Autor Tópico: Nas curvas... em segurança!!  (Lida 83106 vezes)

joao rosa

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #25 em: 05 de Dezembro de 2011, 23:09 »
Antes demais obrigado pelas vossas dicas companheiro Ferro esse topico deu me algumas luzes obrigado boas curvas  _pt_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #26 em: 05 de Dezembro de 2011, 23:12 »
Acho que o melhor conselho que te podiam dar, já aqui foi referido....sem prejuízo dos restantes, todos eles mais do que válidos.

Vai para um parque (até pode ser de noite, desde que iluminado) e pratica pratica pratica. Foi assim que a minha mulher aprendeu a vencer o medo das curvas.

Um abraço

Offline Jorge Pinto

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2010
  • Mensagens: 261
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #27 em: 06 de Dezembro de 2011, 12:29 »
Companheiro João Rosa

Já te deram algumas dicas, valiosas sem duvida, mas permite-me um conselho, se tiveres possibilidades ( +/- 130€ ) inscreve-te num dos cursos de condução que é ministrado na escola de pilotagem de honda. É muito bom, eu fi-lo e posso dizer-te que dei por bem empregue o dinheiro que gastei, há técnicas que desconhecemos e pequenos truques que aprendemos que são importantes para a nossa segurança.

Cumprimentos

Jorge Pinto
Modera a velocidade!
A ressurreição não está cientificamente comprovada!

Di

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #28 em: 06 de Dezembro de 2011, 23:26 »
Excelentes tópicos sobre como fazer curvas! Tanto este aqui como o anterior que falaram, com imagens exemplificativas.  _palmas_

Mas ainda assim fiquei com uma dúvida.  _pensador_
O que entendem por "Empurrar o guiador"?
Será virar o guiador ou de alguma forma forçar a menina a inclinar ou não é nada disto?

Desculpem mas sou mesmo novata neste assunto  _corado_ além de meio aloirada  :P

Offline mjesus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 49
  • Localidade: Barreiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC700XA
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #29 em: 06 de Dezembro de 2011, 23:33 »
Boas,

Eu entendo o "empurrar do guiador" como o conjunto do movimento que fazes com o corpo para te inclinares, ou seja vais exercer pressão sobre o lado do guiador oposto ao que te vais inclinar / curvar. Ou também se pode ver como empurrar o lado do guiador que fica para o lado da curva. (agora que penso sobre isso  _lol_ )

Pelo menos para mim, ás vezes não sinto necessidade de curvar, mas mais de inclinar.

Bem isto é no meu meu entender e eu sou mesmo loiro LOL  _rir_  _lol_  _lol_

Cumps,

MJ
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2011, 23:46 por mjesus »

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #30 em: 10 de Dezembro de 2011, 12:16 »
O que entendem por "Empurrar o guiador"?
Será virar o guiador ou de alguma forma forçar a menina a inclinar ou não é nada disto?

É mesmo fazer alguma (suave) pressão de cima para baixo no punho que fica do mesmo lado da curva.

« Última modificação: 08 de Abril de 2016, 16:09 por Ferro »


dinis espadinha

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #31 em: 10 de Dezembro de 2011, 12:19 »
Companheiro Ferro ao seu mais alto nivel .
da minha parte 5*****.  scooter_ _slb_

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #32 em: 10 de Dezembro de 2011, 13:18 »

 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

EXACTAMENTE O QUE EU TINHA DITO !!!


FERRO  _pol_ SEMPRE IMPECAVEL  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_


As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

zexalex

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #33 em: 10 de Dezembro de 2011, 17:32 »
Eu não preciso fazer nada com as mãos, basta um ligeiro movimento com o rabo/corpo e a mota inclina-se logo. O mesmo não acontecia com os pneus antigos, nesses tinha mesmo de fazer força como acima indicado. Penso que tem a ver com as características do pneu / perfil.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #34 em: 10 de Dezembro de 2011, 17:39 »
Cada um curva a máquina como lhe parece bem... acho que não há maneiras melhores ou piores. Este é só um pequeno truque que pretende facilitar a aprendizagem a quem se sente mais inseguro no início.
 _convivio_


Di

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #35 em: 10 de Dezembro de 2011, 22:51 »
Já ando a ter aulas de reciclagem de mota, mas são em motas normais.

Agora já percebi bem como funciona com a scooter.
Acho é que não vou conseguir dar o balanço com o corpo, como faz o Zexalec que sou levezita  ;D

Obrigada!!

zexalex

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #36 em: 10 de Dezembro de 2011, 23:53 »
Não dou balanço nenhum, basta uma ligeira inclinação... Gostava de poder emprestar a moto para verem como com este tipo de pneus é mesmo assim... Vê-se mesmo a 20 km/h...

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #37 em: 22 de Janeiro de 2012, 11:45 »
Companheiro Ferro, imagina-te montado na tua MaxiScooter a fazer uma curva, mas a máquina tende levar-te para a faixa contrária, que fazer?
AbraçoKota
P.S. - Isto é muito importante.

Só agora é que vi esta questão... :-[

podes responder Kota?


Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #38 em: 22 de Janeiro de 2012, 13:03 »
Só agora é que vi esta questão... :-[

podes responder Kota?

Ó Ferro! numa situação destas, travando ligeiramente com travão traseiro resolverá a situação? _pensador_ _pensador_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

digital-jesus

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #39 em: 22 de Janeiro de 2012, 18:38 »
Companheiro Ferro, imagina-te montado na tua MaxiScooter a fazer uma curva, mas a máquina tende levar-te para a faixa contrária, que fazer?
AbraçoKota
P.S. - Isto é muito importante.

Isso quer dizer que a velocidade com que se entrou na curva foi demasiada. Em motas com cx de velocidades, basta mandar uma abaixo e retificava-se a trajetória.. nas nossas scooters só temos os travoes, por isso uso o travão trazeiro para compensar, mas nada em demasiado. Aliás... tive de voltar a aprender a andar de mota quando comprei o meu chocalho, pois sempre estive habituado ao travao k o motor faz e nas scooters é sempre em frente, kuando se tira o acelerador.Boas curvas companheiros

Virgílio

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #40 em: 23 de Janeiro de 2012, 10:44 »
Bom tópico.
Isto é que é serviço público _pol_.

Pois é para nós que gostamos de scooters, este é um ponto em que as nossas montadas ficam a perder para as motos. E não é só em curva a travagem também, pela dimensão da roda, é mais eficaz nas motos.

Obrigado pelo tópico

neves

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #41 em: 23 de Janeiro de 2012, 10:51 »
Isso quer dizer que a velocidade com que se entrou na curva foi demasiada. Em motas com cx de velocidades, basta mandar uma abaixo e retificava-se a trajetória.. nas nossas scooters só temos os travoes, por isso uso o travão trazeiro para compensar, mas nada em demasiado. Aliás... tive de voltar a aprender a andar de mota quando comprei o meu chocalho, pois sempre estive habituado ao travao k o motor faz e nas scooters é sempre em frente, kuando se tira o acelerador.Boas curvas companheiros

Concordo! E aliás, este foi um dos tópicos abordado no curso de condução defensiva que fiz há umas semanas atrás.
Correcção de trajectória durante uma curva = sempre e apenas com o travão de trás!

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #42 em: 23 de Janeiro de 2012, 23:25 »
Está aqui um tópico muito bom. Obrigado Ferro...é sempre bom relembrar certas técnicas de condução que se perdem com o tempo...

julitog

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #43 em: 24 de Janeiro de 2012, 08:33 »
A Jet4 tem (para mim)o guiador alto, o que me dá uma posição de condução erecta mas confortável e de muito boa manobra por entre o transito.
quanto ao tema aqui tratado tenho um centro de gravidade um pouco mais elevado, em curvas lentas (rotundas) tento manter-la o mais direita possível, virando o guiador. Nas curvas rápidas antecipando as trajectorias com os olhos no eixo da curva e nunca á frente da roda (também dá geito para evitar buracos, etc) contrabalançando com o corpo, como fazem os pilotos nos circuitos, inclinando o menos possível a scooter para ter o max. de pneu em contacto com a estrada.
No entanto travo sempre antes da curva o suficiente para não ter surpresas, pois á curvas que fecham a meio, ou inclinam para fora.
Poupar algumas décimas de segundo a fazer uma curva demasiado rápida, pode sair caro.
Claro que fazer uma curva no max. com o descanso a raspar no chão dá um prazer do caraças _Rolley_ _lool_ _lool_ _lool_
Boa Semana a todos.
Se algum companheiro vier á Serra e precisar de alojamento,ou _convivio_

nsilva

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #44 em: 27 de Janeiro de 2012, 09:26 »
ISSO É MUITO BOM ESPECILALMENTE PARA MIM QUE VOU TIRAR A CARTA DAQUI A 4 / 5 MESES :P

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #45 em: 27 de Janeiro de 2012, 11:28 »
Grande Ferro...   _pol_


Como sabem (alguns) passei dos 15.000km na minha bela amada Satelis e já estou nos 10.000 na Harley. A posição de condução e o centro de gravidade é sem dúvida algo muito diferente e a forma de encarar a curva muda muito.
Nota-se bem numa scooter que o peso está todo sobre a roda de trás e muito mas mesmo muito alto, daí que a frente fique solta, além da roda muito pequena e o escudo frontal que cria um drag excessivo em vento lateral. Numa mota como a minha HD o motor fica muito baixo e centrado, como também não tem protecção frontal o pouco que sofre com o vento lateral é o nosso volume corporal e a curvar é perfeitamente diferente, pois ao contrário da scooter, mesmo em rotundas (velocidade baixa) a forma de inserir na curva permite atacar mais com a posição do corpo sem ter que mandar a mota para um lado e o corpo para o outro, mesmo sem compensar com travão, coisa que na scooter tem que se fazer mas sim algum controlo de embraiagem.  Basta desambraiar à entrada da curva e deitar pois o motor e todos os 180kg da menina parece que colam a mota ao chão... curiosamente há uns dias um amigo emprestou-me uma Satelis 400 para matar saudades... ia caindo numa rotunda... simplesmente fui em frente à massarico...  _polb_

Atenção que a minha HD não é uma HD tradicional long a low e pernas para a frente... a R trava bem, e tem uma posição mais próxima das touring... já com as pernas para a frente... curvar é uma tragédia...

