Autor Tópico: [Downtown 125i] Dúvidas / Rendimento  (Lida 14238 vezes)

MKempes

  • Visitante
[Downtown 125i] Dúvidas / Rendimento
« em: 03 de Novembro de 2011, 11:09 »
Bom dia a todos,

Venho pedir  a vossa ajuda ou conselhos para o seguinte;

A minha DT encontra-se com 7.400 kms revisões em dia, e bem tratada, mas o que me intriga é que a mesma com o punho todo rodado a fundo atinge as 10.000 RPM mas a nivel de velocidade muito dificilmente passa dos 115Kms 117 Kms, tendo eu reparado que alguns companheiros com DT´S atingem outras velocidades.

Já experimentei com o tempo (clima) de diversas maneiras com vento, sem vento. Mesmo numa descida (ex A5 descida de Carnaxide para Alfragide) a velocidade dela é sempre aquela.

Já tentei investigar mas não encontrei nada, dai socorrer-me aqui da malta e dos mais experientes.

Será que colocar um variador vai ajudar? Pelo que já li o variador compensa só no arranque, apesar de eu notar á algum tempo que o arranque da minha DT perdeu algum folgor em relação ao inicio.

Agradecia a vossa ajuda ou conselhos,

Grato
« Última modificação: 03 de Novembro de 2011, 20:35 por paufer »

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Dúvidas / Rendimento
« Responder #1 em: 03 de Novembro de 2011, 11:32 »
o teu problema não se resolve com variador! Deves ter aí qualquer coisa!!!
Uma DT às 10000rpm devería tocar nos 127km/h (a descer)

115/117 não me parece mal de todo, mas a descer tem que passar dos 120 _Rolley_ _Rolley_

abraço

Offline zacli

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: São João da Talha, Loures
  • Zacli «-» Rui C
  • Marca: Honda
Re: Dúvidas / Rendimento
« Responder #2 em: 03 de Novembro de 2011, 11:55 »
Convêm verificares isso numa oficina, a minha Downtown no IC2 entre sacavem e santa iria de azoia chegava ás 10000rpm e atingia a velocidade, no ponteiro, de +-125km/h

De referir que peso um pouco acima dos 100kg _corado_ e tenho 1,83m de altura
Isto já com ela acima do 12000km percorridos

 _convivio_
Zacli

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Dúvidas / Rendimento
« Responder #3 em: 03 de Novembro de 2011, 13:13 »
Boas.....somente penso....

os numeros que estao aqui a dizer sao sencivelmete os meus tbm a descer 125 / 127,  a direito já embalado ronda os 120kmh, normalmente comigo e pendura.

o Variador que esta na moda e que pelo que dizem esta a funcionar mt bem é o JCOSTA, mas so quem o tem é que pode dizer algo sobre isso.

a tua moto deve ter algum desgaste nos Roletes ou mesmo um desgaste geral na transmissao total, aconselho a levar ao Mecanoco para desmontar e averiguar o estado da transmissao. logo ele dirá se tem de ser ou nao substituida, se assim for.....mete tbm um variador JCOSTA e depois dizes a gente como se tá a portar a tua MaxiDT   _Rolley_
Se for bom eu meto um Variador na minha tbm  _pensador_

Boas curvas....

« Última modificação: 03 de Novembro de 2011, 16:36 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

MKempes

  • Visitante
Re: Dúvidas / Rendimento
« Responder #4 em: 03 de Novembro de 2011, 13:58 »
Boas companheiros

Antes demais obrigado pelos comentários e possiveis causas do problema, mas o que é de estranhar é que a mota foi á revisão dos 6.000 kms e eu penso que deveria de haver por parte dos distribuidores o cuidado em verificar estas situações (desgastes roletes e transmissão).

Mas como ainda está na garantia, vai já seguir um email ao stand vendedor da mota, para marcar posição, e outro com conhecimento do representante.

Cada vez estou mais intrigado, acreditem.

Cpts

pedroareias

  • Visitante
Re: Dúvidas / Rendimento
« Responder #5 em: 03 de Novembro de 2011, 14:05 »
Bolas! Ainda dizem mal das Piaggio. Vejo as Sym e as Kymco cheias de "grilos". A minha Piaggio tem 11000Km sem um único defeito.

digital-jesus

  • Visitante
Re: Dúvidas / Rendimento
« Responder #6 em: 03 de Novembro de 2011, 15:13 »
Bolas! Ainda dizem mal das Piaggio. Vejo as Sym e as Kymco cheias de "grilos". A minha Piaggio tem 11000Km sem um único defeito.

Quem fala mal das piaggio é porque não as conheçe. E desgaste de material todas o tem, a não ser que a sua nem sequer gaste gasolina ou pneus. Tenho uma neo´s 50 que nos ultimos 2 anos não me gastou nadinha. Tá parada!!

