Autor Tópico: IUC nas scooters  (Lida 70815 vezes)

Paulo Ferreira

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #25 em: 23 de Outubro de 2011, 18:31 »
vou vender o triciclo do meu filho... senão qualquer dia ainda pago maus um IUC _rir_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: IUC nas scooters
« Responder #26 em: 23 de Outubro de 2011, 19:23 »
Lá se esta a pagar novamente para tudo.....

Questiono eu..... quem paga as tintas que se coloca mas passadeiras e nos traços das estradas, sao esses impostos certo ?

Entao já qee as 125 tbm irao pagar, pq nao uma MANIF juntamente com outros foruns, outras cilindradas a OBRIGAR TINTAS ANTIDERRAPANTES para que nao seja um perigo para nós cair-mos precisamente por causa das tintas de má qualidade??
(bastava colocarem um pouco de areia por cima da tinta que ja nao escorregava-mos com facilidade e nao incomodava ngm)

Paga-se ate coisas irrisórias que ja deviam estar por si pagas !!!

VAMOS PO PROTESTO !!!!!!

« Última modificação: 23 de Outubro de 2011, 19:54 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

dinis espadinha

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #27 em: 23 de Outubro de 2011, 19:41 »
vAMOS A ISSO, ESTOU DISPONIVEL.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2011, 19:42 por dinis espadinha »

helio69

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #28 em: 23 de Outubro de 2011, 22:50 »
Embora talvez um pouco off-topic, a ideia do Axe é bastante válida. Aconselharia primeiramente não a protestar mas sim a chamar a atenção para o problema.

Manhas

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #29 em: 24 de Outubro de 2011, 12:38 »
Embora talvez um pouco off-topic, a ideia do Axe é bastante válida. Aconselharia primeiramente não a protestar mas sim a chamar a atenção para o problema.

Continuando eu off-topic, caso pretendam ir avante com o protesto, sugiro que não o façamos sozinhos mas com os demais utilizadores de 2 rodas e com associações (ACP, cidadãos auto-mobilizados, etc.).

Este é um caso típico onde a união poderá fazer a força.

dinis espadinha

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #30 em: 24 de Outubro de 2011, 13:21 »
Completamente de acordo é tempo de parar para pensar e dizer SIM a tudo o que esses senhores dizem, que só servem para afundar este cantinho do mapa que se fosse gerido por pessoas competentes não estavamos neste lamaçal de certeza.   

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1293
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: IUC nas scooters
« Responder #31 em: 24 de Outubro de 2011, 19:42 »
Viva!

Com base nos dados do autoinforma.pt, estive a fazer umas continhas....

Alerto que isto são só umas contas "por alto" e com alguma margem de erro!

As contas têm por base as motas <125cc e >50cc matriculadas depois de agosto de 2009, pois foi quando a lei 125 foi promulgada.

De agosto/2009 a setembro 2011 foram matriculados +/- 24 000 motociclos.

Multiplicando este n.º pelo valor da taxa (€5,37) temos:

24 000 x 5,37 = 128 880 Euros

Estamos a falar de um valor equivalente ao de um APARTAMENTO mas  BEM PEQUENINO!!!

Qual o impacto desta medida no orçamento de estado????

Exactamente, ZERO.

Bastava retirarem as ajudas de custo a UM DEPUTADO para obterem um maior impacto no Orçamento de Estado!

Estamos a cair num ridículo de taxar tudo e QUASE todos! Ainda mais este imposto que só serve para deixar o ZÉ POVINHO ainda mais despido, e sem nenhuma expressão no orçamento de estado.....

Penso que chegou a hora de dizer: BASTA.

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

nd_oliveira

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #32 em: 24 de Outubro de 2011, 19:47 »
Qual o impacto desta medida no orçamento de estado????

Penso que seja uma questão de equidade... se todos pagam...

Não estamos em momento de isenções, independentemente do valor... é uma questão de principio...

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1293
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: IUC nas scooters
« Responder #33 em: 24 de Outubro de 2011, 20:04 »
Viva!

Penso que seja uma questão de equidade... se todos pagam...

Não estamos em momento de isenções, independentemente do valor... é uma questão de principio...

Por um lado não é uma questão de equidade e por outro nem todos pagam.

Nem todos pagam pois os motociclos <120cc continuam a não pagar logo não é uma questão de equidade.

O que eu sei é que quando comprei a minha Zulmira (nov/2009) estava isenta. Parti do principio que assim seria durante a sua vida útil!!!

Já que estamos a falar de principios porque não taxam os motociclos comprados depois de jan/2012????
Ou seja, quem compra já sabe que impostos contar.  _pol_

Mas este País é um expert em mudar as regras do jogo a meio. Assim não vamos a lado nenhum....

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: IUC nas scooters
« Responder #34 em: 24 de Outubro de 2011, 20:29 »

Somente acrescento pq ha carros a pagar menos de imposto que algumas MOTOS ????

Onde esta a equidade nisso ?????
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline LeoLopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 1293
  • Localidade: Lagoa-Algarve
  • CPM nº 1654
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 400
Re: IUC nas scooters
« Responder #35 em: 24 de Outubro de 2011, 21:16 »
Venham as scooters 110cc.............. _Zang_

Manhas

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #36 em: 24 de Outubro de 2011, 22:35 »
Eu concordo com o nd_oliveira e compreendo as razões do CCM.

Se a generalidade dos veículos pagam, as 125cc também deverão pagar. Mas tal como as 125cc, as 50cc também deviam pagar e há uma grande desproporção nos dois últimos escalões.

helio69

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #37 em: 24 de Outubro de 2011, 22:59 »
A mim retiraram-me 250€ por mês nos últimos dois anos. Não me vão promover ao contrário do que me prometeram para ingressar na função que ocupo, mas vão-me despedir se calhar antes do que eu pensava. Vou passar a transitar numa estrada lotada de camiões porque vão introduzir portagens na A24. Não tenho transportes públicos em que me deslocar para o trabalho. Aumenta a gasolina ano após ano. Vão aumentar boa parte do preço de produtos e serviços devido às alterações da taxa do IVA.

E vocês estão preocupados com o pagamento de 5,37€? Que dá menos de 2 cêntimos por dia? E que, quer se queira quer não, é uma taxa que ao ser aplicada contribui para uma maior equidade fiscal?

Eu tenho pena é que o princípio que orienta esta medida não seja aplicada a muito mais coisas e em muitos mais contextos.

Se vale de alguma coisa no orçamento de estado aplicarem esta medida? Não. É de facto uma gota no oceano. Mas tirar as subvenções aos ex-políticos também é uma gota no oceano. Mas nisto aplicam-se duas máximas. A primeira aplica-se também às prendas: não interessa o valor, o que interessa é a intenção. A segunda é ainda mais antiga: à mulher de César não basta sê-lo...

nunostroll

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #38 em: 24 de Outubro de 2011, 23:12 »
Boas,
acho que devemos dizer basta, mas de maneira inteligente. Gosto da ideia do companheiro Axe (das tintas),concordo se pagamos, porquê só a partir de 125? Foi o mercado que deu economia ao país nos ultimos 2 ou 3 anos?Vamos refletir em algumas exigências que podemos fazer e depois apresentar em  _reg_ juntamente com outros companheiros, mesmo de cilindradas e de foruns diferentes, pois tds passamos as mesmas dificuldades nas estradas. Somos uma grande comunidade e como disseram e muito bem : a união faz a força.

Fiquem bem e cuidado com a estrada molhada.

kicar

  • Visitante
IUC nas scooters
« Responder #39 em: 05 de Novembro de 2011, 21:13 »
Pessoal já estive a ver e aqui está a tabela do IUC, para 2012.

