Autor Tópico: [Votação] Tipo de combustível Usado  (Lida 140395 vezes)

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #275 em: 30 de Junho de 2020, 10:53 »
Por vezes o proprio motor ou fabricante dá a indicaçao para utilização de gasolina de maior octanagem  _vinho_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline FabioEsteves

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 113
  • Localidade: Ermesinde
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #276 em: 25 de Dezembro de 2020, 12:20 »
Moto sym gts 125 evo a carburador.
Já usei a aditivada da prio. A mota começou a perder o ralenti.
Passei a usar a 95 da repsol. Achei muito melhor.
Atualmente eu estou usando a 98 da galp. E estou achando melhor para ligar de manhã no frio. E sinto mais força em baixas rotações.

Offline Élio

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 783
  • Localidade: Chamusca
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V-Strom DL 650 XT
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #277 em: 26 de Dezembro de 2020, 13:03 »
Uso 95 octanas da bomba que estiver mais próximo.
Actualmente tenho usado GALP por ser a que fica a meio caminho do trajecto que faço. E também por ser a que consegue evitar ajuntamentos dentro da loja, tal como a PRIO, que permite usar o MB na própria bomba.


O limite é apenas uma fronteira criada pela sua própria mente.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #278 em: 27 de Dezembro de 2020, 20:44 »
Moto sym gts 125 evo a carburador.
Já usei a aditivada da prio. A mota começou a perder o ralenti.
Passei a usar a 95 da repsol. Achei muito melhor.
Atualmente eu estou usando a 98 da galp. E estou achando melhor para ligar de manhã no frio. E sinto mais força em baixas rotações.

Sinceramente se está a perder o relantim acho que o problema não será da gasolina, sempre usei da prio na gts a carburador que tinha, e trabalhava como um relógio, e pegava também muito bem a frio.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline FabioEsteves

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 113
  • Localidade: Ermesinde
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #279 em: 30 de Dezembro de 2020, 20:39 »
Sinceramente se está a perder o relantim acho que o problema não será da gasolina, sempre usei da prio na gts a carburador que tinha, e trabalhava como um relógio, e pegava também muito bem a frio.

A minha pegava bem. Mas ia abaixo depois de um tempo.
E tinha que ficar segurando no acelerador.
Se viesse em uma rua e fosse parar. Conforme a rotação caia junto com a velocida. Quando estava parando e a rotação caia.
Tinha que segurar para ela não ir abaixo.
Somente a troca pela gasolina da repsol mudou a mota.

Agora um amigo meu que é engenheiro mecânico, sempre brincava dizendo:
"Nada mais diferente que dois motores iguais".

Nunca comparou com outra moto igual, ou outro carro igual. Com mesma mecânica e notou que geralmente não andam igual.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #280 em: 31 de Dezembro de 2020, 09:35 »
Já muito foi falado sobre as octanas. Muitas vezes trata-se de constatações muito subjectivas e sem aparente suporte tecnológico.
 Como tenho dito há uma grande diferença entre os ingredientes de limpeza adicionados e o número de octanas.
Muitos dos factores ligados ao menor desempenho do motor parece estar mais ligado a consequência de menor limpeza que menos octanagem.
No meu caso porque moro perto, uso Prio top 95 desde sempre e nunca tive qualquer problema.
Na verdade a diferença de preço nem é assim tão grande que justifique a discussão, cada usa a que se sente mais confortável
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #281 em: 31 de Dezembro de 2020, 15:21 »
Quando a troca de gasolina supostamente resolve algum problema, parece resolvido mas estará só disfarçado..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Rogerio Pereira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 97
  • Localidade: Portimão
  • O seguro morreu de velho, pensem antes de agir.
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #282 em: 22 de Agosto de 2021, 12:19 »
Modelo- Maxsym TL 500
combustivel- sem chumbo 98
Motivo- uso sempre o combustivel de "melhor" qualidade nos meus carros e motos, ainda nao fiz a media da TL, mas nao e o consumo que me preocupa, a nao ser que seja excessivo por alguma deficiencia. Quand escrevi "Melhor" nao quis dizer que este combustivel e melhor que outros mas sempre tenho notado bom funcionamento e desempenho em todos os motores onde a uso.
Sachs 50, Casal 125 (1992), Vespa 150 (92-96), Cruisym 300 E4 (5/2021-7/2021), Maxsym TL 500 E4(7/2021) Honda NT 1100 MT (3/22)

