Autor Tópico: Variadores TMAX  (Lida 6518 vezes)

Offline Panda

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Variadores TMAX
« em: 15 de Setembro de 2011, 12:31 »
Teste efectuado em recta sem vento, depósitos de gasolina (iguais), o material utilizado: 2 variadores origem, 1 evo3r, 2 evo2r, 2 campulas evo2r, 2 jogos massas 13,50 gr, 2 jogos 14,50 gr, 1 jogo 11,90 gr e as velocidades medidas são de marcador 100km/h ( 94 GPS)  e 170 km/h (160 GPS)  cronómetro Diamond 2 com programa stop watch (com 16 medições de volta) e um GPS (tomtom, run gps trainer)  e as  massas pesadas com balança de precisão (0,01gr).

moto Tmax 2010 (modelo 2009), escape e vidro de serie com 5 meses e com 9200 kms.

VARIADOR ORIGEM:

0-100 km/h ---- 8,31 seg.
0-120 km/h ---- 11,59 seg.
0-140 km/h ---- 16,03 seg.
0-160 km/h ---- 27'07 seg.
Velocidade máxima 170 km/h.


VARIADOR EVO3R (13,5 gr)

0-100 km/h --- 6,70 seg (5250 rpm velocidade constante)
0-120 km/h --- 9'61 seg (5750 rpm velocidade constante)
0-140 km/h --- 13'80 seg (6250 rpm velocidade constante)
0-160 km/h --- 24 seg.
Velocidad máxima 170 km/h (7500 rpm).

A moto mudou totalmente o seu comportamento, tem um tacto muito mais fino que o variador de origem e menor ruido. os consumos em cidade vai até aos 180 kms reserva incluida, estrada 240 km.

Conclusão: Diferença de comportamento da moto como da noite para o dia.

VARIADOR EVO2R (13,50 GR)

0-100 km/h --- 6,50 seg (5000 rpm velocidade constante)
0-120 km/h --- 9,40 seg (5500 rpm velocidade constante)
0-140 km/h --- 13,40 seg (6000 rpm velocidade constante)
0-160 km/h --- 27,50 seg.
Velocidad máxima 170 km/h (7500 rpm).


O funcionamento do evo2r com 13,50 gr é muito parecido com o evo3r, com os mesmos pesos, funciona menos revolucionada (menor rotação).

Conclusão: a sensação de aceleração é a mesma que com o evo3r só que com tempos ligeiramente melhores, com melhores consumos tanto em cidade como em estrada mas com pouca diferença. Em caso de um funcionamento normal esta opção é a melhor se queres rendimento e consumos e um pouco pior em finura comparando com o evo3r.

VARIADOR EVO2R (13,50 GR) CAMPANULA EVO3R

0-100 km/h --- 6,45 seg (5000 rpm velocidade constante)
0-120 km/h --- 9,30 seg (5500 rpm velocidade constante)
0-140 km/h --- 13,40 seg (6000 rpm velocidade constante)
0-160 km/h --- 23,80 seg.
Velocidad máxima 170 km/h (7500 rpm).

menos ruido de variador do que com a Campanula normal e menos vibrações
A suavidade do conjunto é como o evo3r.

VARIADOR EVO2R (11,80 gr)

0-100 km/h --- 6,80 seg (5500 rpm velocidade constante)
0-120 km/h --- 9,61 seg (6250 rpm velocidade constante)
0-140 km/h --- 14,50 seg (6750 rpm velocidade constante)
0-160 km/h --- 30 seg.
Velocidade máxima não comprovada.

Conclusão: pensava que sería a melhor opção com maior aceleração e para aproveitar sempre a potencia máxima declarada pela YAMAHA ás 7500rpm e afinal a sensação de que…parece uma moto de corrida mas passando os 120km/h nota-se a perda de potência.  Decepção com os resultados obtidos.

VARIADOR EVO2R (14,50 gr)

0-100 km/h --- 6,62 seg (4750 rpm velocidade constante)
0-120 km/h --- 9,25 seg (5250 rpm velocidade constante)
0-140 km/h --- 13,80 seg (5750 rpm velocidade constante)
0-160 km/h --- 27'47 seg.
Velocidad máxima 170 km/h (7250 rpm)

O variador tem um comportamento identico á anterior opção mas muito menos revolucionado (menor rotação) e os consumos baixaram 4'80 l/100km por estrada (300 km por depósito) e uns 210kms em cidade, podes circular quase a 60km/h por cidade sem as rotações chegarem às 4000rpm, que com o Evo3R era impossível.
 
conclusão: Sem dúvida a melhor opção de todas as outras anteriores.