125 a partir de 1996 é de 5.37 €
Mais 1 imposto, já havia poucos.


http://impostosobreveiculos.info/tabela-imposto-unico-de-circulacao/

Mendes

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #40 em: 05 de Novembro de 2011, 22:51 »

E vocês estão preocupados com o pagamento de 5,37€? Que dá menos de 2 cêntimos por dia? E que, quer se queira quer não, é uma taxa que ao ser aplicada contribui para uma maior equidade fiscal?


Companheiro não é pelo valor mas sim pela atitude, 50cc, 100cc,110cc não pagão porque?
Hoje e um imposto de 5,37€ amanha será o que?
não te vou dizer que sou contra este valor sou contra e não ser para todos, então quem tem uma 50cc  ou uma 110cc que já entras nas auto-estradas(110cc) não pode pagar um pouquinho também. santa paciência.
se é para ajudar ajudamos todos

O pessoal das 50cc e 110cc que me desculpe mas acho que seria o mais justo.

Abraço
Mendes

MKempes

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #41 em: 05 de Novembro de 2011, 23:03 »
Boas

Deixo aqui a minha simples opinião sobre esta matéria e é a seguinte:

Imposto IUC: Nada tenho contra até pelo valor anual do mesmo ser 5,37 € (isto claro nas 125cc) até aqui tudo bem e é compreensivel, pelo menos no meu ponto de vista, se calhar noutrs cilindradas já não será assim certamente.

Agora acho que deveria ser falado era o valor das portagens que pagam os motociclos, esse sim é completamente injusto face a diversas situações entre elas; ocupação da faixa de rodagem, desgaste na estrada, menos trafego de viaturas poluentes, menos engarrafamentos, e muitos outros aspectos que deveriam ser levados em linha de conta para que se baixasse o custo das portagens para os motociclos.

Era bom que se ouvisse mais opiniões se são a favor das actuais portagens ou contra o valor das mesmas.

Cpts

helio69

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #42 em: 05 de Novembro de 2011, 23:10 »
Bem, chegou-me um e-mail que dava conta de uma proposta de IUC para as 125cc (isentas até ao presente) de cerca de 60€ por ano... Alguém recebeu o mesmo e sabe se é ou não verdade a proposta?

Offline FMelo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 175
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • ....ir "devagar" para vir nas "calmas"...
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125
Re: IUC nas scooters
« Responder #43 em: 06 de Novembro de 2011, 00:04 »
Companheiro,

Os 60,00€  refere-se ao "IA" (imposto automóvel).

IUC  (imposto único de circulação) será de 5,37€ por ano.

Tabelas:


Tabela IA:
Escalão Cilindrada (cm3)        Taxa única
De 120cm3 até 250cm3        60,00€
De 251cm3 até 350cm3        75,00€
De 351cm3 até 500cm3        100,00€
De 501cm3 até 750cm3        150,00€
Mais de 750cm3                200,00€

Tabela IUC:
Cilindrada    Posterior a 1996             Entre 1992 e 1996
De 120 até 250          5,37€             0€
Mais de 250 até 350       7,59€             5,37€
Mais de 350 até 500     18,34€            10,85€
Mais de 500 até 750   55,12€            32,46€
Mais de 750                 110,24€            54,07€


Abraço
« Última modificação: 06 de Novembro de 2011, 00:09 por FMelo »
Cumptos
FMelo

