Autor Tópico: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...  (Lida 36152 vezes)

Fábio Baeta

  • Visitante
[Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« em: 25 de Fevereiro de 2011, 16:16 »
Olá companheiros,

Fiz uma pequena alteração na minha Downtown 125, tendo em conta que afinal já não vou poder mudar de montada tão cedo...  _Rolley_

Coloquei ontem um Variador JCosta e as diferenças fizeram-se sentir, pelo que vou colocando aqui as diferenças entre o "antes" e o "depois".

Antes:
- Arranque algo lento, fruto de um pequeno poço nas rotações (5000rpm)
- Velocidade máxima atingida com algum balanço e talvez a descer 125kmh´s (conta-kms)
- Subida da IC19 direcção Lisboa-Sintra em Massamá, fazia a cerca de 80/90km( chegava ao topo a esta velocidade) entrando com balanço (mais de 100kmh)
- Chegava aos 120 kmh já perto das 10000 rotações e cortava ali perto dos 125kmh (+ coisa menos coisa)
- No percurso IC19 Lisboa-Sintra não passava dos 120kmh de ponteiro, talvez 125kmh


Depois:
- Arranque  muito mais rápido, chego aos 100kmh num tirinho... nos semáforos fujo sem problemas aos possíveis aceleras de enlatado
- Velocidade máxima atingida 140 Kmh de ponteiro às 10 000 rotações
- Subida da IC19 direcção Lisboa-Sintra em Massamá entrei a cerca de 60kmh e a meio já ia 100kmh e cheguei ao topo a pouco mais de 100kmh 
- Aos 120kmh vou às 8000 e pouco rotações, aos 130 começo a entrar nas 9000 e chego aos 140kmh perto das 10 000 rotações
- Tenho um aumento de 1000 rotações, nas baixas e preciso de menos 1000 nas altas rotações

exemplo: a mota parada fica nas 2000 rotações, quando antes ficava nas 1000... mas no sentido oposto, qdo passo dos 100kmh fico nas 8000 rotações até aos 120kmh


Pontos negativos:
- O César (mecânico da Motobelas), referiu que poderá existir um maior desgaste da correia, pelo que o seu tempo de vida útil poderá diminuir, mas não deu grande importância a esse factor, tendo em conta que até ao momento não houve problemas.

- Perde-se força entre os 110kmh e os 120kmh, tendo em conta que vamos com menos rotações para a mesma velocidade


Consumos: Hoje fui atestar o meu depósito e fiz um total de 342 Kms. Coloquei cerca de 10,5 de gasolina e fiz cerca de 10kms com a marca da reserva.
Assim sendo, fiz uma média aproximada de 3,3L por cada 100kms
O Cálculo: (11L / 342) x 100 = 3,22 (arredondados dá 3,3)

Mesmo assim, tenho a noção de que andei sempre a fundo e que talvez seja esse o motivo de um maior consumo... tenho que começar a ter mais cuidado com o punho direito _pensador_


Opinião:
Pessoalmente, não estava à espera de uma diferença tão grande... pelo menos na questão do arranque e no chegar aos 100Kmh tão rápido... Parece que mudei o motor da mota  _rir_ Agora sim, sente-se bem os 15cv da bichinha, mesmo sendo "apenas" uma 125cc.
Noto a mota muito mais disponível a partir dos 100kmh conseguindo por-me nos 120, sem stress, e ultrapassar algum camião que se atravesse no meu caminho

Preço:
- 189€ já com a montagem... feita em 30 minutos pelo César, que ainda teve a paciência de me estar a explicar a principal diferença entre os variadores e o modo como estes funcionam.


Stand:
Mais uma vez, a Motobelas a ficar com uma imagem 5 estrelas... liguei ao Beto eram quase 18h, cheguei lá eram 18h20 e já estava o César à minha espera com o Variador. Um atendimento 20 estrelas como é normal  _palmas_


Cumprimentos
Fábio Baeta
« Última modificação: 01 de Abril de 2011, 14:45 por Fábio Baeta »

malaikooo

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #1 em: 25 de Fevereiro de 2011, 22:57 »
ena ena uma boa modificação  _pol_

vai já para a lista, visto eu andar mais de metade do meu percurso sempre com pendura e com subidas bem ingremes por vezes faz falta um pouquinho mais de potencia  ;D

nmpinto

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #2 em: 26 de Fevereiro de 2011, 12:33 »
Uma pergunta de quem já teve um J Costa numa SH 300:

Não está mais revolucionado o motor, isto é, para a mesma velocidade não necessita de uma rotação maior?