Quanto aos 117, olha a minha fica aí durante uns mais de 1000 metros e depois muito a custo lá faz pouco mais de 120. eu não me importava com isso, até porque o teu contakilometros pode estar com menos erro que os outros e pode estar a dar a velocidade real.Exprimenta gps se for possivel. Abraços e nada de stress  _convivio_
« Última modificação: 03 de Novembro de 2011, 15:21 por digital-jesus »

MKempes

  • Visitante
Re: Dúvidas / Rendimento
« Responder #7 em: 03 de Novembro de 2011, 16:29 »
Boas novamente,

Aqui não se trata de dizer mal desta ou daquela marca, até porque todas são boas até darem problemas, além do mais que o tópico foi para solicitar ajuda ou esclarecimento de possivel causa de falta de rendimento da DT e nada mais, tanto que eu não estou a queixar nem de barulhos nem de peças partidas, ou problemas electricos, só mesmo alguma falta de rendimento que noto ultimamente.

Por isso acho que se deve respeitar todas as ideologias e principalmente as marcas sejam elas quais forem, pelo que agradecia que no tópico em causa não evidenciassem esta ou aquela marca.

Grato pela vossa compreensão

Cpts

digital-jesus

  • Visitante
Re: Dúvidas / Rendimento
« Responder #8 em: 03 de Novembro de 2011, 16:55 »
Mas companheiro, ela já deu mais velocidade? é que em caso afirmativo, e uma vez que as rotacoes se mantém inalteradas, só pode ser o conjunto da transmissao correia e/ou roletos. ve tambem se alguma roda nao está a travar...ás tantas...

Mpenas

  • Visitante
Re: Dúvidas / Rendimento
« Responder #9 em: 03 de Novembro de 2011, 17:05 »
Eu não sou entendido mas pelo pouco que percebo da coisa, será desgaste a nivel da correia e/ou roletes, a correia quanto mais desgaste lateral tem, menos sobe na rampa do variador o que faz com que não tenha tanta velocidade de ponta



Neste video percebe-se o funcionamento de um variador, basta um ligeiro desgaste para que a correia não abra tanto... os roletes se tiverem algum desgaste também não fazem "abrir" tanto a tampa do variador...

No meu caso, de origem ao inicio dava 110... depois com o tempo começou a decrescer gradualmente até ao ponto de não passar dos 104... levou variador j costa e tá a dar 120km/h há 4000km....

é uma questão de abrirem a tampa do variador mais que não seja para ver o estado da correia e/ou roletes...

Do pouco que sei espero ter ajudado

Tormentinha

  • Visitante
Re: Dúvidas / Rendimento
« Responder #10 em: 03 de Novembro de 2011, 17:18 »
Bem...estamos a falar de uma 125cc não é???de seguida temos aqui 1 video de uma Kymco downtown 125 a esmifrar o motorzinho todo ás 10000 Rpm e a dar a velocidade maxima. 
temos de chegar a uma conclusão que uma 125 tem os seus limites e que temos de conviver com eles... _pol_

Boas Curvas.

pedroareias

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Dúvidas / Rendimento
« Responder #11 em: 03 de Novembro de 2011, 18:16 »
Tem toda a razão, voltando ao tópico:

1) Filtro de ar sujo (verifica porque mesmo com poucos km pode acontecer)
2) Mau estado da vela
3) Filtro de gasolina entupido
4) Embraiagem com problemas
5) Sensor de O2
6) Carvão

Pela experiência, quase que aposto que é 1) e/ou 2). Põe também Gasolina 98 da BP para ver se limpas alguma coisa.

Pelo sim pelo não substitui a vela por uma de Iridium.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2011, 20:36 por paufer »

MKempes

  • Visitante
Re: Dúvidas / Rendimento
« Responder #12 em: 03 de Novembro de 2011, 20:39 »
Companheiros,

Mais uma vez grato pela ajuda, mas em relação ao filtro de ar tem cerca de 1.400Kms (foi substituido na revisão dos 6.000Kms) não acredito que seja dai, conforme disse o nosso companheiro Pedroareias estou a utilizar a gasolina 98 mas é da Galp, e em relação ás velas por sim por não estou tentado a mudar e se calhar incluindo o cahimbo vamos ver os €€€€, mas em 1º lugar vai ser vista pelo mecanico.

Após ver as vossas opiniões sou capaz de estar inclinado para a parte da correia e eventual desgaste da mesma, ou roletes, isto sou eu a divagar porque de mecanica sou um zero á esquerda.

Vou marcar no mecanico e depois coloco aqui a "doença" da menina, bem como a cura €€€€€€, no entanto vou actualizando o tópico a nivel de rendimento até ida ao mecanico.

Para esclarecer com um depósito cheio consigo fazer cerca de 340 Kms o que dará uma média de consumo de 3,5 lts/ 100 (sempre em cidade e punho fundo nos arranques), não sei se é bom ou mau para mim é ótimo, _lool_ quando no enlatado fazia uma média de 8,5 a 9 Lts /100 (em cidade) _Zang_

Cpts a todos e mais uma vez obrigado pela ajuda

malaikooo

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Dúvidas / Rendimento
« Responder #13 em: 03 de Novembro de 2011, 21:42 »
Tenho um caso identico, a minha DT está na casa dos 14mil k e noto que desde a ultima revisão começou a ficar algo cansada, reparei tambem que passou a cortar mais cedo aos 122/123km+/- ao contrário dos 132/133+/- que era a barreira dela. Estou a aguardar pela revisão dos 15mil k para ver o que se passa, pois penso que sejam apenas os roletes apesar do corte que acontece mais cedo me fazer um pouco de confusão, visto que se fosse apenas desgaste de rolamentos, acabaria por não cortar mais cedo mas sim por ficar mais pastelona. Isto são ideias minhas.... 

