Autor Tópico: Capacetes de mota integrais - algumas dicas e explicações  (Lida 8976 vezes)

Dogdivine

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Capacetes de mota integrais




Protegem a cabeça num acidente, mas nem sempre são fáceis de ajustar, pôr e tirar, sobretudo com luvas.


Obrigatórios sobre duas rodas motorizadas, os capacetes protegem, até certo ponto, de pancadas com consequências mortais.


Os fabricantes propõem três categorias, mas os fechados (integrais e modulares) são os mais seguros.


Se ocorrer um acidente, os modelos do tipo jet, abertos, não resguardam o rosto. Nos integrais, se o sistema de ventilação não for eficaz, a cabeça pode atingir temperaturas desagradáveis.


Os capacetes modulares e do tipo jet têm uma vantagem adicional: são mais fáceis de pôr e tirar.




Substitua um capacete acidentado


Destinados a suavizar o impacto de uma pancada, os capacetes são dotados de um revestimento rígido designado por calota. Há bons modelos em termoplástico ou fibra.


A camada que absorve os choques, em poliestireno expandido (esferovite), fica abaixo da calota.
Se o capacete sofrer uma pancada, pode haver uma compressão interna, mesmo que tudo pareça normal no exterior. Ao ser chamado de novo a proteger a cabeça, terá menor capacidade para absorver os choques.
É por isso que deve substitui-lo se sofrer uma queda forte ou acidente.


Estas duas camadas do capacete e o sistema de retenção (correias e fecho) são os principais elementos de segurança.
O material têxtil que reveste o interior determina, em grande parte, a eficácia da ventilação e o conforto. Alguns tecidos podem ser removidos para lavagens ocasionais.


A viseira é importante para proteger os olhos de poeiras, vento, chuva, luminosidade forte e os insectos. Deve ser fácil de abrir e fechar.




Dicas para conservar


Alguns modelos são difíceis de ajustar, pôr e tirar, em especial, com luvas. Além disso, a ventilação nem sempre é eficaz. Se tiver de substituir, experimente o novo na loja.
Aperte as correias e rode o pescoço em vários sentidos. O modelo ideal não se desloca nem aperta as orelhas.


Escolha o tamanho certo.
Pode ser indicado pelas habituais letras XS, S, M, L, XL e XXL ou números que reflectem o diâmetro da cabeça. As medidas nem sempre são iguais entre marcas.


Comprar um modelo usado não é uma boa ideia. Nada garante que o capacete não sofreu já um acidente ou queda grave.


Água e sabão bastam para limpar. Evite produtos abrasivos.


Não aplique autocolantes nem adesivos. A cola pode alterar as propriedades do revestimento.


Proteja o capacete de grandes oscilações de temperatura. Evite deixá-lo na praia, por exemplo, em cima da toalha.


Para mudar a pintura, contacte o fabricante e informe-se sobre a tinta adequada.


Muitas contêm substâncias agressivas, que podem comprometer a resistência da calota.






fonte deco.proteste.pt
« Última modificação: 24 de Maio de 2011, 11:00 por Dogdivine »

Tito77

  • Visitante
Re: Capacetes de mota integrais - algumas dicas e explicações
« Responder #1 em: 24 de Maio de 2011, 09:07 »
Excelente post!!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_
« Última modificação: 24 de Maio de 2011, 09:08 por Tito77 »

Cristina Marques

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Re: Capacetes de mota integrais - algumas dicas e explicações
« Responder #2 em: 24 de Maio de 2011, 09:34 »
Viva gostei de ler e sempre a aprender _lool_ _lool_ _lool_
Eu tenho um modular porque sinto sofocada no integral. Tenho de lhe dar alguns retoque e fiquei a saber que tinha de ter cuidado com as tintas  _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_ lá se vai a ideia do verniz das unhas  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Obrigada

Em relação aos tamanhos é bem verdade eu não posso (e experimentei muitos ) usar um com oculos integrados ficam-me no meio do campo de visão será dos modelos que experimentei????? _pensador_ _pensador_ :-? :-? :-?

Dogdivine

  • Visitante
Re: Capacetes de mota integrais - algumas dicas e explicações
« Responder #3 em: 24 de Maio de 2011, 11:03 »
Bom post.  _pol_

A respeito de capacetes há uma dúvida que tenho e que poderia complementar este post:

Não sendo a viseira um elemento obrigatório do capacete, porque é proibido o uso de viseira coloridas ( escuras )? Qual o artigo do código da estrada em que esta proibição está expressa?  _reg_




aqui vai a explicação



Aprovação de capacetes de protecção para condutores e passageiros de motociclos e ciclomotores - Regulamento n.º 22 da UNECE 
9 de Junho de 2010


O IMTT disponibiliza a tradução do Regulamento n.º 22 da UNECE sobre disposições uniformes relativas à homologação de capacetes de protecção e suas viseiras para condutores e passageiros de motociclos e ciclomotores. 
 
O Código da Estrada estabelece que os condutores e passageiros de motociclos com ou sem carro lateral e de ciclomotores devem proteger a cabeça usando capacete de modelo oficialmente aprovado.


O uso dos capacetes de protecção constitui a principal medida de segurança passiva para os utilizadores dos veículos de duas rodas.
Tendo em conta que existe um número apreciável de capacetes não homologados, de eficácia reduzida ou nula, devem ser tomadas medidas de forma, a que essa situação seja erradicada.


Considerando a Decisão 97/836/CE do Conselho, de 27 de Novembro, relativa à adesão da Comunidade Europeia ao Acordo da Comissão Económica para a Europa da Organização das Nações Unidas (UNECE) relativo à adopção de prescrições técnicas uniformes aplicáveis aos veículos de rodas, aos equipamentos e às peças susceptíveis de serem montados ou utilizados num veículo de rodas e às condições de reconhecimento recíproco das homologações emitidas em conformidade com essas prescrições;
E tendo em conta que a actual legislação nacional que regulamenta a aprovação nacional de capacetes necessita ser adaptada ao progresso técnico, torna-se necessário permitir também a homologação de capacetes de acordo com o Regulamento n.º 22 da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas (UNECE), sobre disposições uniformes relativas à homologação de capacetes de protecção e suas viseiras para condutores e passageiros de motociclos e ciclomotores, cuja tradução se torna disponível (sujeita a confirmação):


Regulamento n.º 22 - UNECE (versão portuguesa)

Offline Tourister

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Re: Capacetes de mota integrais - algumas dicas e explicações
« Responder #4 em: 24 de Maio de 2011, 12:48 »
Companheiro Dogdivine,

Obrigado pela partilha!

Na minha opinião pessoal, penso que são estes post que fazem a diferença e que, de facto, o CPM necessita para manter a sua utilidade e singularidade.

Continua  _pol_

Um abraço
Atentamente

Tourister

Offline Branco

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Capacetes de mota integrais - algumas dicas e explicações
« Responder #5 em: 24 de Maio de 2011, 15:44 »
Boa tarde,

Espectáculo, sempre a aprender com o pessoal do CPM. _lool_

Obrigado pela partilha.  _pol_
Júlio Branco

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Offline Carlujo

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Re: Capacetes de mota integrais - algumas dicas e explicações
« Responder #6 em: 24 de Maio de 2011, 15:48 »
Companheiro Dogdivine,

Obrigado pela partilha!

Na minha opinião pessoal, penso que são estes post que fazem a diferença e que, de facto, o CPM necessita para manter a sua utilidade e singularidade.

Continua  _pol_

Um abraço

Concordo plenamente.  _palmas_ _palmas_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
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Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

lferro

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Re: Capacetes de mota integrais - algumas dicas e explicações
« Responder #7 em: 24 de Maio de 2011, 15:57 »
Embora eu use modelar todas a regras se aplicam a todos os modelos.

Bom post Dog. _pol_

MLSB

  • Visitante
Re: Capacetes de mota integrais - algumas dicas e explicações
« Responder #8 em: 24 de Maio de 2011, 16:36 »
Mais uma vez, obg pela informação... lembrei logo de que quando comprei o capacete tive muitas dúvidas  _pensador_, mas com a ajuda deste post teriam sido muito reduzidas.  _palmas_

Pedro Mota

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Re: Capacetes de mota integrais - algumas dicas e explicações
« Responder #9 em: 24 de Maio de 2011, 16:44 »
Bom post Dog parabéns

Dogdivine

  • Visitante
Re: Capacetes de mota integrais - algumas dicas e explicações
« Responder #10 em: 24 de Maio de 2011, 16:45 »
Mais uma vez, obg pela informação... lembrei logo de que quando comprei o capacete tive muitas dúvidas  _pensador_ , mas com a ajuda deste post teriam sido muito reduzidas.  _palmas_


Convém sempre que se investe €€€ seja no que for... nos informarmos, mesmo assim muitas vezes somos iludidos ou induzidos em erros, que mesmo com a informação são dificies de ultrapassar em certas situações, mas é sempre melhor pouca informação e certa do que muita e por vezes errada.


Fiquem bem... sempre ao dispor


 _convivio_

mikleyl4

  • Visitante
Re: Capacetes de mota integrais - algumas dicas e explicações
« Responder #11 em: 24 de Maio de 2011, 21:44 »
Bom tópico  _palmas_ _palmas_ _palmas_

É sempre útil conhecer as especificidades e características de determinados equipamentos para estarmos munidos da melhor informação possível.  _pol_

Um abraço