Autor Tópico: [Downtown 125i] Suspensão dura...  (Lida 8265 vezes)

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
[Downtown 125i] Suspensão dura...
« em: 07 de Junho de 2011, 22:45 »
Boas a Todos!
A questão da suspensão da DT, está a deixar-me preocupado…  eu passo a explicar.
Um dos pontos menos positivos neste modelo (para mim) é a dureza excessiva da suspensão especialmente a traseira. Para além do banco ser duro por natureza, ao fim de 1 ano e 6.000km andados, a scooter continua a ser demasiada “tábua” para o meu gosto…  _polb_
Recentemente tive a visita de um amigo que está metido há longa data no mundo das motos e depois de trocarmos ideias e dicas, veio com esta solução para o problema… remover os amortecedores originais do trem traseiro, aplicar um indicado tipo "Holins" e o problema fica resolvido. Ele até me disse qual o lado mais aconselhável mas sinceramente esqueci-me por completo.
Agora pergunto eu, alguém já pensou nisto?
Não será uma solução demasiada radical que poderá comprometer a estabilidade estrutural da scooter?  Afinal fica só com um...
O principio de funcionamento de um amortecedor neste caso será “trabalhar” cargas e forças verticais, mas apesar disso, há sempre cargas e forças horizontais a ter em conta como por exemplo a curvar, incluindo outras leis da física a ter em conta.
Gostava de saber as Vossas opiniões.
Cumps.
p.s.-este post é desabafo, consequência de uma pequena viagem de 90km por estradas secundárias que me deixou os rins e costas mal tratados... _Zang_
« Última modificação: 10 de Junho de 2011, 20:03 por paufer »

rickytuga

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Suspensão dura...
« Responder #1 em: 07 de Junho de 2011, 22:53 »
Parece-me uma boa solução companheiro. As "forças" horizontais são suportadas pelo eixo de fixação do motor ao quadro (nas motas tradicionais costumo designar por caixa de escora, nas scooters não sei o que lhe chamar), por isso não vejo inconveniente na modificação.
« Última modificação: 10 de Junho de 2011, 20:03 por paufer »

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: [Downtown 125i] Suspensão dura...
« Responder #2 em: 08 de Junho de 2011, 10:12 »
Boas Companheiros!
Parece que o pessoal do fórum especialmente os proprietários das Downtown’s  estarão satisfeitos com a suspensão das mesmas… obrigado companheiro RICKYTUGA pelo comentário. _pol_
Na revista Motociclismo deste mês, vem lá um artigo sobre ensaios a 33 scooters 125cc e claro está, que o mesmo foi realizado em Espanha como não poderia deixar de ser…
Em primeiro lugar, fiquei desiludido com a classificação da DownTown, sempre pensei que estaria no “top 10”… mas vendo os resultados parciais não me surpreende porque a questão do conforto do condutor (assento) teve das notas mais baixas (6,8) e no item das suspensões e estabilidade, esta é mediana (7,3), comprometendo a classificação final. _pensador_
Ok! A perfeição não existe, mas os senhores da Kymco bem poderiam reavaliar estes pontos, melhorando a espuma do assento, redimensionando a suspensão traseira e sem esquecer a dianteira nomeadamente retirando os barulhos parasitas quando se circula em mau piso.
Cumps.
« Última modificação: 10 de Junho de 2011, 20:03 por paufer »

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Suspensão dura...
« Responder #3 em: 08 de Junho de 2011, 10:30 »
Olá companheiro,

Na minha sincera opinião, a questão dos amortecedores não é defeito! É feitio...

Para além de que, o puderes curvar como curvas na tua Downtown é muito em parte, devido às próprias suspensões...

Tens por exemplo o caso da SW-T, em que por ser mais "sofá" perde "algum" comportamento em curva e a maiores velocidades... tanto que há companheiros que modificam essa situação e tornam a suspensão mais rija

Eu sinceramente, já nem me incomoda e passa-me ao lado...

Agora cada um é como cada qual, pelo que se achas que vale a pena, força com isso!

