Autor Tópico: Mais um topico de ajuda  (Lida 16366 vezes)

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2202
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Mais um topico de ajuda
« Responder #25 em: 17 de Outubro de 2011, 02:36 »
Boas Psilocibo,
Tens aqui um copy-paste de um post que escrevi em Janeiro 2011 e que podes ir ler no tópico das Xmax 125 informações:

"Companheiro nfp393,
Podes crer que esse consumo ( 2.59l ) é realista pois eu,  que tambem  tenho uma Xmax 125 a 5 kms dos 1000 ( a 1ª revisão vai ser 6ª 14.1.2011 ) fiz no último depósito média de 2.33l ( com gasolina sem chumbo 95 )  o que condiz com os teus valores, uma vez que, eu andei um pouco + devagar na rodagem mas mesmo assim
, não cumpri com as 4000 rotações até aos 500 kms e 6000 até aos 1000 Kms   para não ficar parado, andei um bocado acima desses valores mas tendo imenso cuidado com o dar punho a frio e quase não usei os travões e já estou a treinar bons hábitos de condução económica e prevendo ao máximo as paragens e reduções quase sem travar, só com a manete do gás, hehe.
No entanto, penso que em utilização normal lá + para a frente irei chegar aos 3l/100 ou pouco menos, devido às tentações de arrancar na frente dos enlatados e ultrapassar as lesmas da estrada.
1 abraço
Scooterado
"

.....Portanto, o importante é não se esforçar o motor e ter atenção ao aquecimento antes do 1º arranque do dia ( enquanto se coloca capacete + luvas deixar a trabalhar ao ralenti uns 2 ou 3 minutos só faz bem ao motor ) e quanto ao gás, há por aqui no forum informação que diz, em resumo, que a melhor gasolina para as 125 cc é a de 95 octanas ( de preferência as de melhor qualidade )  e é a que eu ponho com excelentes resultados no consumo ( a BP invigorate 95 é a que me "dá" + Kms em relação às outras ) e já coloquei Repsol e Galp e tambem fiquei satisfeito com estas marcas e com a cepsa 95 obtenho ( pelo menos é o que me parece ) um som + grave e menos metálico no escape e nos últimos depósitos tenho colocado 4 BPs e alterno com 1 Cepsa ( tudo 95 s/chumbo claro!.)
..... Tu mesmo consegues sentir a máquina a fluir sem forçar e quase que não se ouve a correia a mexer, é conveniente neste periodo de rodagem evitares subidas íngremes ou andar muitos kms com pendura mas está descansado que o motor Minarelli das nossas meninas é um dos melhores da sua classe e está + que estudado/otimizado e pronto para quase todo o serviço.

P.s. por acaso vim agora da Madeira e lá aluguei 1 Honda Pcx e os gajos da empresa de aluguer disseram para colocar gasosa de 98 mas se calhar, é porque a Pcx tem menos 2 ou 3 cavalitos que a Xmax e além disso os subidões da Madeira são de respeito e é para ter aquela vitamina extra para compensar....

1 abraço Scooterado scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

psilocibo

  • Visitante
Re: Mais um topico de ajuda
« Responder #26 em: 17 de Outubro de 2011, 08:38 »
obrigado pela tua participação. Vou ter essas diferenças entre as várias marcas em consideração ;)

entretanto fugindo ao assunto estive a fazer umas contas rápidas em termos de combustivel e comparar com o meu carro...

Se usar a Galp como referencia neste momento a SC95 está a €1.584 e o GPL a €0.791 onde no trajecto Casa-trabalho-Casa:

média de 8L/100km a GPL (1L de GPL não tem a mesma energia que 1L de SC95 e o carro gasta em media mais 20% para fazer o mesmo trabalho) -> 8L * €0.791 = €6,328/100km = €0,0632/Km * 37km = €2,34 Casa-Trabalho

partindo do pressuposto dos 3L na 125cc -> 3L*€1,584 = €4,752/100km = €0,0475/km * 37km = €1,76 Casa-Trabalho

se optasse pela moto todos os dias, coisa que não vou fazer, num mês pouparia qualquer coisa como €0,58 * 22 dias uteis €12,76...já dava para um Duas Quintas de 2008  ;D

psilocibo

  • Visitante
Re: Mais um topico de ajuda
« Responder #27 em: 25 de Outubro de 2011, 09:00 »
companheiros...a X-Max é uma grande máquina sem duvida mas tal como alguns de vocês me avisaram (mais do que uma vez) para o trajecto que faço é complicado. Claro que se faz mas levo uma coça e não estou a conseguir ganhar tempo, que era um dos objectivos a que me propunha...as filas deixaram de ser problema mas o tempo ganho não é muito devido à distancia percorrida...agora é aquela parte em que vocês me dizem "vês, eu bem te avisei"
A mota está rigorosamente nova, ainda não tem 700km e vai estar à venda nos portais de compra-e-venda do costume...se souberem de algum companheiro que esteja interessado apitem.