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: [Downtown 125i] Dúvidas / Rendimento
« Responder #14 em: 04 de Novembro de 2011, 08:18 »
Caro MKempes!

A minha "DT" está praticamente com 20.000 km's. A correia e os roletes serão trocados na próxima revisão.

Hoje, noto alguma perda de potência nas subidas, principalmente quando levo pendura, mas nas descidas, com ou sem pendura, a DT ultrapassa, sem dúvida, os 120 km/h, mesmo com quase 20.000 km's e com a correia de origem.

Acho que deves questionar essa situação ao teu mecânico.

Já agora, que combustível estás a usar? Eu, desde sempre, uso gasolina gforce de 98 octanas.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Mpenas

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Dúvidas / Rendimento
« Responder #15 em: 04 de Novembro de 2011, 11:39 »
Já agora que tocam no assunto gasolina, neste motores 125cc acham que usando 98 ao invés de 95 faz alguma diferença?  _pensador_

AMDista

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Dúvidas / Rendimento
« Responder #16 em: 04 de Novembro de 2011, 16:19 »
As vezes a simples troca de correia da transmissao pode resolver o assunto, mas se tu andares muito em cidade podes ter um desgaste prematuro dos roletes que façam com que percam a elasticidade, se puderes gastar mais algum dinheiro metes o j costa e pronto, assunto resolvido. Nao creio que seja  motor visto que ele atinge na mesma as 10000 rotaçoes.

MKempes

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Dúvidas / Rendimento
« Responder #17 em: 04 de Novembro de 2011, 16:21 »
As vezes a simples troca de correia da transmissao pode resolver o assunto, mas se tu andares muito em cidade podes ter um desgaste prematuro dos roletes que façam com que percam a elasticidade, se puderes gastar mais algum dinheiro metes o j costa e pronto, assunto resolvido. Nao creio que seja  motor visto que ele atinge na mesma as 10000 rotaçoes.

Boa tarde,

Tudo leva acrer que seja desgate dos roletes e correia, em conversa com o mecanico tudo aponta para isso, prá semana ja fica resolvido.

Um abraço e obrigado pela ajuda

AMDista

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Dúvidas / Rendimento
« Responder #18 em: 04 de Novembro de 2011, 16:30 »
Já agora que tocam no assunto gasolina, neste motores 125cc acham que usando 98 ao invés de 95 faz alguma diferença?  _pensador_
Alguns dos casos faz, fica pior. nos motores a 2 tempos tem uma melhoria significativa (experiencia propria), nas motores a 4 tempo que dizem expressamente para usar 95 parece que fica mais mortissa.

nneves2

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Dúvidas / Rendimento
« Responder #19 em: 04 de Novembro de 2011, 16:31 »
Boa tarde,

Tudo leva acrer que seja desgate dos roletes e correia, em conversa com o mecanico tudo aponta para isso, prá semana ja fica resolvido.

Um abraço e obrigado pela ajuda

 A minha S2, como só faço cidade, aos 8000 tinhas os roletes a chegar ao limite.

Mendes

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Dúvidas / Rendimento
« Responder #20 em: 04 de Novembro de 2011, 23:04 »
Boas Companheiro

Pede para ver a embraiagem, a minha com 10mil levou uma nova (garantia)
pareçe ser normal em algumas DT sei de mais casos como o meu

Tremia ao arrancar
Perdia força no dito arranque
Menos velocidade de ponta

Mas nao excluas a posiblidade de ser correia e roletes

Espero que ajude _pol_

Abraço
MEndes
« Última modificação: 04 de Novembro de 2011, 23:13 por Mendes »

zemanel120

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Dúvidas / Rendimento
« Responder #21 em: 18 de Dezembro de 2011, 20:57 »
Caro MKempes
 A minha DT só tem 1400km+~e é a minha primeira a 4t em tempos tive uma Honda Pantheon 125 2t que em termos de velocidade nada tem a er com os 4t pois andava mais , mais rapida e maiores consumos, notava bem a diferença das gasolinas 95 para 98.
Nesta ainda estou a aprender , a entende-la  tendo em conta os comentários no forum dos mais experientes o mecanico disse-me que qualquer uma gasolina é igual ...eu registei _pensador_... no entanto esta é a ingecção, não descorando as opniões anteriores a utilização de produto de limpeza dos ingectores,creio que não será de irrelevante, se funciona nos enlatados... as tuas medias são iguais ás minhas,....mas nada como falar com o técnico. O desejo de rápidas melhoras para a máquina. Um abraço. _slb_ _slb_ _slb_