Autor Tópico: Conforto e/ou segurança?  (Lida 12651 vezes)

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Conforto e/ou segurança?
« em: 18 de Maio de 2011, 00:47 »



Será o conforto incompatível com a segurança?

Há um assunto que me tem provocado inúmeras reflexões (e vários sentimentos de culpa  :) ).

Mais do que uma moto "convencional", as scooters apelam a um lado mais informal de andar sobre duas rodas.

Sou de opinião que o capacete é um elemento imprescindível de segurança para quem anda sobre duas rodas, mas que andar sem ele é muito mais confortável, e proporciona uma maior sensação de deslocação com naturalidade (liberdade?).

O uso de capacete é, para mim, além de obrigatório, uma necessidade imperiosa, tendo em conta os “riscos e benefícios” de andar mais depressa que o natural. Entendo que é preciso assumir atitudes, não naturais, para minimizar os riscos de andar mais depressa que o natural.

Quanto ao uso de capacete ficamos então esclarecidos. Este ponto é importante porque estabelece, algures, um limiar entre conforto e segurança (certo?).

Mas, e em relação a outro tipo de equipamento como, por exemplo, um blusão adequado?

Até que ponto é que é sensato poder escolher entre conforto e segurança?

O calor para mim é uma espécie de “flagelo”. Provoca-me um grande desconforto. Já deixei de fazer viagens de scooter porque prefiro o ar condicionado do enlatado (bem sei… isto é heresia para a maior parte de vós… :) ).

Quando confrontado com a necessidade de usar o capacete num dia de calor (que nem precisa de ser muito…) ou refrescar a cabeça (e o resto) com o ar condicionado do enlatado, não hesito, e o conforto sai a ganhar.

O uso de blusão só virá piorar a situação. Estou convicto que, se um dia considerar imperioso o uso de blusão por questões de segurança, haverá muito mais dias em que acabarei por preferir não o usar, e dessa forma optar por não andar de scooter. Isso é um problema? Claro que não! (Claro que sim! que isto de andar de scooter já se está a tornar um vício difícil de controlar!) A segurança acima de tudo! (Ou não?)

Pois bem… percebem o meu dilema (ou não?). Não, não estou a pedir ajuda para o resolver. Só gostaria de saber se mais alguém o tem. Alguém se acusa? :)
« Última modificação: 18 de Maio de 2011, 01:03 por José Luís Ferreira »

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #1 em: 18 de Maio de 2011, 01:00 »
Inicialmente tudo fazia confusão! capacete, ... era um open face e parecia tão pesado e claustrofóbico!... casaco... nem pensar, e então luvas eram só para malucos! aquilo até tirava toda a sensibilidade  _pensador_

Agora, até me sinto despida sem as luvas, o casaco, não o dispenso,e o capacete, agora é modular e anda sempre fechado, e por isso o próximo será integral, que é mais leve e melhor insonorizado.

E que eu já caí algumas vezes, mas o prazer de andar de maxi é enorme, e não lhe resisto  _lool_

Enlatado? só mesmo ao sábado, porque o velhote já tem 80 anos, e alguns problemas de mobilidade, porque se não fosse isso, ía á pendura  _lol_

É tudo uma questão de hábito, o equipamento torna-se uma espécie de 2ª pele, e já não me sinto confortável sem ele.
Faz-me lembrar quando passou a ser obrigatório o uso do cinto de segurança (sim, sou desse tempo, aliás o meu 1º carro nem tinha, e esta isento de ter por ser anterior é lei  _corado_ ) fartei-me de barafustar, que aquilo além de incómodo era perigoso _careta_ , e hoje, mesmo de scooter ando sempre á procura do cinto
« Última modificação: 18 de Maio de 2011, 01:00 por cristina »

Offline José Luís Ferreira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 795
  • Localidade: Charneca de Caparica
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X8
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #2 em: 18 de Maio de 2011, 01:18 »

Cristina: incrível! Ainda eu estava a dar "retoques" na forma do que escrevi e já tinha uma sua resposta...! (A esta hora!)

