Autor Tópico: [Downtown 125i]Preciso conselhos para Viagens muito curtas  (Lida 7574 vezes)

digital-jesus

  • Visitante
[Downtown 125i]Preciso conselhos para Viagens muito curtas
« em: 11 de Março de 2011, 16:55 »
Boas a todo(a)s _convivio_
Estando o meu trabalho a cerca de 3 km da minha casa, que conselhos me dão para funcionar correctamente com a maquina?
Aquecer até aparecer o 2º traço da temperatura, antes de arrancar? 10 minutos e gasosa _martelada_ Andar bem devagar até as 5000/6000? ai que pareço k vou de patins _martelada_ Dar uma volta maior? preciso de quase 5 km até aparecer ao 2º traço na temperatura.
Esperar 2 ou 3 minutos e arrancar normalmente sem puxar o motor além das 7000 é o k estou a fazer. Ajudem aí entao.
Obrigado desde já
« Última modificação: 11 de Março de 2011, 17:01 por digital-jesus »

Nuno Sampaio

  • Visitante
Re: [Downtown 125i]Preciso conselhos para Viagens muito curtas
« Responder #1 em: 11 de Março de 2011, 17:18 »
Oe meus procedimentos são:

- Tirar os cadeados da maxi
- Ligar de imediato o motor
- Arrumar o material a levar na maxi
- Colocar o capacete
- Luvas

E com tudo isto já a maxi aqueceu e na maioria das vezes acende logo o primeiro traço.
Depois, os primeiros  km nunca passo das 6000 rotações, e à medida que vou andando é sempre 6500/7000.

Agora, no teu caso, com 3km de caminho, talvez seja bom aquecer mais o motor e não "esticar" muito nas rotações, talvez 6000.
Mas isto sou eu, os experts que falem.

nneves2

  • Visitante
Re: [Downtown 125i]Preciso conselhos para Viagens muito curtas
« Responder #2 em: 11 de Março de 2011, 17:29 »
Oe meus procedimentos são:

- Tirar os cadeados da maxi
- Ligar de imediato o motor
- Arrumar o material a levar na maxi
- Colocar o capacete
- Luvas

E com tudo isto já a maxi aqueceu e na maioria das vezes acende logo o primeiro traço.
Depois, os primeiros  km nunca passo das 6000 rotações, e à medida que vou andando é sempre 6500/7000.

Agora, no teu caso, com 3km de caminho, talvez seja bom aquecer mais o motor e não "esticar" muito nas rotações, talvez 6000.
Mas isto sou eu, os experts que falem.

Ele em Porto Santo se for preciso até deixa a chave na mota e o capacete em cima do Banco logo não tem este castigo que nós temos por cá no continente.

Sinceramente, mete a trabalhar quando chegares à mota, e quando estiveres pronto, toca a andar.  Ai a temperatura também é amena. Basta ires nas calmas.

Não sei qual o teu trajecto em Porto Santo, mas e aquelas electricas que até podes usar na ciclovia?


digital-jesus

  • Visitante
Re: [Downtown 125i]Preciso conselhos para Viagens muito curtas
« Responder #3 em: 11 de Março de 2011, 18:43 »
Ele em Porto Santo se for preciso até deixa a chave na mota e o capacete em cima do Banco logo não tem este castigo que nós temos por cá no continente.

Sinceramente, mete a trabalhar quando chegares à mota, e quando estiveres pronto, toca a andar.  Ai a temperatura também é amena. Basta ires nas calmas.

Não sei qual o teu trajecto em Porto Santo, mas e aquelas electricas que até podes usar na ciclovia?


É sempre bom encontrar alguem que conheçe esta ilha  _convivio_ e é verdade isso das chaves e capacetes . às vezes quando a festa é maior até o carro fica aberto com carteira e tudo _vinho_. Quanto as electricas, ainda pensei nisso e se calhar daqui a 3 anos vou nessa , mas para já, gosto bastante de ouvir o barulho de um motor e porque tb me desloco algumas vezes á madeira e equil lá... upa upa.
Obrigado , penso k é assim mesmo que vou tratar a moto. As outras k tive nao tinham indicadores de temperatura para me atasanar o miolo, e não tiveram problemas. Vou fazer igual sim, tendo atençao a aquecer uns 5 minutos pela manha, não vá o diabo querer brincar..