VARIADOR EVO2R (14,50 gr) CAMPANULA EVO3R

0-100 km/h --- 6,39 seg (4750 rpm velocidade constante)
0-120 km/h --- 9,05 seg (5250 rpm velocidade constante)
0-140 km/h --- 13,05 seg (5750 rpm velocidade constante)
0-160 km/h --- 23,50 seg.
Velocidade máxima 170 km/h (7250 rpm)

Conclusão: Suavidade, baixo consumo e máxima aceleração e menor ruido do motor de todos os casos testados, pena o preço da Campanula do evo3r (75€) porque sería a opção mais recomendada.


Por cada grama de peso das massas (x16 massas) equivale a 250rpm do motor, tanto a velocidades constantes como a gas/a fundo. Não testei com massas de 16,50 gr mas na minha moto ficaria seguramente demasiado baixa de rotações.

J.COSTA VARIADOR TRANVERSAL

Uma das grandes vantagens deste variador frente ao normal é o seu funcionamento, podes ter potencia desde o primeiro rodar de punho e manter até ao momento que queres circular a velocidades constantes com rpm  inferiores ao variador de origem, em nenhum dos casos testados, nem nos mais extremos (11,90 gr) se pode dizer que o regime do motor (digital) a velocidades constantes seja perigoso para o motor, devido ao funcionamento do variador transversal.

Texto traduzido e adaptado por Pedro Alves


o Variador na TMAX faz muita diferença _pol_ a moto muda muito!!!

abraço a TTodos
« Última modificação: 15 de Setembro de 2011, 13:34 por Panda »

Busas

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Re: Variadores TMAX
« Responder #1 em: 04 de Março de 2012, 07:32 »
boas,

muito bom report... _palmas_

mas fando com propritàrios da Tmax 500 os consumos auferidos nunca são inferiores a 8 lt...

numa conduçao aplicada chega mesmo aos 10 Lt/100. com o variador a baixar a rotaçao acima dos 140 nao seria a melhor opçao ?

abracos

Offline Panda

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Re: Variadores TMAX
« Responder #2 em: 04 de Março de 2012, 08:40 »
Eu na minha, numa condução relaxada gasto entre os 4,5 e os 5l, a andar na cidade a puxar nos semaforos 5,5 _convivio_
...e consigo consumos de 3,8 _pol_
a 180 vou ás 7000 aínda tenho 1200rpm até ao redline
ás 2800rpm começa a andar, de origem só ás 4000



Qual o modelo da Tmax? se for o antigo a carburadores é bem possivel...quer dizer que só fazem 100kms ou pouco mais que isso!!! _polb_

Busas

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Re: Variadores TMAX
« Responder #3 em: 04 de Março de 2012, 09:03 »
boas panda,

uma è de 2001 outra de 2004...se gastassem menos seria uma opção a ter em conta assim è mais dificil...

abraços

Offline Panda

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Re: Variadores TMAX
« Responder #4 em: 04 de Março de 2012, 11:29 »
boas panda,

uma è de 2001 outra de 2004...se gastassem menos seria uma opção a ter em conta assim è mais dificil...

abraços

conheço malta, com o motor de carburador a fazer médias de 5,5 _Rolley_

as de 2006 já são de Injecção, penso que a partir de 2004 começou a ser comercializada com Injecção!!

abraço
 _convivio_

Offline macanudo

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Re: Variadores TMAX
« Responder #5 em: 04 de Março de 2012, 20:00 »
Falando de consumos na T-Max: Eu fiz 194Km e para atestar meti lá para dentro 8.82L (é fazer contas)
Foi uma condução em estrada na casa dos 100Km/h com dois ou tres picos um pouco acima dessa velocidade
Ou seja, atestei á porta de casa, fui á Ponte de Sor (exelente almoço) a no regresso atestei novamente no Couço(para vir descansado) neste percurço gastei meio deposito(8.82L), do Couço até casa(90Km) foi sempre a "dar fogo á peça" e gastei quase meio deposito.
Resumindo esta maquina é poupada para uma condução normal mas permite uma condução MUITO agressiva e ai obviamente tem que gastar, quem manda é o punho direito, mas dá um gozo tremendo(dá mesmo) abusar dela e nunca senti estar no limite da segurança.
Esta está toda de origem e agora com 4050Km +- 
Panda  _pol_ a minha as +- 2000Rpm já anda, querem ver que veio "kitada" e eu não sei  _palmas_
« Última modificação: 04 de Março de 2012, 20:11 por macanudo »
Em Portugal circula-se á direita !!
         E os Portugueses ??