Autor Tópico: [GTS] Os dois faróis ligados ao mesmo tempo  (Lida 42160 vezes)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: [GTS] Os dois faróis ligados ao mesmo tempo
« Responder #50 em: 27 de Junho de 2014, 17:56 »


Vou só meter um pouco a minha colher....

Primeiro de tudo, entendam que quem traz somente uma luz ligada, (médios/luz cruzamento) tem como potencia 55w.
(lâmpada somente com um filamento)
Essas mesmos veículos tem de ter "outro farol" (lâmpada) para poder ligar os máximos que "normalmente tbm são de 55w
(lâmpadas com 1 filamento tbm)

As que têm 2 faróis ligados em simultâneo (médios/luz de cruzamento) tem 35w cada lâmpada
(lâmpadas somente com um filamento)

Resumindo:
Se querem meter 2 lâmpadas de médios ligados têm supostamente de reduzir a potencia de cada uma (35w normal) porque a bateria não aguenta! Tal como o Rodrigues disse.
Mas se meterem 2 lâmpadas de 35w estão somente a consumir 5,8 A, que para a bateria de 7A é o normal.

Por isso se decidirem mexer na iluminação de uma mota tem de pensar em 2 factores....

-Reduzir a potencia de cada lâmpada
-Mudar o casquilho para lâmpadas de duplo filamento (2 polos) para terem médios e máximos no mesmo farol
( 12v x 35w/35w )

Somente assim é que não estragam baterias nem tão pouco têm problemas eléctricos devido a isso. Se as coisas forem bem executadas evidentemente por alguém especializado!

Claro que é como diz o Rodrigues, cada um faz o que quer à sua mota.....

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Rodrigues

  • Visitante
Re: [GTS] Os dois faróis ligados ao mesmo tempo
« Responder #51 em: 27 de Junho de 2014, 19:29 »
Tudo certo AXE, apenas um pormenor que decerto te escapou e parece que está a escapar a muita gente.

A bateria de 7 amperes quase fica sem reservas depois da central toda ligada, porque além das luzes de médios e máximos ( uma de cada vez claro ) acende também as luzes de presença, 4 piscas e stop quando solicitado e também não esquecer o consumo da bobine da vela além da alimentação necessária para o CDI e 14 sensores no caso da Gts. e já não coloco a hipótese de ter um GPS ligado ao isqueiro.

Ou seja a Bateria quase entra em colapso depois da central toda ligada, por essa razão é aconselhado desligar as luzes antes de ligar o motor de arranque.

A maioria não se apercebeu do porquê a nova Gts ter o piscas de Leds no espelho, é que devido ao grande número de reclamações de só acender uma luz, a SYM  optou por fazer a seguinte alteração:

Sem mexer nos componentes elétricos do modelo anterior, ( Bateria, alternador, motor de arranque, bobina etc. ) fizeram com que na nova Gts 125 já acendesse em conjunto os dois médios e máximos com 35 w cada uma que dá 70 w mais 15 w que a anterior numa só lâmpada, mas compensou ao reduzir o consumo colocando piscas de Leds de baixo consumo.

Fazendo as contas:

Modelo anterior.................55 w médios + 140 w ( 4 piscas de filamento quando solicitados de 35 cada)  = 195 w
Modelo novo....... ..............70 w (35 cada) médios ou máximos + 64 w  ( 4 piscas de Leds quando solicitados de 21 w cada ) = 154 w ainda ficou com reserva de 41 w possivelmente usados no isqueiro.

Como podem ver não é fácil lidar com tão pouca reserva de amperes e Wats

Abraço

PS: Editei o post, enganei-me nas contas dos w
« Última modificação: 27 de Junho de 2014, 21:43 por Rodrigues »

Offline Eduardo Chong

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2017
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: [GTS] Os dois faróis ligados ao mesmo tempo
« Responder #52 em: 28 de Março de 2017, 12:30 »
Pessoal ajuda-me iluminar uma ideia,Tenho um SYM GTS 125 I 2013 e pretendo dar um visual ( ser visto ) montar luzes nos farois de NEVOEIRO . Alguma solução.Alguém já montou . ILUMINA A MINHA IDEAL SFF.
BONS KKKMMMMM

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: [GTS] Os dois faróis ligados ao mesmo tempo
« Responder #53 em: 07 de Abril de 2017, 19:37 »
Pessoal ajuda-me iluminar uma ideia,Tenho um SYM GTS 125 I 2013 e pretendo dar um visual ( ser visto ) montar luzes nos farois de NEVOEIRO . Alguma solução.Alguém já montou . ILUMINA A MINHA IDEAL SFF.
BONS KKKMMMMM

A tua já tem os encaixes das lâmpadas lá?

