Autor Tópico: IUC nas scooters  (Lida 70426 vezes)

carlos jorge

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #50 em: 03 de Janeiro de 2012, 21:24 »
 Boas noites companheiro eu por acaso era so para pagar tanto a 125 como o carro em Abril mas lá   informaram-me que podia pagar hoje se quisesse e eu aproveitei a deixa e paguei  tal é a falta de dinheiro que eles têem fiquei despachado

Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: IUC nas scooters
« Responder #51 em: 03 de Janeiro de 2012, 21:28 »
Boas Companheiro,
O pagamento do imposto funciona como nos carros ?
Ou seja é pago no mês da matricula ?
Esta correcto companheiro. No mês da matricula é que tens de pagar o IUC, embora também o possas  fazer no mês anterior.
Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

Offline cmse

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 17
  • Localidade: Fernão Ferro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: x max 125
Re: IUC nas scooters
« Responder #52 em: 24 de Janeiro de 2012, 23:15 »
Já alguém tentou pagar o referido imposto através do portal das finanças?
É que eu tenho uma xmax de Janeiro de 2011 e não consigo emitir o documento para pagar ou seja quando vou a documentos o portal diz que não existem documentos para obter.

Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: IUC nas scooters
« Responder #53 em: 25 de Janeiro de 2012, 00:28 »
Companheiro
Depois de entrares no site das finanças ou portal, como queiras, ( tens de digitar o teu nif e a password), vais escolher "entregar", depois vais clicar " imposto unico de circulação", depois vai aparecer um quadro com duas opções, a primeira para viaturas ligeiras, motociclos, e a segunda para viaturas comercias. Por defeito, a programa vai logo para a 1ª opção, depois em baixo aparece " pesquisar". Clica aqui e vai aparecer um quadro com a identificação de todos os veículos em teu nome, e antes da matricula da tua xmax aparece um quadradinho, clicas aí e depois mais abaixo aparece outro quadrado "emitir". Clicas e vai aparecer a guia com todas as referencias para fazeres o pagamento. Imprime a 1ª ou a 2ª pagina e vai ao multibanco pagar.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

Offline cmse

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 17
  • Localidade: Fernão Ferro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: x max 125
Re: IUC nas scooters
« Responder #54 em: 25 de Janeiro de 2012, 10:19 »
Pois eu sei como funciona ,  já sou um frequentador assíduo (infelizmente) desse site à alguns anos e pago o imposto de circulação dos meus enlatados desde que foi possível fazer através da Internet , o problema era quando ia ao quadro de obter ou pagar o iuc ele listava-me os veículos e depois dizia que não existia documento para ver ou obter, dava a impressão que estava bloqueado ,mas hoje por obra do acaso ou por insistência ( pois sou muito casmurro) lá consegui obter o dito documento para poder contribuir com mais 5€  para o leasing dos carros dos nossos ministros e se sobrar ou seja os 17 cêntimos para ajuda do nosso presidente afim de ajudar a pagar as contas...

Offline cmse

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 17
  • Localidade: Fernão Ferro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: x max 125
Re: IUC nas scooters
« Responder #55 em: 25 de Janeiro de 2012, 10:22 »
Companheiro
Depois de entrares no site das finanças ou portal, como queiras, ( tens de digitar o teu nif e a password), vais escolher "entregar", depois vais clicar " imposto unico de circulação", depois vai aparecer um quadro com duas opções, a primeira para viaturas ligeiras, motociclos, e a segunda para viaturas comercias. Por defeito, a programa vai logo para a 1ª opção, depois em baixo aparece " pesquisar". Clica aqui e vai aparecer um quadro com a identificação de todos os veículos em teu nome, e antes da matricula da tua xmax aparece um quadradinho, clicas aí e depois mais abaixo aparece outro quadrado "emitir". Clicas e vai aparecer a guia com todas as referencias para fazeres o pagamento. Imprime a 1ª ou a 2ª pagina e vai ao multibanco pagar.

Espero ter ajudado

Cumprimentos
Obrigado pelas dicas . _scp_ _scp_
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, 10:24 por cmse »

napt

  • Visitante
IUC nas scooters
« Responder #56 em: 05 de Março de 2012, 10:36 »
 _Zang_

bons dias meus amigos ouve alterações na cilindrada para pagamento do IUC  agora paga scooters a partir de 120cc fui hoje pagar 5euros mais a multa 25euros porque o limite era até dia 29-2-2012. Eu não sabia de nada ontem fui no site das finanças e reparei que tinha a pagar sobre a minha scooter.
« Última modificação: 05 de Março de 2012, 10:45 por Manhas »

Manhas

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #57 em: 05 de Março de 2012, 10:51 »
_Zang_

bons dias meus amigos ouve alterações na cilindrada para pagamento do IUC  agora paga scooters a partir de 120cc fui hoje pagar 5euros mais a multa 25euros porque o limite era até dia 29-2-2012. Eu não sabia de nada ontem fui no site das finanças e reparei que tinha a pagar sobre a minha scooter.

Ou seja, a multa pelo atraso no pagamento do imposto numa 125cc é quase o quíntuplo o valor base  _policia_ 
 
PS: Juntei o tópico que criaste a este porque tratam do mesmo assunto.

Offline pjota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 219
  • Localidade: Lx
  • Kiss - Keep it simple, stupid!
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Majesty 400 ABS
Re: IUC nas scooters
« Responder #58 em: 05 de Março de 2012, 11:39 »
Tenho scooter desde outubro de 2011. Entretanto, fui ver ao site das finanças e dá-me como data limite para pagamento do IUC sobre a mota o dia 2 de Jan de 2012 (???).

Eu pensei que apenas teria de pagar o imposto na data da matrícula, ou seja outubro de 2012. Não percebo nada disto

A data limite para o pagamento é anterior à lei do orçamento que impõe esse pagamento?
« Última modificação: 05 de Março de 2012, 12:03 por pjota »
Spritmonitor.de" border="0

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: IUC nas scooters
« Responder #59 em: 05 de Março de 2012, 12:48 »
Companheiros aqui vai a tabela

Motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos

Cilindrada                     Posterior a 1996                                 Entre 1992 e 1996
De 120 até 250                     5,37€                                                          0
Mais de 250 até 350             7,59€                                                        5,37€
Mais de 350 até 500            18,34€                                                      10,85€
Mais de 500 até 750            55,12€                                                      32,46€
Mais de 750                       110,24€                                                      54,07€

Como eu sou a favor do princípio "utilizador pagador" não discordo de pagar 5.37€ pela scooter.
Só é pena vir tudo ao mesmo tempo pois pelo latinhas acabei de pagar 224.17€ e isso é que acho exagerado

 scooter_

PRF

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: IUC nas scooters
« Responder #60 em: 05 de Março de 2012, 14:32 »
As motas são consideradas veiculo de luxo, ou recreio, por isso é que pagas mais pela mota.
Abraço

 

 _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_


o problema é que eu pago mais pela mota que pelo carro e são os dois do ano 2000
[/URL]

TodayAdventure

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #61 em: 05 de Março de 2012, 17:44 »
As motas são consideradas veiculo de luxo, ou recreio, por isso é que pagas mais pela mota.

Também depende da cilindrada da moto e da cilindrada do carro!

Zé Paulo.

goncalo

  • Visitante
imposto de circulação
« Responder #62 em: 11 de Março de 2012, 00:27 »
Boas noites!! em principio vou buscar a minha GTS 125 evo SE na terça ou quarta.
Alguem me pode imformar com é em relação ao selo imposto de circulação???
Abraços e beijinhos.
: )

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: imposto de circulação
« Responder #63 em: 11 de Março de 2012, 01:01 »
Como a minha  scooter_ é de Março/2011 já paguei o I.U.C. = 5,37 eur, tens que te
informar numa repartição de finanças ou no stand, entretanto pode ser que algum
companheiro saiba e te informe.
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: imposto de circulação
« Responder #64 em: 11 de Março de 2012, 07:12 »
Companheiro Gonçalo

No dia 27 de Fevereiro quando fui levantar a MR ao stand passaram-me uma Declaração para fazer fé perante as autoridades de trânsito de que está em curso nos "Competentes Organismos Oficiais" o Título de Registo de Propriedade, servindo essa Declaração enquanto aguardoio o "Documento Único".
Essa Declaração diz ainda " Para que seja adquirido "o dístico do Imposto Municipal sobre Veículos" no prazo máxim de 45 dias".

Depois de ter ido às Finanças várias vezes oara efectuar o pagamento, o prazo indicado pelo vendedor não está correcto, pois é de 90 dias.

Moral da história e, a partir da data de aquisição, temos 90 dias para pagar o imposto no valor de €5.37.

Um abraço

 scooter_

PRF
« Última modificação: 13 de Abril de 2012, 05:48 por Paulo Renato Ferreira »

goncalo

  • Visitante
Re: imposto de circulação
« Responder #65 em: 11 de Março de 2012, 09:58 »
Bom Dia.
Mt obrigado pela explicação.

goncalo

  • Visitante
selo de circulação
« Responder #66 em: 12 de Abril de 2012, 22:00 »
Boas noites pessoal.
Duvida: Alguem me pode esclarecer como funciona e se é necessario adquirir o selo de circulação para uma gts 125??

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
selo de circulação
« Responder #67 em: 12 de Abril de 2012, 22:04 »
Boa noite

Companheiro já existe um tópico com toda essa informação, ao qual eu vou juntar o teu.

O já existente é este:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=9275.0

Cumprimentos

Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

cunhasilva

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #68 em: 28 de Abril de 2012, 08:43 »
Bom dia  scooter_

Depois de ter comprado a minha máquina ha uns 3 meses o bixinho pelas motas começou a crescer. Entretanto com o conhecimento dos novos impostos perdi um pouco a vontade, apesar de ainda me restar uma dúvida.

