Capacetes de mota integraisProtegem a cabeça num acidente, mas nem sempre são fáceis de ajustar, pôr e tirar, sobretudo com luvas.Obrigatórios sobre duas rodas motorizadas, os capacetes protegem, até certo ponto, de pancadas com consequências mortais.
Os fabricantes propõem três categorias, mas os fechados (integrais e modulares) são os mais seguros.
Se ocorrer um acidente, os modelos do tipo jet, abertos, não resguardam o rosto. Nos integrais, se o sistema de ventilação não for eficaz, a cabeça pode atingir temperaturas desagradáveis.
Os capacetes modulares e do tipo jet têm uma vantagem adicional: são mais fáceis de pôr e tirar.
Substitua um capacete acidentadoDestinados a suavizar o impacto de uma pancada, os capacetes são dotados de um revestimento rígido designado por calota. Há bons modelos em termoplástico ou fibra.
A camada que absorve os choques, em poliestireno expandido (esferovite), fica abaixo da calota.
Se o capacete sofrer uma pancada, pode haver uma compressão interna, mesmo que tudo pareça normal no exterior. Ao ser chamado de novo a proteger a cabeça, terá menor capacidade para absorver os choques.
É por isso que deve substitui-lo se sofrer uma queda forte ou acidente.
Estas duas camadas do capacete e o sistema de retenção (correias e fecho) são os principais elementos de segurança.
O material têxtil que reveste o interior determina, em grande parte, a eficácia da ventilação e o conforto. Alguns tecidos podem ser removidos para lavagens ocasionais.
A viseira é importante para proteger os olhos de poeiras, vento, chuva, luminosidade forte e os insectos. Deve ser fácil de abrir e fechar.
Dicas para conservarAlguns modelos são difíceis de ajustar, pôr e tirar, em especial, com luvas. Além disso, a ventilação nem sempre é eficaz. Se tiver de substituir, experimente o novo na loja.
Aperte as correias e rode o pescoço em vários sentidos. O modelo ideal não se desloca nem aperta as orelhas.
Escolha o tamanho certo.
Pode ser indicado pelas habituais letras XS, S, M, L, XL e XXL ou números que reflectem o diâmetro da cabeça. As medidas nem sempre são iguais entre marcas.
Comprar um modelo usado não é uma boa ideia. Nada garante que o capacete não sofreu já um acidente ou queda grave.
Água e sabão bastam para limpar. Evite produtos abrasivos.
Não aplique autocolantes nem adesivos. A cola pode alterar as propriedades do revestimento.
Proteja o capacete de grandes oscilações de temperatura. Evite deixá-lo na praia, por exemplo, em cima da toalha.
Para mudar a pintura, contacte o fabricante e informe-se sobre a tinta adequada.
Muitas contêm substâncias agressivas, que podem comprometer a resistência da calota.
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fonte deco.proteste.pt