Offline Eduardo Chong

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2017
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: [GTS] Os dois faróis ligados ao mesmo tempo
« Responder #54 em: 17 de Abril de 2017, 22:37 »
A tua já tem os encaixes das lâmpadas lá?
Não . Só tem uma cabeça a imitar uma lâmpada .

Enviado do meu ONE E1001 através de Tapatalk


msviper

  • Visitante
Re: [GTS] Os dois faróis ligados ao mesmo tempo
« Responder #55 em: 01 de Maio de 2017, 09:53 »
Pessoal ajuda-me iluminar uma ideia,Tenho um SYM GTS 125 I 2013 e pretendo dar um visual ( ser visto ) montar luzes nos farois de NEVOEIRO . Alguma solução.Alguém já montou . ILUMINA A MINHA IDEAL SFF.
BONS KKKMMMMM

Eduardo,  eu fiz agora essa mesma alteração...

Coloquei lâmpadas Led no local dos faróis de nevoeiro,  tive de abrir o buraco por trás do farol e desbastar o cogumelo cromado,  assim passei a lâmpada...
Neste momento tem umas H7 de Led,  não ilumina o chão é mesmo só um complemento dos daylights...
Tem interruptor próprio para quando não preciso...

As fotos falam por si...

Normal:
IMG_20170501_092629" border="0
<a target='_blank' href='https://pt.imgbb.com/'>image upload[/url]


Com "nevoeiro"...
IMG_20170501_092638" border="0

Pormenor da lâmpada :
IMG_20170501_092731" border="0

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: [GTS] Os dois faróis ligados ao mesmo tempo
« Responder #56 em: 01 de Maio de 2017, 19:15 »
Ficou super porreiro, onde foste buscar a corrente msviper?

msviper

  • Visitante
Re: [GTS] Os dois faróis ligados ao mesmo tempo
« Responder #57 em: 01 de Maio de 2017, 22:20 »
Ficou super porreiro, onde foste buscar a corrente msviper?

Boas , a corrente fui buscar à ficha de ligação que liga os faróis médio/máximo ao resto da instalação ,
liguei ao que dá corrente após ligar a chave , ou seja, não dão para ligar sozinhos,
somente junto com os daylights de origem...

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: [GTS] Os dois faróis ligados ao mesmo tempo
« Responder #58 em: 02 de Maio de 2017, 09:41 »
Boas , a corrente fui buscar à ficha de ligação que liga os faróis médio/máximo ao resto da instalação ,
liguei ao que dá corrente após ligar a chave , ou seja, não dão para ligar sozinhos,
somente junto com os daylights de origem...

Ou seja assim que ligas a mota acendem logo os DRL e os leds no lugar das luzes de nevoeiro certo. _pol_

msviper

  • Visitante
Re: [GTS] Os dois faróis ligados ao mesmo tempo
« Responder #59 em: 02 de Maio de 2017, 16:13 »
Exacto,  tenho é um interruptor para apagar os "nevoeiro" se quiser...

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: [GTS] Os dois faróis ligados ao mesmo tempo
« Responder #60 em: 02 de Maio de 2017, 18:06 »
Exacto,  tenho é um interruptor para apagar os "nevoeiro" se quiser...

msviper ficou um espetáculo, eu só não fiz essa alteração porque estava a pensar em fazer quando muda-se as lâmpadas h4 para led e caso desse o problema que costuma dar de apagarem e para não estar a colocar resistor estava a pensar em ligar os leds dos faróis de nevoeiro as lâmpadas h4 em led assim talvem compensa-se a falta de watss.

Devias ter tirado fotos do trabalho que fizes-te assim tinhas um DIY para quem quisesse fazer igual  ;D