ora bem para quem gosta de saber um pouco sobre o bichinho que tem aqui esta este topico que eu crei noutro forum e agora partilho convosco...
boas como ja alguns me tinham perguntado e ja reperei que nao se fala muito deste aqui no forum , aqui fica entao uma das maneiras de fazer a revisao á embreagem e ao torque drive...
ja muitos devem ter reparado que por veses estamos parados num sinal vermelho por exemplo e quando vamos arrancar a mota parece que o faz aos suloços, muitos desses suloços deve-se á falta de lubrificaçao da embreagem e do torquer drive... para que isso nao vos aconteca aqui fica umas dicas..
depois de retirar a tampa do motor"ou do variador como lhe queiram chamar"
comecem por desapertar a porca da campanola da embreagem
eu desaperto com a pistola electrica" assim nao tenho de segurar a campanola, caso nao tenham maquina tentem seguram a canponola com uma cinta/cinto/ ou com a chave propria..."coloco logo que possivel a chave que fiz.."
ja com a ambreagem em cima da bancada, começem por desapertar a porca central da embreagem.." ATENÇAO NAO RETIREM A PORCA TODA ASSIM SEM MAIS NEM MENOS PERIGO DE LESOES GRAVES"
eu costumo utilizar o torno para esta operaçao ou entao meto os pes em cima das maxilas da embreagem "com a embreagem no chao "depois entao retiro a porca por completo.
depois de retirar as maxilas e a mola, retirem a peça em ferro com a mao ou para quem ja tem alguma experinecia com a ponta de uma chave de fendas mas sem carregar muito para dentro pois podem cortar os oring´s...
retirem os 3 picoletes do torque drive... com uma alicate de pontas ..
depois de retirarem os picoletes podem puxar a peça para cima" atençao para nao darem cabo do retentor"
depois limpem a peça de perferencia com um pano macio
na parte de traz da campanola existe uns rolamentos um deles uma grade de agulhas que devem limpar e voltar a lubrificar com uma massa concistente resistente a alta temperatura e rotaçao, eu em geral utilizo da malossi:
limpem o que esta a mais...
limpem agora a massa concistente no interior do torque drive...
lubrifiquem agora a peça:
voltem a colocar as peças e limpem a massa que esta a mais ..
agora encham os rasgos do torque drive com massa como esta na foto..
voltem a colocar nos rasgos e sem mexer muito para a massa nao sair os picoletes...
agora é só montar a mola e a embreagem , mas antes nao se esqueçam de desengordurar com diluente ou aquele liquido de limpesa de discos, na zona onde vai foncionar a correia..
depois de apontarem a porca coloquem um pouco cerca de 2 gotas de loctitte verde"fixa pernos"
e aqui fica a revisao á embreagem e ao torque drive..
** nos calços costumo passar um pouco de lixa fina e depois diluente para desengurdurar mas isto só de 20 em 20 mil km+ - se nao a embreagem nao chega a durar um ano..
lol