Autor Tópico: Falta de Bateria - O que fazer?  (Lida 75508 vezes)

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #75 em: 05 de Maio de 2015, 16:46 »
Porque haveria de rebentar?

Não te esqueças que quando a bateria anda na mota tb vai à carga e não rebenta.
Se a bateria baixou dos 8V terá de ser substituída.

Feliz

  • Visitante
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #76 em: 05 de Maio de 2015, 17:18 »
Pois nao sei....
É o q oiço dizer! Um gajo fica na duvida.
Por isso vim perguntar ao sitio certo ;)
Thanks

Jorge Luis

  • Visitante
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #77 em: 15 de Junho de 2015, 23:21 »
Olá companheiros.

Há cerca de um mês que não ando com a minha SYM (GTS 125i, que está em garagem), e claro que hoje quando fui tentar por a trabalhar, a bateria deu um sinal muito fraco de vida, e claro tb que o motor não arrancou.
Atendendo a que a bateria é de 12v, fui buscar o carro, cabos e vá de fazer uma ligação... Azelhice das grandes, embora todos os cuidados, ignição da moto desligada, fase com fase e neutro com neutro... liguei a ignição e... ficou sem vida...!
Depois de verificar melhor, e para surpresa minha, a fase da bateria do carro estava ligada ao neutro da bateria da moto. Corrigi de imediato, tentei novamente e, nem sinais de vida!!! Nada de nada. Esperei uns 5 minutos e nada.
Pergunto, devo preparar um pedido de financiamento ao banco, ou eventualmente foi só um "fuzívelzito"!!! que se foi??? Já alguém passou por uma destas?
Claro que tentei verificar os fusíveis  e aparentemente estão bem!
Aguardo umas dicas vossas, antes de ir ao concessionário e ficar todo "arrepiado"
Abraços

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #78 em: 15 de Junho de 2015, 23:25 »
Olá companheiros.

Há cerca de um mês que não ando com a minha SYM (GTS 125i, que está em garagem), e claro que hoje quando fui tentar por a trabalhar, a bateria deu um sinal muito fraco de vida, e claro tb que o motor não arrancou.
Atendendo a que a bateria é de 12v, fui buscar o carro, cabos e vá de fazer uma ligação... Azelhice das grandes, embora todos os cuidados, ignição da moto desligada, fase com fase e neutro com neutro... liguei a ignição e... ficou sem vida...!
Depois de verificar melhor, e para surpresa minha, a fase da bateria do carro estava ligada ao neutro da bateria da moto. Corrigi de imediato, tentei novamente e, nem sinais de vida!!! Nada de nada. Esperei uns 5 minutos e nada.
Pergunto, devo preparar um pedido de financiamento ao banco, ou eventualmente foi só um "fuzívelzito"!!! que se foi??? Já alguém passou por uma destas?
Claro que tentei verificar os fusíveis  e aparentemente estão bem!
Aguardo umas dicas vossas, antes de ir ao concessionário e ficar todo "arrepiado"
Abraços

Podes ter feito curto na bateria da mota, tenta desligar mesmo a bateria da mota e com os cabos liga aos cabos da mota sem passar pela bateria da mota, para veres se foi mesmo a bateria que entrou em curto ou alguma coisa na mota

Jorge Luis

  • Visitante
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #79 em: 15 de Junho de 2015, 23:27 »
Ok companheiro, amanhã vou tentar, depois informo o resultado. Obrigado.

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #80 em: 15 de Junho de 2015, 23:33 »
Ok companheiro, amanhã vou tentar, depois informo o resultado. Obrigado.

Mas tem atenção, cuidado que a do carro tem mais amperagem, se calhar ou melhor era veres com outra bateria de mota

Jorge Luis

  • Visitante
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #81 em: 15 de Junho de 2015, 23:35 »


Pois tb já me lembrei disso, amanhã ligo para o concessionário e coloco a questão!
Obrigado
« Última modificação: 15 de Junho de 2015, 23:37 por Jorge Luis »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #82 em: 16 de Junho de 2015, 12:23 »
Não me parece que a capacidade da bateria possa constituir problema ...

