Autor Tópico: Substituição de correia do variador (transmissão) - que consequências imediatas?  (Lida 3967 vezes)

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8



Substituí a correia de transmissão há coisa de três semanas. Desde o princípio que senti uma vibração, anteriormente inexistente, em aceleração a velocidades superiores a 60km/h. Achei que podia ser pelo facto da correia ainda não estar "acamada". Porém, após aproximadamente 300km, a vibração persiste. Isto é normal e desaparece com os quilómetros ou deve-se a algum tipo de desequilibragem na montagem?

Abraço,


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Ja susbtitui varias, nunca me aconteceu algo parecido. A correia ao inicio enquanto não acama, tem tendencia sim para fazer um certo ruido, que depois desaparece. Ou já tens as polias do variador em muito mau estado, ou tens ai mal montagem/, (empeno de uma polia, quando foi efectuada a montagem é uma possibilidade, devido a vibração só aparecer a determinada velocidade).
Roletes em mau estado, também provocam alguma vibração.

Abraço

p.s- A arrancar a subir a mota vibra?
« Última modificação: 07 de Outubro de 2011, 22:10 por nunompires »
[/URL]

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Sei que há 2 medidas de correias para a X9 (diferença de ano/modelo) e que quando se monta a maior, provoca vibração, mas normalmente em baixa rotação, será que a correia montada foi mesmo a indicada para a tua máquina?
P.S. - Não quer dizer que seja o teu caso.
AbraçoKota
Membro CPM nº5

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8

Viva.

Já telefonei para a oficina (representante oficial Piaggio) e disseram-me para passar por lá para ver o que se passa, porque também não acham normal aparecer vibração ao acelerar acima dos 60Km/h. Verifiquei entretanto que nas desacelerações mais fortes a vibração aparece também. A vibração fica muito atenuada (ou desaparece mesmo) se circular a velocidades estabilizadas até aos 90Km/h... enfim... coisa estranha.

Por outro lado, não tive muitas oportunidades para experimentar mas acho que a X9 perdeu imenso em velocidade de ponta e em capacidade de aceleração.

Curiosamente acho que a moto ficou mais suave no arranque, ou seja, antes vibrava um pouco e agora não vibra praticamente nada. Sei que este aspecto tem mais a ver com a embraiagem, que não foi mexida, mas de facto noto diferença para melhor. Isto verifica-se mesmo nas subidas (como pergunta o Nuno).

Vou ver se arranjo disponibilidade para passar pela oficina (e perder mais de uma hora à espera...  :P ) e depois, provavelmente, deixá-la lá.

Obrigado pelas ajudas,