JMarques

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #46 em: 16 de Fevereiro de 2012, 23:47 »
Excelentes dicas de condução  _pol_ _pol_ no entanto tenho uma questão para os mais veteranos.
Em alguns comentários li que trvão com o travão de trás sempre que têm necessidade no "meio" da curva, isso é excelente quando se tem travão de trás e travão da frente "separados".
Digo isto porque a minha "burra" (SYM GTS 125) tem travão da frente (manete direita) e travão da frente e travão de trás (manete esquerda), é certo que o "aperto" das duas manete é diferente ou seja o travão da frente é mais sensivel que o misto mas como reagir/o que fazer quando te armaste em campeão e entraste um pouco mais rápido com a maxi do que a curva "aceita"?
Ao fim de duas semanas nestas novas andanças e por 2/3 sustos que já apanhei por excesso de confiança, eu travo com a manete "mista" e desacelero e acoisa tem corrido bem até ao momento, mas algum dia pode não correr.
O que diz a vossa experiência?

neves

  • Visitante
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #47 em: 17 de Fevereiro de 2012, 00:07 »
Viva!

Eu tive uma Daelim S2 que tinha travagem combinada, tal e qual como a nova Sym GTS 125 Evo.
Correcções de trajectória em curva (primeiro de tudo, evitam-se, mas em caso de necessidade...) é com o travão de trás; aprendi isso mesmo no curso de condução defensiva para motos. Também nessa altura tive a oportunidade de testar isso, começando com velocidades mais baixas e depois aumentando gradualmente. A questão é que eu estava à espera da situação, ou seja, sabia antecipadamente que iria travar para corrigir a trajectória. Em situação real, estas correcções de trajectória podem acontecer por diversas razões: entrada em curva com velocidade excessiva, um animal que nos salta para o meio do caminho, etc... Isto significa que temos o factor surpresa, que muitas vezes nos leva a "atacar" os travões como se não houvesse amanhã. O travão de trás, mesmo combinado, isto é, mesmo actuando um pouco na roda da frente, vai sempre permitir uma correcção mais segura.
Algo que eu também já me tenho apercebido é que o desacelerar a meio da curva pode ser tão mau como travar com o travão da frente, pois transfere o peso para a dianteira da mota.

Resumindo, primeiro deve-se evitar correcções de maior na trajectória em curva, mas não evitando, devem-se evitar desacelerações bruscas e travagens com o travão dianteiro. Dar um toque no travão traseiro (ou combinado) - manete esquerda - e se necessário desacelerar um pouco será o ideal.

 _convivio_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #48 em: 17 de Fevereiro de 2012, 11:05 »
Este assunto merece mesmo a pena ser discutido... _pol_

a reter:

1 - conduzir um motociclo "tradicional" é diferente de conduzir uma maxiscooter. Já tinha dito aqui que mesmo os utilizadores mais veteranos sentem as diferenças quando mudam de montada e agradeço ao Miguel por ter partilhado connosco o seu caso pessoal.
2 - entradas em curva a velocidade elevada são desaconselhadas nos motociclos e completamente mortais nas maxiscooters.
3 - em caso de necessidade de travar em curva é melhor travar ligeiramente com o travão de trás ou com o combinado.
4 - a travagem com o motor numa maxi (transmissão por variador sem embraiagem manual) é muito limitada pelo que os resultados da sua utilização não são elevados.


Offline adolfo lima

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Monte Redondo - Leiria
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 K7
Re: Nas curvas... em segurança!!
« Responder #49 em: 17 de Fevereiro de 2012, 16:53 »
A minha opniao sobre este assunto:

Sempre tive motas com mudanças e ao comprar uma scooter, tive que alterar o meu estilo de conduçao.

1. Uma scooter em curva é sempre um peso morto, ou seja nao tem motor para em caso de emergencia. Entao a minha recomendaçao é travar antes e deliniar uma trajectoria adqueada para nao ter disabores inesperados. Não podemos esquecer que as scooters nao tem a mesmo grau de inclinaçao (roda baixa) de que uma mota normal.
2. Travar em caso de necessidade na curva: pois aqui depende muito da situaçao, em situaçoes normais trava-se com o da frente, mas em emergencia tem que ser com dois, e mesmo assim esperamos que seja suficiente. O travao de tras no meu estilo é utilizado poucas vezes, sendo mais em chuva.

Por isso o melhor mesmo é travar antes e acelarar a meio da mesma para a mota tenha aderencia.

Adolfo
Casal K180, Sash Fuego V5, Yamaha tarjet, Yamaha xt 600, Honda Africa Twin, Hyosung Ms3 250, Suzuki Burman 400k7.

Consumo actual 4,0lts Suzuki Burgman - 52.100km
CPM nº 1908