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1791
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #283 em: 22 de Agosto de 2021, 19:43 »
A minha sv raramente leva outra que não a prio 95, pela proximidade do posto.
Rui

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #284 em: 22 de Agosto de 2021, 20:24 »
A minha sv sempre levou prio 95 e nunca se queixou , só visitou o hospital para revisões, mais nada
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #285 em: 22 de Agosto de 2021, 21:06 »
Vou deixar aqui algo para quem se interessar.
Como poucos sabem estou a trabalhar numa marca conceituada na grande Lisboa  e logo que comecei foi uma das primeiras coisas que questionei ao meu chefe, apelidado de "ronaldo" na marca .
95 ou 98 a eterna questão?
Também já tivemos clientes que trabalham no ramos dos combustíveis e confirmou que...não, não é tudo a mesma coisa,os aditivos fazem diferença.
Para quem  teima nos low cost,quando tiverem problemas de injecção pode ser que o valor a pagar vos lembre de que afinal é barato,logo nao pode ser tão bom como outro combustível aditivado ou de maiores octanas.
Também ha e vai sempre haver quem nunca tenha problemas mas eu ja presenciei e numa maquina com o famoso cp3 da yamaha,com problemas de falhas,engasgos...foi dito para mudar para 98 para limpar ,o cliente disse que mudou,mas tal nao foi verdade e ao desmontar dá para ver que quem usa 95 o material ganha uma coloração tipica do combustível, ao se usar 98 está tudo mais limpo,seja em que maquina for ,foi provado e eu assisti.
Ok que é caro,mas a longo prazo pode fazer a diferença, mas mesmo que não se possa usar 98 ,pelo menos uma 95 aditivada.
Não pelo que ganha, que nestes motores normais,não se ganha potencia,mas mais pelo agrado de condução e por manter tudo mais limpo e por mais tempo,o resto ja todos sabem.
Ficam as minhas palavras e a minha experiência, pois se existe diferença de usar lowcost ou não, sim ,existe.
Em motores meus combustíveis simples não entram,sempre fui e sempre serei contra,mais ainda ao ver ao vivo.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #286 em: 22 de Agosto de 2021, 21:21 »
Eu prefiro usar o combustivel simples que é igual em todo o lado, e meter o aditivo no depósito assim tenho a certeza absoluta de que uso gasolina/diesel aditivada/o  scooter_

No carro como é a GPL já limpa por ele (dizem os experts)  _Rolley_
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline SARider

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2021
  • Mensagens: 196
  • Localidade: Sintra
  • "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: N-Max 125
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #287 em: 22 de Agosto de 2021, 22:49 »
  Nas motos cá de casa , uso 95 Aditivada sempre que possivel.
De tempos a tempos faço um ciclo de "limpeza"  com um bom aditivo, e mais importante, caso tenha de ficar parada algum tempo, procuro sempre deixar o deposito cheio (sem ar).
   
  Com a taxa de compressão da minha honda (10,5:1), não iria certamente notar diferença no rendimento ou no consumo. No entanto a unica vantagem seria o facto de conter mais adictivos de limpeza que possam fazer a diferença a prazo.

  No entanto tenhamos em consideração que a o indíce de octanas não é por sí só um indice de "pureza" ou qualidade. Apenas quer dizer que quanto maior o indice RON tiver um combustível, maior compressão  aguenta antes de auto-detonar.
 Um facto interessante é que  uma das formas mais fáceis e baratas  de subir octanas é através da adição de Etanol.  Este ultimo é corrosivo para borrachas, vedantes, aluminio, magnésio, etc...Não é certamente um "ingrediente" que acrescente "pureza" ou qualidade , e obviamente  não dá especial saúde ao motor.
 Já repararam que a gasolina 98 na Galp é E10 (pode conter até ao maximo de 10%)?
 E que a 95 aditivada é E5 ( pode conter até ao maximo de 5% Etanol)?
 O Etanol é um bom solvente e por isso bom agente de limpeza, no entanto absorve humidade do ar.
 E já agora, que a inclusão de XX% Etanol é imposta pelo facto de ser um bio combustível?

