Autor Tópico: Roletes  (Lida 44176 vezes)

LWillow

  • Visitante
Roletes
« em: 05 de Março de 2011, 18:12 »
Qual a verdadeira função e importância dos roletes para um bom desempenho da moto e quais as diferenças e impacto ao se usarem uns roletes menos pesados ou uns mais pesados ?
Obrigado.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Roletes
« Responder #1 em: 05 de Março de 2011, 22:58 »
O Variador e os seus componentes
A polia, chamada tecnicamente de Variador de velocidade ou, impropriamente, placa de tracção, é um componente importantíssimo da transmissão no motor do scooter.
Ele é colocado e fixado directamente no virabrequim, preso através de guias dentadas sendo fixado bem firme com a própria porca.
Praticamente, neste tipo de moto, funciona como um câmbio automático de automóvel.
Além de funcionar como câmbio automático deve ser visto como uma parte de altíssima precisão sendo fabricado com materiais especiais de liga leve com silício. As partes que estão em contacto com outras, são tratadas com uma tempera de nikasil, além de funcionar como contrapeso calibrado do eixo principal do virabrequim. Um mínimo de desequilíbrio e os outros componentes mecânicos (rolamentos,virabrequim,biela, etc.) serão prejudicados, acabando com a vida útil de todo o motor.
Por isso, cada polia é balanceada, embuchada com bronzina e tem o distanciamento do pino rectificado e tratado com cromo, para evitar o mínimo atrito. Por essa razão, cada polia é projectada por engenheiros, utilizando-se instrumentos e maquinas electrónicas de precisão computorizada. Os materiais usados devem ser de primeira qualidade e devem resistir aos esforços e temperaturas elevadíssimas durante o funcionamento. é preciso entender que os materiais usados não são absolutamente feitos com alumínio comum e, tampouco, fabricados em casa, ou em qualquer oficina ou tornearia, sem um projecto específico e critérios técnicos. O equilíbrio obtido é o resultado de exaustivos testes de giros executados entre 100 e 10.000 giros por minuto e, no caso dos tipos, racing, até 16/18000 giros p/min!
A maioria dos variadores trabalha a seco. Outros tipos mais antigos, com uma graxa especial.

Mais pesados, menos acelaração, mais velocidade de ponta. P.S- se optares por uns demasiado pesados até podes perder velocidade de ponta, pois o motor nao tem potencia suficiente para chegar a certa rotação.

Mais leves o efeito e contrario.

Abraço _vinho_
[/URL]

LWillow

  • Visitante
Re: Roletes
« Responder #2 em: 05 de Março de 2011, 23:19 »
......................
Mais pesados, menos acelaração, mais velocidade de ponta. P.S- se optares por uns demasiado pesados até podes perder velocidade de ponta, pois o motor nao tem potencia suficiente para chegar a certa rotação.

Mais leves o efeito e contrario.

Abraço _vinho_

OK !  _convivio_
Roletes mais leves implicam mais rápida resposta do motor a acelerar  mas alguma perda de 'velocidade de ponta' mas , em relação à "força" do motor ? Implica também perda de 'perfomance'  (por ex. em subidas) ??
Cumps,
LS

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Roletes
« Responder #3 em: 28 de Março de 2011, 23:25 »
OK !  _convivio_
Roletes mais leves implicam mais rápida resposta do motor a acelerar  mas alguma perda de 'velocidade de ponta' mas , em relação à "força" do motor ? Implica também perda de 'perfomance'  (por ex. em subidas) ??
Cumps,
LS


Os roletes não mexem na potência do motor, mexem sim na forma como a potência do motor e transmitida a roda!
Pensa numa bicicleta e nas mudanças da mesma, a tua força e a mesma mas dependendo da mudança escolhida, pode ou nao influenciar a forma como consegues subir...

Ou seja se meteres uns roletes muito mais pesados do que os originais, podes ter um decrescimo de velocidade nas subidas. Aconselho a brincares com +1 g - 1 g. Isto porque o sistema que tens ja foi pensado em rotação/Velocidade/binário do motor.

