ora bem para quem gosta de saber um pouco sobre o bichinho que tem aqui esta este topico que eu crei noutro forum e agora partilho convosco...
boas como ja alguns me tinham perguntado e ja reperei que nao se fala muito deste aqui no forum , aqui fica entao uma das maneiras de fazer a revisao á embreagem e ao torque drive...
ja muitos devem ter reparado que por veses estamos parados num sinal vermelho por exemplo e quando vamos arrancar a mota parece que o faz aos suloços, muitos desses suloços deve-se á falta de lubrificaçao da embreagem e do torquer drive... para que isso nao vos aconteca aqui fica umas dicas..
depois de retirar a tampa do motor"ou do variador como lhe queiram chamar"
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comecem por desapertar a porca da campanola da embreagem
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eu desaperto com a pistola electrica" assim nao tenho de segurar a campanola, caso nao tenham maquina tentem seguram a canponola com uma cinta/cinto/ ou com a chave propria..."coloco logo que possivel a chave que fiz.."
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ja com a ambreagem em cima da bancada, começem por desapertar a porca central da embreagem.." ATENÇAO NAO RETIREM A PORCA TODA ASSIM SEM MAIS NEM MENOS PERIGO DE LESOES GRAVES"
eu costumo utilizar o torno para esta operaçao ou entao meto os pes em cima das maxilas da embreagem "com a embreagem no chao "depois entao retiro a porca por completo.
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depois de retirar as maxilas e a mola, retirem a peça em ferro com a mao ou para quem ja tem alguma experinecia com a ponta de uma chave de fendas mas sem carregar muito para dentro pois podem cortar os oring´s...
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retirem os 3 picoletes do torque drive... com uma alicate de pontas ..
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depois de retirarem os picoletes podem puxar a peça para cima" atençao para nao darem cabo do retentor"
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depois limpem a peça de perferencia com um pano macio
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na parte de traz da campanola existe uns rolamentos um deles uma grade de agulhas que devem limpar e voltar a lubrificar com uma massa concistente resistente a alta temperatura e rotaçao, eu em geral utilizo da malossi:
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270114.jpg&hash=863ca00c40bc51bac7d2f8ebb8b4e288b5aa2047)
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi2.ebayimg.com%2F01%2Fi%2F000%2Fcb%2F9e%2Fa576_1.JPG&hash=6d3e88d8d365985fe0bf388cf34d8ce37407599c)
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270115.jpg&hash=711796901df937e31fc5168ab7aa6a5dedfb8831)
limpem o que esta a mais...
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270116.jpg&hash=35b13c5f58f9a87f84c649d69534c3a94beb9ef1)
limpem agora a massa concistente no interior do torque drive...
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270117.jpg&hash=fd9cc59658d7578925fff9bb71ed38a3733510da)
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270017.jpg&hash=87e704191e36b42b127f34a2f8ccb5c0c1235b96)
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270118.jpg&hash=badfe0d788e5dce9e298e59f388842a861c638ee)
lubrifiquem agora a peça:
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270119.jpg&hash=d33b9bca5d5a3ccbfc78dc92b344803df40fe468)
voltem a colocar as peças e limpem a massa que esta a mais ..
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270120.jpg&hash=d3b02f464ee61d3d29402c755a893755e8d3d7a7)
agora encham os rasgos do torque drive com massa como esta na foto..
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270121.jpg&hash=52fd806b38cb1b952966479d3632675ef2781f04)
voltem a colocar nos rasgos e sem mexer muito para a massa nao sair os picoletes...
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270122.jpg&hash=d6950b670af1413c8558e7ddac7089bc69b129ca)
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270123.jpg&hash=7bd28c5731c9cdf4baf73f87a6b999e8a8bae252)
agora é só montar a mola e a embreagem , mas antes nao se esqueçam de desengordurar com diluente ou aquele liquido de limpesa de discos, na zona onde vai foncionar a correia..
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depois de apontarem a porca coloquem um pouco cerca de 2 gotas de loctitte verde"fixa pernos"
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e aqui fica a revisao á embreagem e ao torque drive..
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi77.servimg.com%2Fu%2Ff77%2F11%2F77%2F85%2F77%2Fpc270018.jpg&hash=23009780cdebe23f5b367714834a724d40d859f0)
** nos calços costumo passar um pouco de lixa fina e depois diluente para desengurdurar mas isto só de 20 em 20 mil km+ - se nao a embreagem nao chega a durar um ano..
lol