 _convivio_
« Última modificação: 10 de Junho de 2011, 20:04 por paufer »

Mendes

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Suspensão dura...
« Responder #4 em: 08 de Junho de 2011, 12:43 »
Boa Companheiro

Não tenho muito experiencia.  scooter_ Mas também acho que as suspensões traseiras são um pouco rijas

Passei a tempos na oficina e lá e que me falaram que as mesmas tinham regulação
Agora estão no nível 1 e melhorou um pouco.  _pol_
« Última modificação: 10 de Junho de 2011, 20:04 por paufer »

rickytuga

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Suspensão dura...
« Responder #5 em: 08 de Junho de 2011, 23:09 »

Na revista Motociclismo deste mês, vem lá um artigo sobre ensaios a 33 scooters 125cc e claro está, que o mesmo foi realizado em Espanha como não poderia deixar de ser…


Alguma lama caridosa pode digitalizar este artigo e colocar aqui ou enviar-me??  _pol_ _pol_

Obrigado.
« Última modificação: 10 de Junho de 2011, 20:04 por paufer »

Fanning

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Suspensão dura...
« Responder #6 em: 09 de Junho de 2011, 09:29 »
A DT fica muito mal colocada assim como a GTS, eu nao tenho em casa nada para digitalizar _polb_
« Última modificação: 10 de Junho de 2011, 20:05 por paufer »

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: [Downtown 125i] Suspensão dura...
« Responder #7 em: 09 de Junho de 2011, 09:55 »
Boas Companheiros!
Eu teria todo o gosto em divulgar este artigo da Motociclismo mas o mesmo tem 16 páginas e não sei até que ponto não estaria a cometer uma ilegalidade "pisando" os direitos de autor. _pensador_
Recomendo para os interessados a compra da revista para uma análise mais detalhada. _pol_
Já agora, vou fazer uma "marotice" a DT que será por retirar um amortecedor e dar uma voltinha pelo meu quarteirão que está em calçada com zonas com algumas depressões assentuadas para sentir o resultado.
Cumps.

p.s.-ontem fiz um passeio que está relatado aqui no forum, foram 200km e lá se aguentou... estou a chegar á triste conclusão que o defeito não será só da DT mas meu também... será o PDI?! _Zang_
« Última modificação: 10 de Junho de 2011, 20:06 por paufer »

nmgp

  • Visitante
Re: [Downtown 125i] Suspensão dura...
« Responder #8 em: 21 de Junho de 2011, 01:24 »
Olá a todos!
Tenho a minha Downtown há cerca de um ano, e estou bastante sateifeito. Tenho apenas um ponto negativo a referir, e é o assunto que vos quero aqui expor. Para mim a suspensão traseira é extremamente dura, mesmo estando na posição mais "soft" do afinador.
Penso que esta scooter tem uma ciclistica mais estradista, talvez daí vir equipada com uma suspensão mais dura. Eu circulo muito em cidade, e por vezes apanho buracos em que o impacto vai direitinho às minhas costas, o que reduz muito o nivel de conforto!
Alguém partilha da mesma opinião? alguém equaciona mesmo alterar o amortecedor? têm alguma referencia de amortecedores para estas scooters?

obrigado.

Cumprimentos a todos.

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: [Downtown 125i] Suspensão dura...
« Responder #9 em: 26 de Junho de 2011, 19:33 »
Boas!
Esse assunto foi abordado em http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=7319.0.
Para mim a única solução é a substituição dos amortecedores por outros a gás reguláveis do tipo Hollins.
Também já fiz a experiência de retirar um amortecedor (desapertei-o do apoio do variador) e a diferença é do dia para a noite. _pol_
Muito mais cómoda mesmo colocando o outro na posição máximo do tensor. Voltei a por tudo como era porque além de estar na garantia, estruturalmente a mota foi feita para levar os dois amortecedores e para já não quero arriscar.
Outro factor que gera algum desconforto é o banco, a esponja é rija mas tem a vantagem de não se deformar com facilidade.
Cumprimentos.