Quando cá voltar, apite e tem moto para as voltas de certeza _convivio_ ok?
« Última modificação: 11 de Março de 2011, 18:44 por digital-jesus »

stilo

  • Visitante
Re: [Downtown 125i]Preciso conselhos para Viagens muito curtas
« Responder #4 em: 11 de Março de 2011, 19:27 »
se o meu trabalho fosse a 3km de casa eu ia a pé ou de bicicleta sempre ajudava a queimar o pneu _lol_
« Última modificação: 11 de Março de 2011, 19:28 por stilo »

digital-jesus

  • Visitante
Re: [Downtown 125i]Preciso conselhos para Viagens muito curtas
« Responder #5 em: 11 de Março de 2011, 19:40 »
se o meu trabalho fosse a 3km de casa eu ia a pé ou de bicicleta sempre ajudava a queimar o pneu _lol_

Sempre podes deixar a mota a 3 km de casa ;). Mas de bicla vou muitas vezes _pol_

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: [Downtown 125i]Preciso conselhos para Viagens muito curtas
« Responder #6 em: 11 de Março de 2011, 20:06 »
Boas!
Penso que não te deves preocupar muito com esse pormenor. A temperatura aí é sempre amena, se puseres a scooter a trabalhar e depois colocares o capacete, luvas e outras arrumações, já deu tempo suficiente para que o óleo esteja em circulação ou seja a lubrificar o motor. Arranca nas calmas e tudo será pacifico e a mecânica agradece.  _lool_
Pior estou eu, vivo na cidade mais alta e mais fria de Portugal, é essa mesma... a Guarda! ainda hoje armei-me em "forte" fui de scooter para o trabalho e ás 18:00h apanhei uma molha e frio que nem vos conto.
Quanto ao indicador de temperatura, por cá só acende quando chego ao batente ao fim de 5.0km se o tempo estiver ameno, senão, nem acende como foi hoje o caso. Desde que não arranques a frio a fundo não te preocupes... afinal o motor é um 125cc super rotativo que aquece quase instantaneamente.
Cumprimentos!

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [Downtown 125i]Preciso conselhos para Viagens muito curtas
« Responder #7 em: 14 de Maio de 2011, 15:41 »
Estas a fazer a coisa correcta, metes a pegar, metes capacete, luvinhas vês um rabo de saia e pimba ja passou 3 minutos, depois é arrancar sempre com cuidado nas rotações e acelarações repentinas. Abraço ;)
[/URL]

Fanning

  • Visitante
Re: [Downtown 125i]Preciso conselhos para Viagens muito curtas
« Responder #8 em: 14 de Maio de 2011, 16:34 »
Bem eu tenho a mesma montada e sao uns 4 kms até ao emprego, o problema é que puxo logo para subir a inclinação da garagem, depois tenho sempre de puzar até às 7000rpm porque tenho de subir ainda duas ruas que têm uma boa inclinação.
O que faço é ligar a mota, sentar me ver se não me esqueci de nada em casa _Rolley_ e só aí ponho o capacete, luvas e tá a andar!
Também aqui a temperatura é amena e não tenho tido grande problea. A vir do emprego como é sempre a descer não puxo quase nada _pol_
Abraço

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [Downtown 125i]Preciso conselhos para Viagens muito curtas
« Responder #9 em: 15 de Maio de 2011, 08:03 »
Os constantes arranques, com pouca km, afectam muito a durabilidade do motor. O desgaste feito ao motor no arranque e muito elevado,.
O oleo esta no carter, recoilhido, qundo fazemos o arranque da mota existem uns lilesimos de segundo em que o motor roda em seco, não totalmente em seco é obvio porque o motor esta sujo de oleo, mas roda sem a devida lubrificação. Quem faz trajectos curtos é aconselhavel usar um oleo mais fino e melhor qualidade, um bom sintetico por exemplo. Baixar de uma graduação de 15 w40 para uma 10 40 w ou 5 40w, aqui o oleo é mais fino a baixas temperaturas e como tal sendo mais fino e mais rapidamente impulsionado pela bomba de oleo e chega mais rapidamente aos locais necessarios.

Abraço

p.S - So por curiosidade o Castrol Magnetc foi criado a pensar nos arranquesd constantes, dizem eles que o oleo tem umas particulas quaisquer, que faz com que o oleo se agarre as paredes do motor, não conheço nenhum aversao do mesmo para motas, outra solução é um aditivo como o Slick 50, não sei se faz bem ou mal, é uma hipotese, eu pefiro MoS2.
[/URL]