Verifica:
- fusíveis;
- cabo que utilizas para liga a bateria do carro à bat. da mota;

Em principio se estavam as duas BAT. no circuito deves ter fritado a bateria da mota ou o cabo de interligação... mesmo antes de teres chegado à chave de ignição  _pensador_

Boa sorte com isso...

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #83 em: 16 de Junho de 2015, 12:38 »

Faz o que o companheiro omcj te está a dizer e muito bem, citando-o

Podes ter feito curto na bateria da mota, tenta desligar mesmo a bateria da mota e com os cabos liga aos cabos da mota sem passar pela bateria da mota, para veres se foi mesmo a bateria que entrou em curto ou alguma coisa na mota


Mas apenas liga a ignição para ver se ela está "acordada" ..... se a tentares por a trabalhar que não seja por muito tempo, ou podes "fritar" mais qualquer coisa...

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #84 em: 19 de Junho de 2015, 09:13 »
Não ligues a bateria do carro directamente à mota, podes acabar com uma conta de oficina jeitosa.
Sem entrar em pormenores técnicos, simplesmente não o faças.

Com a ligação errada que fizeste condenaste à morte a bateria da scooter por electrocussão!
Põe-lhe uma nova e... siga.

Recomendo-te adquirires um carregador inteligente. Um dos melhores, se não o melhor, é o Optimate.
Podes encontra-lo na Norauto por uns €60.

Vai comentando a odisseia

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #85 em: 31 de Agosto de 2015, 03:35 »
Desligar a corrente nao invalida que a luz fique acesa, nem que outras coisas fiquem ligadas a consumir....

Normalmente duram 3, 4, 5 ou 6 anos, mediante o uso.


A bateria da minha menina já passou dos 6 anos de vida ( Julho 2009- Agosto 2015 ) portanto está já fora do prazo _Rolley_

Esta aqui falhou 1º _lol_ _lol_



Espero não ter nenhuma surpresa desagradavel em breve, também a fazer 25.000 kms/ano com a T fica difícil "matar" a bateria.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #86 em: 01 de Setembro de 2015, 02:30 »
PESSOAL.............................................AFINAL AS BRUXAS EXISTEM MESMO


Então, estive eu a elogiar a longevidade da bateria da minha menina ainda ontem e não é que ela berrou de vez HOJE ( 2ªfeira 31/8 )  _confuso_ _confuso_

Isto só pode ser reação de alguma bruxa malvada e nem a J.K.Rowling se lembraria de tamanha maldade num dos seus livros.
A que coloquei agora na T já não é Yuasa ( durou ainda assim 6 anos e 1 mês ) mas DYNAVOLT  ( 1 bocado + barata e se durar 4 aninhos já ficarei contente e se calhar a Tmax 500 já poderá ter outro dono nessa altura  _pensador_ )
1 abraço e a partir de agora + vale estar de bico calado, hehe.
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #87 em: 01 de Setembro de 2015, 09:11 »
Isso é que foi pontaria !

João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #88 em: 13 de Janeiro de 2016, 21:05 »
Boas Companheiro,

Sobre o ir a garagem e por a trabalhar alguns minutos acho que é uma boa opção para tudo, motor principalmente mas em relação a bateria não vai fazer nada a não ser piorar a situação. A grande maioria dos circuitos de carga existentes na maioria das motos só começam a carregar depois de andar uns bons kilometros.

As baterias são realmente uma peça das motas que dão mais dor de cabeça senão despesa se não tivermos cuidado como quando não andamos todos os dias como é o meu caso.

