Conforme já ouviram e leram em varios posts diversos vou fazer agora ( pois tive tempo ) um pequeno resumo sobre o que aconteceu na minha MAG com
A roda traseira, mais propriamente com o disco de travão ( hidraulico ), não o travão de mão que ela também tem na de traz.
Ela foi me entregue quase ainda encaixotada, e veio de reboque para a minha casa pois eu ainda não sabia andar de mota, por isso não podia vir a circular com ela e ainda por cima atravessar a Ponte para Almada.
Atenção que no meio disto tudo não quero desculpabilizar nem o
fabricante , nem o
Importador , ou o
Mecaânico que acabou de a montar antes de me a dar.
Mas no meu serviço diz-se e é verdade que só á um
acidente ou incidente se ouver o
acomular de erros num mesmo sistema.
E para mim foi o que aconteceu.
( e isto é só uma especulação pois não estou a culpar ninguem pois não foi nem vai ser feito nenhum inquerito idonio ao que aconteceu )
1 - Na fabrica, apontaram os parafuzos no fim do turno e no dia seguinte outro elemento viu que já estava aparafusado e confiou ...
2 - O Importador recebe pela primeira vez este modelo de Scooter ( MAG ), e não a vai desmontar toda para ver se esta montada
, desconhecendo se este novo modelo traz algumas recomendações ( fui soft eu sei
)
3 - O mecânico (?) para melhor satisfazer o Cliente, após montar um ou outro "taparuwer", não a foi experimentar apos a montagem, pois eu já estava á cerca de 1 hora com o reboque á espera para levar a mota para Almada. e entregou-me assim que pode.
4 - Eu também não a experimentei no local.
E só perto de casa onde andava ( Fernão Ferro ) a experimentar a
, pois não há tranzito, e tem muitos cruzamentos e Stop(s), e rotundas, etc, para eu treinar, senti que assim que parei a
a roda não andava.
Fiquei em panico
ainda agora a comprei e já gripei o mutor, eu acelarava e ela nada, morreu.
Isto aconteceu a um Sabado perto das 19H00, e de pronto liguei, não para a assistencia em viagem, mas para quem ma vendeu ( EU-R.COM ), e depressa se pronteficaram a se deslocar ao local para ver o que tinha acontecido, e reparar no local se fosse possivel ...
E no local viram que o problema não estava no Motor mas na roda, ela estava bloqueada por um parafuso aliviado a bater no braço da suspenção.
Foi tudo desmontado na hora e removido aquele parafuso que já estava torto e reapertado os outros dois, e depois de a experimentarem, fui montado nela ( com um parafuso a menos, mas em segurança ), até casa ( Almada )e no dia seguinte para o trabalho ( Aeroporto ) para a levar á oficina, assim que saisse.
Assim foi, depois das 16H levei-a lá, e foi tudo novamente desmontado e (re)colocado o parafuso em falta e mais os outros dois com o
Torque correto e com cola de roscas, para não voltar a acontecer o mesmo novamente.
Se eu fiquei contente com o que aconteceu
? É claro que não, mas o serviço para mim foi 5 *****
Desfeito a duvida das pessoas, e tirada daí a confusão, de que tinha havido uma roda que tinha saltado em andamento, ou bloqueado, quando eu ía a uns 200 e muitos na
, vou mostrar as fotos do parafuzo e a minha recomendação tecnica ( ? ) para os possuidores de uma igual á minha ou outra qualquer, pode fazer para uma mais rapida inspecção periodica em casa.
Roda / Disco do travão visto de cima :
Disco do Travão visto de baixo :
O famigerado parafuzo ( 1 de trez ) que se aliviou, e por isso rossou / bateu no braço da roda trazeira, forçando a sua paragem a baixa velocidade,
Recomendações :
Para além de uma inspeção periodica, para ver se a roda trazeira, com a mota no ar, roda livre, é recomendado que sempre que se possa, e consiga, se risque depois de bem limpa a zona com um marcador de acetato ( ? ), ou outro, o Disco e o Parafuso, e assim ve-se se ele rodou ou não
espero que dê para ver as fotos e as legendas que lá puz, caso contrario podem-nas ver directamente no "picasa"
http://picasaweb.google.com/paulo.valido/DiscoTravaoDaMAG#Isto aconteceu com uns miseros 200 Km, e ela agora tem quase 6.000 e nunca mais aconteceu isso.
Por isso podem ver 4 erros seguidos logo um incidente ...