Imagina um Citroen saxo com a caixa de um porche, acho que não conseguia passar da 3 não tinha força para desenvolver a 4, topas? _Rolley_

Abraço
[/URL]

LWillow

  • Visitante
Re: Roletes
« Responder #4 em: 04 de Abril de 2011, 21:35 »
Os roletes não mexem na potência do motor, mexem sim na forma como a potência do motor e transmitida a roda!
Pensa numa bicicleta e nas mudanças da mesma, a tua força e a mesma mas dependendo da mudança escolhida, pode ou nao influenciar a forma como consegues subir...

Ou seja se meteres uns roletes muito mais pesados do que os originais, podes ter um decrescimo de velocidade nas subidas. Aconselho a brincares com +1 g - 1 g. Isto porque o sistema que tens ja foi pensado em rotação/Velocidade/binário do motor.

Imagina um Citroen saxo com a caixa de um porche, acho que não conseguia passar da 3 não tinha força para desenvolver a 4, topas? _Rolley_

Abraço

Obrigado pela atenção nunompires !  _convivio_

Não sei qual é o peso dos roletes de origem (que ainda os tenho guardados em bom estado) mas o que fiz foi comprar no EBay 2 conjuntos de roletes para a X9 , uns de 18, 5 gramas e uns outros de 23 gramas . Experimentei e testei ambos acabando por deixar instalados os mais pesados (23 gramas) pois com os mais leves a mota 'não desenvolvia' , isto é, arrancava um pouco mais rápido mas depois era muito lenta a transição para velocidades mais acima . Com os roletes de 23 gramas o arranque é menos dinâmico  mas o motor reage  bem e 'dispara' com facilidade entre as velocidades dos 50 aos 95 kms, tendo atingido a velocidade máxima de 125 kms em recta (embora, com outro condutor, a mota tivesse ainda mais para dar pois ainda havia um niquinho de punho para 'espremer') .

O meu grande 'calcanhar de Aquiles' são as curvas e se já as temia quando agora (30 anos depois) recomecei a andar em 2 rodas ( fiquei com 'medalhas' no esqueleto de quedas dadas a curvar quando tinha 20 anos) logo passados 2 meses de ter a X9 voltei a ir ao tapete ao tentar curvar um pouco mais inclinado ( com a agravante de ter apanhado o alcatrão molhado e com lama ), por isso é agora quase 'ridícula' a minha prestação a curvar (nas curvas mais apertadas , claro) . Vamos lá a ver se o projecto se concretiza e se esta minha X9 vai conseguir desempenhar a sua missão de 'personal trainer' pois tenho em mira adquirir uma maxiscooter um pouco mais potente para então olhar a aquisição numa perspectiva  de longo prazo' .
'a ver vamos ...'

Um abraço !
Luis Salgueiro

pmfrodrigues

  • Visitante
Re: Roletes
« Responder #5 em: 07 de Abril de 2011, 22:17 »
Tenho uma MAG 125cc e estava com vontade de experimentar um Variador J.Costa.
Alguém já experimentou?
Qual o resultado?

A minha maior duvida em relação a esta experiência é que estamos a falar de +/-200€ porque em relação à qualidade dos variadores, do que estive a ver, é do melhor.

A minha mota está equipada com 6 roletes de 13g de origem, os quais eu já troquei por uns de 14g ficou melhor em tudo,  entre os 30Km/h e os 80m/h responde rápida e suave, para deslocações dentro da cidade e no meio do transito está muito boa, a velocidade de ponta da estrada passou para 110Km/h com facilidade e suave mas nas grandes subidas que vai perdendo velocidade coisa que não se notava tanto com os roletes de 13g. Eu faço muitas vezes o caminho de Setúbal para Azeitão onde apanho um bom bocado de serra e ai gostava que andasse mais um bocadinho.

Com os roletes de 14g o consumo também baixou um pouco, não sei bem ao certo quanto, a gasolina está tão cara que o melhor é nem fazer contas.

O variador da J.costa que estive a ver é de 8 roletes com 13g.

Um Abraço
Miguel

Offline eduardomeneses

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2011
  • Mensagens: 64
  • Localidade: Abrantes
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750
Re: Roletes
« Responder #6 em: 10 de Abril de 2011, 00:25 »
Boas
Comprei uma sym gts 125 a um particular: Tem uns roletes dr. pulley de 10g (quais são os de origem?) e um escape especial.
No arranque tem mais força mas demora mais tempo a atingir velocidade de ponta, dá 110Kms/h. Uma vez ia na auto-estrada e passei ligeiramente desta velocidade e pareceu-me que o motor começou a "cortar", dar rateres. Será que tem algum sistema que corta as rotações do motor?
Tinha uma sym joyride e dava mais velocidade que esta. Seria do peso?
Qual a melhor alteração que se pode fazer para ter mais velocidade novamente? Mudar para os de origem?
É possível fazer este trabalho em casa e é preciso alguma ferramenta especial?
É que já vi um vídeo a mudar isto e não me pareceu nada de difícil.
Agradecia uma resposta. Obrigado

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Roletes
« Responder #7 em: 12 de Abril de 2011, 16:27 »
Boas
Comprei uma sym gts 125 a um particular: Tem uns roletes dr. pulley de 10g (quais são os de origem?) e um escape especial.
No arranque tem mais força mas demora mais tempo a atingir velocidade de ponta, dá 110Kms/h. Uma vez ia na auto-estrada e passei ligeiramente desta velocidade e pareceu-me que o motor começou a "cortar", dar rateres. Será que tem algum sistema que corta as rotações do motor?
Tinha uma sym joyride e dava mais velocidade que esta. Seria do peso?
Qual a melhor alteração que se pode fazer para ter mais velocidade novamente? Mudar para os de origem?
É possível fazer este trabalho em casa e é preciso alguma ferramenta especial?
É que já vi um vídeo a mudar isto e não me pareceu nada de difícil.
Agradecia uma resposta. Obrigado

Senão me engano os de origem são 11 gramas. 8)
Podes fazer em casa, mas precisas de uma de duas ferramentas!
Um alicate especial, não sei o nome mais comprei que prende o variador, e tambem da para prender a embraigem, (barato, cerca de 30 aerios) ou pistola de impacto.
Com os roletes de origem como tem mais gramagem, a mota vai-te dar mais de ponta, mas também tens roletes de 11 gramas dr. pulley para essa mota.

Abraço
[/URL]

Offline eduardomeneses

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2011
  • Mensagens: 64
  • Localidade: Abrantes
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750
Re: Roletes
« Responder #8 em: 20 de Abril de 2011, 14:26 »
E quanto aos roletes J. Costa. Contactei-os e aconselharam-me o variador + roletes da ref. JC662FS.
WWW.JCostaCompetition.com
Isto para a SYM GTS 125.
Obrigado

jam

  • Visitante
Re: Roletes
« Responder #9 em: 22 de Junho de 2011, 21:35 »
Tenho na PCX o J Costa instalado, ficou mais rápida e agora dá 120 Km/h

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Roletes
« Responder #10 em: 25 de Junho de 2011, 19:07 »
E quanto aos roletes J. Costa. Contactei-os e aconselharam-me o variador + roletes da ref. JC662FS.
WWW.JCostaCompetition.com
Isto para a SYM GTS 125.
Obrigado

Eduardo estamos a falar de roletes e não de variadores,. O variador JCosta funciona d emaneira diferente de uma variador tradicional. Leva pesos e não roletes.
Abraço ;)
[/URL]

Joaocruz

  • Visitante
Re: Roletes
« Responder #11 em: 26 de Junho de 2011, 00:26 »
Boas Nunompires,
Tu sabes muito de mecânicca e já nos tens passado muita da informação em varias respostas.

Segundo percebi pela tua explicação ao alterar o peso dos roletes usados, também vamos alterar o "balanço" do corpo virabrequim(isto é uma palavra brasileira, não é? O que significa em Português? Cambota?)-corpo dos roletes, é isso? Dai que não seja conviniente mudar muito mais do que 1 g entre o peso de origem e o que queremos mudar. Ao efectar uma alteração de mais de 1 g/rolete, a parte da biela/piston pode ficar "descompensada/descalibrada"? A scooter vai vibrar mais por ter essa descompensação? Ou percebi tudo mal?
Este sistema (de variador contínuo) é muito mais simples e barato do que as caixas de dupla embraiagem dos carros, correcto? Vai ser dificil aplicar essa tecnologia ás scooters brevemente, não?
E já agora, depois do movimento se transmitir da biela/cambota para o variador, onde é que entra a embraiagem nisto tudo? É entre a cambota/prato do motor e variador como costuma ser nos carros?
Obrigado por toda a ajuda,
JPC
 

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Roletes
« Responder #12 em: 05 de Julho de 2011, 17:23 »
Comportamento de um sistema CVT.

Presumo que percebas um pouco de espanhol.

http://www.mecanicavirtual.org/caja-cambios9.htm

O sistema perde bastante energia, com um defice de 30 %, eu presumo que a evolução seja algo parecido com a Honda VFR 1200, ou a Honda DN1.

Quando falas de dupla embraiagem, referes-te a multidisco, certo?
Multidisco é mais fiável, é utilizado quando se quer poupar espaço, e para maiores entregas de potencia/Binário. (também mais caro)
Aqui o sistema de embraiagem é uma coisa simples que funciona através de força centrifuga, possui umas molas, que aguentam certos kg de força. Com a rotação as molas (mais rotação mais força centrifuga) acabam por ceder, os calços abrem-se entaõ e começam  a raspar na camponola, fazendo atrito até que a param e da-se o movimento da roda.
O sistema faz parecer o sistema de travagem antigo de calço de travão (tambor), mas que funciona através de força centrifuga.
A embraiagem encontra-se após o variador, e quem lhe da movimento é a correia de transmissão, que roda devido ao variador. Prato do motor, disco de embraiagem são termos utilizados só para as embraiagens
 convencionais.

Em relação a Gramagem dos pesos, num caso extremo o que pode acontecer é não conseguires arrancar com a mota. Aconteceria algo parecido como tentares arrancar com uma 5 engatada num carro.
Isto penso eu de que que nunca meti mais do que 1 gr.
O que disse em cima é que as polias, onde a correia trabalha deve estar balanceada, sem empenos, senão vai provocar desequilíbrios de massas que provocam vibrações que se transmitem ao resto dos componentes do motor, provocando o seu desgaste prematuro.
Imagina uma roda descalibrada, que acontece aos rolamentos, direcção do carro? Toda a vibração que sentes no volante se transmite aos outros orgãos mecânicos do carro, (direcção e transmissão) e isso provoca um desgaste prematuro dos orgãos mecânicos. 


Abraço





« Última modificação: 05 de Julho de 2011, 17:38 por nunompires »
[/URL]

halo

  • Visitante
Re: Roletes
« Responder #13 em: 07 de Julho de 2011, 16:20 »

Eduardo estamos a falar de roletes e não de variadores,. O variador JCosta funciona d emaneira diferente de uma variador tradicional. Leva pesos e não roletes.
Abraço ;)
[/quote]

Boas podes me dizer qual e a melhor opçao pesos ou roletos ???
para eu saber se vale a pena comprar o variador jcosta para  a minha kymco

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Roletes
« Responder #14 em: 07 de Julho de 2011, 22:55 »
Eduardo estamos a falar de roletes e não de variadores,. O variador JCosta funciona d emaneira diferente de uma variador tradicional. Leva pesos e não roletes.
Abraço ;)


Boas podes me dizer qual e a melhor opçao pesos ou roletos ???
para eu saber se vale a pena comprar o variador jcosta para  a minha kymco

Num teste a pouco tempo feito, entre diferentes tipos de variadores o que ganhou foi o variador da Malanossi.
Neles estavam incluidos o variador Jcosta.
Mas como os testes, valem o que valem e as vezes os patrocinios é o que conta mais na avalição. Devo dizer-te que nada melhor que perguntar a quem já fez essa alteração se o dinheiro vale a pena.
Temos companheiros que já meteram Jcosta nas suas Maxis e pelo que tenho lido, as opiniões são positivas.
Mas nada melhor que ires ao Topico da Kymco e mandares uma p.m a um companheiro que já tenha feito essa alteração.

Abraço
[/URL]

pjvreis

  • Visitante
Re: Roletes
« Responder #15 em: 25 de Novembro de 2012, 16:27 »
Excelente explicação...tinha percebido a relação peso de roletes vs arranque/velocidade de ponta mas não sabia porquê!
Agora fiquei esclarecido  _palmas_
Já agora...roletes é Dr.Pulley  scooter_

LuisRibeiro

  • Visitante
Re: Roletes
« Responder #16 em: 21 de Julho de 2016, 09:00 »
Bom dia pessoal  8)

e em relação ao consumo? roletes mais pesados, mais ou menos consumo?

Obrigado   _pt_ _fcp_

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Roletes
« Responder #17 em: 31 de Outubro de 2016, 22:39 »
Está na hora de mudar de roletes, os OEM são escandalosamente caros
https://www.motorcyclespareparts.eu/suzuki-parts/scooters/an400aza-burgman-2014/transmission-1-630600.aspx
Quase 10 euros por rolete (e são oito 26x13, 21 gramas). Devem ser banhados a ouro... esta gente não tem o sentido do ridículo.

Vi estes em diversos sítios da "net, da Bando: http://www.acessmotos.com/app/consultar.php?id=997
Estou a pensar experimentar 26x13, 18 gramas.

A Bando é uma marca japonesa mais conhecida entre nós pelas correias.
Alguma experiência por aqui com esta marca no que toca a roletes?
« Última modificação: 31 de Outubro de 2016, 22:40 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Roletes
« Responder #18 em: 01 de Novembro de 2016, 15:33 »

Existe sempre a hipotese de ver os roletes do Dr. Pulley com a mesma gramagem.
Fama não lhes falta e o preço não é escandaloso.
Possivelmente com algumas vantagens em performance ou consumos.

http://drpulley.shopnix.de/product_info.php?products_id=503
Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Roletes
« Responder #19 em: 02 de Novembro de 2016, 09:48 »
Existe sempre a hipotese de ver os roletes do Dr. Pulley com a mesma gramagem.
Fama não lhes falta e o preço não é escandaloso.
Possivelmente com algumas vantagens em performance ou consumos.

http://drpulley.shopnix.de/product_info.php?products_id=503

Obrigado pela resposta, JetSetWilly.

A hipótese Dr. Pulley foi a primeira considerada por mim depois de pesquisar nos sítios de "Burgmans". No "Burgman USA", por exemplo, é possível ler experiências com as diversas gramagens e há muito boas críticas em relação aos de 18 gramas .
Já agora, para quem não sabe, a gramagem original da Suzuki Burgman 400 é 21 gramas. Sendo assim, 18 gramas fica dentro daquela tolerância de 10 a 15% sugerida pelo site Dr. Pulley.

Inscrevi-me no site para poder encomendar os tais roletes 26X13 -18 gr e os "sliders" Dr. Pulley. Mas quando formalizei a encomenda reparei que a gramagem de 18 está esgotada, pelo que me apercebo há muito tempo.
Perante isto, uma vez que estou a precisar de substituir os roletes, tive de procurar alternativa. Os Bando pareceram-me uma alternativa viável.
Sendo que a gramagem será a mesma, sempre dá para testar este peso.

Na alternativa Bando, ao contrário dos Pulley em que se recomenda expressamente a não-lubrificação, haverá que besuntá-los com massa lubrificante própria Editado: Evitar a massa de lítio pois esta reage com alguns plásticos.

Nos sítios mais "respeitáveis" aconselha-se a fazer a limpeza frequente dos roletes. No meu caso, aproveito as mudanças de óleo de 6000 em 6000 mil.
Tirando os Pulley, não me lembro agora de outros que não tenham lubrificação.
De qualquer forma, aconselho os companheiros/as a perguntarem nas oficinas que massa utilizam na lubrificação dos roletes...
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2023, 12:42 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline sapina

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 100
  • Localidade: Cabrela - Sintra
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 ZA(ABS)
Re: Roletes
« Responder #20 em: 02 de Novembro de 2016, 10:37 »
Boas!

Já usei os roletes Dr. Pulley de 18 gramas na minha Burgam 400, não gostei, não ganhei velocidade para a mesma rotação, sendo que esse era o meu objetivo principal.

Comprei os de 20 gramas, e com estes sim, ganhei mais velocidade para a mesma rotação, a minha experiência com os roletes de 20 gramas já tem mais de 50.000km.

Na nova Burgman também já tenho os roletes Dr. Pulley de 20 gramas montados.

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Roletes
« Responder #21 em: 02 de Novembro de 2016, 14:50 »
Boas!

Já usei os roletes Dr. Pulley de 18 gramas na minha Burgam 400, não gostei, não ganhei velocidade para a mesma rotação, sendo que esse era o meu objetivo principal.

Comprei os de 20 gramas, e com estes sim, ganhei mais velocidade para a mesma rotação, a minha experiência com os roletes de 20 gramas já tem mais de 50.000km.

Na nova Burgman também já tenho os roletes Dr. Pulley de 20 gramas montados.


Boas, Sapina.

Segundo o que li, e da minha própria experiência, e de uma forma sucinta:
A colocação de roletes mais leves leva a uma resposta mais rápida do motor, a uma subida mais rápida de regime. Isso consegue-se à custa de maior rotação nas velocidades mais baixas (uma opção para quem ser mais rápido na saída dos semáforos e ultrapassar a velocidades "mais ou  menos legais" nas estradas nacional). A consequência é a perda de alguma velocidade de ponta;
Para quem quer maior velocidade de ponta, a escolha de roletes mais pesados que os de origem podem trazer um picozinho de km por hora.
Como "não há almoços grátis", a rotação superior do motor, com pesos mais leves, terá consequências no consumo.
Não tenho dados para o uso de gramagem maior que a de origem, mas suponho que ao levar-se a máquina a velocidades mais elevadas, mesmo que o regime seja menor que o de origem (menos rotações) também terá peso na factura da bomba de gasolina...

No caso concreto, a Burgman, não me interessa que ela tenha uma velocidade de ponta maior do que tem, para mim chega. Se quisesse andar a fazer velocidades de cruzeiro de 160 tinha comprado outra mota e havia-as mais baratas e tão "japonesas" como a Burgman. Se calhar, também teria de arranjar outra pendura... ambas as coisas não estão pelos meus ajustes.

Sapina, essa gramagem de 20 atenua aquele efeito das malfadadas 3000 rotações?*
Eu sei que isso também é consequência dos circuitos que se faz (pára-arranca, acelerações, etc).
Esta pergunta sobre os roletes vem a propósito de ultimamente me ter vindo a "municiar" com ferramentas para ser eu próprio a fazer a manutenção básica e programada da mota.

*[Nota: refiro-me às vibrações que tornaram "famosa" a Burgman 400 desde a introdução da injecção no modelo. Algo que outras marcas também tiveram/têm nas scooters mais pesadas com este tipo de variador/embraiagem. Houve marcas que foram tirando os modelos de circulação, outras reformularam os modelos colocando gramagens mais leves e "desportivas"]
« Última modificação: 02 de Novembro de 2016, 15:12 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline sapina

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 100
  • Localidade: Cabrela - Sintra
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 ZA(ABS)
Re: Roletes
« Responder #22 em: 02 de Novembro de 2016, 16:04 »
Eu quando disse que consegui aumentar a velocidade para a mesma rotação não me estava a referir à velocidade de ponta, longe disso.

Vou-te dar 2 exemplos:
- 5.000rpm -> originais = 80km/h; Dr. Pulley (20 gramas) = 100 km/h
- 6.000rpm -> originais = 110km/h; Dr. Pulley (20 gramas) = 130 km/h

A embraiagem desta Burgman é diferente da embraiagem da outra Burgman, ou seja, esta tem 5 calços e a outra tinha 3 calços, esta foi a alteração que a Suzuki fez para corrigir a tão famosa vibração do modelo AN400 K7, K8 e talvez K9.

Com os roletes Dr. Pulley montados nunca mais senti qualquer vibração, desapareceu por completo, mas, na outra Burgman que tive ainda fiz outra alteração, alterei a entrada de ar para a transmissão, em vez de entrar por trás passou a entrar pela frente e assim passou a ter um maior arrefecimento.

Nesta Burgman não precisei fazer nada disso porque já vem assim de origem.

LuisRibeiro

  • Visitante
Re: Roletes
« Responder #23 em: 02 de Novembro de 2016, 16:20 »
Alguém sabe as gramas corretas dos roletes de origem da mp3 400 LT?
Pretendo alterar para uns dr. Pulley para a próxima revisão, dou preferência a um bom arranque...
Agora não sei quais os roletes ideais!!  _pensador_

 scooter_  _fcp_

Offline sapina

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 100
  • Localidade: Cabrela - Sintra
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 400 ZA(ABS)
Re: Roletes
« Responder #24 em: 02 de Novembro de 2016, 16:27 »
Alguém sabe as gramas corretas dos roletes de origem da mp3 400 LT?
Pretendo alterar para uns dr. Pulley para a próxima revisão, dou preferência a um bom arranque...
Agora não sei quais os roletes ideais!!  _pensador_

 scooter_  _fcp_

Companheiro, 5 segundos de pesquisa na NET:
http://modernvespa.com/forum/wiki-standard-roller-weights
http://beedspeed.com/html-pages/variator-roller-weights-chart.htm