Autor Tópico: [Cello 125] Rodagem  (Lida 9522 vezes)

Morrison

  • Visitante
[Cello 125] Rodagem
« em: 13 de Fevereiro de 2011, 23:22 »
Boas companheiros....estou em fase de rodagem na Cellinha e gostava de saber como se faz uma boa rodagem...lembrando que a minha menina é uma 125cc de 8.2 cv e deposito de 5 litros. Não convém esticar para não aumentar os consumos certo?
« Última modificação: 12 de Março de 2011, 18:14 por paufer »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Rodagem
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro de 2011, 23:35 »
A coisa mais importante que posso aconselhar (pois foi-me repetido várias vezes quando comprei a minha) é a de teres o cuidado de ter o motor com uma boa temperatura antes de puxar por ela.
Fazer pelo menos uns 3 ou 4 Kms a uma média de 60/65 km/h para aquecer bem o óleo dentro do motor e depois então já poderás estar mais à-vontade.

Sobre a questão de evitar andar a velocidades mais elevadas no início, nunca me foi dito nada...apenas ter cuidado nesta questão para assim o motor estar bem protegido.

Morrison

  • Visitante
Re: Rodagem
« Responder #2 em: 13 de Fevereiro de 2011, 23:44 »
A coisa mais importante que posso aconselhar (pois foi-me repetido várias vezes quando comprei a minha) é a de teres o cuidado de ter o motor com uma boa temperatura antes de puxar por ela.
Fazer pelo menos uns 3 ou 4 Kms a uma média de 60/65 km/h para aquecer bem o óleo dentro do motor e depois então já poderás estar mais à-vontade.

Sobre a questão de evitar andar a velocidades mais elevadas no início, nunca me foi dito nada...apenas ter cuidado nesta questão para assim o motor estar bem protegido.

Quanto é a autominia da tua pcx?

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Rodagem
« Responder #3 em: 14 de Fevereiro de 2011, 06:35 »
Quanto é a autominia da tua pcx?

Relativamente á rodagem, já fiz a uma JET 4 125 e agora estou a fazer a uma GTS EVO, até aos 1000 kms raramente passo dos 80 km/h e NUNCA me estico com o motor frio, atenção aos arranques bruscos, ou seja, quanto mais suave a condução, melhor. _pol_

No que diz respeito á autonomia, era o pior defeito da JET 4 (depósito igual a CELLO), com uma média de 3,2 L/100, fazia no máximo 160/170 kms. :(

Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Morrison

  • Visitante
Re: Rodagem
« Responder #4 em: 14 de Fevereiro de 2011, 10:48 »
Relativamente á rodagem, já fiz a uma JET 4 125 e agora estou a fazer a uma GTS EVO, até aos 1000 kms raramente passo dos 80 km/h e NUNCA me estico com o motor frio, atenção aos arranques bruscos, ou seja, quanto mais suave a condução, melhor. _pol_

No que diz respeito á autonomia, era o pior defeito da JET 4 (depósito igual a CELLO), com uma média de 3,2 L/100, fazia no máximo 160/170 kms. :(

Muito obrigado pelo esclarecimento companheiro, pois sou novato nisto das motos e quero tratar bem da minha cellinha logo desde incio. A tua Jet fazia esses consumos em cidade ou trajectos mistos? O uso que faço da minha é misto, pois faço sempre 8 kms de estrada até ao local de trabalho, dentro da cidade.

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Rodagem
« Responder #5 em: 14 de Fevereiro de 2011, 17:02 »
Boas

O consumo de que falo da JET era misto, dentro da cidade de Vila Franca, AE para Lisboa, idas á praia de Santa Cruz (tiradas de 60 kms seguidos) e quase sempre com pendura, ou seja +/- 160 kgs em cima da máquina.  8)
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

allegro85

  • Visitante
Re: Rodagem
« Responder #6 em: 16 de Fevereiro de 2011, 23:43 »
Como é que é possivel a tua JET 4, fazer medias dessas? Tem supostamente um deposito menor que a minha symphony sr....Eu na minha symphony sr, ja fiz 100km e esta na rodagem, e ao fim de 100 ja ta a ganir com um traço a piscar.....

Tenho sido sempre cauteloso nos arranques seja frio ou a quente e ainda nao a estiquei verdadeiramente...Evito andar com a mota a sentir que estou a esforça-la em demasia....Nao passo dos 70/80 km/h no maximo dos maximos e evito, normalmente ando a 60km/h.

gostava de pelo menos conseguir fazr mais uns km´s do que so 100...é mto pouco....passo a vida abastece-la

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Rodagem
« Responder #7 em: 17 de Fevereiro de 2011, 21:11 »
Como é que é possivel a tua JET 4, fazer medias dessas? Tem supostamente um deposito menor que a minha symphony sr....Eu na minha symphony sr, ja fiz 100km e esta na rodagem, e ao fim de 100 ja ta a ganir com um traço a piscar.....

Tenho sido sempre cauteloso nos arranques seja frio ou a quente e ainda nao a estiquei verdadeiramente...Evito andar com a mota a sentir que estou a esforça-la em demasia....Nao passo dos 70/80 km/h no maximo dos maximos e evito, normalmente ando a 60km/h.

gostava de pelo menos conseguir fazr mais uns km´s do que so 100...é mto pouco....passo a vida abastece-la

A Symphony tem um depósito de 5,5 e a JET de 5,2, para abasteceres cada 100 kms é preciso a tua máquina gastar 5,5 L/100. Isso parece-me um consumo duma 650 ou 800 e não duma 125, algo de estranho se passa com essa maquina. 8)
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Rodagem
« Responder #8 em: 18 de Fevereiro de 2011, 20:31 »
Desculpa só agora responder, mas esqueci-me de visitar o tópico.

Relativamente a tua pergunta....com um depósito bem atestado é perfeitamente possível fazer 240Km até esgotar o combustível. Existe quem aqui no CPM consiga bem melhor, mas eu de vez em quando puxo por ela (apenas quando já quente e por períodos curtos).


Quanto é a autominia da tua pcx?

allegro85

  • Visitante
Re: Rodagem
« Responder #9 em: 19 de Fevereiro de 2011, 13:29 »
Naturalmente nao esta a gastar isso tudo. No ultimo deposito meti a volta de 4l..Portanto fzia me mais uns 30 e poucos kms... Mas nao gosto de andar com aquilo na reserva, é arriscado...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: [Cello 125] Rodagem
« Responder #10 em: 19 de Fevereiro de 2011, 17:04 »
Sim....eu também evito andar na reserva  _vinho_

Quando ainda tenho 1 ou 2 traços é quando atesto....quando o último traço me fica a piscar aí é sinal que fui longe demais.... _rir_
« Última modificação: 12 de Março de 2011, 18:14 por paufer »