Pois é... o processo é gradual e eu ainda estou no princípio... (  _rir_ )

Apraz-me verificar que, pelo seu "testemunho", o "dilema" (ou o que quer que se lhe chame) é apenas uma forma de "iniciação".  :)

PS. No passado Sábado a minha "velhota", com 77 anos, não foi de enlatado, mas sim à pendura (espectáculo!)... sem blusão...  :)







LWillow

  • Visitante
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #3 em: 18 de Maio de 2011, 01:24 »
Com o tempo ameno andar de mota/maxiscooter é do melhor que há mas ... também existe 'o pico' do Inverno e 'o pico' do Verão e, em ambas estas situações climatéricas, andar de maxiscooter já não é bem uma coisa assim ... espectacular , e há que 'sofrer um bocadinho' . Pessoalmente eu não sou um fiel seguidor do 'fardamento oficial' de motociclista e uso praticamente sempre vestuário 'à civil' , adaptado ao tempo que está, porque depois de chegar ao destino e estacionar a mota gosto de me sentir vestido 'com a minha roupa' (não sei se me estou a fazer entender ) .  Luvas só uso no Inverno (por causa do frio e vento). Se algum dia tiver uma queda mais aparatosa sei que os efeitos dessa possível queda poderiam ter sido minimizados caso tivesse casaco com protecções e essa coisadas mas nesse aspecto sou mesmo "faz o que eu digo e não faças o que eu faço" , até porque sei de uma pessoa que nunca andou de mota e faleceu debaixo delas devido a um despiste de um camião com atrelado que as transportava  , enfim... pode ser que o Nosso Senhor seja um tipo fixe e que me deixe andar em paz com a minha Piaggio(ou outra qualquer que a substitua)  :)

ze_marmelo

  • Visitante
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #4 em: 18 de Maio de 2011, 10:32 »
Ora pois bem,

Eu durante a semana não dispenso o blusão e as luvas, são 35km para cada lado entre estradas nacionais, auto-estrada e circular no caos de Lisboa. De manhã o blusão não incomoda porque como saio de casa antes das 8 da manhã costuma estar fresquinho  ;D, agora à tarde meto-me à estrada por volta das 17 e aí, naqueles dias de calor custa bastante ir de casaco e luvas... às vezes até fico a pensar se visto ou não visto, mas acabo sempre por o levar, prefiro não arriscar.

Agora aos fins de semana, as voltas também são mais pequenas e aí costuma andar sem blusão. Ainda no Domingo fui dar uma voltinha de 40km só de t-shirt e foi espectacular... apanhei um bronze mesmo á maneira nos braços  ;D

Fanning

  • Visitante
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #5 em: 18 de Maio de 2011, 11:32 »
Eu investi num bom blusão porque realmente parece uma armadura, claro que não é por causa disso que vou ter menos cuidado mas é algum que me tranquiliza mais do que andar pouco protegido!
Este sábado pelo que me apercebo o tempo vai dar para dar um salto à praia e vou de blusão sem forro só com t shirt por baixo para ver como me adapto!

neves

  • Visitante
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #6 em: 18 de Maio de 2011, 11:49 »
Boas!

Eu não vivi muito esse dilema... nem no início, e muito menos agora, com alguns kms rodados.
Desde há alguns anos (uns 15 ou 16) que pratico BTT, e já tive algumas quedas... umas mais aparatosas que outras. Mas uma das que deixou marca (pois foi em frente a um grupo de raparigas todas giraças  _Rolley_) foi dada no alcatrão... e como estava a usar a bicicleta para deslocação (e não para a prática do desporto em si) levava calças de ganga, t-shirt e... só isso.

Ora bem, resultado da queda: o ego muito, mas muito magoado... e mais a sério, palmas das mãos queimadas, um cotovelo numa lástima (o que me custou dormir com o braço apoiado nas noites que se seguiram) e uma ligeira queimadura na anca... mas por baixo das calças, que não rasgaram. Se isto acontece a cerca de 25 km/h... agora imaginem ao dobro dessa velocidade (já nem vou falar de velocidades maiores).

Por isso, para concluir, não dispenso luvas, casaco com protecções e capacete, de preferência fechado (seja com chuva, nevoeiro, granizo, vento ou sol).
Prefiro abdicar de algum do meu conforto durante as minhas viagens de scooter do que ter de abdicar da minha integridade física.

Cumps e boas curvas  _convivio_

delirius

  • Visitante
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #7 em: 18 de Maio de 2011, 12:39 »
Luvas e capacete não dispenso.
Também pratico BTT e nunca estaria confortável se leva-se protecções de joelhos e cotovelos como os que fazem downhill.

O mesmo se aplica á scooter. Não pratico cross nem tenho uma cbr 600 ou 1000.
Escolhi scooter pela mobilidade, conforto e liberdade.
Se estiver atulhado de roupa para moto o conforto e liberdade diminuem signitivamente,

Casaco uso casuais que protejam do vento e chuva. Nada mais.