Reparem por exemplo nesta imagem de um posto GALP:
 
 E como por cá os combustíveis são basicamente refinados todos no mesmo local, excluindo os aditivos, a regra acima deverá ser a mesma para as restantes  gasolineiras.

  Além claro do preço mais elevado, esta é outra das razões por optar pela 95 aditivada, já que nem pelas prestações faria diferença.

 Já as "low cost" ou gasolina simples nao aditivada, se tiver de abastecer não haverá problema algum, mas evito o seu uso por tempo prolongado, pois para manter o blend a baixo custo, em alguma coisa teem que cortar.

Fonte:
 https://galp.com/pt/pt/particulares/estrada/informacao-sobre-combustiveis

Espero ter ajudado ou pelo menos não confundir ainda mais o tópico...    _Rolley_

 _convivio_

 

 
 

« Última modificação: 23 de Agosto de 2021, 15:05 por SARider »
Yamaha N-Max 125
V-Strom650XT

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #288 em: 22 de Agosto de 2021, 23:20 »
Vou deixar aqui algo para quem se interessar.
Como poucos sabem estou a trabalhar numa marca conceituada na grande Lisboa  e logo que comecei foi uma das primeiras coisas que questionei ao meu chefe, apelidado de "ronaldo" na marca .
95 ou 98 a eterna questão?
Também já tivemos clientes que trabalham no ramos dos combustíveis e confirmou que...não, não é tudo a mesma coisa,os aditivos fazem diferença.
Para quem  teima nos low cost,quando tiverem problemas de injecção pode ser que o valor a pagar vos lembre de que afinal é barato,logo nao pode ser tão bom como outro combustível aditivado ou de maiores octanas.

Parece-me que há alguma confusão na ideia postada... gasolinas aditivadas vs. octanagem !

Uma gasolina simples 95 é exactamente a mesma que é vendida numa gasolineira de supermercado ou numa Galp, BP etc... a refinaria é a mesma.

O conceito "low cost" é um modelo de negócio, que em nada penaliza em termos grosseiros a "qualidade" do produto em venda ao consumidor, tanto mais que o nosso mercado é mais que regulado desde a refinação, stokagem, transporte /distribuição e por fim a venda ao consumidor.

O consumidor depara-se com preços diferentes para o mesmo produto, apenas motivado pela margem de lucro mais baixa ou reduzidos encargos de exploração ( factor concorrência) de uma gasolineira de supermercado, mas manifestar a ideia que o uso de uma gasolina  "low cost " quando deveria apenas ser designada por "simples" pode ser prejudicial,  já motivou jurisprudência por publicidade enganosa. A DECO e a ASAE já se manifestaram em 2015 sobre este tema.

Os aditivos é outro assunto...naturalmente que antes de 2015 e com a legislação imposta que originou a venda de gasolinas simples este assunto não se colocava, pois todas as gasolinas eram já aditivadas desde a refinaria.

A introdução de gasolina não aditivada foi uma forma do governo de então garantir uma escolha inequívoca, consciente e informada entre combustíveis  com ou sem aditivos que se reflecte no preço final.

Por exemplo a gasolineira dos Mosqueteiros vende gasolina 95 aditivada e simples... e é considerada "low cost" a grosso modo.

A minha Suzuki por construção aceita gasolina com um minimo  de 91 octanas ( RON), pelo que a 95 com ou sem aditivos é a mais usual, mas de tempos a tempos coloco aditivo "injection cleaner" da STP.

A octanagem  a 98  apenas favorece os motores com elevados níveis de compressão. Uma das formas de garantir a mesma potencia com baixa tx de compressão é com um "turbo".

Para a maioria dos motores de injecção "civiilizados"  das motos a gasolina  95 octanas serve perfeitamente para o dia-a-dia.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #289 em: 23 de Agosto de 2021, 06:41 »
Nao me devo ter expressado bem...ou nao fui entendido.
Por outras palavras:podem usar o que quiserem, pois quando der raia as oficinas estão abertas ,depois dará para ver as diferenças
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #290 em: 23 de Agosto de 2021, 14:07 »


Já muito foi falado sobre as octanas. Muitas vezes trata-se de constatações muito subjectivas e sem aparente suporte tecnológico.
 Como tenho dito há uma grande diferença entre os ingredientes de limpeza adicionados e o número de octanas.
Muitos dos factores ligados ao menor desempenho do motor parece estar mais ligado a consequência de menor limpeza que menos octanagem.
No meu caso porque moro perto, uso Prio top 95 desde sempre e nunca tive qualquer problema.
Na verdade a diferença de preço nem é assim tão grande que justifique a discussão, cada usa a que se sente mais confortável

Não sei se estamos todos a falar do mesmo.
Recupero um post do final do ano passado onde tento separar a discussão entre octanagem e limpeza.

Até prova em contrário a octanagem tem a ver com o desempenho do motor ( se a taxa de compressão assim o indicar) e os aditivos têm a ver com a limpeza do motor e sua longevidade.
Quando falamos aqui na futura visita à oficina estamos a falar dos aditivos e não das octanas, isto é, não interessa 98 ou 95 desde que aditivadas.

Convém esclarecer este facto ( ou corrigir-me) porque a 98 aditivada é mais cara que a 95 aditivada.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #291 em: 23 de Agosto de 2021, 21:23 »
Eu uso prio 95 aditivada á anos e nunca tive problemas nem em diversos carros e diversas motas, de uma forma geral os combustíveis têm uma qualidade aceitável.
Agora postos antigos, combustível adulterado por presença de água no combustível são de evitar.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline zeuz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 174
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Vectrix
  • Modelo: VX-1 Li+
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #292 em: 26 de Agosto de 2021, 10:34 »
Não nego que haja combustíveis de melhor qualidade que outros, mas quando a maioria troca de mota com menos de 30.000km, qual a relevância dessa escolha?!

Pessoalmente, prefiro gastar dinheiro na qualidade daquilo que bebo, do que na qualidade daquilo que o carro/mota queima!

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #293 em: 26 de Agosto de 2021, 11:41 »
Não nego que haja combustíveis de melhor qualidade que outros, mas quando a maioria troca de mota com menos de 30.000km, qual a relevância dessa escolha?!

Pessoalmente, prefiro gastar dinheiro na qualidade daquilo que bebo, do que na qualidade daquilo que o carro/mota queima!

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Eu com uma Vectrix também não me preocuparia com a qualidade do "combustível", penso que não existe ainda eletricidade aditivada  :-[

Offline zeuz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 174
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Vectrix
  • Modelo: VX-1 Li+
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #294 em: 26 de Agosto de 2021, 23:42 »
Eu com uma Vectrix também não me preocuparia com a qualidade do "combustível", penso que não existe ainda eletricidade aditivada  :-[
Instala a App Miio e vais descobrir que há por aí uns postos de carregamento bem "aditivados"...

Tenho um VW Polo 1.4 TDI que comprei novo em 2002. Desde os ~30.000km, i.e., após um ano de uso, quase só tem gasto gasóleo low cost. Está com ~375.000km. O único cuidado é trocar o filtro do gasóleo a cada 45.000km.

No Opel Ampera gasto gasolina da Prio e leva +35.000km nas minhas mãos, embora nem todos tenham sido feitos a gastar gasolina.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #295 em: 27 de Agosto de 2021, 07:52 »
Atenção que ha fabricantes que recomendam o uso de combustíveis premium, nos cá se casa (vw,nissan,yamaha,benelli)é um exemplo
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Lourenço

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2018
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SilenceS01
  • Modelo: Honda SH125
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #296 em: 27 de Agosto de 2021, 08:39 »
Instala a App Miio e vais descobrir que há por aí uns postos de carregamento bem "aditivados"...

Tenho um VW Polo 1.4 TDI que comprei novo em 2002. Desde os ~30.000km, i.e., após um ano de uso, quase só tem gasto gasóleo low cost. Está com ~375.000km. O único cuidado é trocar o filtro do gasóleo a cada 45.000km.

No Opel Ampera gasto gasolina da Prio e leva +35.000km nas minhas mãos, embora nem todos tenham sido feitos a gastar gasolina.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Já instalei há algum tempo, utilizei bastante, recentemente menos, alem do doméstico e locais profissionais, tenho rotinas adquiridas que passam por alguns Continentes e semelhantes, em caso de necessidade e em viagem a marca tem postos próprios que cumprem.

