Autor Tópico: Ferrugem Downtown - Normal ou não?  (Lida 9474 vezes)

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Ferrugem Downtown - Normal ou não?
« em: 16 de Setembro de 2011, 19:32 »
Hoje constatei que a minha Kymco Downtown tem ferrugem  _polb_.

Coloco aqui umas fotos para pedir a Vossa opinião.
É normal?
O que fazer?







Mota de Março de 2011.

Obrigado

VS
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

MKempes

  • Visitante
Re: Ferrugem Downtown - Normal ou não?
« Responder #1 em: 16 de Setembro de 2011, 20:01 »
Meu caro amigo,

Também já tinha reparado na minha, e tambem sofre do mesmo mal, o conselho que posso dar é, antes de começarmos a época das chuvas dar-lhe com um anti-ferrugem existem vários no mercado e em diversas cores, eu irei preparar a minha para o inverno e nessa altura faço-lhe o tratamento, conforme te expilquei.

Quanto á origem desta doença crónica ainda não pensei nisso, mas havemos de lá chegar certamente, é só debruçarmo-nos sobre o assunto.

Boas curvas.

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Ferrugem Downtown - Normal ou não?
« Responder #2 em: 16 de Setembro de 2011, 20:12 »
Obrigado pela tua resposta.
Pouco percebo de mecânica, para não dizer que não percebo nada, mas isto não deveria ser assumido pela garantia?
O que achas?
Vais aplicar um tratamento para a ferrugem, que é algo como se fosse tinta? Como aplicas naquela parte que segura os amortecedores que na minha dá para ver que está ferrugenta.

Nem quero pensar como estará o quadro, se no que está à vista é assim ...  _polb_

Abraço
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

MKempes

  • Visitante
Re: Ferrugem Downtown - Normal ou não?
« Responder #3 em: 16 de Setembro de 2011, 20:18 »
A aplicação terá de ser feita com cuidado, e isolar (fita) devidamente as zonas não afectadas, eu também sou da opinião que isto tem de ser coberto pela garantia ao fim ao cabo é um defeito, e não é noramal, pelo menos para mim, vou falar onde comprei a minha (Motobelas) para ver o que eles dizem, depois logo decidirei o que fazer.

Obrigado por lembrares a questão da garantia.

Abraço

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Ferrugem Downtown - Normal ou não?
« Responder #4 em: 16 de Setembro de 2011, 21:56 »
Companheiros

A ferrugem nesses pontos e noutros é normal. Aparece em todas as scooters mais tarde ou mais cedo.

Quanto mais expostas à humidade, mais facilmente oxida, e os Invernos não ajudam nada.

A minha após o Inverno deste ano apresentou certos pontos, sobretudo nas manetes. Mas como vivo na Figueira da Foz, e as maresias invernais são mesmo húmidas enfim...

A garantia não deve cobrir, afinal de contas não se trata de um carro com garantia anti-corrosão, mas se calhar até era boa ideia confrontar o importador ( Mavico ) sobre esta situação.

Se forem dia 18 a Leiria, podiamos trocar umas impressões.

Um abraço.

João A.

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Ferrugem Downtown - Normal ou não?
« Responder #5 em: 16 de Setembro de 2011, 22:16 »
Companheiros

A ferrugem nesses pontos e noutros é normal. Aparece em todas as scooters mais tarde ou mais cedo.

Quanto mais expostas à humidade, mais facilmente oxida, e os Invernos não ajudam nada.

A minha após o Inverno deste ano apresentou certos pontos, sobretudo nas manetes. Mas como vivo na Figueira da Foz, e as maresias invernais são mesmo húmidas enfim...

A garantia não deve cobrir, afinal de contas não se trata de um carro com garantia anti-corrosão, mas se calhar até era boa ideia confrontar o importador ( Mavico ) sobre esta situação.

Se forem dia 18 a Leiria, podiamos trocar umas impressões.

