Autor Tópico: [Downtown 300i] Luz da Bateria  (Lida 8371 vezes)

Rider

  • Visitante
[Downtown 300i] Luz da Bateria
« em: 18 de Junho de 2011, 23:08 »
Bem então é assim.

Na passada quinta feira em Lisboa, após alguns semáforos, subidas, e a enrolar o punho.. scooter_ , quando estou a chegara à garagem paro e enquanto espero a abertura do portão olho para o mostrador e eis que a luz da bateria está acessa  _polb_  .

Dou um cheirinho de acelerador e apagou. Ao desligar a mota e por instantes continuei a ouvir um motor electrico   :-?
e então rodo só a chave da ignição sem dá start e é que oiço o motor de arrefecimento do circuito de arrefecimento que ligou... _Rolley_  como foi a primeira vez que ouvi aquilo a trabalhar ...tem cá um power...não admira acender a luz da Bateria...bem como depois desligou a luz logo após acelerar  julgo não ser importante. Já aconteceu a alguém pelo mesmo motivo ?
« Última modificação: 22 de Junho de 2011, 12:27 por big_waves »

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Luz da Bateria
« Responder #1 em: 19 de Junho de 2011, 14:18 »
Olá

Acho que deves ter um problema, que convém rectificar.
O facto da ventoinha do radiador funcionar, não implica o avisador da bateria aceso.
O display já apresentou algum código de erro?

Cumps
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Rider

  • Visitante
Re: Luz da Bateria
« Responder #2 em: 19 de Junho de 2011, 18:05 »
Não deu código de erro.  _pensador_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Luz da Bateria
« Responder #3 em: 19 de Junho de 2011, 21:49 »
Olá

Acho que deves ter um problema, que convém rectificar.
O facto da ventoinha do radiador funcionar, não implica o avisador da bateria aceso.
O display já apresentou algum código de erro?

Cumps
Tens toda a razão.
É normal quando a ventoinha liga o ralenti baixar um pouco, mas nao o suficiente para acender a luz da bateria.
Mas nada melhor, que levar a mota a ofcina e eles que façam um teste, pode ser, desde bateria, alternador, rectificador de corrente, com algum problema, ou talvez um problema no circuito electrico da ventoinha que pode fazer com que  esta esteja a consumir demasiada amperagem e baixe o ralenti em demasia e faça ligar a luz da bateria.

Mas o teu problema Rider, nem esta ai, esta nas lampadas de 55 w que montas-te na mota, ao inves das lampadas de 35 w que a mota vem de origem, e todo o sistema electrico vem configurado para esse consumo de energia (35 W), e não quase o dobro. ;) 55 w

Abraço ;)
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, 22:43 por nunompires »
[/URL]

Rider

  • Visitante
Re: Luz da Bateria
« Responder #4 em: 20 de Junho de 2011, 23:10 »
Também já pensei nisso, Nuno.

Afinal está a gastar mais 40 W pois as luzes estão sempre ligadas.

Na altura não pensei nisso.

Poderia ter comprado as lâmpadas iguais com a temperatura da cor de 6000 k (Luz Branca) mas na vez de 55 W as de 35 W.


Mas também foi a 1ª Vez que ouvi a ventoinha a trabalhar.

Hoje de manhã a ventoinha também ligou o estranho é que foi logo após 3 km , e ainda por cima nem passei das 5.000 rpm   _confuso_

Desta vez não acendeu a luz da bateria.  _pensador_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Luz da Bateria
« Responder #5 em: 20 de Junho de 2011, 23:18 »
Também já pensei nisso, Nuno.

Afinal está a gastar mais 40 W pois as luzes estão sempre ligadas.

Na altura não pensei nisso.

Poderia ter comprado as lâmpadas iguais com a temperatura da cor de 6000 k (Luz Branca) mas na vez de 55 W as de 35 W.


Mas também foi a 1ª Vez que ouvi a ventoinha a trabalhar.

Hoje de manhã a ventoinha também ligou o estranho é que foi logo após 3 km , e ainda por cima nem passei das 5.000 rpm   _confuso_

Desta vez não acendeu a luz da bateria.  _pensador_


Exprerimenta as MTEC, que falei no outro topico, e vê-me o nivel do oleo e do liquido de refrigeração a essa mota.

Abraço
[/URL]

Rider

  • Visitante
Re: Luz da Bateria
« Responder #6 em: 20 de Junho de 2011, 23:30 »
De facto tenho que ver os niveis só que não sei como  :-?  e tempo para passar em Belas também não tenho.  _pensador_

E só tenho férias daqui a um mês...

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Luz da Bateria
« Responder #7 em: 20 de Junho de 2011, 23:39 »
Boas

Não tinha apercebido que a scooter estava a consumir 2 x 55Watts, pois no teu 1º tópico não indica nada da alteração.
O sistema eléctrico não está estruturado para tanto consumo  nas lâmpadas, nem a bateria mesmo sendo uma 10Ah não recebe a carga suficiente.

Por isso é que acende o aviso de bateria, pois ela não aguenta ventoinha + 110watts nas lâmpadas. O alternador não tem força ( Watts), para compensar tanta descarga/consumo instântaneo.

 Arricas-te mesmo a "marar" a centralina e o sistema de injecção, e olha que se tiveres chatices vais ter de ter um bom argumento para apelares à garantia.

Eu no teu lugar regressava às 35Watts, que são mais do que suficientes.

Cumps
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Rider

  • Visitante
Re: [Downtown 300i] Luz da Bateria
« Responder #8 em: 23 de Junho de 2011, 12:42 »
Feito.
Mudei lâmpadas e já testei em carga com o ventilador e a luz da bateria já não acende.  _pol_

Btcc1977

  • Visitante
Re: [Downtown 300i] Luz da Bateria
« Responder #9 em: 14 de Julho de 2011, 17:06 »

Além disso lampadas de voltagem superior produzem sobreaquecimento na optica, podendo te danificar a propria optica.

Feito.
Mudei lâmpadas e já testei em carga com o ventilador e a luz da bateria já não acende.  _pol_