Autor Tópico: escapes  (Lida 7388 vezes)

terror da fonte da telha

  • Visitante
escapes
« em: 20 de Março de 2011, 20:05 »
Camaradas dos capacetes e duas rodas tenho uma questão para os mais entendidos que é a seguinte: Será que é uma mais valia um escape de rendimento na SCOOTER??, ou o que tenho visto por ai são só ponteiras??
Gostava de algum esclarecimento e se é benféfico ou não.
Obrigado abraço e cuidado comigo por ai.
Terror. _lool_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: escapes
« Responder #1 em: 20 de Março de 2011, 20:16 »

A minha opinião é muito simples: na minha mota só existirão escapes de origem. Não vou fazer alterações porque já sei, por experiência própria, que a complexidade da transmissão da scooter (CVT) pode ficar comprometida por se alterar o tipo de escape. O sistema motor+variador+embraiagem deve ser mantido num equilíbrio que, quanto a mim, só o escape de origem garante.
Quando se altera o escape tem-se uma grande probabilidade de ter que afinar embraiagem (roletes) e variador. Frequentemente essa afinação altera o ritmo de aceleração da mota.


Estou aterrorizado!! ;D


PS: vê lá se apareces...
« Última modificação: 20 de Março de 2011, 20:16 por Ferro »


Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: escapes
« Responder #2 em: 20 de Março de 2011, 22:30 »
A minha opinião é muito simples: na minha mota só existirão escapes de origem. Não vou fazer alterações porque já sei, por experiência própria, que a complexidade da transmissão da scooter (CVT) pode ficar comprometida por se alterar o tipo de escape. O sistema motor+variador+embraiagem deve ser mantido num equilíbrio que, quanto a mim, só o escape de origem garante.
Quando se altera o escape tem-se uma grande probabilidade de ter que afinar embraiagem (roletes) e variador. Frequentemente essa afinação altera o ritmo de aceleração da mota.


Estou aterrorizado!! ;D


PS: vê lá se apareces...

O companheiro Ferro tem razão, mas um escape que faça barulho tem a vantagem de afastar os enlatados (aterrorizar)... _rir_ ...conheço companheiros que circulam em zonas de muito transito e que afirmam que desde que instalaram o escape "de barulho" circulam mais rápidos. Se gosta, de aterrorizar... _rir_ ...deves mudar de escape... _rir_ ..se queres andar mais rápido... _rir_ ..deves mudar de scooter... _rir_ 
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: escapes
« Responder #3 em: 21 de Março de 2011, 14:27 »
 _palmas_ _palmas_
Excelentes respostas, concordo com os companheiros Ferro e Pardal
Quantas + modificações + complicações e convem lembrar que um modelo de série tem milhares de horas de I&D e testes até se chegar ao melhor compromisso do produto final e só com bastante investimento se conseguirá melhorar o que sai do stand.
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

terror da fonte da telha

  • Visitante
Re: escapes
« Responder #4 em: 23 de Março de 2011, 10:20 »
Muito agradecido pelos esclarecimentos, fiquei quase sem argumentos relativamente ás vossas respostas, especialmente a do Pardal ou seja se queres andar mais depressa muda de SCOOTER.
Palavras pra que?? _palmas_
Quanto ao companheiro Ferro ando em pulgas pra andar ai a chafurdar com o pessoal, mas os fins de semana que tenho folga não existem passeios.
Tenho azar até porque surgem sempre duvidas e ideias cada vez das poucas que me junto a vós expert´s do punho, do passeio e quem sabe até das soluções dos terroristas malucos que raspam espelhos na 2º circular.

jam

  • Visitante
Re: escapes
« Responder #5 em: 22 de Junho de 2011, 10:55 »
Tenho em casa 2 PCX, uma minha outra da minha mulher. A minha tem escape e variador J Costa.
O escape é completo, vem com colector e com supressor de ruído. Este supressor está em casa numa gaveta.
Não precisei de afinar nada na moto, foi instalar as duas coisas e mais nada.
Como alguém diz acima, é verdade que com o barulho do escape se anda mais facilmente na cidade. Os condutores dos carros facilitam mais e afastam-se, deixam-nos passar por se aperceberem que ali estamos. Quando ando (raramente) com a da minha mulher, tenho que andar com muito mais cuidado no meio dos carros, como não faz barulho os condutores muitas vezes não se apercebem que estamos mesmo ao lado.