes tem componentes de petroleo!

Vou-ve dar os numeros, seria necessario dois quadrados de 600 km por 600 km cada para abastecer neste momento a europa com o seu consumo actual!
(1 bilhão de pessoas com consumo médio de 125 kWh/d).
Para Abastecer o Reino Unido seria u7m quadrado de 125x125 km


Com o aumento provocado pelos veiculos electricos................

Ainda estamos longe da perfeição, tenho dito e continua-se a verificar.
Agora imaginemos uma cidade com 10 milhoes de habitantes, Nova Iorque, onde centenas de pessoas estao alojadas em predios.
A solução primitiva e em estudo ainda seria a utilização de materias de contrução nas fachadas dos predios que absorvecem energia solar, para obtenção de energia electrica.
Já existem materias desses e até uma empresa portuguesa esta a desenvolver os mesmo, pena é que .......... produz pouco ... até agora, mas vamos ver o que o futuro nos reserva.
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: nunompires em 01 de Junho de 2011, 12:55
e os meus paineis têm uma potência de 4160w....

E que espaço ocupam os teus paineis solares Orlando?
Eu acho bonito isso, mas não nos podemos restringir so a nossa realidade.
O predio onde moro, tem 60 inclinos, diz-me onde poderaim meter estas 60 familias os seus paineis solares??? A tua solução finciona para ti, não funciona para outras pessoas!

Se me arranjares uma solução agrade3cia, ate porque a ideia sempre me agradou!
Se procurares no furom mais energia teras la o meu nick, ja registado a uns bons tempos, ai uns dois aninhos!
Ou seja não ando aqui a levantar polemicas, ando a procura de respostas crediveis!
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: nunompires em 01 de Junho de 2011, 13:15
 Daqui retiro varias respostas:

Contruir um veiculo electrico polui 5 x mais que um normal.
Se4 as vossas motas são construidas na China imagino o que não devem poluir, estamos a falar de um gigante construtor Niponico, com as regras mais apertadas em relação ao meio ambiente x um dos paises com menos regras restrigidoras em relação ao meio ambiente (China), por isso nem quero imaginar............
Se a MIt diz que os custos de produção são iguais, entao andamos a ser roubados, é que muitos de nós nem compram um veiculo electrico pelo seu preço.
Acho bem que quem tenha espaço, possua paineis solares, infelizmente a maioria de nós nem espaço tem para alujar um familiar que vem de visita quanto mais uns paineis solares.
A instalação de paineis solares para satisfazer todo o consumo de energia electrica neste momento na Europa, é gigantesto, imagino se todos os veiculos fossem movidos a energia electrica. (falamos de uma simpels mota, mas entao um carro familiar, um camião, os transportes publicos, qual é o seu consumo???))) .
A construção desses mesmos paineis solares, toda a rede de distribuição dos mesmo levaria a um consumo gigantesco de petroleo, todos sabemos disso.

Por fim esta bem explicito as vantagens dos CI em relação aos Electricos. Nem tudo são rosas como alguns de voçes fazem crer!

Abraço, para mim o topico esta morto! ;)
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 01 de Junho de 2011, 13:21
Eis uma resposta credível: dados técnicos, observa, aqui estão todos os teus números materializados:
isto represenra a Potência Solar no Mundo.
Os círculos a preto representam a área necessárria para suprir completamente toda a energia consumida no planeta terra!
[IMG=http://img84.imageshack.us/img84/6205/potenciasolar.png][/IMG] (http://imageshack.us/photo/my-images/84/potenciasolar.png/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: lferro em 01 de Junho de 2011, 16:36
Já não percebo!!!!

Mas estão a discutir as motos electricas vs as motas de combustão, ou a melhor maneira de pouparem energia.



Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: Jony em 01 de Junho de 2011, 19:07
não querendo fugir do tema

o calcanhar de aquiles da energia electrica é mesmo... o seu armazenamento, ou seja não é dificil de produzir, é limpa ( dependendo da origem ) e existe em grandes quantidades o problema é conseguir armazenar em grandes quantidades.

Os paineis solares fotovoltaicos ainda têm de evoluir muito para poderem ser uma boa opção de produção de energia electrica visto que o problema dos paineis solares reside... no rendimento dos mesmos e não da disponibilidade de energia solar

nos meses de verão entre abril e setembro a radiação solar chega á terra com um rendimento proximo dos 1000 W / Mt2  ( em Portugal ) o problema é que a as actuais células fotovoltaicas apenas aproveitam uma pequena parte dessa energia.

Quando houver uma tecnologia mais rentável os proprios paineis poderiam estar embutidos na moto ou carro e carregar a viatura enquanto está estacionada ao sol. o tejadilho de um carro dá uma area interessante de captação.

A ideia de produzir energia electrica a partir do sol até tem opções mais potentes como é o caso de uma central em espanha que utiliza a energia do sol para aquecer água transformá-la em vapor e é esse vapor que coloca em funcionamento uma turbina ligada a um gerador.

è muito mais rentável transformar a radiação solar em energia térmica e depois em electrica do que passar directamente de solar para electrica.

Portanto até a tecnologia de celeulas fotovoltaicas evoluir não haverá um modo de produzir numa área pequena a energia suficiente para alimentar directamente o veiculo. que poderiam ao redizir o seu tamanho até ser colocadas nas varandas e fachadas dos edificios e garantir a sua autonomia.

Lembro-me que em tempos uma marca automóvel instalou um painel no tejadilho cuja função era fazer funcionar um pequeno compressor electrico que fazia o arrefecimento do habitáculo de modo a que o mesmo não aquecesse enquanto o carro estava estacionado ao sol no verão.

efim penso que com  a tecnologia que existe actualmente se colocou o carro é frente dos bois.

penso que a tecnologia de celula de combustivel a hidrogénio será a que tem mais pernas para andar num futuro proximo.

apenas se tem de arranjar maneira barata de separar o hidrogénio dos outros componentes a qual normalmente está associado, normalmente o oxigénio.

Mas vamos a ver como as coisas evoluem, ao ritmo da actual, aquilo que hoje é novidade amanhã está obsoleto.

Até ja dizem que as reservas de petroleo não são esgotáveis mas que o mesmo se renova constantemente nas profundezas da terra.

 _pt_

Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: Jorge Campos em 01 de Junho de 2011, 21:20
Boas
Já que os temas de motos eléctricas derivaram para outros assuntos, quero partilhar que hoje conduzi um carro eléctrico da Mitsubishi e fiquei muito bem impressionadao,dei 143 mais ou menos de velocidade máxima conduzi cerca de 70Kms sempre com o AC ligado, e rádio e gostei mesmo.
Nos arranques é um espéctaculo, tem autonomia a 120Kms/h para 190 Kms segudo me disseram, o unico senão é o preço 34.000€ acho que este é o principal senão para optar por este tipo de viatura, apesar de o estado pagar 5.000€ ainda se tem que desembolsar 29.000€.
No entanto quando a produção massificar e o preço descer é uma boa opção.
Saudações  scooter_
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: Dogdivine em 02 de Junho de 2011, 16:56
Boas
Já que os temas de motos eléctricas derivaram para outros assuntos, quero partilhar que hoje conduzi um carro eléctrico da Mitsubishi e fiquei muito bem impressionadao,dei 143 mais ou menos de velocidade máxima conduzi cerca de 70Kms sempre com o AC ligado, e rádio e gostei mesmo.
Nos arranques é um espéctaculo, tem autonomia a 120Kms/h para 190 Kms segudo me disseram, o unico senão é o preço 34.000€ acho que este é o principal senão para optar por este tipo de viatura, apesar de o estado pagar 5.000€ ainda se tem que desembolsar 29.000€.
No entanto quando a produção massificar e o preço descer é uma boa opção.
Saudações  scooter_


boas companheiro


não tens fotos do Mitsubishi ???
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: marcopns em 02 de Junho de 2011, 18:57
Por acaso este tópico esteve morto para mim, porque estava a levar um rumo que iria dar trabalho aos moderadores... mas não resisti!

Como o titulo do topico é Eléctricas versus combustão, não sei muito bem se estamos offtopic ao falar em carros...

