Autor Tópico: [Downtown 125i] Temperatura  (Lida 15026 vezes)

Fanning

  • Visitante
[Downtown 125i] Temperatura
« em: 21 de Junho de 2011, 10:24 »
Ja aconteceu a alguém após 40min de viagem a temperatura baixar para um traço?
Venho eu de Lisboa para a Ericeira e deixo de rodar o punho porque ali para as zonas de S. Julião e sempre a descer!
Quando olho para o painel vejo a temperatura a baixar _pensador_ . Depois o terreno voltou a inclinar e foi equilibrado ate ao final da viagem! Mas realmente depois de uma viagem um pouco longa ele baixar nao estava `a espera.

Bons kms!
Fanning
« Última modificação: 22 de Junho de 2011, 12:28 por big_waves »

fdesousa

  • Visitante
Re: Temperatura
« Responder #1 em: 21 de Junho de 2011, 11:28 »
Isso é que é o NORMAL.
Pois se o motor deixa de ir em esforço (porque vai a descer a rotação desce para quase valores de "ralenti") e a deslocação de ar faz-se da mesma forma, porque a velocidade mantém-se ou até aumenta, a temperatura tem mesmo que baixar. Subir ou manter-se no mesmo nível é que não seria normal.
 
Boas curvas

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Temperatura
« Responder #2 em: 21 de Junho de 2011, 14:19 »

Também tenho muitas dúvidas acerca da indicação da temperatura. A indicação que temos é a da temperatura do motor ou da água do radiador?

Qual é o comportamento *normal* do ponteiro durante os vários regimes a que a moto circula?

O que é que acontece quando o ponteiro se aproxima da zona vermelha? Passa a funcionar alguma ventoinha de arrefecimento da água do radiador (como nos carros)?

Fanning: o indicador de temperatura da minha moto por vezes também baixa bastante; por vezes sobe bastante. É normal? Não sei.

Qual é a experiência dos restantes companheiros?




Offline wime

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 82
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS300i ABS/SS
Re: Temperatura
« Responder #3 em: 21 de Junho de 2011, 22:00 »
Essa situação de baixar a teperatura não será muito normal....
Será que a moto tem termostato ? ou será que está avariado (aberto) ?
Um abraço !
DT125LC-VFR750F-B200-GTS300i ABS/SS

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Temperatura
« Responder #4 em: 21 de Junho de 2011, 22:20 »
O que penso que seja, com a minha acontece o mesmo, ora baixa um traço ora sobe,
não tem nada a haver com termostato, mas sim e como já foi dito, no esforço em que o
motor está a ser sujeito, em relação á ventoinha para a refrigeração do líquido, esta
praticamente só funciona com a maxi parada e com temperatura ambiente de algum
calor
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Temperatura
« Responder #5 em: 21 de Junho de 2011, 22:46 »
Companheiros
 
A temperatura indicada nos mostradores (Termometro) das vossas scooters corresponde á temperatura do motor. A temperatura do liquido de refrigeração no radiador pode ser inferior á do motor numa fase inicial ou depois de o motor ter trabalhado se as temperaturas ambientes forem muito baixas, no entanto a tendência é para que a temperatura do motor seja igual nos dois sitios, normalmente a temperatura em todo o circuito de refrigeração é igual.
O sensor de temperatura que está ligado ao indicador no painel está "apertado" ao motor, o sensor que faz trabalhar a ventoinha que ventila o radiador está no próprio radiador.
A temperatura no circuito de refrigeração é controlada por uma válvula que controla o fluxo do liquido de refrigeração que circula pelo motor, radiador e bomba de água.
 
Conclusão:
 
- A válvula termóstática impede que água fria circule no motor.
- Quando a água arrefece devido ao ar frio no radiador a válvula fecha antes que o motor arrefeça.
- Quando a temperatura no radiador atinge +- 85º, a ventoninha arranca de modo a forçar o ar a passar nas alhetas do radiador.
- As variações na temperatura do motor depois de quente são minimas, no entanto devido á escala de alguns termómetros montados nalgumas scooters ser pequena, a variação de uns dois graus pode corresponder a 2 ou mais traços. Em algumas scooters a variação de 20 graus na temperatura inicial nem sequer faz "mexer" o ponteiro (EX: SYM), noutras marcas o ponteiro sobe rápido até indicar uma temperatura normal (+- ao meio do indicador) e depois fica "colado" até que haja uma variação de temperatura considerável ( + de 10º).
- É normal uma pequena variação nas descidas em desaceleração e nas subidas em aceleração.
- É normal a temperatura subir quando a scooter está parada com o motor a trabalhar, e baixar quando arranca a ventoinha.
- É normal a temperatura demorar mais a atingir o seu valor normal quando a temperatura ambiente é baixa.
 
Notas Finais:
 
- O condutor deve conhecer o comportamento da temperatura no seu veículo, por isso é conveniente nos primeiros tempos de posse da scooter, observar o indicador de temperatura e aconselho a deixarem o motor a trabalhar até ouvirem a ventoinha arrancar e tornar a parar, então ficar a conhecer o "ponto" onde a temperatura deve começar a descer. Será anormal se em alguma ocasião a temperatura ultrapassar esse "ponto". 
 
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Macanudo

  • Visitante
Re: Temperatura
« Responder #6 em: 21 de Junho de 2011, 23:14 »
...
O que é que acontece quando o ponteiro se aproxima da zona vermelha? Passa a funcionar alguma ventoinha de arrefecimento da água do radiador (como nos carros)?
...


Quero informar o Companheiro José Luis Ferreira que a X9 na versão 250 não dispõe da tal ventoinha que "dispara" com o aumento da temperatura (desconheço se os modelos mais recentes tem isso corrigido).

Julgo que nas scooter's esse dispositivo seja indispenssavel pelo facto das maquinas estarem cobertas de paineis que limitão a ventilação/dicipação de calor

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Temperatura
« Responder #7 em: 21 de Junho de 2011, 23:23 »
A X9 250  tem indicador de temperatura. Assim o seu sistema de arrefecimento é por liquido, logo tem radiador e ventoinha.
Se a refrigeração fosse por turbina de ar, então não teria termómetro (Ex: Honda PXC, Daelin S2, Yamaha BWS, etc.)
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Temperatura
« Responder #8 em: 21 de Junho de 2011, 23:35 »
 _pol_ _pol_, Está tudo muito bem explicado pelo Prof. Pardal, sim senhor,  _pol_ _pol_ _rir_ _rir_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Macanudo

  • Visitante
Re: Temperatura
« Responder #9 em: 21 de Junho de 2011, 23:39 »
Pardal  _pol_
Tem radiador sim senhor mas segundo sei não tem ventoinha, uma coisa não implica a outra "penso eu de que"
é defeito apenas da X9 250 porque a 500 tem ventoinha, mas aceito que possa estar mal informado.

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Temperatura
« Responder #10 em: 21 de Junho de 2011, 23:51 »
Pardal  _pol_
Tem radiador sim senhor mas segundo sei não tem ventoinha, uma coisa não implica a outra "penso eu de que"
é defeito apenas da X9 250 porque a 500 tem ventoinha, mas aceito que possa estar mal informado.

Boas Companheiro Macanudo
Para quem tem dúvidas pode ver AQUI a constituição do radiador da X 9 250.
 
Assim o pessoal fica elucidado... _pol_
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Temperatura
« Responder #11 em: 21 de Junho de 2011, 23:59 »
Podem ver AQUI o sistema de refrigeração de uma SW 400... _pol_
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Temperatura
« Responder #12 em: 22 de Junho de 2011, 01:37 »
Há neste assunto "pano para mangas", ou seja, provavelmente cada moto tem o seu próprio sistema de controlo de temperatura do motor...

Não tenho nenhum problema em partilhar a minha própria experiência, apenas não sei se a mesma se aplica a todos os modelos de motos.

Vejamos: se o ponteiro da temperatura indica a temperatura do motor, então, o facto de variar indica que qualquer que seja o sistema de controlo da temperatura, está a funcionar mal ou, pelo menos, de forma pouco eficaz (o que pode não ser um defeito, mas apenas um feitio).

Cada motor tem a sua temperatura óptima de funcionamento. Se ela não é mantida constante então é porque qualquer coisa está mal (acho).

Se, pelo contrário, o ponteiro indica a temperatura da água de refrigeração então não me preocupo nada que varie; pode até baixar bastante, uma vez que isso só quer dizer que não está a ser preciso água para baixar a temperatura do motor, logo, esta vai arrefecendo de forma natural, no radiador, com a passagem de ar através das suas alhetas. A menos que não haja ar a passar...

Nem todas as motos têm radiador, mas cada proprietário sabe isso de certeza: o radiador não é assim tão difícil de ver numa moto, mesmo numa scooter. Além disso, nas motos com radiador há sempre uma entrada de... água... não é possível não dar por isso... (digo eu, se bem que já ouvi cada história...)

Passemos à minha experiência pessoal.

Adquiri a X9 em segunda mão. Não me foi disponibilizado o Manual de Utilizador. Não tenho acesso ao Manual de Utilizador. Tenho um Manual de Utilizador dum modelo de 2001 (a minha é de 2000) em Francês (não pesco nada de francês técnico... e do outro... também não  _rir_ ). Lá, diz que a temperatura de funcionamento do motor pode oscilar entre 60.ºC e um máximo de 105.ºC.

Quatrocentos quilómetros depois de ter comprado a X9, o motor deixou de funcionar. Foram precisos bem mais de trezentos euros para substituir a junta da cabeça... queimada, e substituir o termostato. O ponteiro da temperatura nunca ultrapassou o meio da escala durante aqueles quatrocentos quilómetros iniciais. Fiquei com uma grande sensibilidade à questão da temperatura do motor; ou da água de refrigeração...

Ao fim de quinhentos metros iniciais de marcha (com o motor inicialmente a frio) o ponteiro da temperatura estabilizava a meio da escala (escala relativa, sem indicação do valor da temperatura). Nas paragens, ao ralenti, o ponteiro da temperatura subia muito (mas mesmo muito) lentamente, mantendo-se sempre muito longe da zona vermelha. Parecia-me que isto era uma característica de um sensor de temperatura do motor (e não da água do radiador).

Sem circulação de água o motor aquece rapidamente (como é desejável), e quando atinge a temperatura ideal dá-se então a abertura da válvula que permite passar a haver um controlo de temperatura a partir do controlo do fluxo da água arrefecida no radiador e que passa depois pelo motor. É esta a função do termostato: manter a válvula de passagem de água fechada, impedindo a água de circular pelo motor (impedindo-o de arrefecer) enquanto este não estiver à temperatura óptima de funcionamento; e abri-la gradualmente para manter a temperatura do motor constante. Isto pressupõe que a água está arrefecida, seja por deslocação natural do ar entre as alhetas do radiador (devido à deslocação da moto) seja por deslocação forçada do ar por acção de uma ventoinha.

Achava eu que um ponteiro indicador de temperatura sem exibir variações, era indicação que esta forma de controlar a temperatura do motor estava a ser eficaz, e que o sensor estava instalado no motor.

Até que tive a curiosidade a que o Pardal se referiu: deixei a moto ao ralenti durante cerca de dez minutos e fui observando o ponteiro da temperatura. Um traço e meio antes deste atingir a zona vermelha (obviamente que isto só é válido para situação concreta desta X9), o radiador começou a verter água e a deixar escapar vapor de água.

Levei-a à oficina e expliquei o ocorrido. Fizeram-lhe qualquer coisa, uma vez que o ponteiro da temperatura tem agora um comportamento completamente diferente.

Agora são precisos mais de dez quilómetros para que o ponteiro da temperatura atinja o meio da escala (dantes bastavam quinhentos metros). Com o motor a ser pouco esforçado — em descidas prolongadas ou em rectas a velocidade moderada — a indicação da temperatura desce bastante. Quando paro num semáforo, a indicação da temperatura sobe rapidamente (e assustadoramente), muito mais rapidamente do que antes...

Ainda não tive, novamente, a coragem para saber o que acontece depois, se a deixar a aquecer, ao ralenti...

Agora parece que tenho um sensor da temperatura da água (e não da temperatura do motor). Nos quilómetros iniciais é natural que o termostato não abra a válvula de passagem de água para o motor, pelo que a água se mantém fria, e é isso que parece reflectir-se na indicação da temperatura através do ponteiro.

A moto é a mesma. Como se explica um "comportamento" tão diferente do ponteiro da temperatura?

A X9 não tem ventoinha? Então o que acontece se for deixada ao ralenti por tempo indeterminado?

E a bomba de água? As motos com radiador têm bomba de água para forçar a deslocação da água através das condutas de arrefecimento do motor ou é utilizada apenas a convecção?










Fanning

  • Visitante
Re: Temperatura
« Responder #13 em: 22 de Junho de 2011, 09:20 »
Obrigado Pardal _pol_
Como estou habituado ao do enlatado, que uma vez que ando com com ele a temperatura põe se no nivel normal e daí nao sai...
Estranhei ela descer um nível quando estou a meio de uma viagem de uma hora... _Rolley_
Grande bem haja.
Fanning

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Temperatura
« Responder #14 em: 22 de Junho de 2011, 10:42 »
A X9 não tem ventoinha? Então o que acontece se for deixada ao ralenti por tempo indeterminado?

E a bomba de água? As motos com radiador têm bomba de água para forçar a deslocação da água através das condutas de arrefecimento do motor ou é utilizada apenas a convecção?

Luis, o sistema de refrigeração nas motas, é igual ao dos carros(usam bomba de agua) estou a falar do liquido, e o Pardal explicou muito bem. A tua junta pode ter ido a vida devido a varios factores.
Bomba de água, avariada, fuga de liquido, termóstato preso na posição fechado, entupimento do sistema de refrigeração, junta da cabeça fissurada....
Se tiveres uma fuga no sistema de refrigeração até te digo que o sensor de temperatura  não acusa correctamente a temperatura, Isto porque vai entrar ar, no sistema e muitas vezes o que  esta em contacto com o sensor é já só ar e a mota acusa menos temperatura que o normal.
Isto quer dizer, que, não é só uma temperatura excessiva que pode mostrar um problema no sistema ou motor, acusar uma temperatura demasiado baixa, também pode ser sinónimo de problema.
Já me aconteceu ter uma fuga no radiador do carro, o carro acusava pouca temperatura, não aquecia, pensei ser o termóstato colado na posição de aberto, desmontei, mas não era, era sim pouco liquido de refrigeração que por sua vez já nem batia no sensor de temperatura, por sorte, não queimei a junta da cabeça.
Por isso e muito bem como disse o Pardal o proprietário deve conhecer muito bem logo ao inicio o comportamento da sua montada.
Existem motas que além do sistema de arrefecimento do liquido, também possuem radiador de óleo Busa, CBR600, ThunderCat, VFR 750, 800, 1200, e por ai diante). Isto porque apesar de a água se encontrar a 90 graus o oleo pode estar a uma temperatura superior.
Exemplos disso temos no Peugeot 206 GTi, a água pode-se encontrar a 90 graus, e o óleo muitas vezes passa os 120 graus chegando muitas vezes aos 140 graus.
O sensor de temperatura indica como tal, a temperatura do liquido de refrigeração e não a temperatura do motor em si. ;), até porque existem diversos gradientes termicos diferentes num motor, Por exemplo na altura do escapamento a temperatura interna no motor pode chegar se não me engano aos 400 c num motor a gasolina e uns 600 graus ou mais num motor a gasoleo.
As temperaturas tendem a ser iguais nos dois sitios como diz o Pardal, e muito bem, mas é a temperatura de tudo o sistema de refrigeração que tende a ser igual.
Existem sempre algumas diferenças de temperaturas em todo o motor, temperaturas essas que o sistema de refrigeração tende a eliminar, e homogeinizar,, mas que não é perfeito, obvio.


Abraço
« Última modificação: 22 de Junho de 2011, 10:59 por nunompires »
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Temperatura
« Responder #15 em: 22 de Junho de 2011, 11:16 »

Cada motor tem a sua temperatura óptima de funcionamento. Se ela não é mantida constante então é porque qualquer coisa está mal (acho).


Não, só existe uma problema se a temperatura variar, para baixo ou para cima de determinados valores. A temperatura normal no meu carro anda sempre entre os 80 C a 95C, mas ja o consegui por a 110 C _Rolley_, viagem carregadinho , Ac ligado, mais de 38 graus a sombra e umas belas subidas da Serra do Marão e eu a dar-lhe ;) no pé direito (MAS ISTO FOI UM CASO EXCEPECIONAL). Se o carro tem problema, por causa disso? Não simplesmente o calor produzido pelo motor , as condições atmosféricas eram demasiadas para o poder de dissipação do calor do meu sistema de refrigeração.
O sistema de refrigeração tende a manter a temperatura constante no motor, tende...... não quer dizer que consiga mante-la porque as coisas não são perfeitas. Logo existem sempre variações na temperatura que são devidas a muitos factores, como transito, temperatura ambiente, rotação do motor, rotação vs velocidade, que provocam a oscilação da temperatura e essa oscilação é tida normal, e o DONO DA MONTADA DEVE CONHECER BEM essa oscilação para saber que se passar de certos valores cima ou baixo é sinónimo de possível problema.
As temperaturas normais de funcionamento dos motores tendem a ser identicas, seja que motor for, e a oscilarem sempre em determinados valores muito identicos. Sempre a volta dos 80 C a 95 C ou mais um bocadinho, mas sempre muito identicos. Não é normal encontrar um motor que os valores ditos normais se encontrem por exemplo entre os 30 c e os 60 C, ou entre os 120 e os 140 c, topas?


Abraço
« Última modificação: 22 de Junho de 2011, 11:24 por nunompires »
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Temperatura
« Responder #16 em: 22 de Junho de 2011, 11:20 »
Obrigado Pardal _pol_
Como estou habituado ao do enlatado, que uma vez que ando com com ele a temperatura põe se no nivel normal e daí nao sai...
Estranhei ela descer um nível quando estou a meio de uma viagem de uma hora... _Rolley_
Grande bem haja.
Fanning

Não, o que acontece é que os sensores de temperatura tem uma margem(explicado mais acima pelo Pardal), que varia de carro para carro que faz o ponteiro oscilar. Vou-te dar um exemplo, nos motores DCi 1.5, a oscilação da temperatura faz-se a cada 5 graus ou 10 dependendo do modelo (80 cv, 85 cv, 100 cv, 105 cv) e do ano de fabrico, ou seja a temperatura pode estar ja nos 90 graus e o teu ponteiro ainda so marca 85 graus. ;)

Abraço
[/URL]

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: [Downtown 125i] Temperatura
« Responder #17 em: 22 de Junho de 2011, 13:00 »
Boas.

Não desfazendo tanto "expertise" na matéria, mas o certo é que  em concreto para a Downtown, existe um sensor da temperatura de água ( WTS), cuja variação de resistência em função da temperatura faz com que os traços subam ou desçam. Eu já desci uma serra no ralenti, durante uns 5 minutos  a cerca de 60-80 km/h e obviamente ficou um traço.
Outra experiência, pode ser feita no Inverno. Deixar a moto a trabalhar durante 10 minutos  e temos 2 traços. Basta tirar a moto do descanço central e o movimento do "agitar" da água do circuito  baixa um traço.

O normal na Downtown é andar sempre nos 2 traços após uns KM independente do regime do motor.

Existe tb um sensor de temperatura do motor,que circuita com a ECU, mas deverá servir mais para a gestão electrónica do motor, do que o circuito de arrefecimento.

Cumps
« Última modificação: 22 de Junho de 2011, 15:32 por JPA »
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [Downtown 125i] Temperatura
« Responder #18 em: 22 de Junho de 2011, 15:57 »
Boas.

Não desfazendo tanto "expertise" na matéria, mas o certo é que  em concreto para a Downtown, existe um sensor da temperatura de água ( WTS), cuja variação de resistência em função da temperatura faz com que os traços subam ou desçam. Eu já desci uma serra no ralenti, durante uns 5 minutos  a cerca de 60-80 km/h e obviamente ficou um traço.
Outra experiência, pode ser feita no Inverno. Deixar a moto a trabalhar durante 10 minutos  e temos 2 traços. Basta tirar a moto do descanço central e o movimento do "agitar" da água do circuito  baixa um traço.

O normal na Downtown é andar sempre nos 2 traços após uns KM independente do regime do motor.

Existe tb um sensor de temperatura do motor,que circuita com a ECU, mas deverá servir mais para a gestão electrónica do motor, do que o circuito de arrefecimento.

Cumps

O que dizes, vem ao de encontro ao que foi dito, ao desceres a serra a temperatura vai descendo ate que o termostato feche novamente para manter a temperatura normal de funcionamento do motor. um traço que deve ser qualquer coisa como, 70 a 80 graus, e se o sensor da Dt se encontrar no radiador essa temperatura pode ainda descer mais, mas isso não quer dizer que o motor esteja a essa temperatura, o que da os valores da temperatura é o liquido de refrigeração. ;) Existem certos paises nordicos que ate se mete a dita pala a frente do radiador para manter o motor mais quente, já deves ter visto e perguntado o que será aquilo, certo? Nunca desceste a serra da Estrela emdirecção a Covilha de carro em pleno inverno, vais ver o mesmo efeito no carro, desce ate ter dois traços, qualquer coisa em torno de 60 graus, mas isto são casos extremos, as vezes desce tanto que pouco ar quente a sofagem já deita.
Sim o outro sensor e temperatura do motor que indica a gestão electronica quando deve fechar a borboleta do arranque, ou seja a injecção de mais gasolina pelo facto de a mota se encontrar ainda fria, quando o motor atinge a temperatura normal de funcionamento, a borboleta fecha, e a gestao electronica começa a trabalharcom os valores da sonda lambda, e sensor de entrada de ar na caixa do filtro, que ate certa temperatura do motor se mantem desligados, so sendo activados pela ECU a partir de certa temperatura. Por curiosidade a sonda lambda só dá valores apos atingir 300 c se não me engano.

Abraço
[/URL]

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: [Downtown 125i] Temperatura
« Responder #19 em: 23 de Junho de 2011, 00:18 »

Viva.

Ter participado neste tópico permitiu-me esclarecer muitas dúvidas que tinha, apesar do post inicial não ter sido meu.

Obrigado a todos, e em particular ao Pardal e ao nunompires.


Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: [Downtown 125i] Temperatura
« Responder #20 em: 23 de Junho de 2011, 00:48 »
Citação
 
"Até que tive a curiosidade a que o Pardal se referiu: deixei a moto ao ralenti durante cerca de dez minutos e fui observando o ponteiro da temperatura. Um traço e meio antes deste atingir a zona vermelha (obviamente que isto só é válido para situação concreta desta X9), o radiador começou a verter água e a deixar escapar vapor de água.

Levei-a à oficina e expliquei o ocorrido. Fizeram-lhe qualquer coisa, uma vez que o ponteiro da temperatura tem agora um comportamento completamente diferente.


Agora são precisos mais de dez quilómetros para que o ponteiro da temperatura atinja o meio da escala (dantes bastavam quinhentos metros). Com o motor a ser pouco esforçado — em descidas prolongadas ou em rectas a velocidade moderada — a indicação da temperatura desce bastante. Quando paro num semáforo, a indicação da temperatura sobe rapidamente (e assustadoramente), muito mais rapidamente do que antes...

Ainda não tive, novamente, a coragem para saber o que acontece depois, se a deixar a aquecer, ao ralenti..."
Fim de Citação
 
Fiquei preocupado com esta situação, porque os sintomas são de que a ventoinha ou o sensor que a faz arrancar estão com avaria, e agora dá a ideia que tiraram a válvula termóstática... _pensador_ ...para ficares descansado devias tornar a por a mota a trabalhar e ver o comportamento do ponteiro e se a ventoinha arrancava... _pensador_
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [Downtown 125i] Temperatura
« Responder #21 em: 23 de Junho de 2011, 13:38 »
Citação
 
"Até que tive a curiosidade a que o Pardal se referiu: deixei a moto ao ralenti durante cerca de dez minutos e fui observando o ponteiro da temperatura. Um traço e meio antes deste atingir a zona vermelha (obviamente que isto só é válido para situação concreta desta X9), o radiador começou a verter água e a deixar escapar vapor de água.

Levei-a à oficina e expliquei o ocorrido. Fizeram-lhe qualquer coisa, uma vez que o ponteiro da temperatura tem agora um comportamento completamente diferente.



Sim, até porque sei de mao que em muitas oficinas, em vez de arranjarem o problema em concreto, acabam por o camuflar com a retirada da valvula.

Faz o que o Pardal disse ;)
Agora são precisos mais de dez quilómetros para que o ponteiro da temperatura atinja o meio da escala (dantes bastavam quinhentos metros). Com o motor a ser pouco esforçado — em descidas prolongadas ou em rectas a velocidade moderada — a indicação da temperatura desce bastante. Quando paro num semáforo, a indicação da temperatura sobe rapidamente (e assustadoramente), muito mais rapidamente do que antes...

Ainda não tive, novamente, a coragem para saber o que acontece depois, se a deixar a aquecer, ao ralenti..."
Fim de Citação
 
Fiquei preocupado com esta situação, porque os sintomas são de que a ventoinha ou o sensor que a faz arrancar estão com avaria, e agora dá a ideia que tiraram a válvula termóstática... _pensador_ ...para ficares descansado devias tornar a por a mota a trabalhar e ver o comportamento do ponteiro e se a ventoinha arrancava... _pensador_
[/URL]