Na compra de qualquer moto agora em 2012 vou ficar sujeito à nova legislação? nao depende do ano da mota?
Ou seja: uma mota de 2005 vai pagar o mesmo que uma nova?

Cmpts

TodayAdventure

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #69 em: 28 de Abril de 2012, 10:20 »
Na compra de qualquer moto agora em 2012 vou ficar sujeito à nova legislação?

O IUC - um imposto que incide sobre a propriedade e não sobre a compra - é actualizado todos os anos, normalmente de acordo com a taxa prevista para a inflação. As tabelas de IUC são divulgadas na altura em que é aprovado o orçamento de Estado.

nao depende do ano da mota?

Claro que depende do ano da moto (como sempre aconteceu). Depende também da cilindrada da moto. A coisa faz-se por escalões.

Ou seja: uma mota de 2005 vai pagar o mesmo que uma nova?

De acordo com os escalões que constam da tabela de 2012, uma moto de 2005 paga o mesmo do que uma nova. Ora vê a tabela, que foi tirada daqui: http://impostosobreveiculos.info/tabela-imposto-unico-de-circulacao/tabela-imposto-unico-circulacao-iuc-2012/ .



Não sei se não estarás a fazer alguma confusão entre o IUC (que incide sobre a propriedade do veículo) e o ISV (imposto sobre veículos). Este último só se paga uma vez e APENAS incide sobre a compra de uma moto nova.

Que o IUC não te desencoraje a andar de moto. Ele é de facto um bocado exagerado para motos de grande cilindrada mas bem pequeno sobre máquinas pequenas e médias (até uns 500 cc) - que para mim neste momento são o melhor compromisso para a mobilidade diária, deslocações de média e longa distância e férias.

Zé Paulo.

LWillow

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #70 em: 28 de Abril de 2012, 21:40 »




Que o IUC não te desencoraje a andar de moto. Ele é de facto um bocado exagerado para motos de grande cilindrada mas bem pequeno sobre máquinas pequenas e médias (até uns 500 cc) - que para mim neste momento são o melhor compromisso para a mobilidade diária, deslocações de média e longa distância e férias.

Zé Paulo.

Zé Paulo , mais uma vez é um prazer lê-lo .  _pol_ Permita-me que o felicite off-topic . Há quem 'poste' muito sobre tudo e mais alguma coisa, mas no seu caso a qualidade supera em muito a quantidade de outros.

Offline luispdl

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 791
  • Localidade: Caneças
  • No início... era um meio de transporte.
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: IUC nas scooters
« Responder #71 em: 28 de Abril de 2012, 21:51 »
@goncalo

Vais ter que pagar 5,37 de IUC. Eu fui buscar a minha no dia de Carnaval e ontem consultei o site das Finanças e tenho lá o IUC para apagar até ao final de Maio.
Luis Paulo Lobato (2981)
SYM GTS 125i - 0 km (Fev 2012) a 56.120 Km (Mar 2014)
Maxsym 400i ABS - 8.535 km (Mar 2014) a 11x.xxx (contagem em curso...)
Honda ADV 350 - 0 Km (Mai 2023) a ... (contagem em curso...)

cunhasilva

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #72 em: 28 de Abril de 2012, 23:42 »
Boas noites.
Desde já muito obrigado pela explicaçao. Excelente. Eu ainda estou safo disso porque a minha grande maquina so tem 110cc  :))
Mas como disse estava a pensar em algo mais em grande, mas sendo assim perdi ja a vontade toda.
Só uma coisa. Essa tabela está actualizada? No outro dia ouvi da boca dum policia que acima dos 750cc as motas iriam pagar 200 euros ao ano.

TodayAdventure

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #73 em: 29 de Abril de 2012, 07:10 »
Só uma coisa. Essa tabela está actualizada?

A tabela é válida para o ano de 2012. Toda a gente está a pagar IUC segundo ela.

No outro dia ouvi da boca dum policia que acima dos 750cc as motas iriam pagar 200 euros ao ano.

Ai de nós se acreditarmos em tudo o que ouvimos (nem que seja de um polícia).  :))

Quem te disse isso estará provavelmente a fazer a confusão a que aludi na minha mensagem anterior. Esses 200 euros referem-se ao Imposto Sobre Veículos (ISV) e pagam-se APENAS na acto da compra de uma MOTO NOVA (ou de uma usada estrangeira que se matricule em Portugal), uma só vez. A tabela é esta: http://impostosobreveiculos.info/tabela-imposto-sobre-veiculos/tabela-imposto-sobre-veiculos-isv-2012/ .



Zé Paulo.

cunhasilva

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #74 em: 29 de Abril de 2012, 15:24 »
Boa tarde.
Zé Paulo, muito obrigado. Fiquei totalmente esclarecido e talvez com vontade de ir tirar a carta de mota  :))
Abraço