Autor Tópico: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!  (Lida 12955 vezes)

jabcproenca

  • Visitante
[GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« em: 12 de Fevereiro de 2011, 22:22 »
Boas


Fui buscar a minha Sym Gts 125 evo SE na passada quinta-feira e só hoje reparei que um dos leds brancos da frente não acende!!!!! _confuso_



O que posso fazer (claro que garantia!!!), mas será que tem arranjo ou tem de substituir a optica toda???

Já aconteceu a alguém?
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 23:17 por paufer »

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #1 em: 12 de Fevereiro de 2011, 23:03 »
A minha antiga GTS também padecia do mesmo problema...


Tendo em conta que o problema tinha implicações só estéticas, a minha opção, na altura, foi esperar pelos últimos meses de garantia e então accionar a garantia... Foi uma saída à chico-esperto 8)
Entretanto ao fim de 1 ano vendi a mota... e lá foi ela com um LED a menos...


 


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #2 em: 13 de Fevereiro de 2011, 01:12 »
 _lol_ _lol_ _lol_ Essa foi mesmo à chico-esperto  _lol_ _lol_ _lol_

Mas pronto, agora tens aí uma nova bela máquina sem teres de te preocupares com leds....pois não os tens  _convivio_


A minha antiga GTS também padecia do mesmo problema...


Tendo em conta que o problema tinha implicações só estéticas, a minha opção, na altura, foi esperar pelos últimos meses de garantia e então accionar a garantia... Foi uma saída à chico-esperto 8)
Entretanto ao fim de 1 ano vendi a mota... e lá foi ela com um LED a menos...

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #3 em: 14 de Fevereiro de 2011, 14:55 »
Acionas a garantia, a chico esperto,,, lol,
A minha nunca padeceu desse problema e ja la vão 3 anos. Pode ser uim defeito de soldadura, ou da resistencia. Porém como estas na garantia. é aciona-la

Abraço
[/URL]

Fredy100

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #4 em: 21 de Fevereiro de 2011, 23:37 »
Boas companheiros

    Eu tenho o mesmo problema, fui fazer a revisão dos 6000km e comentei essa situação, já está em processo de garantia e aguardo que chegue uma nova óptica, não substituem ou arranjam o led, tem de ser logo o modulo todo.


Abraço
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 23:17 por paufer »

Btcc1977

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #5 em: 07 de Junho de 2011, 16:33 »
A minha ja vai na 2a optica, e a 2a ja´está com 2 leds apagados novamente. eu penso que seja das soldaduras dos leds que ficam mais perto da lampada de médio de halogénio que atinge altas temperaturas a faz a solda dos leds mais proximos ceder. Provavelmente vou para a 3a optica, mas irá acontecer o mesmo.

Jose Cunha

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #6 em: 08 de Junho de 2011, 10:55 »
Mas os ledes da minha já me falharam 2 ou 3 vezes e sem fazer nada voltaram a dar até hoje.
Se voltar acontecer já sei o que poderá ser  _pensador_

ninjaslb

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #7 em: 08 de Junho de 2011, 18:07 »
à conta deste tópico hoje fui olhar para os leds da minha gts evo 125.
e não é que reparo que os leds de cima ( os primeiros de cada fila vertical) de ambos os lados ( 1 de cada lado) não acendem?
é preciso trocar tudo?

jabcproenca

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #8 em: 08 de Junho de 2011, 20:45 »
Boas

Atenção que os primeiros leds são só a fingir. Ve bem porque esses não tem led _pol_

ninjaslb

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #9 em: 08 de Junho de 2011, 22:58 »
ah , pronto. Estou mais descansado. :)


Confirmo, esses LEDs são mesmo a fingir. :)

lmcrpinto

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #10 em: 20 de Junho de 2011, 08:48 »
boas companheiros,

não é que 3 semanas depois de comprar a mota já tenho um led que nao acende ....

lá vou eu ter de ir ao stand.

Abraço a todos

jabcproenca

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #11 em: 20 de Junho de 2011, 17:26 »
Boas

Garantia....eles trocam logo a optica toda _pol_

Offline BCarvalho

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 233
  • Localidade: Cartaxo
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 Evo SE
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #12 em: 20 de Junho de 2011, 23:50 »
Boas

Garantia....eles trocam logo a optica toda _pol_

Confirmo!

Na minha já são 2 e já tenho encomendado uma nova óptica para ser montada na próxima revisão.

Fala com o Stand e acciona a garantia.

Abraços  scooter_

lmcrpinto

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #13 em: 24 de Junho de 2011, 11:47 »
já falei ... assim que for lá para a revisão dos 1000 km ... é trocada a optica :)


Besnika Sym

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #14 em: 17 de Agosto de 2011, 16:51 »
Olá a todos.

Poucos meses depois de comprar a minha mota, o ano passado, tive este mesmo problema na óptica direita. O que acontecia é que quando ligava a mota a frio, acediam todos os LED´s e após alguns minutos a trabalhar um deles apagava, mantendo-se apagado.  Depois de arrefecer volta a aceder e a situação repete-se. Após accionar a garantia e alguma espera, substituiram-me o conjunto todo. Até hoje nada mais a assinalar nesta óptica.

Mas já este ano aconteceu o mesmo num LED do farolim esquerdo. Accionei novamente a garantia e após algum tempo e talvez por uma questão de custos, optaram por substituir apenas a fileira de LED´s. Não resultou. Continuo a aguardar pela resolução do problema que passará, julgo eu, novamente pela substituição de todo o conjunto.

Trata-se de um problema conhecido que o representante teima em não reconhecer. Provavelmente não é suficientemente grave para justificar a recolha em massa das motas, para substituição das ópticas e como tal sai mais barato esperar que cada um de nós reclame e eles vão reparando. Um serviço de representação que deixa um pouco a desejar.

Cumprimentos a todos
 scooter_

Offline BCarvalho

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 233
  • Localidade: Cartaxo
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 Evo SE
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #15 em: 18 de Agosto de 2011, 21:10 »
Boas Besnika

Não querendo estar a defender o representante da Sym, não acho que o serviço deixe a desejar, visto que para todos os casos que tenho conhecimento nunca se negou á substituição da optica, em alguns casos mais do que uma vez ao mesmo cliente.
A substituição apenas da fileira dos LED foi-me dito que não era possivel, o teu caso é o 1º que tenho conhecimento que tenham feito tal operação, não percebi se por indicação do representante ou por iniciativa do local onde foi feita a reparação.

Que é um erro de design na GTS, ou falta de qualidade no material usado não há dúvida, mas enquanto se proceder á substituição das opticas avariadas não vejo que estejam a prestar um mau serviço.

Abraços.  scooter_

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #16 em: 20 de Agosto de 2011, 16:37 »
Saudações a todos.

A minha também ficou sem alguns leds poucos dias depois de a receber e o stand já encomendou duas ópticas novas, sem pôr qualquer problema.
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

Besnika Sym

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #17 em: 22 de Agosto de 2011, 17:36 »
Cumprimentos BCarvalho

Quando me refiro à representação da marca estar em falta tem a ver com duas situações: a primeira é de que é uma situação já deveras conhecida e não tem sentido que se arraste meses a fio para ser resolvida. Devia ser de resposta pronta e imediata. E em segundo lugar, porque entrei em contacto com eles directamente solicitando resposta a duas questões e nunca se dignaram a responder.

Tenho para mim que problemas há em todo o lado, mas o que distingue umas empresas das outras, é a forma como os resolvem, e não dar resposta a um cliente porque este pode não gostar do que for dito, não é a melhor maneira. A sorte dos representantes é que a marca já me conquistou. A mota é superfiável e nunca me deixou mal. Este é só um pequeno pormenor que podia até nem ser problema e eles estão a transformá-lo num.

A questão que levantas é pertinente. Na primeira vez que me aconteceu tive exactamente a mesma resposta: não era possível substituir apenas os LED´s. Então substituiram toda a óptica e o problema resolveu-se. Da segunda vez optaram por fazê-lo e mostraram-me inclusivamente os LED´s que substituiram. Como o assunto não ficou resolvido deverão substituir todo o conjunto em breve.

Mas arrastar o assunto durante 5 meses... para quê?
De qualquer maneira ñunca disseram que não e não tenho mais razões de queixa.

Abrs
 scooter_

Offline BCarvalho

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 233
  • Localidade: Cartaxo
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 Evo SE
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #18 em: 24 de Agosto de 2011, 22:11 »
Boas,

Como não estou dentro de todos os pormenores do teu caso só me pude basear na minha experiencia. Onde comprei a minha Maxi já existe "stock" de farois para esta situação. Falei no caso numa revisão e na seguinte já tinha os farois substituidos  8)
Tens toda na situação do contacto efectuado sem resposta, já não és o 1º a ficar insatisfeito com eles a esse nivel. Deveriam ter mais atenção ao cliente quando este se dirige directamente procurando alguma informação.

Realemente 5 meses é muito tempo para resolver a situação, ainda para mais sendo ela uma situação conhecida pelo representante e no teu caso reincidente.

Abraços  scooter_

helio69

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #19 em: 19 de Outubro de 2011, 14:07 »
Também tive o mesmo problema. Accionei hoje a garantia. Agora é esperar.

De relembrar que a partir do momento em que trocam a óptica, o prazo de garantia da mesma é estendido por mais dois anos, como se a tivessem comprado nova.

José Ribeiro

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #20 em: 05 de Novembro de 2011, 19:01 »
O que o Jbcproensa diz é o que acontece com a minha,  os primeiros leds são a fingir.

KKND

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #21 em: 06 de Novembro de 2011, 10:07 »
Nao tenho uma SYM mas é bem normal isso acontecer devido à soldadura dos leds e resistencias ser de solda sem chumbo o que em termos de soldadura o ponto de fusao é muito superior e a resistencia da mesma nao é tao eficaz como a que possui. As normas ambientais e outras (e por questoes de saude ainda bem que é assim) impoem essa vertente mas no entanto tem o seu contra.
Como estamos a falar de material sujeito a muita oscilaçao é perfeitamente normal acontecer isso, a reparaçao do led dá para fazer mas abrir optica tem um custo de tempo elevado e com riscos de quebra ou falta de estanquecidade ao voltar a fecha-la pelo que para efeitos de garantia deve ser bem mais simples substituí-la logo.

Abraço

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Um dos Leds da frente não acende!!!!!
« Responder #22 em: 02 de Dezembro de 2011, 10:18 »
Boas..pergunto, porquê andar com os leds acesos se em Portugal somos obrigados a andar com os médios acesos, devia desligar assim que se muda para médios como os carros, e acender quando parada de noite na berma da estrada. Há forma de os desligar? De facto as Sym Gts Evo são boas máquinas mas em Luzes...deixam poucas opções  _polb_ Abraço