Um abraço.

João A.

Companheiro,
De facto não te garantia anti-corrosão, mas não me parece de todo normal e acima de tudo, não sendo normal entendo que deverá ser coberto pela garantia.

Será que nas outras marcas também acontece isto?
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Ferrugem Downtown - Normal ou não?
« Responder #6 em: 16 de Setembro de 2011, 23:48 »
A ferrugem nesses locais não coloca em risco a segurança, a estrutura que se vê nas fotos é de ferro fundido que dura uma vida mesmo sem ter sido pintado.
Aconselho a lavar as scooters e pulverizar com WD 40... _pol_
 
 Ler este tópico AQUI no CPM
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

digital-jesus

  • Visitante
Re: Ferrugem Downtown - Normal ou não?
« Responder #7 em: 17 de Setembro de 2011, 13:40 »
Olá a todos.Tendo eu já tido algumas motos , e morando numa pequena ilha e onde as motos se encontram mais de 12 h por dia a cerca de 50 metros do mar, tive de apanhar uma série de truques para lidar com a corrosao, embora se saiba que mais tarde ou mais cedo ela irá aparecer.
Esse sitio é danado para aparecer ferrugem.. assim como as molas dos amortecedores. O k eu passei a fazer foi aplicar spray de silicone nessas zonas.. alias em todas as zonas mais escondidas.
o resto é usar uma capa, para kem nao tem garagem e andar bastante com a menina. e se ela vier de uma viajem á chuva nao a tapem . a evaporacao debaixo da capa n me dá bons resultados.
a minha é de fevereiro e felizmente ainda n vi nem um ponto de ferrugem. Aplico spray de silicone de 15 em 15 dias. Limpar e aplicar, n demora nem meia hora

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: Ferrugem Downtown - Normal ou não?
« Responder #8 em: 17 de Setembro de 2011, 15:10 »
A minha também tinha uns picos de ferrugem nessas zonas, começei aplicar WD-40 depois das lavagens e tá um brinquinho agora...

Aliás, o que costumo é primeiro ponho o WD-40 num pano e esfrego delicadamente os tais pontos, depois dou-lhe com o Spray... até ao momento, continua como nova  _lool_


 _convivio_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Ferrugem Downtown - Normal ou não?
« Responder #9 em: 10 de Dezembro de 2011, 20:01 »
Tenham é o cuidado de tapar bem o disco e calços de travão para não ficarem  (contaminados) com o W 40. De resto podem aplicar o w 40 inclusive nas bainhas da suspenção que não faz mal, alias so faz bem.

Abraço
[/URL]

digital-jesus

  • Visitante
Re: Ferrugem Downtown - Normal ou não?
« Responder #10 em: 11 de Dezembro de 2011, 19:39 »
Tenham é o cuidado de tapar bem o disco e calços de travão para não ficarem  (contaminados) com o W 40. De resto podem aplicar o w 40 inclusive nas bainhas da suspenção que não faz mal, alias so faz bem.

Abraço

Nuno, mas sendo o wd 40 um produto á  base de petroleo, n pode vir a danificar os retentores e demais borrachas onde se aplicar?
Eu uso o silicone exactamente porque tenho receio que as borrachas fiquem estragadas ao fim de pouco tempo.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Ferrugem Downtown - Normal ou não?
« Responder #11 em: 14 de Dezembro de 2011, 05:13 »
No, o W 40 não ataca as borrachas dos retentores, ou guarda pós. Testado por mim e por muitos motars que aos anos tratam as bainhas das suas motas com w 40. :)
Bainhas com pontos de ferrugem, são sim o pior que podes ter para dar cabo dos teus guarda pós. E a solução são bainhas novas que são bem caras.
 ;)

Consulta aqui:
http://feijaocomnutella.wordpress.com/2008/07/02/verdades-e-mentiras-mitos-sobre-o-wd-40/

Abraço
[/URL]