Olá companheiros.Há cerca de um mês que não ando com a minha SYM (GTS 125i, que está em garagem), e claro que hoje quando fui tentar por a trabalhar, a bateria deu um sinal muito fraco de vida, e claro tb que o motor não arrancou.Atendendo a que a bateria é de 12v, fui buscar o carro, cabos e vá de fazer uma ligação... Azelhice das grandes, embora todos os cuidados, ignição da moto desligada, fase com fase e neutro com neutro... liguei a ignição e... ficou sem vida...! Depois de verificar melhor, e para surpresa minha, a fase da bateria do carro estava ligada ao neutro da bateria da moto. Corrigi de imediato, tentei novamente e, nem sinais de vida!!! Nada de nada. Esperei uns 5 minutos e nada.Pergunto, devo preparar um pedido de financiamento ao banco, ou eventualmente foi só um "fuzívelzito"!!! que se foi??? Já alguém passou por uma destas?Claro que tentei verificar os fusíveis e aparentemente estão bem!Aguardo umas dicas vossas, antes de ir ao concessionário e ficar todo "arrepiado"Abraços
Ok companheiro, amanhã vou tentar, depois informo o resultado. Obrigado.
Podes ter feito curto na bateria da mota, tenta desligar mesmo a bateria da mota e com os cabos liga aos cabos da mota sem passar pela bateria da mota, para veres se foi mesmo a bateria que entrou em curto ou alguma coisa na mota
Desligar a corrente nao invalida que a luz fique acesa, nem que outras coisas fiquem ligadas a consumir....Normalmente duram 3, 4, 5 ou 6 anos, mediante o uso.
Boas Companheiro,Sobre o ir a garagem e por a trabalhar alguns minutos acho que é uma boa opção para tudo, motor principalmente mas em relação a bateria não vai fazer nada a não ser piorar a situação. A grande maioria dos circuitos de carga existentes na maioria das motos só começam a carregar depois de andar uns bons kilometros. As baterias são realmente uma peça das motas que dão mais dor de cabeça senão despesa se não tivermos cuidado como quando não andamos todos os dias como é o meu caso. A melhor solução é mesmo ligar um carregador que tenha uma função de manter a carga da bateria tipo optimate que é a marca comercial mais conhecida. Acho até que os carregadores do LIDL ou melhor do ALDI acho têm essa função( Não tenho a certeza é uma questão de procurar aqui)A bateria no primeiro "start" tem mais corrente disponível que depois do sucessivas tentativas, e as centralinas das motas tendem a enviar mais combustível quando o motor esta frio nos primeiros arranque por isso por vezes arranca à primeira e depois nas seguintes é para esquecer... Isto depende claro de moto para moto mas em geral é assim.Sobre os "encostos" e o acesso à bateria eu tenho uma solução que comprei (que confesso ainda não tive tempo de montar tudo). São simplesmente cabos com uma ligação SAE na ponta donde posso facilmente ligar qualquer tipo de outros componentes. Ou seja monta-se o chicote e deixa-se estar sempre montado com o conector tapado bem arrumado debaixo do banco ou pendurado no guiador e só depois ligamos o componente que queremos, seja ele uma carregador tipo optimate para manter a carga, ou dar um encosto de outra mota ou uma ficha USB para carregar qualquer coisa ou isqueiro etc... Isto tudo sem montar e desmontar nada e principalmente quando estamos na estrada sabemos o que isso quer dizer.Um companheiro que tem uma GS650, e aquilo papa baterias que é um caso serio.... está sempre com o stress e ele sabe que se deixar ir a mota abaixo antes de andar umas dezenas de quilómetros já está temos que começar a inventar como já aconteceu.... Umas fotos do que tenho se alguém quiser adoptar o mesmo sistema. Tenho isto em duplicado porque a ideia é que funcione na minha mota ou da patroa e que podemos trocar de componentes e dar um encosto de uma para a outra se eventualmente fosse necessário quando em viagem.boas curvas
...Poderá por acaso indicar-me aonde poderei encontrar esse tipo de fichas/acessórios, se possível na zona de Lisboa?...
Caro companheiro Cross,Por acaso deparei com este tópico, e julgo que me poderia ajudar no seguinte:Dado o acesso á bateria na minha (como em muitas outras) Scooter (Kymco DT 300i) não ser imediato (terá de se desmontar a cobertura do motor debaixo do assento, o que não é muito prático no meio da estrada...) estava a pensar ligar uns cabos á bateria e passá-los para o compartimento debaixo do banco com uma ficha adequada na ponta que até pode ficar solta para ligar o carregador de bateria, dar um "encosto" numa emergência, ou outro fim que possa ser útil ir buscar corrente directamente á bateria. Ora carregador de bateria que tenho é o do Lidl e não tem aquelas fichas/cabos de conexão acessórios que vêm com os carregadores melhores (Optimate ou o da imagem que mostrou, por exemplo), que permitem fazer o que pretendo sem mais despesa (trazem tudo incluído).Eu já descobri na Motoveste (passe a publicidade) um cabo de conexão com fusível que pode ver no seguinte link: http://www.motovest.com/loja/Cabo-de-coneccao-permanente.htmlMas esse cabo tem uma ficha semelhante á que se vê nos cabos das imagens que mostrou (SAE ???), que é compatível com a dos carregadores referidos (Optimate, por exemplo), mas não encontro em nenhum lado (talvez não tenha procurado no sítio certo?...) esse tipo de fichas á venda, para eu poder ligar no cabo que vem do meu carregador (que só tem pinças de agarrar directamente á bateria).Mas vejo nas outras imagens que mostrou um tipo de adaptador que talvez possa servir...Poderá por acaso indicar-me aonde poderei encontrar esse tipo de fichas/acessórios, se possível na zona de Lisboa?Agradeço desde já a sua atenção e/ou de outro companheiro que veja este tópico e tenha alguma informação que me possa ser útil.Cumprimentos e Boas curvas
A DIMOFEL já fechou faz anos ...