A melhor solução é mesmo ligar um carregador que tenha uma função de manter a carga da bateria tipo  optimate que é a marca comercial mais conhecida. Acho até que os carregadores do LIDL ou melhor do ALDI acho têm essa função( Não tenho a certeza é uma questão de procurar aqui)



A bateria no primeiro "start" tem mais corrente disponível que depois do sucessivas tentativas, e as centralinas das motas tendem a enviar mais combustível quando o motor esta frio nos primeiros arranque por isso por vezes arranca à primeira e depois nas seguintes é para esquecer... :-? Isto depende claro de moto para moto mas em geral é assim.

Sobre os "encostos" e o acesso à bateria eu tenho uma solução que comprei (que confesso ainda não tive tempo de montar tudo). São simplesmente cabos com uma ligação SAE na ponta donde posso facilmente ligar qualquer tipo de outros componentes. Ou seja monta-se o chicote e deixa-se estar sempre montado com o conector tapado bem arrumado debaixo do banco ou pendurado no guiador e só depois ligamos o componente que queremos, seja ele uma carregador tipo optimate para manter a carga, ou dar um encosto de outra mota ou uma ficha USB para carregar qualquer coisa ou isqueiro etc... Isto tudo sem montar e desmontar nada e principalmente quando estamos na estrada sabemos o que isso quer dizer.

Um companheiro que tem uma GS650, e aquilo papa baterias que é um caso serio.... está sempre com o stress e ele sabe que se deixar ir a mota abaixo antes de andar umas dezenas de quilómetros já está temos que começar a inventar como já aconteceu.... _martelada_  _martelada_


Umas fotos do que tenho se alguém quiser adoptar o mesmo sistema. Tenho isto em duplicado porque a ideia é que funcione na minha mota ou da patroa e que podemos trocar de componentes e dar um encosto de uma para a outra se eventualmente fosse necessário quando em viagem.







boas curvas

Caro companheiro Cross,

Por acaso deparei com este tópico, e julgo que me poderia ajudar no seguinte:
Dado o acesso á bateria na minha (como em muitas outras) Scooter (Kymco DT 300i) não ser imediato (terá de se desmontar a cobertura do motor debaixo do assento, o que não é muito prático no meio da estrada...) estava a pensar ligar uns cabos á bateria e passá-los para o compartimento debaixo do banco com uma ficha adequada na ponta que até pode ficar solta para ligar o carregador de bateria, dar um "encosto" numa emergência, ou outro fim que possa ser útil ir buscar corrente directamente á bateria.
Ora carregador de bateria que tenho é o do Lidl e não tem aquelas fichas/cabos de conexão acessórios que vêm com os carregadores melhores (Optimate ou o da imagem que mostrou, por exemplo), que permitem fazer o que pretendo sem mais despesa (trazem tudo incluído).
Eu já descobri na Motoveste (passe a publicidade) um cabo de conexão com fusível que pode ver no seguinte link:
      http://www.motovest.com/loja/Cabo-de-coneccao-permanente.html
Mas esse cabo tem uma ficha semelhante á que se vê nos cabos das imagens que mostrou (SAE ???), que é compatível com a dos carregadores referidos (Optimate, por exemplo), mas não encontro em nenhum lado (talvez não tenha procurado no sítio certo?...) esse tipo de fichas á venda, para eu poder ligar no cabo que vem do meu carregador (que só tem pinças de agarrar directamente á bateria).
Mas vejo nas outras imagens que mostrou um tipo de adaptador que talvez possa servir...
Poderá por acaso indicar-me aonde poderei encontrar esse tipo de fichas/acessórios, se possível na zona de Lisboa?
Agradeço desde já a sua atenção e/ou de outro companheiro que veja este tópico e tenha alguma informação que me possa ser útil.
Cumprimentos e Boas curvas
 scooter_
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #89 em: 14 de Janeiro de 2016, 13:28 »
...
Poderá por acaso indicar-me aonde poderei encontrar esse tipo de fichas/acessórios, se possível na zona de Lisboa?
...