Na minha, enquanto não atingia os 100 Km/h, e embora não tivesse conta-rotações, havia um nítido acréscimo nas rotações do motor. Por outro lado, o barulho do motor passava a ser a 2 tempos... _lool_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #3 em: 26 de Fevereiro de 2011, 16:17 »
Boa  _pol_
Nunca pensei que uma alteração dessas podesse alterar assim o temperamento do motor.
Isso assim até dá outro prazer em rodar o punho direito  _palmas_

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #4 em: 28 de Fevereiro de 2011, 13:54 »
Boas _pol_
Era bom ter uma apreciação dos consumos, nem que seja de forma relativa baseados no teu uso quotidiano. Talvez subam um bocado pois dás-lhe mais gás, mas em estrada aberta e a velocidades constantes talvez sejam mais baixos. _pensador_
Se com o J. Costa se conseguem melhores prestações com menores r.p.m. então isto será o meu  próximo investimento.
Já agora, a garantia foi afectada?
Cumps.  _slb_
João A. scooter_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


MLSB

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #5 em: 28 de Fevereiro de 2011, 14:16 »
Para já, parabéns pelo resultado e principalmente pela coragem de alterar e gastar €€ sem saber o resultado final.  _lool_  Assim sendo ficamos para ver os consumos e para os que como eu pensam mais tarde fazer um up*** ligeiro fica a alternativa por cerca de 200@ "boa".  _palmas_ _palmas_

nasas

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #6 em: 28 de Fevereiro de 2011, 14:44 »
Olá Fabio,

será que  na Motobelas tb têm desses variadores Jcosta disponiveis para a Daelim S2?
No meu caso não para a questão da velocidade ponta mas sim para um pouco de mais força na subidas!

cumpr
Nasas

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #7 em: 28 de Fevereiro de 2011, 18:29 »
Muito bem Fábio. Obrigado pelo esclarecimento.
Irei falar com o concessionário aonde comprei a Kymco e sondar o panorama.
Parabéns, pela mudança.
Estou mesmo com a"pica toda", pois um bocado mais de empuxo neste belissímo motor 125 deve ser muito bom.
Cumps.

João A.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


seis

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #8 em: 28 de Fevereiro de 2011, 18:58 »
ja agora tb estava interessado em saber se a motobelas tem alguma representaçao da j.costa em portugal,ou se conseguem ter uma boa relaçao com eles em espanha pois para a minha satelis aparece a referencia do variador mas depois quando insiro a referancia para visualizar o dito variador, diz-me que desconhece essa referencia _pensador_será que eles na motobelas conseguem resolver a situação?

Offline jrodrigues

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 152
  • Localidade: povoa santa iria
  • Marca: yamaha
  • Modelo: xj6 diversion
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #9 em: 28 de Fevereiro de 2011, 23:13 »
 Vieste meter o pessoal todo maluco _pol_
[img]https://lh3.googleusercontent.com/-NJY5W2-U4WA/TlQxb-lXo8I/AAAAAAAACtU/4e3UN0VMSoY/AssinaturaJr

Tigas 79

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #10 em: 28 de Fevereiro de 2011, 23:18 »
Boas, comprei no final do ano passado uma Majesty 125 na Motobelas e esta semana a  scooter_ vai fazer a 1ª revisão.
Vou perguntar se dá para colocar um variador Jcosta na minha e saber mais informações sobre o mesmo.
Bem pelo que li   _confuso_ parece que vou investir!!
Já fiquei com a pulga atrás da orelha.

jmatias

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #11 em: 28 de Fevereiro de 2011, 23:39 »
Há já 5 meses que ando com um variador JCosta na minha Majesty 400. Colocado na Motobelas.

Diferenças:

Mais arranque e melhor aceleração. Nota-se maior rapidez na subida das rpm.
Dizem que dá mais velocidade de ponta mas ainda não tive oportunidade de o fazer. Fui no máximo aos 150 mas ela dá mais, só que como ando quase exclusivamente durante a semana e com há sempre muito trânsito não há grandes oportunidades de me esticar um pouco.

Depois há o consumo que aumenta, no meu caso não foi muito mas talvez porque não aperto muito com ela.
Faço médias de 4,5-4,6 antes era 4,2-4,3.

Tigas 79

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #12 em: 03 de Março de 2011, 16:24 »
Boas Fábio Baeta.
Já temos informação sobre os consumos  :)?
Que tal _pol_ ou  _polb_?

Se conseguir hoje, ainda vou passar na Motobelas e saber o preço do variador para a minha Majesty 125.

Cumprimentos.


Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #13 em: 04 de Março de 2011, 00:31 »
Quanto aos consumos, é esperar que a gota acabe  _rir_ pus o conta-Km a zero quando enchi o depósito depois de ter posto o Variador...

Em termos de garantia, há uma espécie de acordo de cavalheiros com o stand...deixaram-me completamente à vontade com essa situação, nem que seja necessário repor o variador antigo ou algo do género.

Mas atenção, que isto é entre mim e o Stand, pelo que o colocar o variador é uma alteração às características standard da máquina.

Portanto, a questão da garantia dependerá muito da relação que tens com o stand/oficina onde o colocas.

Boas,não quero levantar polémicas,mas.......por acaso não pensam que estão dentro de um saco fechado não?
É que os importadores e oficinas autorizadas também por aqui andam nos foruns,e falar de garantias "manhosas"peço desculpa pelo termo utilizado,mais tarde ou mais cedo vai trazer problemas,e pode ser também para a oficina/profissional envolvidos acreditem,eu já fiquei pendurado uma vez e nem foi preciso contar nos foruns _Rolley_ eles andem aí..........e não andem a dormir _policia_ cuidado com esses comentários. _convivio_
Rui Armelão

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #14 em: 04 de Março de 2011, 09:48 »
Bom dia Companheiros,

Actualizei a informação do Post inicial, para uma mais facil leitura de futuros companheiros.

