Autor Tópico: [Downtown 125/300cc] Gasolina 95 ou 98 octanas?  (Lida 5675 vezes)

Nazgul Asghan

  • Visitante
[Downtown 125/300cc] Gasolina 95 ou 98 octanas?
« em: 18 de Setembro de 2011, 17:02 »
Boas compaheiros

Venho questionar a todos os que tem downtowns 125/300cc ( e nao so) se compensa meter gasolina 98?
 Eu nunca pus 98 e queria saber se alguem anda com 98 na sua montada e se da algum acrescimo de resposta, etc...


Obrigado
« Última modificação: 22 de Setembro de 2011, 21:41 por paufer »

FSO

  • Visitante
Re: Gasolina 95 ou 98 octanas?
« Responder #1 em: 18 de Setembro de 2011, 22:54 »
Boas Nazghul,

Depois da rodagem fiz cerca de 5 depósitos com gasolina 98 e não notei grande diferença desde então nunca mais voltei a por.

Cumps,
FSO

TodayAdventure

  • Visitante
Re: Gasolina 95 ou 98 octanas?
« Responder #2 em: 19 de Setembro de 2011, 16:09 »
A resposta curta e grossa é NÃO a tudo! Mais octanas NÃO fazem diminuir o consumo e NÃO aumentam a potência do motor.

A resposta longa.... As octanas de um combustível indicam o grau de resistência à detonação. Mais octanas, significam mais resistência à detonação. Os combustíveis com alta octanagem só são necessários e fazem diferença em motores com altas taxas de compressão, rarissimamente encontradas em veículos de série.

http://www.wanderings.net/notebook/Main/IsHighOctaneGasWorthTheMoney

Ou seja, meter 95 em vez de 98 significa poupar uns trocos que significarão mais tempo de felicidade aos comandos das nossas pequenas.  :)

Zé Paulo.

PedroMC

  • Visitante
Re: Gasolina 95 ou 98 octanas?
« Responder #3 em: 19 de Setembro de 2011, 21:31 »
Boas companheiro,

na minha experiência com a minha Kymco DT 125, não é muito longa, apenas 7800km e o que posso dizer é que noto diferença, não foi logo no primeiro deposito mas a partir do segundo já comecei a notar a maxi mais solta, com subidas de rotação mais rápidas. Mas os consumos também subiram pois comecei a puxar mais por ela, o que tenho feito é ir alternando entre 98 e 95. Mas há um pequeno pormenor que não se pode esquecer uma coisa é gasolina 98 outra é gasolina 98 aditivada, são gasolinas completamente diferentes, são gasolinas trabalhadas pelas companhias e cada uma aditiva e trabalha-a a sua maneira, eu uso 98 GFORCE e noto diferença como disse. Espero ter ajudado e uma coisa é certa nada como experimentar  ;)

TodayAdventure

  • Visitante
Re: Gasolina 95 ou 98 octanas?
« Responder #4 em: 19 de Setembro de 2011, 21:57 »
Mas há um pequeno pormenor que não se pode esquecer uma coisa é gasolina 98 outra é gasolina 98 aditivada, são gasolinas completamente diferentes, são gasolinas trabalhadas pelas companhias e cada uma aditiva e trabalha-a a sua maneira,

Correcto. As octanas também são um aditivo e podem ser compradas à parte. Este aditivo em particular (octanas) não traz melhoria de performance, mas algumas marcas têm gasolinas com outros aditivos, quer 95 quer 98. Assim, para quem prefira o desempenho da aditivada, a 95 deverá (teoricamente) ter os mesmos supostos benefícios dos aditivos por menos dinheiro - a menos que as marcas façam uma aditivação mais "mágica" na 98, para convencer os consumidores a comprar a mais carota.  ::)

Zé Paulo.

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Gasolina 95 ou 98 octanas?
« Responder #5 em: 19 de Setembro de 2011, 23:30 »
Boas!
Eu já experimentei todo o tipo de combustivel na DT 125 há excepção de diesel, gpl e carvão... _lol_
Agora a sério... marcas brancas não me convencem e depois de vários testes, tenho usado galp 95 gforce. E porquê?
Ao fim de 8.000km é a que melhores resultados tem dado tanto em consumos como no desempenho.  _pol_
Espero ter ajudado.
Cumps.

Nazgul Asghan

  • Visitante
Re: Gasolina 95 ou 98 octanas?
« Responder #6 em: 20 de Setembro de 2011, 02:17 »
Entao a minha menina vai continuar a beber 95 normal que fica mais barato _pol_

CFreixo

  • Visitante
Re: [Downtown 125/300cc] Gasolina 95 ou 98 octanas?
« Responder #7 em: 20 de Setembro de 2011, 13:51 »
Entao a minha menina vai continuar a beber 95 normal que fica mais barato _pol_

a minha seja qual a marca que for so bebe 95...

e mesmo dentro das 95 ha muitas variaçoes, pois posso-te dizer que com a gota da total (rotunda de caneças9 faço mas km do que com a da BP sem olhar a punho e confirmado em todos os depositos...
« Última modificação: 22 de Setembro de 2011, 21:41 por paufer »