Autor Tópico: [PS 125] 2011  (Lida 6878 vezes)

paufer

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[PS 125] 2011
« em: 19 de Fevereiro de 2011, 22:33 »
Conceito

O objectivo principal deste modelo centrou-se na criação de uma scooter de elevada qualidade que combinasse linhas modernas com traços de originalidade e exclusividade. Mas que combinasse também uma proporção adequada a um rendimento dinâmico elevado e equilibrado, satisfazendo em pleno as necessidades de transporte e utilização do seu proprietário. O estilo recebe por isso influências da impressionante Pan-European, rebuscando traços de aerodinamismo e elegância ao mais alto nível mas adaptados ao universo scooter. A linha elegante e envolvente da secção dianteira, elegante e protectora, estende-se pelo restante conjunto, passando pela ampla plataforma para os pés, o generoso assento e terminando na secção traseira, envolvente e estilizada. O aspecto do conjunto corresponde à realidade: a PS 125i é sólida e robusta, estéticamente elegante e dinamicamente bem conseguida. Nesse objectivo de desenvolvimento
foi incluido obrigatoriamente o uso de uma das mais recentes e avançadas motorizações disponíveis, um monocilíndrico a 4 tempos refrigerado por líquido e dotado de injecção de combustível com controlo digital. Juntou-se também o mais recente elemento catalisador que permite atingir níveis plenamente abaixo dos impostos pela normativa EURO-3, provando a intenção ecológica deste modelo. Por fim, dotou-se a PS 125i com a mais recente actualização do sistema de travagem combinada e outros elementos que visam aspectos práticos de utilização, reforçando em pleno as ambições desta nova versão. Tudo isto rematado com uma qualidade de construção inegavelmente superior e que reflecte os padrões mais exigentes que se possam encontrar neste segmento.





Estilo

A nova PS 125i apresenta uma mistura equilibrada de linhas desportivas e casuais que difundem um estilo moderno e urbano. As proporções são igualmente equilibradas, garantindo espaço e conforto, elementos chave para um comportamento que se garante positivo dentro e fora de um ambiente urbano. Na frente a PS coloca em destaque a óptica de grandes dimensões solidária com o guiador, mas também o radiador colocado mais abaixo, ladeado pelos indicadores de mudança de direcção transparentes e de estilo moderno e charmoso. Um dos elementos da estética mas também de conforto que distingue a PS é a ampla plataforma para os pés que proporciona muito espaço para nos movimentarmos com suficiente liberdade e para uma mais fácil utilização por parte das mulheres. Assim, é possível viajar, mesmo em dias de muita chuva, e proteger em pleno sapatos de pele ou de senhora. A forma do assento é outro dos elementos de estética e design apurado. Junta -se igualmente uma reduzida altura ao solo e um contorno de linhas para maior conforto de utilização, deixando ainda espaço para a colocação de objectos de média dimensão no seu interior, um capacete integral ou outros elementos, aos quais se acede através do comando colocado na chave de ignição. As linhas da PS terminam na secção traseira e na óptica da retaguarda, um elemento integrado e de grande luminosidade envolvido pela bela grelha de suporte que permite fixar um mala top-case e serve igualmente de suporte ao passageiro.






Motor

Tal como a mais recente geração de scooters Honda de 125 cc, a PS 125i  surge equipada com o potente, suave, “limpo” e económico motor de 4 tempos refrigerado por líquido que garante uma resposta progressiva e sólida por todo o regime. Dotado do mais avançado sistema de injecção de combustível PGM-FI, este motor altamente eficaz garante uma resposta suave e instantânea mas ao mesmo tempo uma notável economia de combustível, baixo custo de manutenção e uma significante redução das emissões poluentes. A compacta unidade surge numa configuração idêntica à de outros modelos da
classe, inclinado para diante e fazendo parte integral da ciclística ao estar solidário com o braço oscilante. A refrigeração líquida garante-lhe uma redução notável do ruído mecânico, e igualmente a mais desejável estabilidade térmica para um superior rendimento e o melhor controle das emissões poluentes. O radiador colocado na secção dianteira é outro dos
elementos chave neste conjunto, recebendo um fluxo intenso de ar para o seu arrefecimento, tornando-o muito eficaz mesmo nos dias mais quentes.



Avançado Sistema de Injecção de Combustível
A PS 125i apresenta um sistema digital programado de injecção de combustível (PGM-FI) que assegura baixas emissões poluentes e o menor gasto de combustível e, ao mesmo tempo, as notáveis prestações dinâmicas do conjunto. O sistema garante também o fácil e imediato arranque em qualquer situação apresentando uma configuração compacta e que integra o elemento de aceleração, os vários sensores e o corpo injector, junto com a unidade de comando digital (ECU).



Ignição Digital de Grande Fiabilidade
Essa unidade de controle digital (ECU) que controla todo o sistema de injecção, conta ainda com uma ignição electrónica digital que garante uma combustão perfeita e ideal em qualquer condição de utilização bem como um arranque mais rápido. Produzindo uma carga de alta voltagem, o sistema de ignição é complementado pelo motor de arranque eléctrico para um arranque fácil, mesmo em dias de piores condições climatéricas, mas também uma resposta suave, progressiva e mais
fiável.



As mais Baixas Emissões da Classe
Na linha com os actuais modelos Honda disponíveis entre as scooters equipadas com injecção de combustível e inclusive modelos de maior cilindrada, a PS 125i apresenta também o sistema catalizador com sensor de oxigénio HECS3 que garante as mais baixas emissões poluentes da sua classe. O sistema é composto por um circuito integrado na unidade de comando que gere os dados enviados pelos sensores que nele estão montados, entre eles o sensor de oxigénio instalado no
escape, definindo qual a mistura ideal de ar/combustível a introduzir no cilindro e que depois será digerida pelo elemento catalisador, minimizando assim as emissões de monóxido de carbono (CO), hidrocarburetos (HC) e óxido nitroso (NOx) a níveis abaixo dos estabelecidos pela norma EURO-3.





Outros

O espaço sob o assento é o elemento de destaque no equipamento da PS 125i, permitindo guardar um capacete integral ou outros objectos de uso pessoal. A abertura é feita por comando na chave de ignição. Na frente surge um pequeno compartimento com chave para se guardarem pequenos objectos tais como luvas, carteira, telemóvel, etc. Os sacos das compras ou uma mala de executivo podem ser colocados no gancho que surge no sector central junto ao assento.





Preço

3025 Euros
3049 Euros - Versão Especial com Top Case

Ficha Técnica
 
Motor
Tipo: Monocilíndrico, 4 tempos, refrigerado por líquido, distribuição SOHC
Cilindrada: 125cm3
Diâmetro x Curso: 52.4 x 57.8mm
Potência Máxima: 10.1 kW/9000min-1
Binário Máximo: 11.5Nm/7000min-1
Regime Mínimo: 1500min-1
Depósito de óleo: 1 litro
 
Alimentação
Tipo: Injecção electrónica PGM-FI
Diâmetro de corpo de admissão: Ø26mm
Filtro de Ar: Tipo cartucho a seco
Depósito de Combustível: 8 litros

Sistema Eléctrico
Ignição: Digital transistorizada com avanço electrónico
Tempo de ignição: 10º BTDC (ralenti) – 40º BTDC (8.500min-1)
Vela: CR8EH-9 (NGK); U24FER9 (Denso)
Arranque: Eléctrico
Bateria: 12V/6AH
Alternador: 300W
Luzes: 12V, 55W x 1 (médio) / 60W x 1 (máximo)

Transmissão
Embraiagem: Automática centrífuga
Caixa de Velocidades: Automática V_Matic
Relações de Transmissão: 2,64~0,82
Transmissão Final: Por correia V- belt

Quadros
Tipo: Monotrave desdobrado em tubos de aço e liga de alumínio

Ciclística
Dimensões: 1.990 x 700 x 1.150mm
Distância entre eixos: 1.340mm
Ângulo da coluna de direcção: 27º 30’
Trail: 83mm
Altura do Assento: 800mm
Distância livre ao solo: 125mm
Peso em ordem de Marcha: 135kg
Capaciade de carga Máxima: 180kg

Suspensões
Tipo: Frente - Forquilha telescópica 33mm, curso do eixo de 89mm
         Rectaguarda - 2 amortecedores, curso de eixo de 82mm

Rodas
Tipo: Frente - Jante em alumínio de 6 braços
         Rectaguarda - Jante em alumínio de 6 braços
Tamanho: Frente - 13M/C x MT2.75
                 Rectaguarda - 13M/C x MT3.50
Pneus: Frente - 110/90–13M/C 56L
            Rectaguarda - 130/70–13M/C 57L
Pressão dos pneus: Frente - 175kPa
                                 Rectaguarda - 200kPa (com passageiro: 225kPa)

Travões
Tipo: Frente - Disco Ø220 x 4mm, sistema combinado com pinça de 2 êmbolos e pastilhas de material sinterizado
         Rectaguarda - Tambor Ø130mm



Fonte: Honda Portugal S.A.
           Honda Bélgica



« Última modificação: 07 de Março de 2011, 15:31 por paufer »

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Re: [PS 125] 2011
« Responder #1 em: 20 de Fevereiro de 2011, 12:57 »
Aqui em Évora, a PSP ligada ao trânsito utiliza exclusivamente este modelo da Honda.
Andam por todo o lado na cidade e se as escolheram é porque são extremamente fiáveis. Eu vejo aquele modelo a todo o momento e aqueles motores devem trabalhar largas horas por dia na cidade. Quem compra este modelo acredito que tenha pensado muito bem e queira um modelo para muitos e bons anos  _convivio_
« Última modificação: 07 de Março de 2011, 15:32 por paufer »