Armelão - Obrigado pelo conselho, se puderes apaga o "Quote" que fizeste  _Rolley_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #15 em: 04 de Março de 2011, 12:51 »
Viva Fábio!

Alertaram-te para a possível diminuição da vida útil da correia de transmissão?!! _pensador_

Pelo que andei a ler sobre este assunto um dos inconvenientes é este. Embora haja quem diga que não e outros que sim!!!

Do que li concluo o seguinte:

- Se a condução for cuidada com acelerações suaves e tranquilas penso que a correia não terá desgaste permaturo.
- Se a condução for punho enrolado, acelera-trava-acelera penso que se deverá verificar com maior regularidade o estado da correia.

Haverá mais algum inconveniente?!

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #16 em: 04 de Março de 2011, 13:02 »
Viva CCM,

Sim, o Cesar falou-me nessa questão e referiu que esse é um dos pontos que eles têm de ter em atenção quando fazem as revisões.

Mas é como tu dizes, ele falou que até ao momento nos variadores que colocou não notou nenhum desgaste excepcional na correia

Foi o único ponto que ele me falou, em relação ao normal funcionamento da mota.

Mas da minha opinião pessoal, e não sendo nenhum mecânico, acho provável que a correia dure menos Km´s do que com um variador normal. Tendo em conta, que o variador impõe uma maior rotação à correia.

Mas, como nos consumos, a ver vamos nas próximas revisões, eu cá estarei para possíveis comentários  _pol_

Vou juntar ao post inicial

Abraço

FSO

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #17 em: 04 de Março de 2011, 22:18 »
Boas,

Também não sou nenhum expert nesta matéria mas se fazemos alterações que permitem retirar mais da  scooter_ é razoável pensar que os restantes equipamentos possam sofrer um maior desgaste.
No entanto existem correias que "supostamente" apresentam melhor resistência.

A Malossi tem uma correia em Kevlar, se as melhorias são efectivas ou não desconheço.

http://www.malossistore.be/Prodotto.aspx?type=M&MM=MO/KYXC500&C=6113395

Vai dando feedback sobre o comportamento deste variador.

Cumps,
FSO

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #18 em: 19 de Março de 2011, 16:44 »
1º post actualizado com os consumos

 _convivio_

EDit: Enganei-me nos valores dos consumos... valor correcto 342kms
« Última modificação: 19 de Março de 2011, 19:45 por Fábio Baeta »

CF78

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #19 em: 01 de Abril de 2011, 13:10 »
penso que é normal nas Downtown em subida haver ali uma certa dificuldade em passar das 7 mil rotaçoes...

o que aconteceu a essa dificuldade com o novo variador??? _pensador_

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #20 em: 01 de Abril de 2011, 14:41 »
Olá Companheiro,

O variador põe a mota a evoluir muito bem até às 8000 rotações, o que quer dizer que até lá chegarmos vais bem, em subida, até aos 100kmh ou até um pouco mais.

Parece que encontrei um pequeno contra, na utilização do Variador....

Reparei que, a partir dos 100/110kmh a mota tem menos força... apesar de depois, ter mais velocidade de ponta.

Esta situação, tem uma explicação muito simples: Aos 100kmh estamos com menos rotações do que anteriormente, factor que explica o porquê de ela ficar mais preguiçosa a trepar para os 120kmh.

Conclusão:
Benefícios: ganha-se maior rotação no arranque e maior velocidade de ponta
Contra: Perde-se força entre os 110kmh e os 120kmh

 _convivio_

CF78

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #21 em: 01 de Abril de 2011, 20:37 »
deve ser a dificuldade que atras refiro das 7 mil rotaçoes (80/90) que passa para os 100/110...

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #22 em: 01 de Abril de 2011, 22:16 »
Boas!
Este era um assunto que me aguçava a curiosidade, mas por falta de feedback era-me completamente desconhecido.
Apesar do eventual  desgaste prematuro da correia, penso que os benefícios são assinaláveis.
Vou pensar seriamente no assunto... parabéns companheiro pela testemunho na primeira pessoa.  _palmas_
Cumps.


Nuno Pedro

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #23 em: 10 de Maio de 2011, 23:11 »
boas pessoal

na 4º feira  11-05-2011 vou buscar a minha kymco125  scooter_ com o variador Jcosta . Depois vou comentar sobre a mota . (mandei por na moto reis)

delirius

  • Visitante
Re: [Downtown 125] Variador JCosta - Antes e depois...
« Responder #24 em: 11 de Maio de 2011, 09:26 »
Também estou interessado no variador.
Podes informar sobre o preço?

Não encontro Sym GTS com o variador para obter algum feedback  :-?
boas pessoal

na 4º feira  11-05-2011 vou buscar a minha kymco125  scooter_ com o variador Jcosta . Depois vou comentar sobre a mota . (mandei por na moto reis)