Procure para ver se encontra algo aqui --> Robert Mauser

Robert Mauser --> C.Comercial da Portela loja 21, 1º andar

                        --> Junto a Av. Brasil Travessa do Pote de Água, 10A

Contactos  --> LINK


Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #90 em: 14 de Janeiro de 2016, 21:55 »
Caro companheiro Cross,

Por acaso deparei com este tópico, e julgo que me poderia ajudar no seguinte:
Dado o acesso á bateria na minha (como em muitas outras) Scooter (Kymco DT 300i) não ser imediato (terá de se desmontar a cobertura do motor debaixo do assento, o que não é muito prático no meio da estrada...) estava a pensar ligar uns cabos á bateria e passá-los para o compartimento debaixo do banco com uma ficha adequada na ponta que até pode ficar solta para ligar o carregador de bateria, dar um "encosto" numa emergência, ou outro fim que possa ser útil ir buscar corrente directamente á bateria.
Ora carregador de bateria que tenho é o do Lidl e não tem aquelas fichas/cabos de conexão acessórios que vêm com os carregadores melhores (Optimate ou o da imagem que mostrou, por exemplo), que permitem fazer o que pretendo sem mais despesa (trazem tudo incluído).
Eu já descobri na Motoveste (passe a publicidade) um cabo de conexão com fusível que pode ver no seguinte link:
      http://www.motovest.com/loja/Cabo-de-coneccao-permanente.html
Mas esse cabo tem uma ficha semelhante á que se vê nos cabos das imagens que mostrou (SAE ???), que é compatível com a dos carregadores referidos (Optimate, por exemplo), mas não encontro em nenhum lado (talvez não tenha procurado no sítio certo?...) esse tipo de fichas á venda, para eu poder ligar no cabo que vem do meu carregador (que só tem pinças de agarrar directamente á bateria).
Mas vejo nas outras imagens que mostrou um tipo de adaptador que talvez possa servir...
Poderá por acaso indicar-me aonde poderei encontrar esse tipo de fichas/acessórios, se possível na zona de Lisboa?
Agradeço desde já a sua atenção e/ou de outro companheiro que veja este tópico e tenha alguma informação que me possa ser útil.
Cumprimentos e Boas curvas
 scooter_
Boas companheiro,

Isto de vir ao fórum tem sido complicado.

Fichas SAE é muito utilizado na indústria automóvel. Normalmente nas lojas para produtos automóveis têm assim como para motos. Nos nossos parceiros certamente poderá encontrar pelo menos as marcas mais conhecidas como a optimate. Ou outra lojas online. In-parts por exemplo vi que tinham quando procurei outros produtos.

Eu como ando sempre de um lado para o outro por vezes trago comigo de outros países.

Nas lojas de componente electrónicos pode encontrar tb todo tipo de fichas.
Mauser, já aqui descrita como a Dimofel na praça da alegria nunca me falhou e outras.

Claro também pode encontrar isto no eBay baratissimo e mandar vir resmas.

Eu acabei por trazer um cabo extensão barato sem marca e  cortar e fazer 2 em vez de comprar uma ficha. Fica aqui uma foto de outro que tenho aqui.



Atenção que existe outros sistemas e ligações. Ver por exemplo a Givi na parte de acessórios propõe ficha DIN estanque tb e tem cabos iguais com fusível e podem ligar outros componentes.

Pode ser que DIN seja mais fácil de encontrar.

Outra nota é que atenção a utilizar isto para encostos. Não dever ser utilizado para isso mas para ligar apenas carregadores e outros componente.

Encosto directos tem consumos de corrente muito elevados e que estes cabos não suportam e vão queimar seguramente e por isso perigoso.

Espero que tenha ajudado.




Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #91 em: 16 de Janeiro de 2016, 21:15 »
Obrigado pelas respostas companheiros Cross e Axe,

As indicações foram úteis, mas ainda estou para decidir o que fazer, pois já percebi que esses cabos já feitos são com fios relativamente finos e não dão para um "encosto" directo de bateria a bateria... que será a eventual necessidade mais provável.
Assim vou estudar a hipótese de ligar uns cabos de pelo menos 4 mm directamente da bateria para dentro do banco. Depois instalo uma(s) ficha(s) que irei procurar, com revestimento para não haver problema de tocar em alguma coisa, e aí ligarei o que for necessário (quer seja para um "encosto", quer o carregador de baterias, etc). Para além disso, provávelmente vou mudar a luz interior do banco do fundo (onde não serve para nada pois está sempre tapada) para a parte mais alta na parte trazeira debaixo do banco, e no buraco donde estava a luz instalo uma ficha de isqueiro com ligação directa á bateria (esse acessório existe já feito e já vi em vários sítios).
Mas que não é fácil encontrar fichas de ligação avulso, lá isso não é. Fui a inúmeras lojas de motos e nenhuma tinha (só os cabos já feitos como os que vêm com o carregador Optimate). Em lojas de baterias também nada. Lojas de electricidades normais nada. Oficinas de automóveis é que não procurei muito... Mas até a que o companheiro Cross indicou é em Santarém, e encomendar pela Internet umas fichas com valor de apenas algumas dezenas de cêntimos, paga-se mais pelos portes ... e não dá para ver e escolher, quando não se sabe bem o que servirá.
Na próxima semana vou ver na loja que o Axe indicou em Lisboa.
A loja da Dimofel na Praça da Alegria (1º sítio onde pensei ir), já não existe lá... assim como muitas do género que havia perto do Coliseu (desapareceram todas).
Muito obrigado pelas ajudas, e alonguei-me um pouco na minha prosa pois penso que eventualmenrte talvez possa ser útil para outros companheiros...
Abraço e boas curvas.
 scooter_
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #92 em: 17 de Janeiro de 2016, 09:48 »

A DIMOFEL já fechou faz anos ...

Todas essas que o companheiro ICE fala, e outras mais fecharam tbm

Que eu conheça apenas há a Robert Mauser é das únicas que  continuam activas.

Eu por acaso acho que tenho umas fichas dessas lá para a arrecadação, mas no trabalho tenho disso em individual e alicates de cravar, por isso companheiro ICE, quando decidir o que quer fazer diga _pol_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline cross

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 683
  • Localidade: Montijo
  • When the going gets tough, the tough get going...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Crossrunner(VFR800X)
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #93 em: 18 de Janeiro de 2016, 08:17 »


A DIMOFEL já fechou faz anos ...


Disse a Dimofel porque sempre foi uma loja que me lembro desde muito novo. Não esperava que já não existisse.
Sempre existia lá um integrado ou algo mais específico que não se encontrava em outro lado.

A verdade é que a vida mudou e talvez por isso também não houve continuidade mas seguramente é um exemplo que ficou na memória de muitos.

Obrigado pelo reparo. E boa sorte para no DIY.



Sent from my Nexus 5 using Tapatalk


Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #94 em: 18 de Janeiro de 2016, 12:15 »
Caro Ice, por que não comprar diretamente o Optimate? Ficas com o cabo e um carregador inteligente. E não necessitas de nenhum encosto.
O carregador da Yamaha tb é muito bom e um pouco mais barato.

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Re: Falta de Bateria - O que fazer?
« Responder #95 em: 18 de Janeiro de 2016, 18:59 »
Pois é Mercurio. Se soubesse o que sei hoje não tinha comprado o do Lidl e compraria um desse tipo já com todos os cabos. Aliás vi um em promoção on-line, BS 15 muito bom por volta dos 40 € (não sei se faltará adicionar portes?).
Obrigado de qualquer modo.
Cumprimentos
 scooter_
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA