Autor Tópico: VELCA ONE  (Lida 304 vezes)

Offline rcsf

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 36
  • Localidade: Maia
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza
VELCA ONE
« em: 07 de Agosto de 2024, 15:06 »
Boa tarde
Cruzei-me com um banner de publicidade desta scooter "espanhola" com umas especificações muito interessantes. A ver... equivalente a 125cc, 125km de velocidade maxima, 200km de autonomia e 5h para carregar e 6500€, é para pôr um artista a fazer contas...

Eu de momento estou na segunda Forza 125 que já leva 92 mil. O motor desta mota quando chega por voltas dos 150 mil começa a consumir óleo e isso para mim é o fim de linha....

Alguém tem ou conhece que tenha uma Velca One? Ou sabe mais pormenores de origens e qualidade?

Pronunciem-se e obrigado

Offline Gilette

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2021
  • Mensagens: 44
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 300i 2016
Re: VELCA ONE
« Responder #1 em: 07 de Agosto de 2024, 15:53 »
Já vi testes por aí...

A moto pesa 103 kilos, com a bateria 153 kilos.

A autonomia e velocidade máxima são interessantes, idem para os tempos de carregamento.

Não sei é se me agrada a bateria integrada, não amovível, para muita gente dava mais jeito levar as baterias para casa para carregar.

Isto é tudo muito porreiro, mesmo assim, o problema continua a ser o mesmo de todas as eléctricas, a assistência, sobre isso não tenho informação.

Em Espanha se não estou em erro e foi moto eléctrica do ano por esses lados, no ano passado custava 5.400€.

Agora eu se comprar uma não quero ficar dependente de Espanha para isto e aquilo.

Ainda é muito recente no nosso mercado.

Uma moto a gasolina continua a ser uma aposta mais segura e não vão acabar, já estão a desenvolver combustível sintético menos poluente para os motores a combustão, não vai ser preciso mudar nada.

O futuro deverá ser um mercado misto.

Se não fosse o lobby do petróleo já teriamos mais opções.

O que eu sei é que existem imensas motos eléctricas com poucos kms à venda no mercado de usados.

Uma Forza 350 custa 6.400€... e autonomia de 340 kms...





« Última modificação: 07 de Agosto de 2024, 16:02 por Gilette »
Saudações em "V"

Offline rcsf

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 36
  • Localidade: Maia
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza
Re: VELCA ONE
« Responder #2 em: 07 de Agosto de 2024, 16:20 »
Obrigado.
O paradigma de compra de um veiculo mudou e o pondo o coração de lado porque aí nada ou tudo tem justificação dependendo do ponto de vista.

A bateria integrada para mim está perfeito, mas isto é para mim. Mas sendo amovivel e com 50kg não vejo a vantagem...

As contas que fiz, por alto, é que ela se paga a si propria entre os 80 e os 90 mil e isso eu faço em pouco mais de 2 anos e ainda tem 1 de garantia de sobra... se durasse até aos 150 como a forza poupava 6500 de grosso modo.

vou aguardar por mais reviews e opiniões.... mas até agora está  _pol_


Já vi testes por aí...

A moto pesa 103 kilos, com a bateria 153 kilos.

A autonomia e velocidade máxima são interessantes, idem para os tempos de carregamento.

Não sei é se me agrada a bateria integrada, não amovível, para muita gente dava mais jeito levar as baterias para casa para carregar.

Isto é tudo muito porreiro, mesmo assim, o problema continua a ser o mesmo de todas as eléctricas, a assistência, sobre isso não tenho informação.

Em Espanha se não estou em erro e foi moto eléctrica do ano por esses lados, no ano passado custava 5.400€.

Agora eu se comprar uma não quero ficar dependente de Espanha para isto e aquilo.

Ainda é muito recente no nosso mercado.

Uma moto a gasolina continua a ser uma aposta mais segura e não vão acabar, já estão a desenvolver combustível sintético menos poluente para os motores a combustão, não vai ser preciso mudar nada.

O futuro deverá ser um mercado misto.

Se não fosse o lobby do petróleo já teriamos mais opções.

O que eu sei é que existem imensas motos eléctricas com poucos kms à venda no mercado de usados.

Uma Forza 350 custa 6.400€... e autonomia de 340 kms...

Offline Gilette

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2021
  • Mensagens: 44
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 300i 2016
Re: VELCA ONE
« Responder #3 em: 07 de Agosto de 2024, 22:23 »
Atenção que a moto é chinesa, não é Espanhola.

Em Espanha importam e depois fazem rebranding antes de vender, mudam algumas coisas, pneus e mais não sei o quê.

Saudações em "V"

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4408
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: VELCA ONE
« Responder #4 em: 07 de Agosto de 2024, 22:51 »
Tal como foi dito atrás,as peças vêem do oriente quando vêem.
É tudo muito bonito para se vender ,depois na prática tudo muda de figura,onde está a oficina? Quantos representantes? Há peças ? Quem as vai comprar usadas? Entre muitas outras perguntas que se podem fazer.
Eu como proprietário dum exemplar que já se sabe,não aconselho mudar para eléctricas, esqueçam,nem as marcas estão a altura,nem as viaturas,basta começar a mexer numa e ver que qualidade não há,basta ter um problema que é possível em qualquer produto e o pós venda não existir,marcas novas? Naaaa têm muito a aprender , têm muito a fazer e atenção, só sai mais barato a quem carregar de borla ou em casa .
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 882
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: VELCA ONE
« Responder #5 em: 08 de Agosto de 2024, 08:58 »
Curiosamente tb andei a vasculhar o mercado à procura de uma Scooter eléctrica e, realisticamente, a única proposta que me interessava era a BMW.
No entanto, o crédito que me deram no trabalho não chegava para uma, são caras, e tive de me “contentar” com uma ADV 350.
Da mobilidade eléctrica só tenho boas coisas a dizer. O Tesla da firma que me foi atribuído é simplesmente mágico.
Autonomia de sobra, simplicidade de uso, manutenção zero e performance que envergonha um Porsche. E entre os painéis solares e carga no trabalho ando a custo zero.

Por outro lado de “chinesices” só tenho mal a dizer. Má assistência técnica, produtos com má qualidade de construção e sem perspectiva de longevidade. Isso nota=se, por exemplo, nas lojas de scooters chinesas de marcas que nunca se ouviu falar que estão abertas apenas o tempo necessário para escoar o stock. Findo esse tempo… onde se vai reclamar a garantia da inevitável avaria?  Ou no caso de uma queda garantem peças de substituição?

Marcas como a Honda, Yamaha, Piaggio, etc., não andam a dormir, a tecnologia das baterias está a melhorar todos os dias e o preço a descer.  Propostas interessantes não estarão muito longe.
Por enquanto vou queimando gasolina até aparecer um proposta segura a um preço razoável de um fabricante de qualidade. 

Offline Gilette

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2021
  • Mensagens: 44
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 300i 2016
Re: VELCA ONE
« Responder #6 em: 08 de Agosto de 2024, 09:06 »
Exacto, é uma escolha racional.

Tenho um gajo que vive perto de mim e que usa e abusa da sua BMW CE-04, já pensei em considerar uma mas mesmo sendo forreta com o configurador os preços são upa upa.

Eléctricas em PT neste momento com assistência a sério só a BMW e têm de se esforçar pois é a reputação da marca que está em jogo.

Já tive uma Vectrix há uns anos e quase desenvolvi problemas cardíacos por causa dela.

Veremos as propostas das marcas Japonesas nos próximos anos, até agora só tenho conhecimento de desenvolvimento de motos pequenas com pouca autonomia e protótipos mas penso que vem aí algo de interessante.

Saudações em "V"

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5373
  • Localidade: sintra
Re: VELCA ONE
« Responder #7 em: 08 de Agosto de 2024, 13:48 »
Nada como uma bela scooter a gaso scooter_ _vinho_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline rcsf

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 36
  • Localidade: Maia
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza
Re: VELCA ONE
« Responder #8 em: 08 de Agosto de 2024, 14:19 »
Pois a parte do pós e as peças é que me azedam....
Agendei para amanhã um test drive....
Mas para quem como eu faz 40 a 50 mil ano, não me posso dar ao luxo de ficar parado à espera de uma qualquer peça....

Nota de rodapé: A minha Forza aos 90 mil queimou o sensor de velocidade e foram 3 semanas de espera....

Offline rcsf

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jan 2019
  • Mensagens: 36
  • Localidade: Maia
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza
Re: VELCA ONE
« Responder #9 em: 13 de Agosto de 2024, 21:23 »
Boas
Na sexta tive a oportunidade de testar a mota.... fiz cerca de 30km entre paralelo e alcatrão, cidade e AE
A scooter tem o exterior da Nmax de 1ª geração.
Autonomia é real a rondar os 200km, a velocidade máxima anda por volta dos 125km. Tem 3 modos de condução, D1 max 60km/h e a resposta é pastelona, D2 max 80 km/h e normal, D3 resposta de foguete e 125km/h. O ABS funciona perfeitamente e dá muita mais segurança. A agilidade é em tudo como a Nmax. A aceleração apartir dos 0km não é tão potente como esperava mas entre os 40 e os 60 o disparo é brutal, o que é fantástico para ultrapassagens.
A top case deve ser obrigatória pois debaixo do banco nem um jet entra, um penico no máximo. Dá para ferramentas, equipamento e algumas compras... É largo mas com pouca altura.
A app funciona e o efeito espelho é óptimo  e depois de alguma habituação funciona com boa praticabilidade.
O que ainda não me faz avançar para uma compra: a marca apareceu agora e ainda não sabem quem vai assistir no norte, não me souberam dizer os intervalos de revisão e o mais importante encontrei algumas etiquetas nas cabelagens com caracteres chineses e isso faz-me quer que toda a parte elétrica é chinesa. Eu não tenho nada contra material chines porque há coisas fracas e coisas com qualidade... mas saber quais é que é o segredo...
« Última modificação: 13 de Agosto de 2024, 21:25 por rcsf »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4408
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: VELCA ONE
« Responder #10 em: 14 de Agosto de 2024, 07:15 »
Resumindo,mais um modelo genérico, semelhança de outro de outra marca que já cá está e que problemas nao faltam com um pós venda muito ausente.
A China está anos á frente na electrificação,todos os construtores têm de lá ir às compras .
A pergunta que já fiz e volto a fazer é porque marcas como Honda, Yamaha, Suzuki,parecem não querer meter -se neste mercado,o que têm pelo menos por cá é pouco e residual.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Gilette

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2021
  • Mensagens: 44
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 300i 2016
Re: VELCA ONE
« Responder #11 em: 14 de Agosto de 2024, 09:16 »
E impressão minha ou o marketing tenta passar a ideia de que a Velco One é 100% espanhola?

No ensaio da revista Motociclismo deste mês também não indicam que é fabricada na China, apenas referem Espanha.

Nestes artigos que encontrei também não:

https://sol.sapo.pt/2024/07/18/velca-one-chega-a-portugal/

https://motociclismo.pt/velca-one-modelo-da-marca-espanhola-chega-a-portugal/

Pelas minhas pesquisas na net vi que foi um veículo muito vendido em Espanha.

Bom, pelo que já sabemos agora não compensa o investimento pois não oferece segurança pós-venda.

Eu arriscaria talvez a compra se fosse metade do preço apresentado, assim não.

Vou ver se encontro feedback de compradores Espanhóis.


Saudações em "V"

Offline Gilette

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2021
  • Mensagens: 44
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 300i 2016
Re: VELCA ONE
« Responder #12 em: 14 de Agosto de 2024, 10:10 »
https://www.xataka.com/movilidad/moto-electrica-125-sangre-espanola-200-kilometros-autonomia-probamos-velca-one

Algo que por cá não devem saber, falta de informação por parte dos vendedores ou má comunicação com Espanha?

Pelo que li, sim porque não? mas o ideal seris viver em Espanha para comprar uma, ter manutenções em Portugal seria algo utópico e não ao alcance de qualquer um, depois como não se pode tirar a bateria se ela tiver problemas teria de ir a moto toda para Espanha e se calhar depois para a China e voltar.

¿Y qué hay del soporte, mantenimiento y garantías en una moto de este tipo? Nos hemos reunido con Velca para hablar largo y tendido sobre el tema y la respuesta es que, sobre el papel, todo pinta bien.

Velca ofrece una garantía de 80.000km o tres años, una cifra en la línea de los fabricantes tradicionales (superior si hablamos de kilometraje). Los mantenimientos son programados tras los primeros 1.000 kilómetros (revisión de rodaje) y, posteriormente, cada 5.000 kilómetros.

El fabricante se compromete, del mismo modo, a ofrecer soporte a un máximo de 30km del código postal en el que hayamos comprado la moto. Si no hay un taller oficial asociado a la marca, hay una extensa red de talleres generalistas, como Feuvert, en el que hay soporte directo de Velca. En el caso de que dichos talleres no sean capaces de realizar la reparación, se nos enviará una moto de sustitución, recogerá la nuestra de forma gratuita, y se reparará en talleres oficiales de Velca.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2024, 10:15 por Gilette »
Saudações em "V"