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Burgman Fuel Cell movida a hidrogénio
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Ferro:
Mostrada no último salão de Tóquio, o protótipo de uma scooter movida a célula de combustível de hidrogénio com base numa Burgman 125 pôde ser testado pela imprensa.
O protótipo, totalmente funcional, foi testado na Loughborough University, uma instituição que tem contribuído para o seu desenvolvimento em conjunto com a empresa Intelligent Energy, fornecedor da célula de combustível.
A Burgman a hidrogénio é externamente idêntica à Burgman convencional, mas quando é posta em marcha é incrivelmente silenciosa e igualmente ágil e rápido. A célula de combustível alimenta um motor elétrico localizado no braço oscilante, perto da roda traseira. Sob o assento está localizada uma bateria de lítio e as células de combustível. O hidrogénio fica na plataforma sob os pés do condutor.
A forma como o hidrogénio alimenta um motor electrico é curiosa. O gás alimenta uma célula de combustível, onde uma membrana do tipo PEM (Proton Exchange Membrane) dissocia electrões de hidrogénio libertando-os para alimentar o motor elétrico, e posteriormente recombinar os iões de hidrogénio com átomos de oxigénio atmosférico para produzir calor e vapor de água. A scooter vem com uma bateria de lítio e um sistema electrónico de gestão do sistema. Em aceleração a energia é retirada da bateria e das células de combustível, enquanto que a baixa velocidade, a energia da célula combustível é utilizada para a propulsão do motor e para recarregar a bateria. A sua velocidade máxima é de cerca de 75 km/h, e a potência é inferior a 8cv, abaixo, neste momento, da Burgman convencional.
A Loughborough University, em conjunto com a Municipalidade de Londres pôs em prática um plano de desenvolvimento para a scooter movida a célula combustível, que incluirá a instalação de bombas de hidrogénio em toda a cidade.
Em 2015, ou talvez um pouco mais cedo, a Suzuki pretende vender uma scooter equipada com célula de combustível, embora a sua aparência possa ser diferente desta Burgman.
Fonte: http://www.soloscooter.com/
Born to be Wild:
Ganda pinta.
Deve é ser cara, como todas as Suzuki.
A velocidade também não é grande coisa, esperava mais.
É um pouco como a velocidade das scooters 50 antigas.
Mas pelo menos não demora horas a carregar, como as eléctricas.
Ainda não deve ser desta que me viro para as energias alternativas.
miguel de obidos:
Não sei se o hidrogénio é alternativa, em especial pela sua volatilidade.... não sei se me sentava em cima de uma bomba... scooter_
Além de mais porque não anda!
Ferro:
Calma amigos...
Isto é só o protótipo... a versão final ainda sofrerá muitas alterações.
Existir a vontade para criar scooters movidas a energias não poluentes é sem dúvida a grande notícia aqui. _pol_
Born to be Wild:
Talvez.
Mas enquanto o pau vai e vem, folgam as costas.
O que é um facto, é que por valores de € 2000 vamos ter veículos como a Generic E-mo.
Não têm grande autonomia e a velocidade é a duma 50. Mas permitem uma deslocação urbana a um preço muito baixo, quase ao preço duma bicicleta média.
Não é uma Maxi nem creio que se pareça com uma, mas para o dia a dia...
O hidrogénio está a dar provas em muitos veículos de teste. Mas pare ser viável, as performances têm que ser boas e o preço aceitável.
Se virmos o que se passa nos carros, é que se estão a desenvolver protótipos de desportivos com motor eléctrico.
Ecologia, performance e preço não podem estar separados.
Se a Burgman Fuel Cell tiver um preço razoável (o que eu não acredito) e a velocidade até 120, eu compro uma.
E quando aparecerem outras formas de energia, logo se vê.
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