Offline blue

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2010
  • Mensagens: 123
  • Localidade: Sesimbra
  • Aproveita porque isto passa depressa...
  • Marca: Daelim
  • Modelo: XQ2
Re: IUC nas scooters
« Responder #44 em: 06 de Novembro de 2011, 00:21 »
Nao estou de acordo , e se vamos pelo principio da equidade, entao bicicletas,skates, patins, carrinhos de bebe, tambem tem de pagar certo ?....e nao me venham falar de crise e tal todos temos de ajudar..pois crise é so para alguns ou por acaso algum dos companheiros tem subsidio de deslocaçao no valor de 3000 euros como alguns deputados, e ex-deputados, e outros elementos governativos tem ??? por acaso algum dos companheiros esta reformado aos 42 anos como a Srº Presidente assembleia da republica ??? não me parece, ja pagamos seguro automovel(mota,scooter, o que seja) que nos premite circular nao temos que pagar iuc,iac,ou iocs...alguns dos companheiros tem 3,4,e alguns casos até mais ordenados/pensoes/subsidios/ como a maior parte dos Srs que nos ultimos anos tem passado pelo governo portugues....nao me parece, orçamento de estado???? entao o o dinheiro que o estado injectou no BPN.....quando dava lucro o BPN deu algum ao estado/contribuintes....nao me parece.....pois a quem tem levado Portugal para baixo, tem ruinado as contas publicas, dado cabo das empresas, da agricultura,texteis,pescas,,,pois a esses seres desumanos so lhes desejo  A MORTE.
CPM- Nº 935

joaocardoso

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #45 em: 06 de Novembro de 2011, 21:13 »
Para que comparem aqui há uns 4 anos o imposto da minha mota de água aumentou mais de 300%.
Não achei justo na altura mas que remédio temos nós?  Neste momento pago 420€ de imposto por um veículo que não circula nas estradas assim tão intensivamente como uma moto ou carro. Não sou contra o imposto... sou contra os sucessivos aumentos desmesurados.
Passaram a taxar estes veículos/embarcações apenas pela potência.... ou seja se comprar um barquinho de 60 ou 70.000 euros pago o mesmo que uma mota que custa 15.000.... até aqui tudo bem... tenho é pena de não ter dinheiro para um barco destes!

Gosto de água, e pronto gosto de ter a mota mas parece-me que 400 euros por ano é completamente desproporcional ao valor da mota.

Quanto à mota de duas rodas, a sym vou passar a pagar agora os 5 euros e tal... pronto ok... entende-se... vamos é a ver daqui a um ano ou dois!

TodayAdventure

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #46 em: 07 de Novembro de 2011, 11:15 »
Para que comparem aqui há uns 4 anos o imposto da minha mota de água aumentou mais de 300%.

Sem discutir a eventual justiça ou não das actualizações do IUC, a moto de água parece-me um veículo bem diferente de um carro ou de uma moto, pelo facto de ter características de veículo exclusivamente de lazer (enquanto que o carro ou a moto são veículos de mobilidade no dia-a-dia).

Quanto à mota de duas rodas, a sym vou passar a pagar agora os 5 euros e tal... pronto ok... entende-se... vamos é a ver daqui a um ano ou dois!

Se o critério a usar em anos futuros for idêntico ao que em vigorado todos os anos, nas tabelas para carros e motos (actualização do IUC segundo a taxa de inflação prevista para o ano em causa), o aumento será de alguns cêntimos apenas.

Zé Paulo.

aclm

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #47 em: 08 de Novembro de 2011, 19:07 »
Concordo completamente com os companheiros _AXE_, Blues_Eyes, Mendes, nunostroll e CCM.

É uma vergonha...  _confuso_  _martelada_ _martelada_  _Zang_ _Zang_

carlos jorge

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #48 em: 03 de Janeiro de 2012, 21:13 »
Boas Pessoal fui hoje pagar o imposto da Symf.125 srt e paguei 5,35 cent. _pt_

Paulo Pessoa

  • Visitante
Re: IUC nas scooters
« Responder #49 em: 03 de Janeiro de 2012, 21:16 »
Boas Pessoal fui hoje pagar o imposto da Symf.125 srt e paguei 5,35 cent. _pt_
Boas Companheiro,
O pagamento do imposto funciona como nos carros ?
Ou seja é pago no mês da matricula ?