Dog
Mitsubishi Imiev, Peugeot Ion, Citroen C-zero, são todos irmãos. São todos do preço do Leaf, este sim um verdadeiro carro familiar. Quem testou os 2 diz que o Leaf é muito superior em tudo, por isso, sendo os 2 ao mesmo preço, a escolha é lógica.

Existe muita esperança no hidrogénio que já vem sendo prometido desde a década de 70... até hoje... espera-se... indefinidamente. Em 1910 ja existiam carros a bateria com 160km de autonomia!!

Mas quais as diferenças entre estas 2 tecnologias?? O modo de armazenamento de energia porque tudo o resto é igual. A tracção nos 2 casos é feita por motores eléctricos... lá se vai o barulho. É possível que o mesmo carro use os 2 métodos de armazenamento: baterias químicas ou células de combustível.
Nas baterias químicas, a energia eléctrica é transportada pela rede eléctrica, é armazenada directamente nas baterias. No hidrogénio, a energia eléctrica é transformada em hidrogénio, o hidrogénio é armazenado, transportado por camião ou outra infraestruturas a construir. Quando o colocamos no deposito do nosso carro a célula de combustível vai voltar a converter o hidrogénio em energia eléctrica que por fim vais ser usada pelo motor. Qual dos processos vos parece mais eficiente?
Se as pessoas em geral ainda têm medo do GPL, imaginem de um tanque com uma pressão de 5000 psi (os pneu têm 32)

Embora eu prefira o método de baterias, o que eu desejo é que a nossa geração encontre uma solução para a mobilidade o mais rápido possível, porque a humanidade andou 100 anos a dormir.
Basta de transferir os problemas para os nossos filhos.. já chega a divida ao FMI...

Aqui fica o programa Fully Charged, onde se testam o Honda FCX Clarity a hidrogénio (eles já andam aí)
http://www.youtube.com/user/fullychargedshow#p/a/u/1/hYYR_wG-x_E (http://www.youtube.com/user/fullychargedshow#p/a/u/1/hYYR_wG-x_E)

Nissan Leaf
http://www.youtube.com/watch?v=iFu0-zZ6HQk (http://www.youtube.com/watch?v=iFu0-zZ6HQk)

Mitsubishi Imiev
http://www.youtube.com/watch?v=bMtNkB8iFyI (http://www.youtube.com/watch?v=bMtNkB8iFyI)

 _convivio_
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: nunompires em 03 de Junho de 2011, 17:20
Estavamos a falar de baterias, andei a procura de um post que tinha Postado de um Audi A2 ter percorrido 400 km a uma velocidade média de 70 km horarios, cumprindo cidade, autoestrada pela Alemnha fora, que tinha baterias diferentes das que hoje conhecemos, e chegou ao final do percurso ainda com 20 % de carga.

Pena que não encontro, mas esta planeado começar a produção das ditas em 2014, se não me engano.

Se algum de voçes tiver esta noticia que a poste que acho que o meu post foi eliminado.


Abraço
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 04 de Junho de 2011, 22:43
A empresa que procuras é esta:
http://www.dbm-energy.com/
QTo às baterias, ninguem sabe ao certo qual o próximo salto tecnológico...hidrogénio, não me parece...mais talvez super condensadores (10 anos).
No entanto, a ideia base deste post é que presentemente não há dúvida que o veículo eléctrico tem maior eficiência do que um CI, mais vantagens ambientais, económicas, etc, etc, ...a única dúvida é: esse motor eléctrico vai ser movido graças a  quê? com baterias? Pois...eu tb não sei...
Título: Re: Eléctricas versus combustão
Enviado por: orlando em 06 de Junho de 2011, 08:14
Viva,

mais uma achega da EDP.
O origem da nossa electricidade no mês de Março foi de 64,6% das PRE, mas em fevereiro 59,5% e em janeiro de 69,1%....
Consultem e ficarão a saber que a nossa rede está amplamente preparada para abastecer os futuros Ve's que são cada vez mais!
http://www.edpsu.pt/pt/origemdaenergia/Pages/OrigensdaEnergia.aspx