Autor Tópico: Falta de Bateria - O que fazer?  (Lida 75218 vezes)

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Falta de Bateria - O que fazer?
« em: 03 de Março de 2010, 14:19 »
Companheiros.....
Aconteceu-me... tive sorte ...
Deixem contar-vos o que me aconteceu esta semana.
Segunda feira ao chegar ao trabalho, já meio atrasado, deixei a moto na garagem. A Minha majestade, ao retirar a chave da ignição e trancar a direcção, requer alguma atenção, pois se rodar a chave em demasia, fica acesso o pisca e as luzes de mínimos (sinalização) frente e traseira. No caso da Majesty, as luzes nao acendem de imediato, acendem sim mas após uns segundos depois de retirar a chave do canhão.
Estas benditas luzes, protegem-nos caso tenhamos de deixar a maxi  parada em algum local de menor visibilidade, ou em caso de avaria.
Resultado, retirei a chave virei as costas e fui embora, não me apercebera de que teria deixado a luz acesa.
passadas 5 horas, peguei na moto para ir almoçar..... não pegou ha primeira porque tirei o dedo do starter, há segunda já não a consegui colocar a trabalhar,  _Zang_ bateria fraca . Ainda disse uns palavrões, ainda pensei para mim mesmo, bolas que falta me fazia agora o carregador de bateria que os companheiros compraram no LIDL. Olhei para o local onde a majestade alberga a bateria, e não era assim de fácil aceso.  _Rolley_
Bom ... vou almoçar, depois do almoço engendro uma solução, nem que tenha de levar a bateria a algum spot par que me possam coloca-la um pouco ha carga.
Após o almoço, desloquei-me novamente para a minha moto, e não é que premi o botão starter e pegou? Todo eu estava contente, peguei na moto e fui dar uma volta .... Ousei desliga-la após a volta, e voltei a colocá-la a trabalhar, tudo fino parecia estar o problema ultrapassado.  _rir_


Lanço a duvida/pergunta no caso das 125 sempre temos o KIKO para nos auxiliar em caso de falha da bateria, nas motos acima de 125 isso não existe, haverá algum truque para colocar a moto a trabalhar sem a ajuda do arranque eléctrico?
« Última modificação: 05 de Março de 2010, 10:15 por RRufino »
vou ali ja volto

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Bateria
« Responder #1 em: 03 de Março de 2010, 14:27 »
Há várias maneiras:
 
1ª - Ter um carregador sempre a jeito;
 
2ª - Ligar á Assistência em Viagem e pedir um reboque da mota para a oficina;
 
3ª - Ter um colega ou amigo com cabos para "dar um encosto";
 
4ª - Ir a pé a empurrar a moto até á oficina ou até casa, conforme o que fôr mais perto.  _lool_
 
5ª - Entrar no forum e cravar alguém para ir desenrascar  ;) ;
 
6ª - ...lamento, mas não me ocorre mais nenhuma.
 
 
PS: a minha tem mais de 125 cc e tem Kiko, mas é um caso áparte,... é Chinesa  _lol_
« Última modificação: 03 de Março de 2010, 14:35 por cristina »

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Bateria
« Responder #2 em: 03 de Março de 2010, 15:06 »
A minha 125 não tem kiko...
Se um dia acontecer, tenho de fazer o que a Cristina disse...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Bateria
« Responder #3 em: 03 de Março de 2010, 15:18 »
Todas as propostas enumeradas pela Cristina foram  ponderadas e equacionadas, no entanto na hora do almoço, e eu com a fome que tinha, preferi ir almoçar  debruçar sobre o caso de barriga cheia.  _careta_
Aguardar pelo reboque em hora de almoço, dificilmente teria de aguardar menos de 45 minutos, preferi ir almoçar, pois tinha outras alternativas ...
vou ali ja volto

RazoR

  • Visitante
Re: Bateria
« Responder #4 em: 03 de Março de 2010, 17:35 »
Acho que não é uma questão de cilindradas a existencia do Kick. Tem a ver com o ser a carburador ou não julgo eu.

Se calhar tou a dizer uma grande asneira n sei

Jose Antunes

  • Visitante
Re: Bateria
« Responder #5 em: 03 de Março de 2010, 20:11 »
Pois a minha sym.citycom tbm nao tem kick!
por acaso foi uma cena k chamei a tenção ao Botas knd fiz negocio,diz k as motos a com igual cilindrada ou mais de 125cc nao têm,mas é mentira eu já vi muitas com mais cilindrada e têm!


Ps:é chato k nem de impurrão se consegue por em foncionamento :(

J,ats

Offline Scooty

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 206
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • respeitar para ser respeitado
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T600
Re: Bateria
« Responder #6 em: 03 de Março de 2010, 21:34 »
Eu em tempos tive problemas de bateria com a Buga e andava sempre com os cabos debaixo do banco pois assim podia sempre pedir para me desenrascarem.
Este problema das maxis de cilindrada superior não terem kiko é uma grande chatice pois não há outra forma de as colocar em marcha senão com o starter.
Se calhar a solução passava por um pedal de por e tirar se o problema dos fabricantes é estética com isso já se poderia resolver a situação provisoriamente.
Se estiver algum fabricante  _rir_ a ler o fórum estudem a solução.
Podem contar com a consultadoria! _lool_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Bateria
« Responder #7 em: 03 de Março de 2010, 23:41 »
Acho que não é uma questão de cilindradas a existencia do Kick. Tem a ver com o ser a carburador ou não julgo eu.

Se calhar tou a dizer uma grande asneira n sei

Acho que não deve ser essa a razão, porque a X Max do pardal é de carburador e também não tem.

Desconfio que tenha mesmo a ver com a cilindrada, porque me lembro que na cinquentinha era fácil dar ao kiko, mas na sym, já não é assim.
Tenho que colocar todo o meu peso nele, e dá cá um coice  _confuso_ Por isso, se a força necessária para accionar o dito for proporcional á cilindrada, como desconfio que seja, não adiantaria estar lá nas cilindradas maiores, pois não conseguiríamos usar.

Quando o pardal chegar já vou averiguar  _pensador_


Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Bateria
« Responder #8 em: 04 de Março de 2010, 00:07 »
O Scooty já falou em..., eu reforço. Uma extensão para ligar duma bateria de um outro carro ou moto, faz parte dos extras da minha MaxiScooter. Ainda não necessitei para mim, mas já desenrascou outros. Apetrechem-se meus meninos...  _careta_
Membro CPM nº5

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Bateria
« Responder #9 em: 04 de Março de 2010, 03:11 »
Meus amigos os kikos vão acabar quando todas as motos tiverem injecção e o respectivo catalizador, pela simples razão que se não "houver" bateria não se deve colocar a moto a trabalhar de "empurrão" e o accionar do kiko é a mesma coisa que um empurrão. As consequências do empurrão num veículo com catalizador é a provável avaria do catalizador, e garanto-vos que não é nada barato.
Se ficarem sem bateria a melhor solução é dar uma "Xuxa" como se diz na gìria, o ligar uns cabos de outra bateria e então accionar o botão de arranque.
Esta informação é válida para TODOS os veículos.
« Última modificação: 04 de Março de 2010, 03:13 por Pardal »
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Bateria
« Responder #10 em: 04 de Março de 2010, 14:45 »
Acho que não é uma questão de cilindradas a existencia do Kick. Tem a ver com o ser a carburador ou não julgo eu.

Se calhar tou a dizer uma grande asneira n sei

Parece que tens RazãO  ;)

ahlagos

  • Visitante
Re: Bateria/empurrão
« Responder #11 em: 04 de Março de 2010, 22:47 »
Conforme refere o Pardal, tentar pegar de "empurrâo", dá cabo do catalisador de qualquer veículo! A solução é sempre usar os cabos!!!!!




veiga

  • Visitante
Re: Bateria
« Responder #12 em: 04 de Março de 2010, 22:54 »
Por isso é q se pode empurrar os aviões, não têm catalizador!!

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Bateria
« Responder #13 em: 05 de Março de 2010, 00:37 »
Tenho ideia que os veículos com catalisador não devem arrancar de "empurrão" pois há a possibilidade de o motor admitir combustível sem queimar, que passará ao catalisador danificando-o. Por esta razão se não se consegue arrancar o veículo devido à bateria estar descarregada, deve-se carregar a bateria.

8)


ZeLuz

  • Visitante
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #14 em: 05 de Março de 2010, 15:06 »
Apaguei as minhas mensagens anteriores porque estava a dizer asneiras e podia induzir em erro...  _martelada_ _martelada_ _martelada_

Basicamente é assim:

1º a centralina (unidade de controlo electrónico) não avaria porque está suficientemente protegida para estas situações e tem a capacidade de detectar tanto o ligar por chave/botão como o próprio movimento do motor

2º o catalisador avaria, não no momento mas com o tempo e a repetição deste procedimento. A sonda do catalisador vai detectar combustível para ser queimado, que com o tempo vai danificar o catalisador. É sempre necessário nos motores com i.e. haver o reset inicial, que não pode ser dado se se colocar a trabalhar de empurrão.

Info com o alto patrocínio do meu amigo e colega Tiago, formador do ACP Serviços, e ele que me desculpe se a conversão para linguagem de leigo não ficou bem feita...  _Rolley_ _Rolley_

« Última modificação: 05 de Março de 2010, 15:06 por ZeLuz »

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #15 em: 05 de Março de 2010, 18:47 »
Ora, o melhor é carregador de bateria ou então pores os cabos no compartimento para bagagem...
Eu cá tenho outra teoria... o meu escritório fica ao lado de um gajo de peças auto, que mora no mesmo prédio... se precisar safo-me... felizmente nunca precisei... sinceramente tenho mais medo de furos no pneu da frente em andamento. _confuso_

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #16 em: 05 de Março de 2010, 20:05 »
Ora, o melhor é carregador de bateria ou então pores os cabos no compartimento para bagagem...
Eu cá tenho outra teoria... o meu escritório fica ao lado de um gajo de peças auto, que mora no mesmo prédio... se precisar safo-me... felizmente nunca precisei... sinceramente tenho mais medo de furos no pneu da frente em andamento. _confuso_

 _careta_  e se estiveres longe do escritório?
 
E se esta situação acontecer com um dos companheiros numa destas tertulias domingueiras? Como fazer?
 
vou ali ja volto

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #17 em: 05 de Março de 2010, 20:23 »
E se esta situação acontecer com um dos companheiros numa destas tertulias domingueiras? Como fazer?

Essa é fácil  _pol_  um dos muitos maxicompanheiros presentes na tertúlia vai buscar cabos ou carregador  _lool_

maria

  • Visitante
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #18 em: 20 de Novembro de 2010, 22:41 »
Estava eu a pesquisar tópicos sobre baterias e deparei-me com este! _pol_ Muito interessante. Mas como gosto de dar o meu ar de loira burra... falsa mas é um facto... vou contar vos uma história. Há uns anos comprei uma scooter honda Lead (100 cc). Na minha 3ª saida, ao ir á farmacia a cerca de 2 kms de casa, a desgraçada embaraçou-me por completo! Faço as compras e quando a coloco a trabalhar... é que nem barulho fez! Nessa altura não sabia que existia o tal kiko. Tive que a empurrar entre subidas e descidas até casa. Estava desvairada e exausta. Danada telefono ao vendedor que me a vendeu a dizer que a scotter era uma porcaria e blá blá blá . Silêncio da lado de lá. Preocupo-me. Nisto o fulano informa-me, em tom de gozo, a existência do kiko!  _corado_ Só me apetecia enviar dentro de um buraco. Moral da história agora leio o manual de uma ponta á outra. Fico na mesma mas pelo menos tento, certo?  _Rolley_ Basicamente não percebo nada de mecanica.

Offline paulo valido

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 97
  • Localidade: Amora
  • Marca: EU-R
  • Modelo: MAG 125
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #19 em: 21 de Novembro de 2010, 01:16 »
A mim já me aconteceu isso em casa tambem.
A mota de substituição ficou sem bateria e o que me safou foi uns cabos de bateria de um visinho.
E agora ando sempre com uns dentro do banco

Até iniciei um topico á um tempo atraz a perguntar qual a potencia do motor de arranque do Starter porcausa da grossura dos cabos .

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=1945.0

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #20 em: 14 de Dezembro de 2010, 23:01 »
Boas!
Eu tive uma scooterzinha "chinoca" que nem da marca me lembro  _pensador_ que a bateria era uma verdadeira dor de cabeça... _polb_
Certo dia, fui por a dita a trabalhar e a bateria mandou-me mais uma vez ir dar uma volta!!!  _careta_
Como tinha kiko, dei ao pedal, dei, dei, dei, até que consegui partir todo o sistema de arranque!!!! _Zang_
Escusado será dizer que nunca mais andou, carreguei-a num atrelado, levei-a ao concessionário e troquei-a por uma bicicleta de BTT... adicionando mais €€€ claro! _lol_
Cumps.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2010, 23:03 por DIN »

sacg

  • Visitante
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #21 em: 15 de Dezembro de 2010, 20:01 »
   Quando tinha a 125 ,como tinha kick não me preocupava ,agora na 300 tenho outra solução como não tenho kick aproveitei a tomada de isqueiro e comprei um cabo especifico que liga uma tomada de isqueiro a outra tomada de isqueiro ora como todos os carros têm tomada de isqueiro basta ligar uma a outra  tomada e assunto arrumado e não é preciso andar a abrir capons e como este cabo tem um circuito com protecção deixa de ser perigoso para as centralinas  scooter_

TOG

  • Visitante
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #22 em: 16 de Dezembro de 2010, 08:46 »
   Quando tinha a 125 ,como tinha kick não me preocupava ,agora na 300 tenho outra solução como não tenho kick aproveitei a tomada de isqueiro e comprei um cabo especifico que liga uma tomada de isqueiro a outra tomada de isqueiro ora como todos os carros têm tomada de isqueiro basta ligar uma a outra  tomada e assunto arrumado e não é preciso andar a abrir capons e como este cabo tem um circuito com protecção deixa de ser perigoso para as centralinas  scooter_

Isso é interessante, e pega assim ligado ao isqueiro?  _pensador_
Já agora onde compraste e o preço?

jampex

  • Visitante

sacg

  • Visitante
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #24 em: 16 de Dezembro de 2010, 18:51 »
  Sim ,foi isso mesmo que eu adquiri ,bastante simples e como as nossas baterias são bastante pequenas e "fracas" qualquer outro veiculo nos dá um encosto sem grandes chatices ou complicações.E depois é só  scooter_