A minha opniao sobre este assunto:Sempre tive motas com mudanças e ao comprar uma scooter, tive que alterar o meu estilo de conduçao.1. Uma scooter em curva é sempre um peso morto, ou seja nao tem motor para em caso de emergencia. Entao a minha recomendaçao é travar antes e deliniar uma trajectoria adqueada para nao ter disabores inesperados. Não podemos esquecer que as scooters nao tem a mesmo grau de inclinaçao (roda baixa) de que uma mota normal. 2. Travar em caso de necessidade na curva: pois aqui depende muito da situaçao, em situaçoes normais trava-se com o da frente, mas em emergencia tem que ser com dois, e mesmo assim esperamos que seja suficiente. O travao de tras no meu estilo é utilizado poucas vezes, sendo mais em chuva.Por isso o melhor mesmo é travar antes e acelarar a meio da mesma para a mota tenha aderencia.Adolfo
Olá Este é um ótimo tópico. Excelente para quem tem pouca experiência.Agora estava aqui com uma dúvida. Quando se fala em velocidade normal, velocidade baixa e velocidade alta, podem-se atribuir valores aproximados? Só para ter uma noção do que é velocidade normal.
Em relação à condução defensiva que o Neves falou gostaria de perguntar-lhe se vale a pena ir ao curso para quem ainda nem andou 2km numa scooter ou ir mais lá para a frente depois de já conhecer a scooter que tem ns mãos.
Este assunto é muito bom porque estatisticamente é nas curvas que vamos mais vezes ao chão seja por descuido ou falta de prevenção ou mesmo por uma surpresa como oleo ou animais , por isso li este assunto com muita atenção e aprendi bastante muito bom.Em relação à condução defensiva que o Neves falou gostaria de perguntar-lhe se vale a pena ir ao curso para quem ainda nem andou 2km numa scooter ou ir mais lá para a frente depois de já conhecer a scooter que tem ns mãos.
....Qual a razão pela qual acham que deveria ter começado com a 50? Tem a ver com a potencia/velocidade mais baixa? Ou com algum outro motivo? Desculpem se calhar a pergunta parva, mas ainda sou novata
3. Inclinar - Para virar, a scooter tem de se inclinar.Para inclinar a scooter, empurre ligeiramente o guiador na direção da curva.Empurrar o guiador para a direita + inclinar para a direita + virarpara a direita.Empurrar o guiador para a esquerda + inclinar para a esquerda + virar para a esquerda. ..................