Geral > Mecânica

Roletes

(1/6) > >>

LWillow:
Qual a verdadeira função e importância dos roletes para um bom desempenho da moto e quais as diferenças e impacto ao se usarem uns roletes menos pesados ou uns mais pesados ?
Obrigado.

nunompires:
O Variador e os seus componentes
A polia, chamada tecnicamente de Variador de velocidade ou, impropriamente, placa de tracção, é um componente importantíssimo da transmissão no motor do scooter.
Ele é colocado e fixado directamente no virabrequim, preso através de guias dentadas sendo fixado bem firme com a própria porca.
Praticamente, neste tipo de moto, funciona como um câmbio automático de automóvel.
Além de funcionar como câmbio automático deve ser visto como uma parte de altíssima precisão sendo fabricado com materiais especiais de liga leve com silício. As partes que estão em contacto com outras, são tratadas com uma tempera de nikasil, além de funcionar como contrapeso calibrado do eixo principal do virabrequim. Um mínimo de desequilíbrio e os outros componentes mecânicos (rolamentos,virabrequim,biela, etc.) serão prejudicados, acabando com a vida útil de todo o motor.
Por isso, cada polia é balanceada, embuchada com bronzina e tem o distanciamento do pino rectificado e tratado com cromo, para evitar o mínimo atrito. Por essa razão, cada polia é projectada por engenheiros, utilizando-se instrumentos e maquinas electrónicas de precisão computorizada. Os materiais usados devem ser de primeira qualidade e devem resistir aos esforços e temperaturas elevadíssimas durante o funcionamento. é preciso entender que os materiais usados não são absolutamente feitos com alumínio comum e, tampouco, fabricados em casa, ou em qualquer oficina ou tornearia, sem um projecto específico e critérios técnicos. O equilíbrio obtido é o resultado de exaustivos testes de giros executados entre 100 e 10.000 giros por minuto e, no caso dos tipos, racing, até 16/18000 giros p/min!
A maioria dos variadores trabalha a seco. Outros tipos mais antigos, com uma graxa especial.

Mais pesados, menos acelaração, mais velocidade de ponta. P.S- se optares por uns demasiado pesados até podes perder velocidade de ponta, pois o motor nao tem potencia suficiente para chegar a certa rotação.

Mais leves o efeito e contrario.

Abraço _vinho_

LWillow:

--- Citação de: nunompires em 05 de Março de 2011, 22:58 ---......................
Mais pesados, menos acelaração, mais velocidade de ponta. P.S- se optares por uns demasiado pesados até podes perder velocidade de ponta, pois o motor nao tem potencia suficiente para chegar a certa rotação.

Mais leves o efeito e contrario.

Abraço _vinho_

--- Fim de Citação ---

OK !  _convivio_
Roletes mais leves implicam mais rápida resposta do motor a acelerar  mas alguma perda de 'velocidade de ponta' mas , em relação à "força" do motor ? Implica também perda de 'perfomance'  (por ex. em subidas) ??
Cumps,
LS

nunompires:

--- Citação de: LWillow em 05 de Março de 2011, 23:19 ---OK !  _convivio_
Roletes mais leves implicam mais rápida resposta do motor a acelerar  mas alguma perda de 'velocidade de ponta' mas , em relação à "força" do motor ? Implica também perda de 'perfomance'  (por ex. em subidas) ??
Cumps,
LS

--- Fim de Citação ---

Os roletes não mexem na potência do motor, mexem sim na forma como a potência do motor e transmitida a roda!
Pensa numa bicicleta e nas mudanças da mesma, a tua força e a mesma mas dependendo da mudança escolhida, pode ou nao influenciar a forma como consegues subir...

Ou seja se meteres uns roletes muito mais pesados do que os originais, podes ter um decrescimo de velocidade nas subidas. Aconselho a brincares com +1 g - 1 g. Isto porque o sistema que tens ja foi pensado em rotação/Velocidade/binário do motor.

Imagina um Citroen saxo com a caixa de um porche, acho que não conseguia passar da 3 não tinha força para desenvolver a 4, topas? _Rolley_

Abraço

LWillow:

--- Citação de: nunompires em 28 de Março de 2011, 23:25 ---Os roletes não mexem na potência do motor, mexem sim na forma como a potência do motor e transmitida a roda!
Pensa numa bicicleta e nas mudanças da mesma, a tua força e a mesma mas dependendo da mudança escolhida, pode ou nao influenciar a forma como consegues subir...

Ou seja se meteres uns roletes muito mais pesados do que os originais, podes ter um decrescimo de velocidade nas subidas. Aconselho a brincares com +1 g - 1 g. Isto porque o sistema que tens ja foi pensado em rotação/Velocidade/binário do motor.

Imagina um Citroen saxo com a caixa de um porche, acho que não conseguia passar da 3 não tinha força para desenvolver a 4, topas? _Rolley_

Abraço

--- Fim de Citação ---

Obrigado pela atenção nunompires !  _convivio_

Não sei qual é o peso dos roletes de origem (que ainda os tenho guardados em bom estado) mas o que fiz foi comprar no EBay 2 conjuntos de roletes para a X9 , uns de 18, 5 gramas e uns outros de 23 gramas . Experimentei e testei ambos acabando por deixar instalados os mais pesados (23 gramas) pois com os mais leves a mota 'não desenvolvia' , isto é, arrancava um pouco mais rápido mas depois era muito lenta a transição para velocidades mais acima . Com os roletes de 23 gramas o arranque é menos dinâmico  mas o motor reage  bem e 'dispara' com facilidade entre as velocidades dos 50 aos 95 kms, tendo atingido a velocidade máxima de 125 kms em recta (embora, com outro condutor, a mota tivesse ainda mais para dar pois ainda havia um niquinho de punho para 'espremer') .

O meu grande 'calcanhar de Aquiles' são as curvas e se já as temia quando agora (30 anos depois) recomecei a andar em 2 rodas ( fiquei com 'medalhas' no esqueleto de quedas dadas a curvar quando tinha 20 anos) logo passados 2 meses de ter a X9 voltei a ir ao tapete ao tentar curvar um pouco mais inclinado ( com a agravante de ter apanhado o alcatrão molhado e com lama ), por isso é agora quase 'ridícula' a minha prestação a curvar (nas curvas mais apertadas , claro) . Vamos lá a ver se o projecto se concretiza e se esta minha X9 vai conseguir desempenhar a sua missão de 'personal trainer' pois tenho em mira adquirir uma maxiscooter um pouco mais potente para então olhar a aquisição numa perspectiva  de longo prazo' .
'a ver vamos ...'

Um abraço !
Luis Salgueiro

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa