Está na hora de se proceder á regulação das alavancas de travão....
...Nem todas as Scooters têem alavancas reguláveis, mas este sistema é uma mais valia na segurança.
Para verificar se a tua scooter tem este sistema observa as alavancas e se tiverem uma roda numerada..
.. os meus parabéns..
..a tua scooter tem este sistema de segurança.
A regulação das alavancas permite afinar a sensibilidade de travagem, o condutor fica com mais hipóteses de evitar blocagens das rodas.
O método recomendado de afinação para melhor aproveitar esta possibilidade e aumentar a segurança é o seguinte:
1º- Colocar as mãos no guiador com as luvas calçadas e abraçar com os dedos as alavancas de travão, as pontas dos dedos (falanges) devem dobrar sem fazerem actuar o travão (acender o stop).
Se não conseguir deve rodar o afinador para um algarismo maior. Esta afinação deve ser efectuada sempre que se troca de luvas.
2º- Com o piso molhado aumentar pelo menos um algarismo, sendo recomendado colocar no numero maior quanto mais o piso estiver escorregadio.
Nota: Este tópico é de autoria do próprio, baseada na experiência e em conversas com motociclistas mais experientes. Nas motas com mudanças reparem que só a alavanca da direita (travão da frente) é que tem regulador..como é óbvio..