Na empresa, uma frota de por vezes mais de duas dezenas de veículos, nem todos diesel, desde novos até alguns com mais de 400 000 km sempre low cost do mais low cost que existe e até hoje nenhum se queixou, assistência programada cumprida.

Motas a eletrões, para mim ainda é cedo, tenho uma scooter elétrica catalã que utilizo sempre que o pópó fica a carregar quando precisa e há sol nas placas, a SH é menos utilizada agora mas idem, sempre low cost do mesmo e com mais de 40 000 nunca se queixou, igualmente com a assistência programada.

Resumindo, nos combustíveis como nos óleos, como nos intervalos de manutenção faz-se o que a marca preconiza, pela menor despesa porque veículos não são investimento, são isso mesmo despesa.
A Miio veio "só" tentar ordenar as consequências da anarquia monopolista que o modelo português proporciona ao serviço de lobbies e em detrimento dos consumidores mas não deixa de ser uma defensora desse modelo anti concorrencial que nos vai sair cada vez mais caro em prejuízo da mobilidade eléctrica.



« Última modificação: 27 de Agosto de 2021, 08:43 por Lourenço »

Offline zeuz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 174
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Vectrix
  • Modelo: VX-1 Li+
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #297 em: 29 de Agosto de 2021, 04:46 »
Já instalei há algum tempo, utilizei bastante, recentemente menos, alem do doméstico e locais profissionais, tenho rotinas adquiridas que passam por alguns Continentes e semelhantes, em caso de necessidade e em viagem a marca tem postos próprios que cumprem.

Na empresa, uma frota de por vezes mais de duas dezenas de veículos, nem todos diesel, desde novos até alguns com mais de 400 000 km sempre low cost do mais low cost que existe e até hoje nenhum se queixou, assistência programada cumprida.

Motas a eletrões, para mim ainda é cedo, tenho uma scooter elétrica catalã que utilizo sempre que o pópó fica a carregar quando precisa e há sol nas placas, a SH é menos utilizada agora mas idem, sempre low cost do mesmo e com mais de 40 000 nunca se queixou, igualmente com a assistência programada.

Resumindo, nos combustíveis como nos óleos, como nos intervalos de manutenção faz-se o que a marca preconiza, pela menor despesa porque veículos não são investimento, são isso mesmo despesa.
A Miio veio "só" tentar ordenar as consequências da anarquia monopolista que o modelo português proporciona ao serviço de lobbies e em detrimento dos consumidores mas não deixa de ser uma defensora desse modelo anti concorrencial que nos vai sair cada vez mais caro em prejuízo da mobilidade eléctrica.
Bravo!

Acrescento só que o sucesso da Miio devesse ao falhanço da Mobi.e, embora dependam deles.

E páro por aqui com o offtopic.


Resumindo o meu ponto de vista sobre os combustíveis aditivados:

Sabendo que a maioria troca de scooter/mota antes dos 30.000km, não me parece que se justifique o gasto extra num pressuposto de maior longevidade do motor.

E quem use a scooter/mota como instrumento de trabalho, acho que trás melhores resultados apostar numa boa manutenção, com bom óleo e bons filtros.


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #298 em: 29 de Agosto de 2021, 08:30 »
Acho que este tópico vai ser intervencionado     pela APETRO por difamação.
Então querem fazer crer que o combustível mais caro não justifica ser usado?
Agora que eles estão a aumentar as margens para fazer face à possível insolvência dos operadores por causa do Covid?

https://eco.sapo.pt/2021/07/14/combustiveis-estao-em-maximos-regulador-aponta-o-dedo-a-margem-das-gasolineiras/
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5305
  • Localidade: sintra
Re: [Votação] Tipo de combustível Usado
« Responder #299 em: 29 de Agosto de 2021, 11:02 »
Acho que este tópico vai ser intervencionado     pela APETRO por difamação.
Então querem fazer crer que o combustível mais caro não justifica ser usado?
Agora que eles estão a aumentar as margens para fazer face à possível insolvência dos operadores por causa do Covid?

https://eco.sapo.pt/2021/07/14/combustiveis-estao-em-maximos-regulador-aponta-o-dedo-a-margem-das-gasolineiras/

 _lol_ será que no futuro teremos eletricidade simples e eletricidade aditivada para as nossas meninas.?  _lol_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018