Apenas a minha forma de ver as coisas. Não tem de ser igual ás outras  8)

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #8 em: 18 de Maio de 2011, 12:46 »
 _lol_ e depois disto tudo temos a " lei de Murphy"

Se algum companheiro  nao souber o significado pode ver em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Murphy

Com ou sem protecçoes, é inevitavel ..
« Última modificação: 18 de Maio de 2011, 12:46 por sepossivel »
vou ali ja volto

Offline almeida

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 249
  • Localidade: odivelas
  • CPM Nº1648
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #9 em: 18 de Maio de 2011, 14:05 »
Boas,
A minha experiência com as duas rodas, á um mês e meio era nula.
E quando fui buscar a minha maxi ao stand, e comecei a rolar com ela também me debati com o aspecto do conforto e da segurança.
Durante uma semana andei apenas com um blusão casual, mas quanto mais li e reli os comentários dos companheiros do CPM, achei necessidade de culmatar o meu conforto com alguma segurança, acabei então por comprar blusão de inverno/ meia estação.
Com o tempo quente, o blusão deixou de ser confortavel embora tivesse  alguma segurança....
Acabei por comprar ontem um blusão de verão (económico) e um novo par de luvas.
Já se tornou um ritual, o blusão e umas luvas confortáveis.

Se tiver de acontecer alguma coisa, acontece...
Mas pelo menos tenho a consciência de que tentei minimizar o meu contacto com o asfalto.
Boas curvas .... scooter_ .....
SYM GTS 125 EVO se- 0Kms aos 13130kms
SYM MAXSYM 400i - 3186Kms aos 55000kms
Suzuki Burgman 650 Executive - 25000 aos ...

delirius

  • Visitante
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #10 em: 18 de Maio de 2011, 14:25 »
Também não me importaria de comprar um casaco próprio de verão, mas os preços normalmente são sempre proibitivos. ´
E tendo já eu casaco sem ser próprio para mota, considero no meu caso deitar dinheiro á rua.
Quando precisar de um outro casaco pelo facto de o meu já estar velho ou estragado, talvez pense em comprar um de mota. Mas o casaco que tenho já protege se for ao chão. Também é preciso saber cair!   _Rolley_

E também não conduzo de forma a pensar que talvez fosse melhor ter mais protecção.
Claro que existe os imprevistos, mas se atravessar-se um carro á minha frente na autoestrada, indo eu a 100km/h o casaco vai valer apena??
Nem quero pensar nisso....

Offline almeida

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 249
  • Localidade: odivelas
  • CPM Nº1648
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #11 em: 18 de Maio de 2011, 14:58 »
Também não me importaria de comprar um casaco próprio de verão, mas os preços normalmente são sempre proibitivos. ´
E tendo já eu casaco sem ser próprio para mota, considero no meu caso deitar dinheiro á rua.
Quando precisar de um outro casaco pelo facto de o meu já estar velho ou estragado, talvez pense em comprar um de mota. Mas o casaco que tenho já protege se for ao chão. Também é preciso saber cair!   _Rolley_

E também não conduzo de forma a pensar que talvez fosse melhor ter mais protecção.
Claro que existe os imprevistos, mas se atravessar-se um carro á minha frente na autoestrada, indo eu a 100km/h o casaco vai valer apena??
Nem quero pensar nisso....

Eu não vou muito atrás de marcas, pois para mim esses preços são mesmo proibitivos, gastei 60€ na casa das peles e é bem confortável.
SYM GTS 125 EVO se- 0Kms aos 13130kms
SYM MAXSYM 400i - 3186Kms aos 55000kms
Suzuki Burgman 650 Executive - 25000 aos ...

Pedro Mota

  • Visitante
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #12 em: 18 de Maio de 2011, 15:51 »
Para mim segurança acima de tudo, mas confesso que quando a viagem é pequena principalmente dentro de lisboa, lá vou eu sem luvas sem blusão mas com capacete claro.
Tambem concordo que andar sem capacete sabe muito bem mas o risco é muito grande.

lferro

  • Visitante
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #13 em: 18 de Maio de 2011, 17:51 »
No meu ponto de vista o investimento em protecção é sempre bem empregue, ou seja não evita, mas minimiza tudo aquilo a que estamos sujeitos no dia a dia. Claro que o desconforto a que estamos sujeitos em algumas situações é o preço que temos que pagar para andarmos protegidos.

Mas hoje em dia já existem tantas marcas, tantas alternativas, quere de luvas, blusões, botas, calças, impremeáveis, que temos muito por onde escolher de acordo com as necessidades de cada um.

No meu caso tenho um capacete modelar que abro e fecho conforme a necessidade, quere no Verão ou no Inverno, luvas para Verão e Inverno com protecções, blusão de Verão e Inverno com protecções, calças, botas e impreável (casaco e calça separados).

Em conclusão não abdico de qualquer destes utensilios para o meu dia a dia, a nossa segurança em primeiro lugar, o prazer em segundo e o conforto é compensado nas jolas com os amigos. _pol_

Um abraço

alexys_21

  • Visitante
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #14 em: 18 de Maio de 2011, 19:43 »
boas pessoal

tambem venho deixar aqui as minhas dedadas...

eu para dizer a verdade o blusão ando sempre com ele, tem um forro que se tirar para ficar um pouco mais fresco, capacete e modular, por vezes anda aberto!
Luvas, só mesmo quando chove ou esta muito frio, de resto ando sempre sem elas, nao apanho o jeito com aquilo calçado!

Muitos e bons kms a todos sem quedas!!!!!!!!!!! scooter_

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #15 em: 18 de Maio de 2011, 21:46 »
Olá a todos
Infelizmente já tive as minhas quedas  e as lesões ficaram permanente queimadas num pulso e num joelho. Sou 100% apologista da segurança em vez do conforto. Luvas sempre e em qualquer situação, blusão sempre com as protecções, e de Inverno botas. O capacete modular em estrada anda sempre fechado e de Verão com as guelras sempre abertas, pois ajudam a arrefecer.  Podem achar ridículo, mas as luvas são para mim o acessório mais importante depois do capacete. Conduzir sem luvas não é a mesma coisa…
Abraços, e sempre segurança scooter_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


delirius

  • Visitante
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #16 em: 18 de Maio de 2011, 22:14 »
Concordo com a parte das luvas. Não consigo andar sem elas. Tanto de bike como de scooter  _pol_

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #17 em: 18 de Maio de 2011, 23:19 »
Boas!
Conforto e segurança nem sempre são compatíveis...
Eu, não sei andar de mota se não usar luvas, o obrigatório capacete e um blusão com protecções. Foi um hábito que se enraizou... _rir_ Ainda me lembro quando tirei a carta de motociclo, havia no grupo um aspirante a motard que no dia do exame apareceu simplesmente em camisa havaiana, calções e chinelos!!! o examinador nem queria acreditar... o seu espanto foi tal que o aconselhou a meter atestado médico e voltar noutro dia!  _lol_
É claro que o blusão é desconfortável nos dia quentes bem como as luvas a fazerem transpirar as mãos.
Seja como for, eu não abdico destes três acessórios que no meu entendimento deveriam ser obrigatórios tal como o capacete.
Para terminar vou contar um episódio que me aconteceu um dia e que bem podia ter sido o meu último... circulava com o capacete modular aberto, quando um bicho alado (um abelhão) veio contra o capacete e ficou entalado entre a minha face e a almofada do capacete a zunir. O susto de ser picado (sou alérgico) foi de tal ordem que enquanto não parei a moto e consegui tirar o capacete sem maiores consequências pareceu-me uma eternidade, um filme de terror. Serviu-me de lição e hoje mesmo quase "parado" vou sempre com a viseira em baixo.
Cumps

marchao

  • Visitante
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #18 em: 19 de Maio de 2011, 09:33 »
O capacete não se mete em causa e acho que as luvas também não deveriam ser postas em causa!
Por isso nunca ando sem estes elementos.
Relativamente a blusao, uso mas, de Verão, nao utilizo o que tem protecções, acabo por utilizar um mais fresco, de ganga ou assim.
Relativamente a calças com protecções e botas xpto, nunca me passou isso pelo pêlo! É que se já custa andar de blusao com o resto assava!


Abraços

Mendes

  • Visitante
Re: Conforto e/ou segurança?
« Responder #19 em: 19 de Maio de 2011, 11:19 »
Boas,

Quando  levantei a mota a cerca de 1 mês e meio no stand comprei logo o casaco.
Como já tive algumas 50cc e cheguei a cair umas 3 vezes, sei o que custa ter os cotovelos queimados, as maus todas arranhadas ou queimadas do alcatrão, por isso neste momento com a minha nova companheira  scooter_ 125 não dispenso o capacete as luvas e o casaco.
Não e nenhuma 1000 não anda a 200 mas se for parar ao chão aleija como as outras.
E posso dizer que me sinto bastante confortável com estes acessórios todos. 
Já não passo sem eles.
 _pol_
« Última modificação: 19 de Maio de 2011, 11:23 por Mendes »