ResumoFácil de usar, bloqueando o acelerador e o travão dianteiro. Altamente visível, o que poderá ajudar a evitar o roubo. Recomenda-se a sua utilização como parte de um sistema multidisciplinar anti-roubo.
Infelizmente não há nenhum motociclo garantidamente anti-roubo. Se alguém quiser realmente ficar com a sua mota, vai arranjar uma forma de a roubar…
Algumas motas são roubadas por decisão impulsiva no momento e outras após planeamento cuidadoso por parte do ladrão. Provavelmente nunca saberemos as verdadeiras motivações dos vários tipos de roubo de motas, assim, vale a pena recorrer a medidas de segurança variadas para ajudar a impedir que isso aconteça connosco.
As motas que são roubadas podem acabar numa oficina de desmembramento para aproveitar peças para o mercado-negro… Este tipo de roubo semi-profissional ou profissional é, provavelmente, mais difícil de evitar, assim trancas no solo, sistemas de alarme e correntes são opções de eleição.
No caso do roubo “amador” ou oportunista existem alguns métodos simples que podem ser usados para a sua prevenção. Uma motocicleta que está estacionada apenas com a direcção bloqueada como segurança, mesmo que por poucos minutos e num local público, como o estacionamento de um Centro Comercial, pode ser um convite para este tipo de roubo. Eu nunca gosto de deixar a minha mota sozinha sem algum tipo de sistema extra anti-roubo, e neste caso, um anti-roubo altamente visível pode ter alguns benefícios. Isto assumindo que uma óbvia e perceptível protecção anti-roubo irá deter um ladrão em potencial. O principal objectivo é que os ladrões pensem "Esquece" quando vêem um alarme ou tranca, porque roubar a mota vai levar mais tempo e ser mais problemático do que vale a pena.
Eu também gosto de usar o que poderíamos chamar de abordagem por vários níveis, ou seja, vários sistemas de prevenção de roubo - como uma combinação de uma boa tranca de disco (como o disco Xena Lock Alarm) e algo como o Grip Lock .
O Grip Lock deve ser um dos mais visíveis sistemas anti-roubo motocicleta do mercado, especialmente quando se utiliza o amarelo ou o rosa. Aparentemente, os fabricantes do Grip Lock compreendem a importância de um sistema anti-roubo ser altamente visível, porque o dispositivo é fabricado em algumas cores muito berrantes. Além do rosa e amarelo mostrado aqui, também está disponível em verde-limão, laranja, roxo e vermelho. Até existe negro, que serve o mesmo propósito, apesar de ser uma cor suave.
O Grip Lock é um bloqueio do acelerador ou uma tranca da manete de travão, dependendo de como é usado. Quando é utilizado fechado prende o acelerador, ou, em combinação com uma leve pressão na manete do travão da frente, pode prender ambos. Com a pressão no travão dianteiro funciona como um travão de estacionamento, impedindo a mota de deslizar numa inclinação, e isso também ajuda a impedir que alguém tente empurrar a moto apenas por vandalismo, ou numa tentativa de movê-la.
O Grip Lock é feito a partir de nylon reforçado com 30% de fibra de vidro e três barras de aço temperado moldadas no interior. Com certeza que não vai impedir um ladrão obstinado de roubar uma mota (mas o que poderá?) É supostamente muito difícil de cortar, mesmo com uma serra tico-tico, porque as inserções de aço temperado irão destruir a lâmina de serra. A empresa alega que se demora 3-4 minutos para atravessar cada inserção, destruindo três lâminas de serra tico-tico no processo. O sistema é muito fácil de usar. Tem a forma de uma garra dupla com dobradiça e pino. Vem com espaçadores de 3 tamanhos diferentes para se adaptar aos diâmetros do punho da motocicleta (27-42 mm) e a parte que se tranca sobre a manete do travão pode deslizar, permitindo encaixar uma variedade de comprimentos.
Foi experimentada na Ducati Rick GT1000 com os punhos de espuma espessa e manetes Pazzo Shorty. Conseguiu-se colocar não utilizando qualquer espaçador, o que permitiu fazer um diâmetro tão grande quanto possível para encaixar sobre os punhos de grande espessura. Foi ainda possível prender a manete na posição mais à frente que se encaixa perfeitamente (ver vídeo).
Há um pequeno problema quando se prende punhos espessos pois, sem a borracha dos espaçadores, as abas do Grip Lock cortaram a espuma macia da Ducati, mas este não será um problema com punhos "normais".
Grip Lock Motorcycle Throttle and Brake LockO encaixe da tranca é um pouco complicado de usar. Em principio terá de praticar um pouco até descobrir a melhor forma de o bloquear, porque o sistema não é semelhante às trancas mais comuns como a Xena Alarm Lock. O sistema trás duas chaves e um livro de instruções. Apesar de tudo é bastante intuitivo e após o treino inicial não será necessário mais nada para o aplicar.
O Grip Lock pesa 326 gramas e possui cerca de 15 cm de comprimento por 4,5 centímetros por 5 centímetros com o bloqueio na posição recuada. A chave pode ser colocada no anel da chave da motocicleta.
ConclusãoO Grip Lock é um dispositivo de fácil utilização, mostrando claramente que a mota possui protecção anti-roubo. Esperemos que isso sirva de dissuasor para os potenciais ladrões.
fonte: http://www.webbikeworld.com/r2/motorcycle-lock/grip-lock/